Entrar

Plano de aula de Artes Visuais e outras Artes

Artes

Original Teachy

'EF69AR03'

Artes Visuais e outras Artes

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a interconexão entre as artes visuais e outras formas de arte:

    • Identificar as semelhanças e diferenças entre as várias formas de arte.
    • Compreender como diferentes formas de arte podem se influenciar mutuamente.
  2. Desenvolver habilidades interpretativas e analíticas:

    • Aprender a analisar obras de arte visuais e outras formas de arte.
    • Desenvolver habilidades para interpretar o significado e a mensagem das obras de arte.
  3. Aplicar o conhecimento adquirido para criar uma nova obra de arte:

    • Utilizar o conhecimento sobre a interconexão das artes para criar uma nova obra de arte que integra diferentes formas de arte.

Objetivos secundários

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa:

    • Pesquisar sobre diferentes artistas e suas obras de arte.
    • Analisar como diferentes artistas incorporam diferentes formas de arte em suas obras.
  2. Desenvolver habilidades de apresentação:

    • Apresentar suas descobertas e interpretações para a classe.
    • Receber feedback e aprender a melhorar suas apresentações e trabalhos de arte.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conhecimento anterior:

    • O professor começa a aula revisando conceitos que foram ensinados em aulas anteriores, como o que são as artes visuais e outras formas de arte. Isso é feito para garantir que todos os alunos tenham uma compreensão básica do conteúdo que será abordado na aula. (3 - 4 minutos)
  2. Situações-problema:

    • O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira pode ser a análise de uma pintura que incorpora elementos de música, como notas musicais ou instrumentos. A segunda pode ser a análise de uma peça musical que foi inspirada por uma obra de arte visual. (5 - 6 minutos)
  3. Contextualização e importância do assunto:

    • O professor explica a importância do estudo das interconexões entre diferentes formas de arte, destacando como isso pode ampliar a compreensão dos alunos sobre a arte em geral. O professor pode citar exemplos de artistas famosos que se inspiraram em outras formas de arte para criar suas obras, como Leonardo da Vinci, que era tanto pintor quanto músico. (2 - 3 minutos)
  4. Apresentação do tópico:

    • O professor apresenta o tópico da aula, que é a interconexão entre as artes visuais e outras formas de arte. O professor pode começar a introdução com uma curiosidade, como o fato de que muitos artistas visuais também são músicos, ou que algumas obras de arte visual incluem elementos de outras formas de arte, como a música ou a literatura. O professor também pode mencionar como a arte visual pode ser influenciada por outras formas de arte e vice-versa. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Arte em Camadas (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão uma folha de papel grande, marcadores, revistas velhas, cola, tesouras e um dispositivo para tocar música. A tarefa é criar uma colagem que represente a interconexão entre as artes visuais e outras formas de arte, especificamente a música.
    • Passo a passo:
      1. O professor instrui cada grupo a escolher uma música para servir de inspiração para a colagem.
      2. Os alunos procuram imagens nas revistas que eles acham que representam a música escolhida e recortam essas imagens.
      3. Em seguida, eles colam as imagens na folha de papel grande, criando uma colagem.
      4. Enquanto fazem isso, eles são encorajados a discutir suas escolhas e como as imagens se relacionam com a música escolhida.
      5. Depois que a colagem estiver concluída, cada grupo apresenta sua obra de arte para a classe e explica sua escolha de música e imagens.
  2. Atividade 2: Pintando a Música (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos continuarão a trabalhar nos mesmos grupos. Eles receberão uma tela em branco, tintas de várias cores e pincéis. Eles escolherão uma música diferente daquela usada na atividade anterior e, enquanto a música estiver tocando, eles pintarão na tela o que sentem ou imaginam ao ouvir a música.
    • Passo a passo:
      1. O professor instrui cada grupo a escolher uma música diferente da usada na atividade anterior.
      2. Uma vez que a música foi escolhida, os alunos começam a pintar na tela enquanto a música está tocando.
      3. Eles são encorajados a pintar livremente, sem se preocupar em fazer uma imagem representativa. Em vez disso, eles devem se concentrar em expressar seus sentimentos e impressões da música através da cor e da forma.
      4. Depois de terminarem a pintura, cada grupo apresenta sua obra de arte para a classe, explicando suas escolhas de cores e formas e como elas se relacionam com a música escolhida.
  3. Atividade 3: Discussão em Grupo (5 - 8 minutos)

    • Descrição: Após concluir as atividades criativas, os alunos se reunirão em círculo para uma discussão em grupo. Eles discutirão o que aprenderam com as atividades e como suas percepções da relação entre as artes visuais e a música podem ter mudado.
    • Passo a passo:
      1. O professor inicia a discussão fazendo perguntas, como "O que vocês aprenderam com essas atividades?" ou "Como suas percepções da relação entre as artes visuais e a música mudaram após essas atividades?".
      2. Os alunos são encorajados a compartilhar suas opiniões e reflexões, e o professor facilita a discussão para garantir que todos tenham a oportunidade de falar.
      3. O professor conclui a discussão destacando os principais pontos levantados pelos alunos e reiterando a importância da interconexão entre diferentes formas de arte.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Revisão das Atividades (5 - 7 minutos):

    • O professor deve começar solicitando que um representante de cada grupo compartilhe as conclusões a que chegaram através das atividades realizadas. Essa é uma oportunidade para os alunos apresentarem as obras de arte que criaram e explicarem suas escolhas estéticas e o impacto da música em suas decisões.
    • O professor deve encorajar a discussão entre os alunos, permitindo que eles façam perguntas uns aos outros e compartilhem suas opiniões sobre as obras de arte apresentadas.
    • É importante que o professor também participe ativamente da discussão, fazendo perguntas que levem os alunos a refletir sobre a relação entre as artes visuais e outras formas de arte.
  2. Reflexão Individual (3 - 5 minutos):

    • Seguindo a discussão em grupo, o professor deve solicitar que os alunos passem alguns minutos refletindo individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • O professor deve propor que os alunos considerem questões como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Isso permite aos alunos consolidar seu aprendizado e identificar quaisquer áreas que ainda possam estar incertas.
  3. Compartilhamento das Reflexões (2 - 3 minutos):

    • Após a reflexão individual, o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões com o resto da classe.
    • Isso não só permite que o professor avalie o entendimento dos alunos, mas também permite que os alunos aprendam uns com os outros, ouvindo diferentes perspectivas e compreendendo diferentes maneiras de interpretar e aplicar o conhecimento adquirido.
  4. Conclusão da Aula e Preparação para a Próxima Aula (2 - 3 minutos):

    • Finalmente, o professor deve concluir a aula revisando os principais pontos discutidos e as habilidades desenvolvidas.
    • O professor pode então dar aos alunos uma prévia do que será abordado na próxima aula e quaisquer tarefas ou leituras que eles devem completar antes da próxima aula. Isso ajuda a manter os alunos engajados e preparados para o próximo tópico.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (1 - 2 minutos):

    • O professor deve recapitular brevemente os principais pontos da aula, reforçando a importância de compreender a relação entre as artes visuais e outras formas de arte.
    • O professor deve relembrar as diferentes atividades realizadas e como essas atividades ajudaram os alunos a explorar essa interconexão de forma prática e criativa.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (a relação entre as artes visuais e outras formas de arte) à prática (as atividades de colagem e pintura inspiradas em música).
    • O professor pode destacar como os conhecimentos adquiridos na aula podem ser aplicados em futuros projetos artísticos, e como a compreensão dessas interações artísticas pode enriquecer a apreciação e a produção de arte.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos explorarem em casa para aprofundar seu entendimento do tópico da aula.
    • Isso pode incluir livros, documentários, exposições de arte ou concertos que demonstram a interação entre as artes visuais e outras formas de arte.
    • O professor pode também sugerir que os alunos continuem a experimentar criar suas próprias obras de arte que incorporam diferentes formas de arte, e que compartilhem suas criações na próxima aula.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Para encerrar, o professor deverá ressaltar a importância do assunto no dia a dia.
    • O professor pode destacar como a compreensão da interconexão entre diferentes formas de arte pode enriquecer a experiência dos alunos ao apreciar diferentes formas de expressão artística em suas vidas diárias.
    • Além disso, o professor pode mencionar como essa compreensão pode inspirar os alunos a serem mais criativos e inovadores em suas próprias expressões artísticas, seja na escola ou em suas vidas pessoais.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies