Entrar

Plano de aula de Contextos Comunicativos

Português

Original Teachy

'EF35LP10'

Contextos Comunicativos

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Contextos Comunicativos

Palavras Chavecontextos comunicativos, ambiente, espaço, tempo, adaptação da comunicação, dramatização, habilidades práticas, observação crítica, mercado de trabalho, atividades maker
Materiais NecessáriosComputador ou projetor para exibição de vídeo, Vídeo curto com diferentes situações comunicativas, Papel e canetas para anotações, Materiais para dramatização (acessórios simples, como chapéus, óculos, etc.), Folhas de atividades para exercícios de fixação
Códigos BNCCEF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).; EF35LP11: Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida sobre a importância do contexto nas situações comunicativas. Ao desenvolver habilidades práticas de análise e observação, os alunos estarão mais preparados para adaptar suas formas de comunicação a diferentes ambientes, espaços e tempos. Esta competência é essencial tanto para o desempenho acadêmico quanto para a integração no mercado de trabalho, onde a comunicação eficaz é fundamental.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância do contexto na comunicação, considerando o ambiente, espaço e tempo.

2. Identificar e analisar diferentes contextos comunicativos em situações práticas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
  2. Aprimorar a capacidade de adaptação da linguagem conforme o contexto.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao conceito de contextos comunicativos, despertando seu interesse e curiosidade através de exemplos práticos e próximos de sua realidade. Isso prepara o terreno para uma exploração mais profunda e prática do tema ao longo da aula.

Contextualização

Contextualização: A comunicação é uma habilidade essencial para a vida em sociedade. No nosso dia a dia, muitas vezes adaptamos o que falamos e como falamos conforme o ambiente em que estamos, o espaço que ocupamos e o tempo disponível. Por exemplo, a forma como nos comunicamos em uma sala de aula é diferente da forma como nos comunicamos em uma festa de aniversário. Compreender esses contextos nos ajuda a ser mais claros e eficazes em nossas interações.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado: A habilidade de adaptar a comunicação ao contexto é altamente valorizada no mercado de trabalho. Profissionais de marketing, por exemplo, precisam ajustar suas mensagens para diferentes públicos e plataformas. Um anúncio para a televisão pode ser muito diferente de uma campanha nas redes sociais. Além disso, jornalistas precisam adaptar suas reportagens para diferentes meios, como rádio, televisão e internet.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Exiba um vídeo curto (2-3 minutos) que mostre diferentes situações comunicativas, como uma entrevista de emprego, uma conversa entre amigos e uma apresentação em sala de aula. Após o vídeo, pergunte aos alunos: O que mudou na forma de comunicação entre as diferentes situações? Por que acham que essas mudanças são importantes?

Desenvolvimento

Duração: (60 - 65 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aprofundada sobre a importância dos contextos comunicativos. Ao envolver-se em atividades de dramatização e exercícios de fixação, os alunos desenvolverão habilidades de observação, análise crítica e adaptação da linguagem conforme o ambiente, espaço e tempo.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de contexto comunicativo
  2. Elementos que compõem o contexto comunicativo: ambiente, espaço e tempo
  3. A importância de adaptar a comunicação ao contexto
  4. Exemplos práticos de diferentes contextos comunicativos

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a comunicação muda conforme o ambiente em que estão. Pergunte: 'Como você se comunica em casa? E na escola? E em um parque?'. Incentive-os a pensar sobre por que essas mudanças ocorrem e como elas influenciam a clareza e a eficácia da comunicação.

Mini Desafio

Atividade Prática: Dramatização de Contextos Comunicativos

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um cenário diferente para dramatizar uma situação comunicativa. Os cenários podem incluir uma entrevista de emprego, uma conversa entre amigos no recreio, uma apresentação para a classe e uma chamada de vídeo com um parente.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.
  2. Distribua um cenário para cada grupo. Certifique-se de que os cenários são variados e representam diferentes contextos comunicativos.
  3. Dê 10 minutos para que os grupos preparem suas dramatizações.
  4. Cada grupo terá 3-5 minutos para apresentar sua dramatização para a turma.
  5. Após cada apresentação, conduza uma breve discussão com a turma, perguntando sobre os elementos de contexto (ambiente, espaço, tempo) observados e como a comunicação foi adaptada.

Objetivo: Permitir que os alunos experimentem na prática como a comunicação varia de acordo com o contexto, desenvolvendo habilidades de adaptação e observação crítica.

Duração: (40 - 50 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva uma situação em que você está em um ambiente formal e outra em um ambiente informal. Como você adaptaria sua comunicação em cada uma dessas situações?
  2. Crie um diálogo entre duas pessoas em um ambiente específico (por exemplo, uma biblioteca). Depois, reescreva esse diálogo para que ocorra em um ambiente diferente (por exemplo, um parque).
  3. Explique três elementos do contexto comunicativo e como cada um deles pode influenciar a forma como nos comunicamos.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando a importância dos contextos comunicativos e como eles influenciam a eficácia da comunicação. Ao promover uma reflexão e discussão final, os alunos terão a oportunidade de internalizar os conceitos trabalhados e perceber sua relevância prática para o dia a dia e para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida em sociedade e no mercado de trabalho.

Discussão

️ Discussão: Facilite uma discussão sobre o tema abordado na aula, incentivando os alunos a refletirem sobre os diferentes contextos comunicativos que dramatizaram e observaram. Questione como os elementos do contexto (ambiente, espaço, tempo) influenciaram a comunicação em cada situação. Pergunte também como eles podem aplicar essas habilidades de adaptação em seu dia a dia, tanto na escola quanto em outras atividades. Encoraje-os a compartilhar suas experiências pessoais e como perceberam a importância do contexto na clareza e eficácia das interações.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, enfatizando a definição de contexto comunicativo, os elementos que o compõem (ambiente, espaço e tempo) e a importância de adaptar a comunicação conforme o contexto. Relembre os exemplos práticos discutidos e as atividades de dramatização realizadas pelos grupos.

Fechamento

Fechamento: Explique como a aula conectou a teoria à prática, destacando a dramatização como uma ferramenta para vivenciar a adaptação da comunicação. Ressalte a importância de compreender e aplicar o conceito de contextos comunicativos em situações reais, seja na escola, em casa ou futuramente no mercado de trabalho. Finalize com uma breve reflexão sobre como essa habilidade pode tornar a comunicação mais eficaz e adequada em diversas situações do dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies