Entrar

Plano de aula de Produção e Revisão de Texto

Português

Original Teachy

'EF15LP05'

Produção e Revisão de Texto

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Produção e Revisão de Texto

Palavras ChaveEscrita Criativa, Revisão Textual, Ferramentas Digitais, Redes Sociais, Instagram, Jornalismo Digital, Gamificação, Feedback, Colaboração, Engajamento, Autonomia, Competências Textuais
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Conta no Instagram (pode ser fictícia), Computadores com acesso à internet, Google Docs, Ferramentas de revisão digital (Grammarly, corretor do Google Docs), Aplicativos de design gráfico (Canva, InShot), Plataforma de blog (Blogger, WordPress), Software de edição colaborativa, Planilhas compartilhadas
Códigos BNCCEF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.; EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.; EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.; EF15LP08: Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.; EF05LP19: Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.; EF03LP25: Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP21: Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF05LP24: Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.; EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.; EF35LP27: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar de forma clara e objetiva os principais objetivos da aula, alinhando as expectativas dos alunos e preparando-os para as atividades práticas subsequentes. O intuito é garantir que compreendam a importância de produzir e revisar textos com o auxílio de ferramentas digitais, promovendo uma maior autonomia e eficácia no processo de escrita.

Objetivos principais:

1. Desenvolver habilidades de escrita, focando na produção e revisão de textos.

2. Fomentar a utilização de ferramentas digitais para revisão e aprimoramento textual.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e o feedback entre os alunos durante o processo de revisão.
  2. Introduzir conceitos de gramática e estilo textual de forma prática e contextualizada.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, estimulando a curiosidade e a interação através do uso de tecnologia. Ao buscar fatos interessantes sobre o tema, os alunos estarão utilizando suas habilidades de pesquisa e conectando-se com o conteúdo de forma significativa, preparando o terreno para um debate construtivo e dinâmico. ️

Aquecendo

Para iniciar a aula de forma dinâmica, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre produção e revisão de texto. Explique que a atividade colaborativa vai permitir que todos compartilhem descobertas únicas, tornando o aprendizado mais rico e diversificado. 

Reflexões Iniciais

1. O que vocês acham que é mais importante na revisão de um texto?

2. Quais ferramentas digitais vocês conhecem que podem ajudar na revisão de textos?

3. Por que é importante revisar um texto antes de considerá-lo finalizado?

4. Como você acha que a produção de texto pode ser influenciada pelo uso de redes sociais?

5. Você já usou alguma ferramenta online para revisar um texto? Qual foi sua experiência?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e envolvente onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos sobre produção e revisão de textos em contextos modernos e digitais. As atividades foram desenhadas para incentivar a criatividade, a colaboração e o uso de ferramentas digitais, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Histórias em Série no Instagram 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita criativa e revisão textual, ao mesmo tempo em que utilizam as redes sociais de maneira responsável e construtiva.

- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para criar uma série de postagens no Instagram, contando uma história original composta de pelo menos 5 partes. Cada grupo deve planejar a narrativa, produzir o texto e revisá-lo usando ferramentas digitais antes de postar.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Instrua os grupos a criarem uma conta de Instagram específica para o projeto (pode ser uma conta fictícia).

  • Cada grupo deve planejar uma história original e dividi-la em 5 partes (postagens).

  • Produza a primeira versão do texto de cada parte da história, utilizando ferramentas como Google Docs para colaboração.

  • Revisem os textos utilizando ferramentas digitais como o Grammarly ou o corretor do Google Docs.

  • Cada grupo deve criar as postagens (imagens ou vídeos) que acompanharão cada parte do texto, utilizando aplicativos como Canva ou InShot.

  • Publiquem a série de postagens no Instagram, garantindo a revisão final de todo o conteúdo.

  • Encoraje os grupos a interagir com as publicações, comentando entre si e analisando o engajamento de suas histórias.

Atividade 2 - Jornalistas Digitais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver competências de pesquisa, produção e revisão textual no contexto do jornalismo digital, promovendo a análise crítica de fontes de informação.

- Descrição: Os alunos formarão redações jornalísticas e irão criar um artigo de notícia online sobre um evento atual, utilizando fontes confiáveis. Após a produção do texto, os grupos deverão revisar e formatar suas notícias para publicação em um blog.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um evento atual para cobrir, utilizando fontes confiáveis como portais de notícia e jornais digitais.

  • Produza a primeira versão do artigo jornalístico em um documento colaborativo, como Google Docs.

  • Utilizem ferramentas digitais de revisão para garantir a correção gramatical e clareza textual.

  • Formatem o artigo para uma publicação em blog, utilizando plataformas como Blogger ou WordPress.

  • Cada grupo deve revisar o artigo final e realizar uma última checagem antes da publicação.

  • Publiquem os artigos nos blogs e compartilhem os links com a turma para leitura e comentários mútuos.

Atividade 3 - Gamificação da Revisão Textual ✍️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a competência textual por meio de uma abordagem lúdica e colaborativa, promovendo o trabalho em equipe e o cuidado com a correção gramatical.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição gamificada de revisão textual. Utilizando um software de edição colaborativa e um sistema de pontos, os grupos serão desafiados a revisar e aprimorar textos pré-definidos, acumulando pontos por correções bem-sucedidas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça a cada grupo um texto pré-definido que contenha uma série de erros gramaticais e de estilo.

  • Explique que cada correção válida feita no texto resultará em pontos para o grupo.

  • Utilize uma plataforma colaborativa como Google Docs para que os grupos possam editar e revisar o texto simultaneamente.

  • Implemente um sistema de pontuação utilizando um plugin ou planilha compartilhada, onde os alunos possam ver o progresso em tempo real.

  • Dê um tempo limite para a atividade e monitore os grupos, fornecendo dicas e feedback conforme necessário.

  • Ao final da atividade, revele os grupos vencedores e discuta as principais dificuldades e conquistas observadas durante a revisão dos textos.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências, promovendo uma maior compreensão dos desafios e conquistas durante a produção e revisão de textos. Além disso, o feedback 360° permite que os alunos recebam perspectivas diversificadas sobre seu desempenho, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de autocrítica e de melhoria contínua.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Introdução: Agradeça a participação de todos e enfatize a importância do que foi aprendido hoje. Compartilhamento: Peça que um representante de cada grupo compartilhe o processo de criação, revisão e publicação da atividade realizada. Encoraje-os a falar sobre as ferramentas digitais que usaram e como essas ferramentas ajudaram no processo. Experiências: Peça aos alunos que compartilhem as dificuldades e conquistas que encontraram durante a atividade. Pergunte como eles resolveram problemas e o que fariam de diferente numa próxima oportunidade. Conclusão: Faça uma síntese das principais aprendizagens e destaque a importância da produção e revisão de textos no contexto digital.

Reflexões

1. Que tipos de desafios vocês enfrentaram durante a atividade e como vocês os superaram? 2. Como as ferramentas digitais influenciaram a qualidade do texto final? 3. De que forma vocês acham que podem aplicar o que aprenderam hoje em suas vidas fora da escola?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos colegas do grupo. Oriente os alunos da seguinte forma:

Construtividade: Peça aos alunos que ofereçam feedback construtivo, focando em pontos fortes e áreas de melhoria de cada colega. Respeito: Enfatize a importância do respeito ao dar feedback, evitando críticas pessoais e focando no processo e no trabalho realizado. Estrutura: Sugira que os alunos sigam uma estrutura como a seguir: 'Eu gostei de... porque... / Seria interessante melhorar... para... / Eu aprendi que...'. Registro: Solicite que cada aluno anote o feedback recebido para que possam refletir posteriormente e utilizar essa informação para melhorar futuras produções.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade desta Etapa: A finalização da aula visa consolidar o aprendizado, conectando os pontos principais e destacando a aplicação prática das habilidades desenvolvidas. Ao refletir sobre a conexão com o mundo atual e a importância no dia a dia, os alunos podem internalizar melhor o conteúdo e perceber seu valor.

Resumo

Resumo Divertido: Vamos recordar nossa jornada textual! Começamos explorando fatos legais sobre produção e revisão de textos na era digital. Depois, embarcamos em aventuras criativas no Instagram, onde cada grupo criou histórias cativantes! ✨ Continuamos nossa missão como jornalistas digitais, reportando eventos atuais com precisão e clareza. Por último, desafiamos nossos conhecimentos em uma competição gamificada de revisão textual, corrigindo e aprimorando cada detalhe. 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Nesta aula, os alunos descobriram como as habilidades de produção e revisão de textos são vitais no mundo moderno. Desde as redes sociais até o jornalismo digital, todas as atividades mostraram como as ferramentas digitais são indispensáveis para criar conteúdos de qualidade e se engajar com o público de maneira eficaz.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Desenvolver a habilidade de produzir e revisar textos é essencial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a comunicação eficaz em muitas áreas da vida. Seja escrevendo um e-mail profissional, criando postagens em redes sociais ou redigindo artigos, essas competências são valiosas e versáteis.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies