Entrar

Plano de aula de Linguística e Semiótica

Português

Original Teachy

'EF03LP16'

Linguística e Semiótica

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Linguística e Semiótica

Palavras ChaveLinguística, Semiótica, Signos, Significados, Símbolos, Linguagem verbal, Linguagem não verbal, Comunicação, Análise crítica, Criação de símbolos, Interpretação, Mercado de trabalho
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre símbolos em diferentes culturas, Folhas de papel, Canetas ou lápis, Computador e projetor (opcional para exibição do vídeo), Materiais de desenho (opcional, como lápis de cor ou canetinhas)
Códigos BNCCEF03LP16: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").; EF04LP13: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).; EF05LP14: Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).; EF03LP17: Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).; EF35LP16: Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.; EF03LP23: Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.; EF04LP18: Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados.; EF05LP20: Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.; EF05LP21: Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.; EF03LP26: Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.; EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.; EF04LP23: Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF05LP27: Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.; EF04LP24: Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.; EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.; EF35LP30: Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.; EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.; EF04LP26: Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.; EF05LP28: Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.; EF04LP25: Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base sólida para a compreensão de como as palavras e símbolos são interpretados, tanto em linguagens verbais quanto não verbais. Isso é essencial no desenvolvimento de habilidades práticas que são diretamente aplicáveis no mercado de trabalho, onde a comunicação eficaz e a interpretação correta de mensagens são cruciais. Ao focar nesses objetivos, os alunos estarão melhor preparados para analisar e criar conteúdos que atendam às demandas de diversas áreas profissionais.

Objetivos principais:

1. Compreender a estrutura de interpretação das palavras, signos, significados e símbolos.

2. Diferenciar entre linguagem verbal e não verbal e identificar exemplos de cada uma.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de análise crítica de mensagens visuais e textuais.
  2. Estimular a capacidade de comunicar ideias de forma clara e eficaz utilizando diferentes tipos de linguagem.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma conexão inicial com o tema, despertando o interesse dos alunos e mostrando a relevância prática da Linguística e da Semiótica em suas vidas e futuras carreiras. Ao engajá-los desde o início, a aula se torna mais interativa e significativa.

Contextualização

A Linguística e a Semiótica são áreas fascinantes que nos ajudam a entender como as palavras e os símbolos que usamos diariamente são interpretados. Desde os sinais de trânsito até as mensagens que trocamos nas redes sociais, tudo envolve a interpretação de signos e significados. Compreender essas estruturas é essencial para a comunicação eficaz, seja ela verbal ou não verbal.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a Semiótica é uma ferramenta crucial para o marketing e a publicidade? Empresas utilizam conceitos semióticos para criar logotipos e slogans que capturam a atenção e transmitem mensagens de forma eficaz. Além disso, a Linguística é fundamental em áreas como a tradução, a interpretação e até na inteligência artificial, onde algoritmos precisam entender e gerar linguagem natural.

Atividade Inicial

Mostre aos alunos um vídeo curto de 3 minutos que explora o uso de símbolos em diferentes culturas. Em seguida, faça uma pergunta provocadora para iniciar a discussão: 'Como você acha que os emojis que usamos hoje se relacionam com os símbolos antigos?'

Desenvolvimento

Duração: 45 - 50 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem os conceitos de Linguística e Semiótica de maneira prática, desenvolvendo habilidades de análise e criação de símbolos. Essa prática não só reforça o conteúdo teórico, mas também prepara os alunos para a comunicação eficaz em diversos contextos, uma habilidade essencial no mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Diferença entre linguagem verbal e não verbal
  2. Elementos da semiótica: signo, significado e significante
  3. Aplicação da semiótica no dia a dia
  4. Interpretação de símbolos em diferentes contextos culturais

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como os símbolos e palavras que utilizamos diariamente influenciam nossa comunicação e entendimento do mundo. Pergunte-lhes como diferentes interpretações podem levar a mal-entendidos ou novas compreensões. Facilite uma discussão sobre a importância de reconhecer e respeitar essas diferenças de interpretação em contextos diversos, como na escola e em casa.

Mini Desafio

Criando um Sistema de Signos

Os alunos criarão um sistema de signos para uma nova linguagem. Eles devem escolher símbolos para representar letras ou palavras e explicar o significado de cada símbolo.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas.
  2. Cada grupo deve criar pelo menos 5 símbolos diferentes, cada um representando uma letra ou palavra específica.
  3. Os alunos devem desenhar os símbolos em folhas de papel e escrever uma breve descrição do significado de cada um.
  4. Peça que cada grupo apresente seu sistema de signos para a turma, explicando o processo de criação e o significado dos símbolos.
  5. Incentive os alunos a pensar em como os símbolos podem ser compreendidos ou interpretados de diferentes maneiras.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de criar e interpretar símbolos, compreendendo a importância do contexto e da clareza na comunicação.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça que os alunos identifiquem exemplos de linguagem verbal e não verbal em uma lista de situações cotidianas.
  2. Solicite que os alunos expliquem a diferença entre signo, significado e significante com exemplos próprios.
  3. Proponha que os alunos analisem uma propaganda publicitária, identificando os elementos semióticos presentes e o que eles representam.
  4. Oriente os alunos a criar uma breve história utilizando pelo menos 3 símbolos diferentes criados durante a atividade de mini desafio.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam a relevância prática dos conceitos de Linguística e Semiótica. Ao promover uma reflexão sobre os conteúdos e atividades, a conclusão ajuda a fixar o conhecimento e a demonstrar como essas competências são aplicáveis em diversos contextos, preparando os alunos para a comunicação eficaz no mercado de trabalho e na vida cotidiana.

Discussão

Facilite uma discussão final com os alunos sobre os conteúdos abordados na aula. Pergunte como eles perceberam a diferença entre linguagem verbal e não verbal e peça exemplos de símbolos que encontraram interessantes durante a atividade de criação de signos. Incentive os alunos a compartilhar como as interpretações dos símbolos podem variar entre diferentes pessoas e culturas, e como isso pode impactar a comunicação no dia a dia e em ambientes profissionais.

Resumo

Recapitule os principais pontos da aula, destacando a diferença entre linguagem verbal e não verbal, e os elementos da semiótica: signo, significado e significante. Reforce a importância da semiótica na interpretação de mensagens e na criação de símbolos, tanto em contextos culturais quanto no mercado de trabalho.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática através das atividades interativas e desafiadoras. Enfatize a importância de entender semiótica e linguística para a comunicação eficaz e como essas habilidades são valiosas em diversas profissões. Conclua destacando que a capacidade de interpretar e criar símbolos é uma competência essencial não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida cotidiana, ajudando a evitar mal-entendidos e a promover uma comunicação mais clara e eficaz.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies