Entrar

Plano de aula de Prefixo e Sufixo

Português

Original Teachy

'EF03LP10'

Prefixo e Sufixo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Prefixo e Sufixo

Palavras ChavePrefixos, Sufixos, Morfemas, Língua Portuguesa, Formação de Palavras, Modificação de Significado, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas, Engajamento dos Alunos, Teoria e Prática
Materiais NecessáriosQuadro e giz ou quadro branco e marcadores, Caderno e caneta ou lápis para anotações, Folhas de exercícios com exemplos de palavras, Projetor ou slides (opcional), Cartazes ou fichas com prefixos e sufixos (opcional)
Códigos BNCCEF03LP10: Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.; EF04LP08: Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).; EF05LP08: Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e objetiva sobre o que será estudado durante a aula. Ao estabelecer os objetivos principais, os alunos terão uma compreensão inicial do conteúdo a ser abordado, o que facilita a assimilação das informações subsequentes e a organização do pensamento para a aprendizagem do tema prefixos e sufixos.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de prefixos e sufixos.

2. Identificar morfemas que formam novas palavras por meio de prefixos e sufixos.

3. Aplicar o conhecimento de prefixos e sufixos na formação de novas palavras.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir o tema de forma clara e cativante, despertando a curiosidade dos alunos para a importância dos prefixos e sufixos na língua portuguesa. Ao fornecer um contexto inicial e curiosidades, os alunos terão uma base sólida para entender e se interessar pelo conteúdo que será abordado ao longo da aula.

Contexto

Para iniciar a aula, explique aos alunos que as palavras em português podem ser modificadas e ampliadas através de pequenas partes chamadas de prefixos e sufixos. Essas adições ajudam a criar novas palavras e modificar o significado das palavras existentes. Por exemplo, ao adicionar o prefixo 'des-' à palavra 'fazer', obtemos 'desfazer', que tem um significado diferente. Da mesma forma, ao adicionar o sufixo '-mente' à palavra 'feliz', obtemos 'felizmente'.

Curiosidades

Vocês sabiam que usamos prefixos e sufixos o tempo todo, mesmo sem perceber? Por exemplo, quando dizemos 'relembrei' (re- + lembrei) ou 'educação' (educar + -ção), estamos utilizando esses elementos para formar novas palavras e expressar ideias de forma mais clara e precisa. Esses pequenos pedaços de palavras são parte do nosso dia a dia e nos ajudam a comunicar melhor.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre prefixos e sufixos, mostrando como esses morfemas são usados na língua portuguesa para criar novas palavras e modificar o significado das palavras existentes. Ao fornecer explicações detalhadas e exemplos práticos, o professor garante que os alunos entendam tanto a teoria quanto a aplicação prática do conteúdo.

Tópicos Abordados

1. Definição de Prefixo: Explique que prefixos são morfemas que se adicionam ao início de uma palavra para modificar seu sentido. Por exemplo, 'des-' em 'desfazer' indica a ação oposta de fazer. 2. Definição de Sufixo: Detalhe que sufixos são morfemas que se adicionam ao final de uma palavra para modificar seu sentido ou sua classe gramatical. Por exemplo, '-mente' em 'felizmente' transforma o adjetivo 'feliz' em um advérbio. 3. Função dos Prefixos: Ilustre como os prefixos podem alterar o significado das palavras, dando novos sentidos ou indicando negações, repetições, entre outros. Exemplos: 'in-' em 'inativo', 're-' em 'reler'. 4. Função dos Sufixos: Mostre como os sufixos podem alterar a classe gramatical das palavras ou adicionar novos significados. Exemplos: '-oso' em 'carinhoso' (adjetivo) ou '-ção' em 'educação' (substantivo). 5. Exemplos Práticos e Exercícios: Apresente exemplos práticos de palavras com prefixos e sufixos e peça aos alunos que identifiquem os morfemas e seus significados. Por exemplo, 'desnecessário' (des- + necessário) e 'rapidamente' (rápido + -mente).

Questões para Sala de Aula

1. Identifique o prefixo na palavra 'impossível' e explique seu significado. 2. Qual é o sufixo na palavra 'corajosamente' e como ele altera a classe gramatical da palavra original? 3. Crie uma nova palavra adicionando um prefixo à palavra 'feliz' e explique a mudança de significado.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula. Ao discutir as respostas das questões apresentadas, o professor garante que os alunos compreendam profundamente o uso de prefixos e sufixos. Além disso, o engajamento dos alunos com perguntas e reflexões ajuda a fixar o conteúdo e estimula o pensamento crítico, promovendo uma participação ativa e colaborativa na sala de aula.

Discussão

  • Identifique o prefixo na palavra 'impossível' e explique seu significado:

O prefixo na palavra 'impossível' é 'im-'. Esse prefixo é usado para indicar negação ou oposição. Portanto, 'impossível' significa 'não possível' ou 'que não pode ser realizado'.

  • Qual é o sufixo na palavra 'corajosamente' e como ele altera a classe gramatical da palavra original?

O sufixo na palavra 'corajosamente' é '-mente'. Este sufixo transforma o adjetivo 'corajoso' em um advérbio, indicando que a ação é realizada de maneira corajosa.

  • Crie uma nova palavra adicionando um prefixo à palavra 'feliz' e explique a mudança de significado:

Adicionando o prefixo 'in-' à palavra 'feliz', obtemos 'infeliz'. O prefixo 'in-' indica negação, então 'infeliz' significa 'não feliz' ou 'triste'.

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta: Alguém pode dar outro exemplo de uma palavra com o prefixo 'in-'? Como o significado da palavra mudou? 2.Reflexão: Pense em uma palavra que usamos diariamente e que contenha um prefixo ou sufixo. Como esses morfemas ajudam a expressar melhor nossas ideias? 3.Pergunta: Qual a diferença entre os sufixos '-mente' e '-ção'? Alguém pode dar exemplos de palavras com esses sufixos e explicar suas funções? 4.Reflexão: Como seria nossa comunicação sem o uso de prefixos e sufixos? Dê exemplos de como isso afetaria nossa linguagem.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, recapitulando os principais pontos abordados e reforçando a conexão entre teoria e prática. Além disso, ao destacar a importância do tema para o dia a dia, a conclusão ajuda os alunos a perceberem a relevância e a aplicabilidade do conteúdo aprendido, promovendo um aprendizado mais significativo e integrado.

Resumo

  • Os prefixos são morfemas que se adicionam ao início de uma palavra para modificar seu sentido.
  • Os sufixos são morfemas que se adicionam ao final de uma palavra para modificar seu sentido ou sua classe gramatical.
  • Os prefixos podem indicar negação, repetição, entre outros significados.
  • Os sufixos podem transformar a classe gramatical da palavra original, como transformar um adjetivo em advérbio.
  • Exemplos práticos ajudam a entender como prefixos e sufixos são usados para criar novas palavras e modificar significados.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar definições claras de prefixos e sufixos e, em seguida, ilustrar esses conceitos com exemplos práticos. Isso permitiu aos alunos visualizar como os morfemas são aplicados na formação de novas palavras e na modificação de significados, facilitando a compreensão e a aplicação prática do conteúdo aprendido.

O estudo de prefixos e sufixos é essencial para o entendimento da língua portuguesa, pois esses morfemas são parte integrante da nossa comunicação diária. Eles não apenas ampliam nosso vocabulário, mas também nos ajudam a expressar ideias de forma mais precisa e clara. Por exemplo, ao entender que 're-' indica repetição, como em 'reler', os alunos podem facilmente inferir o significado de novas palavras que encontrarem.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies