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Plano de aula de Processos de Criação de Artes

Artes

Original Teachy

'EF69AR06'

Processos de Criação de Artes

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de processos de criação em artes: os alunos devem ser capazes de definir e descrever o que é um processo de criação artística, identificando suas principais características e importância. Eles devem ser capazes de entender que a arte é uma expressão diversificada, produtiva e cultural, e que cada obra de arte é o produto de um processo de criação único.
  2. Analisar diferentes processos de criação artística: os alunos devem ser capazes de analisar diferentes processos de criação, identificando as etapas envolvidas e a relação entre o processo de criação e o produto final. Eles devem ser capazes de entender que o processo de criação pode variar de acordo com o tipo de arte, o artista e o contexto cultural e histórico em que a obra de arte foi criada.
  3. Aplicar o conhecimento sobre processos de criação em artes: os alunos devem ser capazes de aplicar o que aprenderam sobre processos de criação para criar suas próprias obras de arte. Eles devem ser capazes de planejar e executar um processo de criação, e refletir sobre as escolhas que fizeram durante o processo.

Objetivos secundários:

  • Reconhecer a importância da criatividade e experimentação nos processos de criação em artes.
  • Desenvolver a habilidade de pensar criticamente sobre a arte, considerando o processo de criação além do produto final.
  • Desenvolver a habilidade de expressão artística através da criação de suas próprias obras de arte.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor deve começar a aula revisando os conceitos já aprendidos sobre arte e sua importância cultural e expressiva, relembrando os diferentes tipos de arte que os alunos já estudaram e como cada um tem seu próprio processo criativo. (2 - 3 minutos)

  2. Situação-problema:

    • Situação 1: O professor pode apresentar uma imagem de uma obra de arte famosa e perguntar aos alunos como eles acham que o artista chegou àquele resultado final. Quais foram os passos que ele teve que seguir? Quais materiais ele usou? Quanto tempo ele levou para finalizar a obra? (3 - 4 minutos)

    • Situação 2: O professor pode pedir aos alunos para pensarem sobre o processo de criação de uma obra de arte que eles mesmos criaram, seja um desenho, uma pintura, uma escultura etc. Eles conseguem identificar as etapas que seguiram? Eles fizeram algum planejamento antes de começar a criar? (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar que o processo de criação é uma parte essencial da arte, que envolve não apenas a execução técnica, mas também a concepção da ideia, o planejamento, a experimentação, a avaliação e a revisão. Nesse sentido, entender o processo de criação permite apreciar e valorizar a arte de uma maneira mais profunda. (1 - 2 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Curiosidade 1: O professor pode contar a história de Picasso e o processo de criação da sua famosa pintura Guernica, que levou 35 dias para ser concluída e envolveu várias esboços preparatórios e estudos de composição. (2 - 3 minutos)

    • Curiosidade 2: O professor pode falar sobre o processo de criação de "O Nascimento de Vênus", de Botticelli, que envolveu o uso de técnicas inovadoras para a época e levou vários anos para ser concluída. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria sobre Processos de Criação (10 - 12 minutos)

    • Definição: O professor deve explicar que processos de criação são os passos e métodos que um artista utiliza para criar uma obra de arte. Este processo pode variar dependendo do artista, do tipo de arte e do contexto cultural e histórico. O processo de criação não é apenas sobre a execução final, mas inclui a concepção da ideia, o planejamento, a experimentação, a avaliação e a revisão.

    • Importância da Criatividade e Experimentação: O professor deve enfatizar que a criatividade e a experimentação são elementos centrais dos processos de criação. A criatividade permite ao artista gerar ideias inovadoras, enquanto a experimentação permite ao artista explorar diferentes técnicas e materiais e aprender com os erros.

    • Processos de Criação em Diferentes Tipos de Arte: O professor deve descrever como os processos de criação podem variar em diferentes tipos de arte. Por exemplo, o processo de criação em pintura normalmente envolve esboçar o desenho, escolher as cores e pintar, enquanto o processo de criação em escultura envolve modelar ou esculpir o material.

    • Exemplos de Processos de Criação: O professor deve dar exemplos de processos de criação de artistas famosos, como Picasso e Botticelli, para ilustrar como esses processos podem variar e como eles afetam o resultado final.

  2. Análise de Processos de Criação (5 - 7 minutos)

    • Discussão em Grupo: O professor deve dividir a turma em grupos e pedir a cada grupo que analise uma obra de arte (que pode ser uma imagem de uma obra de arte famosa ou uma obra de arte criada pelos próprios alunos) e discuta quais podem ter sido os passos do processo de criação.

    • Apresentação dos Resultados: Após a discussão em grupo, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma. O professor deve guiar a discussão, perguntando sobre as etapas do processo de criação, os materiais utilizados, o tempo necessário para a criação, etc.

  3. Aplicação dos Conhecimentos sobre Processos de Criação (5 - 6 minutos)

    • Atividade Prática: O professor deve pedir aos alunos que esbocem um processo de criação para uma obra de arte que eles gostariam de criar. Eles devem pensar sobre a ideia, o planejamento, os materiais necessários, as etapas de execução, a experimentação e a revisão.

    • Reflexão sobre a Atividade: O professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o processo de criação que eles esboçaram. Eles acham que o processo será fácil ou difícil? Que desafios eles antecipam? Como eles podem superar esses desafios?

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (4 - 5 minutos):

    • O professor deve dividir novamente os alunos em grupos e pedir que discutam sobre o que aprenderam durante a aula. Cada grupo deve selecionar um representante para compartilhar as conclusões com a turma.

    • O professor pode fornecer algumas perguntas para orientar a discussão, como: "Quais foram as principais ideias ou conceitos que vocês aprenderam hoje?" ou "Como o que aprendemos hoje se conecta com o que já sabíamos sobre arte?"

    • Durante a discussão, o professor deve incentivar os alunos a fazer conexões entre a teoria e a prática, entre o que aprenderam na aula e suas próprias experiências de criação de arte. Por exemplo, eles podem discutir como os processos de criação que aprenderam podem ser aplicados em suas próprias criações artísticas.

  2. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor deve pedir aos alunos que façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. Eles podem escrever suas reflexões em um caderno ou discuti-las com um colega.

    • O professor pode fornecer algumas perguntas para orientar a reflexão, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?"

  3. Feedback do Professor (2 - 3 minutos):

    • O professor deve dar feedback aos alunos, destacando os principais pontos que foram discutidos durante a aula e reforçando os conceitos mais importantes.

    • O professor também deve responder a quaisquer perguntas não resolvidas que os alunos possam ter e fornecer orientações para estudos futuros.

  4. Encerramento da Aula (1 minuto):

    • Para encerrar a aula, o professor pode fazer uma breve recapitulação dos principais pontos discutidos durante a aula e lembrar aos alunos das atividades ou tarefas que precisam realizar para a próxima aula.

    • O professor deve também encorajar os alunos a continuar explorando os conceitos discutidos em sala de aula por conta própria, experimentando diferentes processos de criação em suas próprias obras de arte e refletindo sobre suas experiências.

Este retorno é importante para consolidar o aprendizado dos alunos e para criar conexões entre a teoria e a prática, ajudando os alunos a aplicar o que aprenderam em suas próprias experiências de criação de arte.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, relembrando os conceitos de processos de criação artística, a importância da criatividade e da experimentação, e como os processos de criação variam entre diferentes tipos de arte.
    • Ele também deve reafirmar a importância de entender o processo de criação como uma forma de apreciar e valorizar a arte além do produto final.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria e a prática, destacando as atividades práticas e discussões que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico sobre processos de criação à análise de obras de arte e ao planejamento de suas próprias criações.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais extras para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o assunto, como vídeos, documentários, livros ou sites que mostrem artistas discutindo seus processos de criação ou que permitam aos alunos explorar diferentes técnicas e materiais artísticos.
  4. Aplicação no Dia a Dia (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do conhecimento adquirido para o dia a dia dos alunos, explicando que entender o processo de criação artística pode ajudá-los a apreciar a arte em um nível mais profundo, a expressar-se de maneira mais efetiva e criativa através da arte, e a desenvolver habilidades valiosas, como pensamento crítico, resolução de problemas e perseverança.
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