Entrar

Plano de aula de Verbos: Introdução

Português

Original Teachy

''EF05LP05''

Verbos: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Introdução

Palavras ChaveVerbos, Tempos Verbais, Conjugação, Prática Interativa, Atividades Lúdicas, Comunicação Efetiva, Aplicação de Conhecimentos, Trabalho em Grupo, Pensamento Crítico, Identificação Verbal
Materiais NecessáriosCópias de histórias incompletas para a atividade 'Detetives Verbais', Diários em branco para atividade 'A Viagem no Tempo dos Verbos', Cenários para a atividade 'Teatro dos Tempos Verbais', Materiais de escrita (lápis, canetas, borrachas), Quadro branco e marcadores para anotações, Cópias do plano de aula para referência
Códigos BNCCEF05LP05: Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.; EF05LP06: Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o que será focado durante a aula. Ela serve para estabelecer claramente as metas de aprendizado, ajudando os alunos a entenderem a importância e a aplicação prática do estudo dos verbos. Além disso, permite que o professor direcione os esforços de ensino para garantir que todos os objetivos sejam alcançados de maneira eficaz e engajadora.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de verbo e sua função na estrutura da língua portuguesa, identificando-os em diferentes contextos textuais.

2. Diferenciar e reconhecer os verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro do indicativo, aplicando corretamente as flexões verbais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a análise linguística através de exemplos práticos e interativos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente em casa, utilizando situações-problema que requerem a aplicação prática do conhecimento sobre verbos. Além disso, serve para contextualizar a importância dos verbos no cotidiano, aumentando o interesse dos alunos pelo tema e estimulando a curiosidade.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para listarem cinco ações que realizaram na semana passada e para, em seguida, identificarem os verbos utilizados em cada uma dessas ações. Este exercício prático ajudará a reforçar a identificação de verbos no passado.

2. Solicite que os alunos imaginem um dia de passeio no futuro e escrevam um pequeno diário descrevendo suas atividades. Peça que sublinhem os verbos no texto, identificando assim os verbos no tempo futuro.

Contextualização

Explique aos alunos que compreender os verbos é crucial não apenas para a escrita correta, mas também para a comunicação eficaz no dia a dia. Por exemplo, ao discutir planos futuros ou ao contar histórias passadas, o uso correto dos tempos verbais é fundamental. Além disso, introduza curiosidades, como a origem de alguns verbos ou expressões idiomáticas comuns que utilizam verbos, para tornar o conteúdo mais envolvente e relevante.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre verbos, especificamente nos tempos verbais de presente, passado e futuro. As atividades propostas são destinadas a engajar os alunos em cenários lúdicos e desafiadores, promovendo a aprendizagem ativa e a colaboração entre os membros dos grupos. Esta abordagem não só solidifica o entendimento dos alunos sobre o conteúdo estudado, mas também desenvolve habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Verbais: O Caso do Verbo Desaparecido

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de identificar corretamente verbos e aplicar conhecimentos sobre tempos verbais em uma narrativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a resolver um mistério onde alguns verbos desapareceram de uma história. Eles deverão identificar quais verbos estão faltando, reconhecendo o tempo verbal e a pessoa correta para completar a narrativa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua uma cópia da história incompleta para cada grupo.

  • Os alunos deverão ler a história e identificar os espaços em branco que indicam a ausência de um verbo.

  • Cada grupo deve então escrever o verbo que, na sua opinião, melhor completa a história, incluindo o tempo verbal e a pessoa.

  • Após todos os grupos completarem a tarefa, cada um apresentará sua versão da história completa para a classe.

  • Realize uma discussão em grupo para comparar as diferentes escolhas verbais e corrija quaisquer erros ou enganos.

Atividade 2 - A Viagem no Tempo dos Verbos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a conjugação de verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro, de forma criativa e contextualizada.

- Descrição: Os alunos irão criar um diário fictício de uma viagem no tempo, usando verbos nos tempos presente, passado e futuro. Esta atividade lúdica ajudará os alunos a praticar a conjugação de verbos em diferentes tempos verbais.

- Instruções:

  • Explique o cenário da atividade: cada aluno irá imaginar que está viajando no tempo e deve escrever em um diário suas experiências.

  • Forneça a cada aluno ou grupo um diário em branco e peça que comecem a escrever, usando verbos nos tempos presente, passado e futuro.

  • Monitore o trabalho dos alunos, oferecendo ajuda e esclarecimentos conforme necessário.

  • Ao final da atividade, permita que alguns alunos compartilhem trechos de seus diários e discutam as escolhas verbais feitas.

  • Peça que cada aluno revise seu diário, corrigindo eventuais erros de conjugação que puderam passar despercebidos.

Atividade 3 - Teatro dos Tempos Verbais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre tempos verbais de maneira dinâmica e interativa, promovendo a compreensão prática dos verbos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão preparar e apresentar pequenas peças teatrais onde deverão usar verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro. Cada grupo receberá um cenário e deverá improvisar diálogos que incluam a correta aplicação dos verbos.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos e distribua os cenários para cada grupo.

  • Explique que eles deverão preparar uma pequena peça de teatro, usando verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro.

  • Dê tempo para que os grupos ensaiem suas peças, fazendo a correção conforme necessário.

  • Após os ensaios, cada grupo apresentará sua peça para a classe.

  • Ao final das apresentações, conduza uma discussão sobre as peças, destacando o uso correto dos tempos verbais e quaisquer erros observados.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre suas experiências e compartilhar insights. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de oferecer uma oportunidade para o professor avaliar o entendimento global da turma sobre o uso de verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro. Essa troca de ideias também serve para reforçar o conteúdo aprendido, pois os alunos podem aprender uns com os outros e esclarecer dúvidas que possam ter surgido durante as atividades práticas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode reunir todos os alunos em um círculo e sugerir que cada grupo compartilhe brevemente o que mais achou desafiador e o que aprendeu durante a atividade. Pode-se começar com uma recapitulação geral, perguntando a todos como se sentem sobre os tempos verbais após as atividades práticas. Em seguida, cada grupo pode apresentar suas conclusões e descobertas, seguido de um debate aberto sobre as diferentes escolhas verbais e suas razões.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao usar diferentes tempos verbais e como vocês os superaram?

2. Houve alguma dificuldade em identificar e corrigir os erros de conjugação verbal? Como isso foi resolvido?

3. Como a atividade prática de hoje ajudou a melhorar sua compreensão sobre o uso dos verbos nos diferentes tempos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham clareza sobre os conceitos abordados e sua aplicação prática. Esta etapa também serve para reforçar a ligação entre teoria e prática, mostrando aos alunos como o conhecimento adquirido em sala de aula é relevante e aplicável em situações reais. Além disso, a Conclusão ajuda a reforçar a importância do tema estudado para a vida cotidiana dos alunos, incentivando a continuidade do estudo e a aplicação dos conceitos aprendidos.

Resumo

Na etapa de Conclusão, o professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a definição de verbos e a identificação e aplicação dos tempos verbais de presente, passado e futuro. É importante recapitular as atividades realizadas e como essas práticas ajudaram a consolidar o aprendizado.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos aplicassem o conhecimento teórico sobre verbos em atividades práticas e interativas. Esta abordagem ajudou a solidificar o entendimento dos alunos sobre os tempos verbais, não apenas teoricamente, mas também em como usá-los corretamente em contextos variados.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância dos verbos no dia a dia, não só para a comunicação eficaz, mas também para a estruturação de pensamentos e ações. O correto uso dos tempos verbais influencia diretamente a clareza e a precisão da comunicação, habilidades essenciais em todas as esferas da vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies