Entrar

Plano de aula de Artes Visuais e outras Artes

Artes

Original Teachy

'EF69AR03'

Artes Visuais e outras Artes

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a interconexão entre as artes visuais e outras formas de arte:

    • Identificar as semelhanças e diferenças entre as várias formas de arte.
    • Compreender como diferentes formas de arte podem se influenciar mutuamente.
  2. Desenvolver habilidades interpretativas e analíticas:

    • Aprender a analisar obras de arte visuais e outras formas de arte.
    • Desenvolver habilidades para interpretar o significado e a mensagem das obras de arte.
  3. Aplicar o conhecimento adquirido para criar uma nova obra de arte:

    • Utilizar o conhecimento sobre a interconexão das artes para criar uma nova obra de arte que integra diferentes formas de arte.

Objetivos secundários

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa:

    • Pesquisar sobre diferentes artistas e suas obras de arte.
    • Analisar como diferentes artistas incorporam diferentes formas de arte em suas obras.
  2. Desenvolver habilidades de apresentação:

    • Apresentar suas descobertas e interpretações para a classe.
    • Receber feedback e aprender a melhorar suas apresentações e trabalhos de arte.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conhecimento anterior:

    • O professor começa a aula revisando conceitos que foram ensinados em aulas anteriores, como o que são as artes visuais e outras formas de arte. Isso é feito para garantir que todos os alunos tenham uma compreensão básica do conteúdo que será abordado na aula. (3 - 4 minutos)
  2. Situações-problema:

    • O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira pode ser a análise de uma pintura que incorpora elementos de música, como notas musicais ou instrumentos. A segunda pode ser a análise de uma peça musical que foi inspirada por uma obra de arte visual. (5 - 6 minutos)
  3. Contextualização e importância do assunto:

    • O professor explica a importância do estudo das interconexões entre diferentes formas de arte, destacando como isso pode ampliar a compreensão dos alunos sobre a arte em geral. O professor pode citar exemplos de artistas famosos que se inspiraram em outras formas de arte para criar suas obras, como Leonardo da Vinci, que era tanto pintor quanto músico. (2 - 3 minutos)
  4. Apresentação do tópico:

    • O professor apresenta o tópico da aula, que é a interconexão entre as artes visuais e outras formas de arte. O professor pode começar a introdução com uma curiosidade, como o fato de que muitos artistas visuais também são músicos, ou que algumas obras de arte visual incluem elementos de outras formas de arte, como a música ou a literatura. O professor também pode mencionar como a arte visual pode ser influenciada por outras formas de arte e vice-versa. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Arte em Camadas (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão uma folha de papel grande, marcadores, revistas velhas, cola, tesouras e um dispositivo para tocar música. A tarefa é criar uma colagem que represente a interconexão entre as artes visuais e outras formas de arte, especificamente a música.
    • Passo a passo:
      1. O professor instrui cada grupo a escolher uma música para servir de inspiração para a colagem.
      2. Os alunos procuram imagens nas revistas que eles acham que representam a música escolhida e recortam essas imagens.
      3. Em seguida, eles colam as imagens na folha de papel grande, criando uma colagem.
      4. Enquanto fazem isso, eles são encorajados a discutir suas escolhas e como as imagens se relacionam com a música escolhida.
      5. Depois que a colagem estiver concluída, cada grupo apresenta sua obra de arte para a classe e explica sua escolha de música e imagens.
  2. Atividade 2: Pintando a Música (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos continuarão a trabalhar nos mesmos grupos. Eles receberão uma tela em branco, tintas de várias cores e pincéis. Eles escolherão uma música diferente daquela usada na atividade anterior e, enquanto a música estiver tocando, eles pintarão na tela o que sentem ou imaginam ao ouvir a música.
    • Passo a passo:
      1. O professor instrui cada grupo a escolher uma música diferente da usada na atividade anterior.
      2. Uma vez que a música foi escolhida, os alunos começam a pintar na tela enquanto a música está tocando.
      3. Eles são encorajados a pintar livremente, sem se preocupar em fazer uma imagem representativa. Em vez disso, eles devem se concentrar em expressar seus sentimentos e impressões da música através da cor e da forma.
      4. Depois de terminarem a pintura, cada grupo apresenta sua obra de arte para a classe, explicando suas escolhas de cores e formas e como elas se relacionam com a música escolhida.
  3. Atividade 3: Discussão em Grupo (5 - 8 minutos)

    • Descrição: Após concluir as atividades criativas, os alunos se reunirão em círculo para uma discussão em grupo. Eles discutirão o que aprenderam com as atividades e como suas percepções da relação entre as artes visuais e a música podem ter mudado.
    • Passo a passo:
      1. O professor inicia a discussão fazendo perguntas, como "O que vocês aprenderam com essas atividades?" ou "Como suas percepções da relação entre as artes visuais e a música mudaram após essas atividades?".
      2. Os alunos são encorajados a compartilhar suas opiniões e reflexões, e o professor facilita a discussão para garantir que todos tenham a oportunidade de falar.
      3. O professor conclui a discussão destacando os principais pontos levantados pelos alunos e reiterando a importância da interconexão entre diferentes formas de arte.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Revisão das Atividades (5 - 7 minutos):

    • O professor deve começar solicitando que um representante de cada grupo compartilhe as conclusões a que chegaram através das atividades realizadas. Essa é uma oportunidade para os alunos apresentarem as obras de arte que criaram e explicarem suas escolhas estéticas e o impacto da música em suas decisões.
    • O professor deve encorajar a discussão entre os alunos, permitindo que eles façam perguntas uns aos outros e compartilhem suas opiniões sobre as obras de arte apresentadas.
    • É importante que o professor também participe ativamente da discussão, fazendo perguntas que levem os alunos a refletir sobre a relação entre as artes visuais e outras formas de arte.
  2. Reflexão Individual (3 - 5 minutos):

    • Seguindo a discussão em grupo, o professor deve solicitar que os alunos passem alguns minutos refletindo individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • O professor deve propor que os alunos considerem questões como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Isso permite aos alunos consolidar seu aprendizado e identificar quaisquer áreas que ainda possam estar incertas.
  3. Compartilhamento das Reflexões (2 - 3 minutos):

    • Após a reflexão individual, o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões com o resto da classe.
    • Isso não só permite que o professor avalie o entendimento dos alunos, mas também permite que os alunos aprendam uns com os outros, ouvindo diferentes perspectivas e compreendendo diferentes maneiras de interpretar e aplicar o conhecimento adquirido.
  4. Conclusão da Aula e Preparação para a Próxima Aula (2 - 3 minutos):

    • Finalmente, o professor deve concluir a aula revisando os principais pontos discutidos e as habilidades desenvolvidas.
    • O professor pode então dar aos alunos uma prévia do que será abordado na próxima aula e quaisquer tarefas ou leituras que eles devem completar antes da próxima aula. Isso ajuda a manter os alunos engajados e preparados para o próximo tópico.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (1 - 2 minutos):

    • O professor deve recapitular brevemente os principais pontos da aula, reforçando a importância de compreender a relação entre as artes visuais e outras formas de arte.
    • O professor deve relembrar as diferentes atividades realizadas e como essas atividades ajudaram os alunos a explorar essa interconexão de forma prática e criativa.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (a relação entre as artes visuais e outras formas de arte) à prática (as atividades de colagem e pintura inspiradas em música).
    • O professor pode destacar como os conhecimentos adquiridos na aula podem ser aplicados em futuros projetos artísticos, e como a compreensão dessas interações artísticas pode enriquecer a apreciação e a produção de arte.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos explorarem em casa para aprofundar seu entendimento do tópico da aula.
    • Isso pode incluir livros, documentários, exposições de arte ou concertos que demonstram a interação entre as artes visuais e outras formas de arte.
    • O professor pode também sugerir que os alunos continuem a experimentar criar suas próprias obras de arte que incorporam diferentes formas de arte, e que compartilhem suas criações na próxima aula.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Para encerrar, o professor deverá ressaltar a importância do assunto no dia a dia.
    • O professor pode destacar como a compreensão da interconexão entre diferentes formas de arte pode enriquecer a experiência dos alunos ao apreciar diferentes formas de expressão artística em suas vidas diárias.
    • Além disso, o professor pode mencionar como essa compreensão pode inspirar os alunos a serem mais criativos e inovadores em suas próprias expressões artísticas, seja na escola ou em suas vidas pessoais.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies