Entrar

Plano de aula de Verbos: Introdução

Português

Original Teachy

''EF05LP05''

Verbos: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbos: Introdução

Palavras ChaveVerbos, Ações, Estados, Fenômenos da natureza, Tempos verbais, Presente do indicativo, Passado do indicativo, Futuro do indicativo, Flexão verbal, Exemplos práticos, Conjugação, Frases, Comunicação eficaz
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor ou lousa digital, Cartazes com exemplos de verbos, Folhas de atividades, Lápis e borracha, Livro didático de Português, Caderno para anotações
Códigos BNCCEF05LP05: Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.; EF05LP06: Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tópico dos verbos, estabelecendo uma base sólida de entendimento sobre o que são verbos e como eles funcionam nos diferentes tempos verbais. Isso permitirá que os alunos acompanhem com mais facilidade as explicações subsequentes e apliquem o conhecimento adquirido na prática de flexionar verbos de maneira correta.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de verbo e sua importância na construção de frases.

2. Diferenciar verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro do indicativo.

3. Flexionar verbos de maneira adequada nos diferentes tempos verbais.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tópico dos verbos, estabelecendo uma base sólida de entendimento sobre o que são verbos e como eles funcionam nos diferentes tempos verbais. Isso permitirá que os alunos acompanhem com mais facilidade as explicações subsequentes e apliquem o conhecimento adquirido na prática de flexionar verbos de maneira correta.

Contexto

Inicie a aula explicando aos alunos que os verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos da natureza. Diga que, sem os verbos, não poderíamos falar sobre o que estamos fazendo, o que fizemos ou o que faremos. Dê exemplos simples e familiares, como 'correr', 'comer' e 'estudar', para que os alunos possam relacionar o conteúdo com suas próprias experiências diárias.

Curiosidades

Você sabia que, em uma conversa comum, usamos verbos a cada poucas palavras? Os verbos são tão importantes que, sem eles, nossas frases não fariam sentido! Por exemplo, se quisermos contar uma história sobre o que fizemos no final de semana, precisamos usar verbos para descrever todas as ações que realizamos, como 'brincar', 'assistir' e 'dormir'.

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre os verbos, focando nos tempos verbais de presente, passado e futuro do indicativo, e na flexão verbal. Isso proporciona uma compreensão prática e aplicada do conteúdo, permitindo que os alunos reconheçam e utilizem os verbos corretamente em diferentes contextos.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Verbo: Explique que os verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos da natureza. Dê exemplos práticos que os alunos possam relacionar com suas próprias experiências diárias, como 'correr', 'comer' e 'estudar'. 2. Tempos Verbais: Aborde os três tempos verbais do modo indicativo: presente, passado e futuro. Explique cada um deles com detalhes e forneça exemplos claros. Por exemplo, 'eu corro' (presente), 'eu corri' (passado), 'eu correrei' (futuro). 3. Flexão Verbal: Explique como os verbos se flexionam conforme o tempo verbal e o sujeito. Utilize exemplos práticos para ilustrar as flexões, como 'eu estudo', 'tu estudas', 'ele estuda' no presente do indicativo.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique os verbos nas seguintes frases: 'Maria correu para a escola.', 'Nós estudaremos para a prova.', 'Eu como maçã todos os dias.' 2. Conjugue o verbo 'brincar' nos tempos verbais de presente, passado e futuro do indicativo. 3. Escreva uma frase para cada tempo verbal (presente, passado e futuro) usando o verbo 'viajar'.

Discussão de Questões

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conteúdo abordado, garantindo que os alunos compreendam e saibam aplicar o conhecimento sobre verbos e seus tempos verbais. A discussão das respostas permite que os alunos corrijam possíveis erros e fortaleçam o entendimento, enquanto as perguntas e reflexões promovem o engajamento e a participação ativa na aula.

Discussão

  • Questão 1: Identifique os verbos nas seguintes frases: 'Maria correu para a escola.', 'Nós estudaremos para a prova.', 'Eu como maçã todos os dias.'

  • Explicação: Na frase 'Maria correu para a escola.', o verbo é 'correu', que está no passado do indicativo. Na frase 'Nós estudaremos para a prova.', o verbo é 'estudaremos', que está no futuro do indicativo. Na frase 'Eu como maçã todos os dias.', o verbo é 'como', que está no presente do indicativo.

  • Questão 2: Conjugue o verbo 'brincar' nos tempos verbais de presente, passado e futuro do indicativo.

  • Explicação: Presente do indicativo: eu brinco, tu brincas, ele brinca, nós brincamos, vós brincais, eles brincam. Passado do indicativo: eu brinquei, tu brincaste, ele brincou, nós brincamos, vós brincastes, eles brincaram. Futuro do indicativo: eu brincarei, tu brincarás, ele brincará, nós brincaremos, vós brincareis, eles brincarão.

  • Questão 3: Escreva uma frase para cada tempo verbal (presente, passado e futuro) usando o verbo 'viajar'.

  • Explicação: Presente: 'Eu viajo com minha família nas férias.' Passado: 'Nós viajamos para a praia no verão passado.' Futuro: 'Eles viajarão para a Europa no próximo ano.'

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta: Como você usaria o verbo 'corrigir' em uma frase no presente do indicativo? 2.Reflexão: Pense em uma ação que você fez ontem e escreva uma frase usando o verbo correspondente no passado do indicativo. 3. ✍️ Pergunta: Escreva uma frase sobre algo que você planeja fazer amanhã usando um verbo no futuro do indicativo. 4.Reflexão: Por que os verbos são tão importantes na construção das frases? Como seria uma frase sem um verbo?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar os principais pontos abordados, reforçar a compreensão dos alunos e demonstrar a importância prática do conhecimento adquirido. Isso assegura que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável sobre verbos e seus usos.

Resumo

  • Verbo: Palavra que indica ações, estados ou fenômenos da natureza.
  • Exemplos de Verbos: Correr, comer, estudar.
  • Tempos Verbais do Indicativo: Presente (eu corro), passado (eu corri), futuro (eu correrei).
  • Flexão Verbal: Adequação dos verbos conforme o tempo verbal e o sujeito (eu estudo, tu estudas, ele estuda).

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos claros e familiares de verbos, além de exercícios práticos que permitiram aos alunos identificar e flexionar verbos nos diferentes tempos verbais do indicativo. Isso garantiu que os alunos não apenas compreendessem o conteúdo teórico, mas também soubessem aplicá-lo em contextos reais.

Entender e utilizar verbos corretamente é essencial para a comunicação eficaz. Os verbos são a espinha dorsal das frases, permitindo que descrevamos ações, eventos e estados de ser. Saber conjugar verbos nos diferentes tempos verbais ajuda os alunos a expressarem-se claramente sobre o presente, passado e futuro, o que é fundamental tanto na escrita quanto na fala.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies