Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Produção e Revisão de Texto

Avatar padrão

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

'EF15LP05'

Produção e Revisão de Texto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão da estrutura do texto narrativo: Os alunos devem ser capazes de identificar os elementos básicos de uma narrativa - introdução, desenvolvimento e conclusão - e entender como esses elementos se relacionam para contar uma história.

  2. Desenvolvimento da habilidade de escrita: Os alunos devem ser capazes de criar suas próprias narrativas simples, utilizando a estrutura aprendida. Eles devem ser encorajados a expressar suas ideias de maneira clara e coerente, usando vocabulário adequado ao seu nível de desenvolvimento.

  3. Revisão do texto produzido: Os alunos devem aprender a importância da revisão e edição em seu processo de escrita. Eles devem ser capazes de identificar erros simples, como ortografia e pontuação, e fazer pequenas melhorias em seu texto.

Objetivos secundários:

  • Fomentar a criatividade: Durante a produção de suas narrativas, os alunos devem ser incentivados a usar sua imaginação e criatividade, criando histórias únicas e interessantes.

  • Promover a expressão oral: Durante a discussão em sala de aula sobre os textos produzidos, os alunos devem ter a oportunidade de expressar suas opiniões e ideias de maneira oral, desenvolvendo assim sua habilidade de expressão verbal.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos conteúdos já estudados sobre a linguagem escrita. Ele pode perguntar aos alunos sobre os diferentes tipos de textos que eles conhecem (como histórias, cartas, poemas) e suas características básicas. Isso irá preparar o terreno para a introdução do novo tópico - a produção de textos narrativos.

  2. Situações-problema: O professor pode, então, apresentar duas situações-problema para os alunos. A primeira pode ser: "Imaginem que vocês encontraram um tesouro no parque. Como vocês contariam essa história para seus amigos?" A segunda pode ser: "Se vocês fossem inventar uma nova aventura para o personagem de um livro que vocês gostam, como seria essa história?". Essas situações irão despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do que eles irão aprender.

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor pode explicar que a habilidade de contar uma história de maneira clara e interessante é muito importante, pois nos ajuda a compartilhar nossas experiências, expressar nossos sentimentos e ideias, e até mesmo convencer os outros sobre algo. Ele pode dar exemplos de como a narrativa é usada em diferentes contextos - em livros, filmes, jogos, etc.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para tornar a aula mais atrativa, o professor pode começar contando uma breve história que ele mesmo tenha escrito. Ele pode usar ilustrações simples para acompanhar a história e envolver os alunos, fazendo perguntas sobre o que eles acham que vai acontecer a seguir. Outra atividade que pode despertar o interesse dos alunos é a apresentação de um livro de histórias ilustrado, onde eles podem ver como as narrativas são organizadas e ilustradas para torná-las mais atraentes.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da estrutura de uma narrativa (5 - 7 minutos)

    1.1 Introdução à narrativa: O professor deve explicar que uma narrativa é uma história que tem um começo, um meio e um fim. Ele pode usar a história que contou no início da aula como exemplo para ilustrar esses pontos.

    1.2 Personagens: O professor deve explicar que uma boa narrativa geralmente tem personagens. Ele pode perguntar aos alunos que personagens eles lembram de sua própria história e discutir como esses personagens agem e o que eles sentem.

    1.3 Ambiente: O professor deve explicar que o ambiente é onde a história acontece. Ele pode pedir aos alunos para descreverem o ambiente da história que foi contada no início da aula.

    1.4 Conflito: Por fim, o professor deve explicar que uma boa história tem um conflito, um problema que precisa ser resolvido. Ele pode perguntar aos alunos qual era o conflito na história que foi contada e como ele foi resolvido.

  2. Elaboração de uma narrativa em conjunto (7 - 10 minutos)

    2.1 Brainstorming: O professor deve começar pedindo aos alunos para ajudarem a criar uma nova história. Ele pode perguntar sobre o tipo de personagem que eles querem ter na história, o lugar onde a história vai acontecer e o problema que o personagem precisa resolver.

    2.2 Construção da narrativa: Com as ideias dos alunos, o professor pode começar a construir a narrativa, pedindo aos alunos para ajudarem a decidir o que acontece em cada parte da história (introdução, desenvolvimento e conclusão).

    2.3 Relevância dos elementos da narrativa: Durante a construção da história, o professor deve explicar a importância de cada elemento da narrativa (personagens, ambiente, conflito) e como eles contribuem para a construção de uma história interessante.

  3. Produção individual de narrativas curtas (8 - 10 minutos)

    3.1 Distribuição de papel e lápis: O professor deve distribuir papel e lápis para os alunos e pedir para que eles criem suas próprias histórias curtas, lembrando-os da estrutura que foi discutida na aula.

    3.2 Circulação pela sala: Enquanto os alunos estão trabalhando, o professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos que tiverem dúvidas e fornecendo feedback sobre suas histórias.

    3.3 Incentivo à criatividade: O professor deve encorajar os alunos a usarem sua imaginação e criatividade ao escreverem suas histórias, lembrando-os que não há respostas certas ou erradas quando se trata de contar uma história.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    1.1 Apresentação das histórias: O professor deve pedir a alguns alunos que leiam suas histórias em voz alta para a turma. Isso não só ajuda a desenvolver a habilidade de expressão oral dos alunos, como também permite que eles compartilhem suas ideias e criatividade com os colegas.

    1.2 Análise das histórias: Após a apresentação de cada história, o professor deve iniciar uma discussão com a turma, perguntando o que eles mais gostaram na história, quais personagens eles acharam mais interessantes, como eles acham que o conflito poderia ter sido resolvido de outra maneira, etc. Isso não só ajuda a desenvolver a habilidade de análise dos alunos, como também os incentiva a pensar de maneira crítica sobre as histórias que leem e ouvem.

  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    2.1 Análise da estrutura das histórias: O professor deve aproveitar a discussão para fazer uma conexão entre as histórias que foram lidas e a estrutura de uma narrativa que foi discutida na aula. Ele pode perguntar aos alunos se eles conseguem identificar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão em suas histórias.

    2.2 Revisão dos elementos da narrativa: O professor deve também revisar brevemente os elementos da narrativa (personagens, ambiente, conflito) e perguntar aos alunos como eles usaram esses elementos em suas histórias.

  3. Reflexão final (2 - 3 minutos)

    3.1 Importância da revisão e edição: O professor deve encorajar os alunos a refletirem sobre a importância da revisão e edição em seu processo de escrita. Ele pode perguntar aos alunos se eles acham que suas histórias poderiam ser melhoradas com uma revisão e edição cuidadosas.

    3.2 Conexão com a prática: Por fim, o professor deve perguntar aos alunos o que eles aprenderam com a atividade e como eles podem aplicar esse conhecimento em suas futuras produções de texto.

  4. Encerramento (1 minuto)

    O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância da produção e revisão de textos. Ele pode também sugerir que os alunos continuem a praticar a habilidade de escrita em casa, criando suas próprias histórias ou revisando e editando textos que eles já tenham escrito.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    1.1 Revisão da estrutura do texto narrativo: O professor deve recapitular os elementos principais da estrutura do texto narrativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ele deve destacar a importância de cada um desses elementos para a construção de uma história interessante.

    1.2 Criação de uma narrativa em conjunto: O professor deve lembrar aos alunos que, juntos, eles criaram uma história durante a aula, aplicando os conceitos aprendidos sobre a estrutura do texto narrativo.

    1.3 Produção individual de narrativas: O professor deve destacar que os alunos tiveram a oportunidade de criar suas próprias narrativas, aplicando o conhecimento adquirido durante a aula.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    2.1 Aplicação da teoria na prática: O professor deve explicar que a aula permitiu que os alunos aplicassem a teoria aprendida na prática, tanto na criação da história em conjunto quanto na produção de suas próprias narrativas.

    2.2 Importância da produção e revisão de textos: O professor deve ressaltar a importância da habilidade de produzir e revisar textos, lembrando aos alunos que essa habilidade é fundamental para a comunicação eficaz e para a expressão de ideias e sentimentos.

  3. Materiais Extras (1 minuto)

    3.1 Sugestão de leitura: O professor pode sugerir que os alunos leiam livros de histórias para se familiarizarem ainda mais com a estrutura do texto narrativo.

    3.2 Atividades de escrita em casa: O professor pode sugerir que os alunos pratiquem a escrita em casa, criando suas próprias histórias ou revisando e editando textos que eles já tenham escrito.

  4. Encerramento (1 minuto)

    4.1 Agradecimento e incentivo: O professor deve agradecer a participação de todos e incentivar os alunos a continuarem praticando a habilidade de escrita.

    4.2 Reforço da importância do assunto: Por fim, o professor deve reforçar aos alunos a importância do que foi aprendido na aula, lembrando-os que a habilidade de produzir e revisar textos é uma habilidade que será útil não só na escola, mas também em suas vidas diárias.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Texto Argumentativo: Crítica
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Modo Imperativo: Variedades Padrão e Coloquial | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Intertextualidade
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Dígrafos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!