Entrar

Plano de aula de Processos de Criação de Artes

Artes

Original Teachy

'EF69AR06'

Processos de Criação de Artes

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir o conceito e a importância dos processos de criação de arte, com o objetivo de desenvolver o entendimento dos alunos sobre o tema.
  2. Habilitar os alunos a esquematizar e compreender os diversos processos de criação da arte, identificando suas etapas, características, e como elas se manifestam em diferentes formas de expressões artísticas.
  3. Encorajar a percepção da arte como uma atividade diversificada, produtiva e cultural, incentivando os alunos a reconhecerem a arte em diversas formas e contextos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico dos alunos ao examinar diferentes processos de criação de arte.
  2. Estimular a criatividade dos alunos através da exploração de diferentes processos e técnicas artísticas.
  3. Fomentar o apreço e respeito pela diversidade cultural e artística.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conhecimentos anteriores: O professor deve começar a aula revisitando conceitos básicos de arte e processos de criação. Eles devem se certificar de que os alunos compreendem a ideia de arte como forma de expressão e a importância do processo criativo. (2 - 3 minutos)

  2. Situação problema: O professor deve apresentar duas situações problema que estimulem o pensamento dos alunos.

    • Situação 1: "Imagine que você é um artista que foi contratado para criar uma grande escultura para uma exposição. Por onde você começaria? Quais são os passos que você seguiria para completar esta tarefa?"
    • Situação 2: "Suponha que você é um pintor que foi desafiado a criar uma pintura que represente a diversidade cultural de sua cidade. Como você incorporaria diferentes culturas em sua arte? O que você consideraria durante seu processo de criação?" (4 - 5 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve então explicar a relevância dos processos de criação de arte na vida real. Eles podem mencionar como diferentes artistas usam processos distintos para criar suas obras, e como o entendimento desses processos pode enriquecer a apreciação da arte. O professor pode também discutir a relevância dos processos de criação de arte em diferentes indústrias, como design, propaganda, cinema e teatro. (3 - 4 minutos)

  4. Ganhando a atenção dos alunos: Para capturar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre os processos de criação de arte.

    • Curiosidade 1: "Você sabia que o famoso pintor Pablo Picasso tinha um processo de criação bastante único? Ele costumava esboçar suas pinturas em papel de jornal antes de transferi-las para a tela. Algumas dessas pinturas ainda mostram traços do texto do jornal por trás da pintura."
    • Curiosidade 2: "Você já ouviu falar sobre a técnica japonesa de 'Kintsugi'? É um processo de criação de arte onde cerâmicas quebradas são reparadas com laca misturada com pó de ouro. A ideia é que as quebras e reparos fazem parte da história do objeto, ao invés de algo a ser disfarçado." (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Criação de Arte em Grupo - "A Jornada do Artista" (10 - 15 minutos)

    • Divida os alunos em grupos de cinco e entregue a cada grupo uma folha grande de papel e um conjunto de materiais de arte, como lápis, marcadores, tintas, cola, papel colorido, tesouras, etc.

    • Instrua cada grupo a criar uma representação visual de um processo de criação de arte. Os alunos devem começar com a ideia inicial e terminar com a obra de arte finalizada. Eles podem escolher qualquer forma de arte, desde pintura e escultura até dança e teatro.

    • Encoraje os alunos a serem criativos em sua representação, usando diferentes cores, texturas e materiais para ilustrar as diferentes etapas do processo. Eles também devem incluir descrições escritas ou símbolos para explicar cada etapa.

    • Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a classe, explicando seu processo de criação de arte e as escolhas que fizeram ao longo do caminho.

  2. Atividade de Resolução de Problemas - "O Desafio do Artista" (10 - 15 minutos)

    • Apresente aos alunos uma série de desafios relacionados aos processos de criação de arte. Por exemplo: "Como você criaria uma obra de arte que retrata um dia chuvoso?", "Como você incorporaria movimento em uma pintura estática?", "Como você expressaria a emoção da alegria em uma escultura?".

    • Em seus grupos, os alunos devem escolher um desafio e trabalhar juntos para desenvolver uma solução. Eles devem considerar todas as etapas do processo de criação de arte, desde a concepção da ideia até a execução final.

    • Os alunos devem esboçar suas ideias e planejar como eles executariam sua solução. Eles devem considerar quais materiais e técnicas eles usariam, como eles organizariam seu tempo e trabalho, e como eles incorporariam feedback e revisões em seu processo.

    • Ao final da atividade, os grupos devem compartilhar suas soluções com a classe, explicando como eles abordariam o desafio e quais seriam os resultados esperados de seu processo de criação de arte.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • Depois que todos os grupos terminarem de apresentar suas soluções para o "Desafio do Artista", o professor deve iniciar uma discussão em grupo.

    • O professor deve pedir a cada grupo para compartilhar suas soluções ou conclusões, enfocando em como eles abordaram e resolveram o desafio. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas ideias.

    • O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a oferecerem feedback construtivo. O objetivo é criar um ambiente de aprendizado colaborativo onde os alunos podem aprender uns com os outros e aprimorar suas habilidades de pensamento crítico.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer uma revisão da teoria discutida na aula, relacionando-a com as soluções apresentadas pelos grupos. Eles devem destacar como as etapas do processo de criação de arte foram aplicadas pelos alunos na resolução dos desafios.

    • O professor também deve verificar o que foi aprendido com as atividades em grupo, enfatizando a importância de compreender e aplicar os processos de criação de arte em diferentes contextos e formas de expressão artística.

    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para cada grupo sobre suas soluções, para garantir que os alunos compreenderam os processos de criação de arte e foram capazes de aplicá-los de maneira efetiva.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam ao longo da aula.

    • O professor deve fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?", "Como você aplicaria o que aprendeu hoje em suas próprias criações artísticas?".

    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, serão convidados a compartilhar suas reflexões com a classe. Isso ajudará o professor a avaliar a compreensão dos alunos e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais foco ou revisão em aulas futuras.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os pontos principais da aula, relembrando os conceitos fundamentais dos processos de criação de arte. Isso pode incluir a importância da ideia inicial, o planejamento, a execução e a revisão.
    • O professor deve destacar a diversidade dos processos de criação de arte, ressaltando que não há um único "caminho certo" para criar, e que cada artista pode ter seu próprio processo único.
    • O professor deve também reforçar a ideia de que a arte é uma atividade diversificada, produtiva e cultural, que pode ser expressa de várias maneiras e possui relevância em diversos contextos e indústrias.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicitar como a aula conectou a teoria dos processos de criação de arte com a prática das atividades em grupo. Eles devem salientar como os alunos aplicaram os conceitos aprendidos para resolver os desafios propostos.
    • O professor deve também enfatizar como a compreensão e aplicação dos processos de criação de arte podem ser úteis em várias situações da vida real, não apenas para artistas, mas também para profissionais de outras áreas.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre os processos de criação de arte. Isso pode incluir livros, documentários, exposições de arte online, e até mesmo entrevistas com artistas falando sobre seus processos criativos.
    • O professor pode recomendar que os alunos pesquisem sobre os processos de criação de seus artistas favoritos, e como esses processos influenciam o resultado final de suas obras.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor deve sublinhar a relevância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos. Eles devem explicar como a compreensão dos processos de criação de arte pode enriquecer a apreciação da arte, permitindo aos alunos entender melhor o significado e o contexto por trás das obras de arte que eles veem.
    • Além disso, o professor pode destacar como esses conhecimentos podem ser úteis em outras áreas, como a resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos, já que muitos dos princípios dos processos de criação de arte também se aplicam a essas atividades.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies