Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Familiarização com prefixos e sufixos: Os alunos devem ser capazes de entender o que são prefixos e sufixos, e como eles modificam o significado das palavras. Isso inclui identificar exemplos de palavras com prefixos e sufixos.
-
Identificação de prefixos e sufixos: Os alunos devem ser capazes de identificar prefixos e sufixos em palavras fornecidas. Isso envolve a compreensão de que os prefixos vêm antes do radical da palavra, enquanto os sufixos vêm depois.
-
Criação de novas palavras com prefixos e sufixos: Os alunos devem ser capazes de usar seu conhecimento de prefixos e sufixos para criar novas palavras. Isso demonstra a aplicação prática de seu aprendizado e incentiva a criatividade.
Objetivos secundários:
-
Desenvolvimento da habilidade de leitura: Ao identificar prefixos e sufixos em palavras, os alunos também estarão praticando suas habilidades de leitura.
-
Estímulo à curiosidade e ao pensamento crítico: A criação de novas palavras com prefixos e sufixos é uma atividade que incentiva os alunos a pensar de maneira criativa e a explorar o significado das palavras de maneira mais profunda.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que são palavras e como elas são formadas por sílabas. Em seguida, ele faz um breve resumo sobre a importância da leitura e da escrita no dia a dia, destacando como o conhecimento da formação das palavras pode ajudar em ambas as habilidades.
-
Situação-problema 1: O desaparecimento dos sufixos e prefixos: O professor apresenta uma situação lúdica, como se os sufixos e prefixos tivessem "desaparecido" da cidade das palavras. Para resolver o problema, os alunos devem ajudar a trazer de volta esses elementos. O professor, então, explica que sufixos são como "ades" em "adesivo" e prefixos são como "des" em "desenhar".
-
Situação-problema 2: As superpalavras: O professor apresenta uma série de palavras "transformadas", como "supermeninos" e "superescola". Ele pergunta aos alunos se eles conseguem identificar alguma mudança nas palavras. Essa atividade visa despertar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a pensar sobre a formação das palavras.
-
Contextualização da importância do assunto: O professor explica que entender os sufixos e prefixos é fundamental para a construção de um vocabulário mais rico, pois muitas palavras derivam de outras por meio desses elementos. Ele também ressalta que essa habilidade pode facilitar a leitura e a compreensão de novas palavras.
-
Introdução ao tópico da aula: O professor introduz o tópico da aula, prefixos e sufixos, explicando que eles são partes das palavras que podem mudar o seu significado. Ele dá alguns exemplos simples, como "re" em "repetir" e "inho" em "cãozinho". O professor, então, anuncia que os alunos se tornarão "detetives das palavras" e terão a missão de encontrar os prefixos e sufixos em diferentes palavras.