Entrar

Plano de aula de Percepção da Arte

Artes

Original Teachy

'EF69AR04'

Percepção da Arte

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Percepção da Arte

Palavras ChavePercepção da Arte, Artes Visuais, Elementos Plásticos, Metodologia Digital, Redes Sociais, Exposição Virtual, Vídeo-Influencer, Gamificação, Colaboração, Análise Crítica, Criação Artística, Tecnologia na Arte
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Internet, Aplicativos de Redes Sociais (Instagram, Pinterest), Aplicativos de Edição de Vídeo (InShot, iMovie, KineMaster), Plataformas de Gamificação (Kahoot!, Quizizz), Projetor (opcional), Fones de Ouvido (opcional)
Códigos BNCCEF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara sobre os objetivos principais da aula, preparando os alunos para as atividades práticas que irão explorar os elementos das artes visuais e plásticas de maneira profunda e crítica. Esta seção também busca contextualizar os conhecimentos prévios dos alunos e alinhá-los com as novas habilidades que serão desenvolvidas durante a aula.

Objetivos principais:

1. Compreender os principais elementos que constituem as artes visuais e plásticas, como forma, linha, cor, espaço, textura e perspectiva.

2. Desenvolver a capacidade de interpretar e analisar criticamente diferentes obras de arte, aplicando os elementos estudados.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a apreciação estética e a curiosidade dos alunos em relação à arte.
  2. Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos durante o processo de análise e interpretação das obras.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, incentivando a utilização de recursos digitais e estimulando a curiosidade sobre os elementos que compõem a arte. Esta introdução deve conectar os conhecimentos prévios dos alunos com os novos conceitos que serão aprofundados, preparando o terreno para um debate produtivo e atividades práticas enriquecedoras.

Aquecendo

Inicie a aula destacando a importância da percepção na arte, explicando como os elementos visuais e plásticos são fundamentais para criar e interpretar obras de arte. Destaque como artistas utilizam forma, linha, cor, espaço, textura e perspectiva para transmitir emoções e ideias. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre um desses elementos da arte e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais elementos visuais e plásticos vocês acham mais importantes em uma obra de arte?

2. Como esses elementos influenciam a nossa percepção da arte?

3. Você consegue identificar algum desses elementos em obras de arte famosas? Cite exemplos.

4. De que maneira a tecnologia pode ajudar na criação e na apreciação da arte?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa que aprofunde seus conhecimentos sobre os elementos das artes visuais e plásticas. Cada atividade propõe uma maneira criativa e digital de explorar e aplicar os conceitos estudados, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado e desenvolvam habilidades de análise crítica, colaboração e comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criação de uma Exposição Virtual 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de identificar e analisar os elementos das artes visuais e plásticas em diferentes obras, utilizando ferramentas digitais para criar e apresentar uma exposição artística.

- Descrição: Os alunos irão criar uma exposição virtual de obras de arte utilizando aplicativos de redes sociais como Instagram ou Pinterest. Cada grupo escolherá um tema e selecionará obras de arte que representem os elementos visuais e plásticos estudados (forma, linha, cor, espaço, textura e perspectiva). Eles deverão criar postagens que expliquem cada obra e como os elementos são utilizados.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá um tema para a sua exposição virtual (ex: 'A Natureza na Arte', 'Retratos e Expressões', 'Cores e Sentimentos', etc.).

  • Utilizando celulares e computadores, cada grupo buscará por imagens de obras de arte que se encaixem no tema escolhido. Essas imagens podem ser encontradas em museus virtuais, acervos online ou redes sociais.

  • Os alunos criarão postagens para redes sociais explicando os elementos visuais e plásticos presentes em cada obra (ex: 'Nesta obra, a utilização da cor vermelha transmite uma sensação de paixão e energia.').

  • Os grupos devem organizar as postagens de forma coesa, criando uma narrativa para a exposição.

  • Cada grupo apresentará sua exposição virtual para a turma, explicando as escolhas feitas e os elementos identificados.

Atividade 2 - ️ Criação de um Vídeo-Influencer 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a compreensão e análise crítica dos elementos das artes visuais e plásticas, utilizando formatos modernos de comunicação digital e estimulando a criatividade na produção de conteúdo.

- Descrição: Os alunos criarão um vídeo no estilo 'influencer digital', explicando os elementos das artes visuais e plásticas presentes em uma obra de arte escolhida. Eles devem utilizar aplicativos de edição de vídeo e criatividade para tornar o conteúdo envolvente e informativo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá uma obra de arte para analisar. A obra pode ser uma pintura, escultura, fotografia, etc.

  • Os alunos pesquisarão sobre a obra e identificarão os elementos visuais e plásticos presentes.

  • Utilizando celulares e aplicativos de edição de vídeo (ex: InShot, iMovie, KineMaster), cada grupo criará um vídeo de até 3 minutos explicando os elementos analisados.

  • Os vídeos devem ser criativos, podendo incluir narrações, animações, efeitos especiais, etc., para tornar o conteúdo mais atraente.

  • Cada grupo apresentará seu vídeo para a turma, explicando o processo de criação e os elementos identificados.

Atividade 3 - ️ Gamificação da Análise de Arte ️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular a análise crítica e colaborativa dos elementos das artes visuais e plásticas, utilizando a gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico.

- Descrição: Os alunos jogarão um quiz interativo sobre elementos das artes visuais e plásticas utilizando uma plataforma de gamificação (ex: Kahoot!, Quizizz). Em seguida, cada grupo criará suas próprias questões e quizzes baseados em obras de arte para desafiar outros grupos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Inicie a atividade com um quiz interativo sobre elementos das artes visuais e plásticas utilizando uma plataforma de gamificação (ex: Kahoot!, Quizizz).

  • Cada grupo deverá criar suas próprias questões sobre os elementos presentes em diferentes obras de arte. As questões devem ser variadas e desafiadoras.

  • Os grupos utilizarão a mesma plataforma para criar quizzes personalizados.

  • Os grupos trocarão quizzes e tentarão resolver os criados por outros grupos, testando seus conhecimentos e habilidades de análise.

  • Ao final, os grupos discutirão as questões mais desafiadoras e compartilharão aprendizados.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido, promover a reflexão sobre a experiência de aprendizado e fortalecer a capacidade de autoavaliação e de avaliação dos colegas. Ao compartilhar insights e receber feedback, os alunos podem identificar suas forças e áreas a serem aprimoradas, além de valorizar a importância da colaboração e da diversidade de perspectivas no processo de aprendizagem artística.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo reunindo todos os alunos para compartilharem o que aprenderam ao realizar as atividades de criação de exposição virtual, vídeo-influencer e gamificação. Inicie a discussão ressaltando a importância da colaboração e da troca de ideias nesse processo. Sugira o seguinte roteiro para orientar a discussão:

  1. Revisão Geral: Pergunte aos alunos sobre suas impressões gerais das atividades. Quais foram os pontos altos e os desafios?
  2. Aprendizado Individual e Coletivo: Convide cada grupo a compartilhar o que aprenderam com a atividade que desenvolveram. Como aplicaram os elementos das artes visuais e plásticas nas suas obras? Como a tecnologia ajudou ou dificultou o processo?
  3. Percepção e Criação Artística: Incentive os alunos a refletirem sobre como a percepção dos elementos artísticos mudou após essas atividades. Eles se sentem mais confiantes em identificar e utilizar esses elementos em suas próprias criações?

Reflexões

1. Qual foi o elemento das artes visuais e plásticas que você mais gostou de explorar? Por quê? 2. Como a utilização das redes sociais e aplicativos digitais impactou o seu aprendizado sobre arte? 3. De que forma a colaboração com os colegas contribuiu para o seu entendimento dos conceitos estudados?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno receberá feedback dos outros membros do grupo sobre sua participação e contribuições durante as atividades. Instrua os alunos a focarem em três aspectos principais: Pontos Fortes, Áreas de Melhoras e Sugestões Construtivas. Incentive os alunos a serem específicos e respeitosos em seus feedbacks, enfatizando a importância de construir um ambiente de aprendizado positivo e encorajador.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade:

A finalidade desta etapa é consolidar o conteúdo aprendido, destacando a relevância do tema tanto no contexto atual quanto nas aplicações práticas do dia a dia. Também serve para reforçar a conexão entre o conhecimento teórico e suas implicações reais, incentivando os alunos a continuarem explorando o mundo artístico de forma crítica e criativa.

Resumo

Resumo da Aula:

Vamos fazer uma recapitulada super dinâmica nos pontos principais da nossa aula sobre Percepção da Arte! Exploramos os elementos das artes visuais e plásticas como forma, linha, cor, espaço, textura e perspectiva. Cada grupo pôde criar exposições virtuais, vídeos estilo influenciador e quizzes interativos! ️ Vocês arrasaram nas atividades e enriqueceram muito o aprendizado!

No Mundo

No Mundo Atual:

A aula de hoje conectou vocês ao universo artístico de uma forma que faz total sentido para a nossa época. Utilizando plataformas digitais como Instagram e Pinterest, vocês foram além do papel e da tinta, trazendo a arte para dentro das redes sociais e apps que usamos no dia a dia. É assim que a arte encontra novos significados e se adapta à dinâmica moderna.

Na Prática

️ Aplicações:

Compreender os elementos das artes visuais e plásticas é essencial não só no mundo artístico, mas também em várias profissões e campos de estudo como design, arquitetura e até mesmo marketing. Saber como usar e interpretar esses elementos pode ajudar vocês a criar projetos visuais mais impactantes e a se expressarem melhor através da arte.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies