Plano de Aula | Metodologia Teachy | Percepção da Arte
Palavras Chave | Percepção da Arte, Artes Visuais, Elementos Plásticos, Metodologia Digital, Redes Sociais, Exposição Virtual, Vídeo-Influencer, Gamificação, Colaboração, Análise Crítica, Criação Artística, Tecnologia na Arte |
Materiais Necessários | Celulares, Computadores, Internet, Aplicativos de Redes Sociais (Instagram, Pinterest), Aplicativos de Edição de Vídeo (InShot, iMovie, KineMaster), Plataformas de Gamificação (Kahoot!, Quizizz), Projetor (opcional), Fones de Ouvido (opcional) |
Códigos BNCC | EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | Artes Plasticas |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara sobre os objetivos principais da aula, preparando os alunos para as atividades práticas que irão explorar os elementos das artes visuais e plásticas de maneira profunda e crítica. Esta seção também busca contextualizar os conhecimentos prévios dos alunos e alinhá-los com as novas habilidades que serão desenvolvidas durante a aula.
Objetivos principais:
1. Compreender os principais elementos que constituem as artes visuais e plásticas, como forma, linha, cor, espaço, textura e perspectiva.
2. Desenvolver a capacidade de interpretar e analisar criticamente diferentes obras de arte, aplicando os elementos estudados.
Objetivos secundários:
- Fomentar a apreciação estética e a curiosidade dos alunos em relação à arte.
- Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos durante o processo de análise e interpretação das obras.
Introdução
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, incentivando a utilização de recursos digitais e estimulando a curiosidade sobre os elementos que compõem a arte. Esta introdução deve conectar os conhecimentos prévios dos alunos com os novos conceitos que serão aprofundados, preparando o terreno para um debate produtivo e atividades práticas enriquecedoras.
Aquecendo
Inicie a aula destacando a importância da percepção na arte, explicando como os elementos visuais e plásticos são fundamentais para criar e interpretar obras de arte. Destaque como artistas utilizam forma, linha, cor, espaço, textura e perspectiva para transmitir emoções e ideias. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre um desses elementos da arte e compartilhem com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais elementos visuais e plásticos vocês acham mais importantes em uma obra de arte?
2. Como esses elementos influenciam a nossa percepção da arte?
3. Você consegue identificar algum desses elementos em obras de arte famosas? Cite exemplos.
4. De que maneira a tecnologia pode ajudar na criação e na apreciação da arte?
Desenvolvimento
Duração: 70 a 80 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa que aprofunde seus conhecimentos sobre os elementos das artes visuais e plásticas. Cada atividade propõe uma maneira criativa e digital de explorar e aplicar os conceitos estudados, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado e desenvolvam habilidades de análise crítica, colaboração e comunicação.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Criação de uma Exposição Virtual
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de identificar e analisar os elementos das artes visuais e plásticas em diferentes obras, utilizando ferramentas digitais para criar e apresentar uma exposição artística.
- Descrição: Os alunos irão criar uma exposição virtual de obras de arte utilizando aplicativos de redes sociais como Instagram ou Pinterest. Cada grupo escolherá um tema e selecionará obras de arte que representem os elementos visuais e plásticos estudados (forma, linha, cor, espaço, textura e perspectiva). Eles deverão criar postagens que expliquem cada obra e como os elementos são utilizados.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo escolherá um tema para a sua exposição virtual (ex: 'A Natureza na Arte', 'Retratos e Expressões', 'Cores e Sentimentos', etc.).
-
Utilizando celulares e computadores, cada grupo buscará por imagens de obras de arte que se encaixem no tema escolhido. Essas imagens podem ser encontradas em museus virtuais, acervos online ou redes sociais.
-
Os alunos criarão postagens para redes sociais explicando os elementos visuais e plásticos presentes em cada obra (ex: 'Nesta obra, a utilização da cor vermelha transmite uma sensação de paixão e energia.').
-
Os grupos devem organizar as postagens de forma coesa, criando uma narrativa para a exposição.
-
Cada grupo apresentará sua exposição virtual para a turma, explicando as escolhas feitas e os elementos identificados.
Atividade 2 - ️ Criação de um Vídeo-Influencer
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Fomentar a compreensão e análise crítica dos elementos das artes visuais e plásticas, utilizando formatos modernos de comunicação digital e estimulando a criatividade na produção de conteúdo.
- Descrição: Os alunos criarão um vídeo no estilo 'influencer digital', explicando os elementos das artes visuais e plásticas presentes em uma obra de arte escolhida. Eles devem utilizar aplicativos de edição de vídeo e criatividade para tornar o conteúdo envolvente e informativo.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo escolherá uma obra de arte para analisar. A obra pode ser uma pintura, escultura, fotografia, etc.
-
Os alunos pesquisarão sobre a obra e identificarão os elementos visuais e plásticos presentes.
-
Utilizando celulares e aplicativos de edição de vídeo (ex: InShot, iMovie, KineMaster), cada grupo criará um vídeo de até 3 minutos explicando os elementos analisados.
-
Os vídeos devem ser criativos, podendo incluir narrações, animações, efeitos especiais, etc., para tornar o conteúdo mais atraente.
-
Cada grupo apresentará seu vídeo para a turma, explicando o processo de criação e os elementos identificados.
Atividade 3 - ️ Gamificação da Análise de Arte ️
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Estimular a análise crítica e colaborativa dos elementos das artes visuais e plásticas, utilizando a gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico.
- Descrição: Os alunos jogarão um quiz interativo sobre elementos das artes visuais e plásticas utilizando uma plataforma de gamificação (ex: Kahoot!, Quizizz). Em seguida, cada grupo criará suas próprias questões e quizzes baseados em obras de arte para desafiar outros grupos.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Inicie a atividade com um quiz interativo sobre elementos das artes visuais e plásticas utilizando uma plataforma de gamificação (ex: Kahoot!, Quizizz).
-
Cada grupo deverá criar suas próprias questões sobre os elementos presentes em diferentes obras de arte. As questões devem ser variadas e desafiadoras.
-
Os grupos utilizarão a mesma plataforma para criar quizzes personalizados.
-
Os grupos trocarão quizzes e tentarão resolver os criados por outros grupos, testando seus conhecimentos e habilidades de análise.
-
Ao final, os grupos discutirão as questões mais desafiadoras e compartilharão aprendizados.
Retorno
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido, promover a reflexão sobre a experiência de aprendizado e fortalecer a capacidade de autoavaliação e de avaliação dos colegas. Ao compartilhar insights e receber feedback, os alunos podem identificar suas forças e áreas a serem aprimoradas, além de valorizar a importância da colaboração e da diversidade de perspectivas no processo de aprendizagem artística.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo reunindo todos os alunos para compartilharem o que aprenderam ao realizar as atividades de criação de exposição virtual, vídeo-influencer e gamificação. Inicie a discussão ressaltando a importância da colaboração e da troca de ideias nesse processo. Sugira o seguinte roteiro para orientar a discussão:
- Revisão Geral: Pergunte aos alunos sobre suas impressões gerais das atividades. Quais foram os pontos altos e os desafios?
- Aprendizado Individual e Coletivo: Convide cada grupo a compartilhar o que aprenderam com a atividade que desenvolveram. Como aplicaram os elementos das artes visuais e plásticas nas suas obras? Como a tecnologia ajudou ou dificultou o processo?
- Percepção e Criação Artística: Incentive os alunos a refletirem sobre como a percepção dos elementos artísticos mudou após essas atividades. Eles se sentem mais confiantes em identificar e utilizar esses elementos em suas próprias criações?
Reflexões
1. Qual foi o elemento das artes visuais e plásticas que você mais gostou de explorar? Por quê? 2. Como a utilização das redes sociais e aplicativos digitais impactou o seu aprendizado sobre arte? 3. De que forma a colaboração com os colegas contribuiu para o seu entendimento dos conceitos estudados?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno receberá feedback dos outros membros do grupo sobre sua participação e contribuições durante as atividades. Instrua os alunos a focarem em três aspectos principais: Pontos Fortes, Áreas de Melhoras e Sugestões Construtivas. Incentive os alunos a serem específicos e respeitosos em seus feedbacks, enfatizando a importância de construir um ambiente de aprendizado positivo e encorajador.
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Finalidade:
A finalidade desta etapa é consolidar o conteúdo aprendido, destacando a relevância do tema tanto no contexto atual quanto nas aplicações práticas do dia a dia. Também serve para reforçar a conexão entre o conhecimento teórico e suas implicações reais, incentivando os alunos a continuarem explorando o mundo artístico de forma crítica e criativa.
Resumo
Resumo da Aula:
Vamos fazer uma recapitulada super dinâmica nos pontos principais da nossa aula sobre Percepção da Arte! Exploramos os elementos das artes visuais e plásticas como forma, linha, cor, espaço, textura e perspectiva. Cada grupo pôde criar exposições virtuais, vídeos estilo influenciador e quizzes interativos! ️ Vocês arrasaram nas atividades e enriqueceram muito o aprendizado!
No Mundo
No Mundo Atual:
A aula de hoje conectou vocês ao universo artístico de uma forma que faz total sentido para a nossa época. Utilizando plataformas digitais como Instagram e Pinterest, vocês foram além do papel e da tinta, trazendo a arte para dentro das redes sociais e apps que usamos no dia a dia. É assim que a arte encontra novos significados e se adapta à dinâmica moderna.
Na Prática
️ Aplicações:
Compreender os elementos das artes visuais e plásticas é essencial não só no mundo artístico, mas também em várias profissões e campos de estudo como design, arquitetura e até mesmo marketing. Saber como usar e interpretar esses elementos pode ajudar vocês a criar projetos visuais mais impactantes e a se expressarem melhor através da arte.