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Plano de aula de Percepção da Arte

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Lara da Teachy


Artes

Original Teachy

'EF69AR04'

Percepção da Arte

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Percepção da Arte

Palavras ChavePercepção da Arte, Análise visual, Interpretação crítica, Elementos artísticos, Atividades interativas, Observação, Discussão em grupo, Aplicação prática, Cores e estilos, Influência da música
Materiais NecessáriosImagens de pinturas famosas, Materiais para desenho (lápis de cor, giz de cera, aquarelas), Playlist com diferentes estilos musicais, Computador ou projetor para exibir imagens, Papéis ou cadernos para anotações e desenhos
Códigos BNCCEF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados com o que se espera alcançar. Definindo claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor sua atenção e esforços durante as atividades práticas, maximizando a compreensão e aplicação dos conceitos estudados previamente em casa. Esta etapa também serve para motivar os alunos, pois ao entenderem o propósito das atividades, percebem a relevância do conhecimento no desenvolvimento de suas capacidades críticas e perceptivas.

Objetivos principais:

1. Desenvolver habilidades de percepção visual e crítica em relação aos elementos que compõem as artes visuais e plásticas.

2. Capacitar os alunos a identificar e descrever os princípios básicos de composição e estilos artísticos em obras de arte.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e conectar os conceitos estudados em casa com aplicações práticas e situações do mundo real. Ao apresentar situações problema, estimula-se o pensamento crítico e a aplicação dos conhecimentos prévios, preparando os alunos para as atividades práticas. A contextualização, por outro lado, serve para mostrar a relevância do estudo da percepção artística, motivando os alunos ao demonstrar como essas habilidades são utilizadas no cotidiano e em diversas profissões.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma galeria de arte e se depara com uma obra moderna abstrata. Como você descreveria essa obra para um amigo que não a vê?

2. Pense em uma situação onde você precisa escolher uma imagem para representar o tema 'amor'. Como você decidiria qual imagem usar e o que faria com que aquela imagem fosse a melhor representação do tema para você?

Contextualização

A arte está presente em diversos aspectos de nossas vidas, desde a decoração de nossas casas até a comunicação de ideias complexas e sentimentos. Por exemplo, ao observar uma pintura, podemos ser levados a refletir sobre a história que ela conta, os materiais utilizados e como a composição das cores e formas pode afetar nossas emoções. Além disso, entender arte pode ser crucial em profissões como design, publicidade e arquitetura, onde a capacidade de perceber detalhes e entender a harmonia visual é essencial.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para aplicar de forma prática e interativa os conceitos de percepção visual e análise de elementos artísticos que os alunos estudaram previamente. Através das atividades propostas, os alunos têm a oportunidade de testar suas habilidades de observação e interpretação, bem como de explorar a influência de diferentes estímulos na percepção da arte. As atividades são pensadas para serem dinâmicas e envolventes, buscando sempre conectar o aprendizado teórico com situações reais e criativas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Arte

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e análise crítica, além de promover a criatividade na interpretação de obras de arte.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a se tornarem 'Detetives da Arte', utilizando suas habilidades de observação e análise para decifrar mistérios em obras de arte. Serão apresentadas imagens de pinturas famosas, e os alunos deverão identificar detalhes específicos como técnicas utilizadas, cores predominantes e possíveis histórias por trás das obras.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua entre os grupos imagens de pinturas famosas, sem revelar seus autores ou títulos.

  • Cada grupo deve analisar a imagem, tentando identificar características técnicas, como uso de luz e sombra, estilo da pincelada, cores predominantes e possíveis materiais utilizados.

  • Os alunos deverão então tentar criar uma história ou contexto para a obra analisada, baseando-se apenas na observação visual.

  • Cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, e ao final, as pinturas originais serão reveladas e discutidas em relação às interpretações dos alunos.

Atividade 2 - Arte em Movimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender como diferentes estímulos sensoriais podem influenciar a percepção de uma obra de arte, promovendo uma análise mais profunda.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos explorarão a influência da música na percepção de pinturas. Serão exibidas diversas imagens de pinturas acompanhadas de diferentes estilos musicais, e os alunos deverão associar cada imagem a uma música que eles acreditam se encaixar melhor com o tema ou emoção transmitida pela pintura.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e disponibilize uma série de imagens de pinturas variadas.

  • Prepare uma playlist com diferentes estilos musicais (clássico, rock, eletrônica, etc.).

  • Os alunos devem, para cada imagem, escolher uma música da playlist que eles acreditam que complementa ou altera a percepção da pintura.

  • Cada grupo justificará suas escolhas, explicando como a música altera sua percepção da arte.

  • Finalize com uma discussão sobre como diferentes contextos (como música, local de exposição, etc.) podem influenciar a apreciação de uma obra de arte.

Atividade 3 - O Mestre das Cores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a percepção das cores e a habilidade de trabalhar em equipe na interpretação e recriação de obras de arte.

- Descrição: Os estudantes serão desafiados a criar suas próprias 'obras-primas' a partir da análise de um mestre da pintura. Cada grupo receberá uma obra de um pintor famoso e deverá tentar reproduzir partes da obra, focando especialmente na utilização das cores.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo uma obra de um pintor conhecido, como Van Gogh ou Picasso.

  • Os alunos deverão analisar a obra, focando na utilização das cores, e tentar reproduzir uma parte da mesma utilizando materiais como lápis de cor, giz de cera ou aquarelas.

  • Após a criação, os grupos apresentarão suas interpretações para a classe e discutirão as escolhas de cores e como elas afetam a percepção da obra original.

  • Conclua com uma reflexão sobre a importância das cores na arte e na comunicação visual.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de oferecer uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros. Este momento também serve para o professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que os objetivos de aprendizagem tenham sido alcançados.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve conduzir uma breve recapitulação das atividades realizadas, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e descobertas. Cada grupo pode começar apresentando um resumo do que analisou e criou, seguido de uma reflexão sobre como a percepção da arte pode variar entre diferentes pessoas e culturas. O professor deve facilitar a conversa, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que as ideias sejam respeitadas e debatidas com curiosidade e abertura.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao analisar e interpretar as obras de arte durante as atividades?

2. Como a música ou outras influências externas alteraram sua percepção das pinturas durante a atividade 'Arte em Movimento'?

3. Que novas perspectivas sobre arte vocês ganharam a partir das atividades de hoje?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam relacionar as atividades práticas com os conceitos teóricos estudados. Este momento também serve para enfatizar a importância da percepção da arte no cotidiano e na formação de habilidades que são aplicáveis em diversas áreas. Além disso, proporciona uma oportunidade para que o professor avalie o entendimento dos alunos e esclareça quaisquer dúvidas finais, assegurando que os objetivos de aprendizagem tenham sido atingidos.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reforçando as técnicas de observação e análise crítica utilizadas pelos alunos. É fundamental recapitular as atividades práticas, como a 'Detetives da Arte', onde os alunos aplicaram suas habilidades de observação e interpretação em pinturas, e 'Arte em Movimento', que explorou a influência da música na percepção visual.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre a teoria estudada em casa e a prática em sala foi estabelecida por meio de atividades que simularam situações reais de apreciação artística. As discussões em grupo e as apresentações permitiram que os alunos aplicassem os conceitos teóricos de composição, cores e estilos artísticos em contextos práticos, solidificando o entendimento dos elementos que compõem as artes visuais.

Fechamento

Finalmente, é importante destacar a relevância da percepção artística no dia a dia e em diversas profissões, como design e publicidade, onde a habilidade de interpretar e criar visualmente é essencial. A compreensão da arte não só enriquece a cultura pessoal, mas também desenvolve a capacidade de comunicação e expressão dos alunos.


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