Entrar

Plano de aula de Processos de Criação de Artes

Artes

Original Teachy

'EF69AR06'

Processos de Criação de Artes

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Processos de Criação de Artes

Palavras ChaveProcessos de Criação de Artes, Metodologia Socioemocional, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Mindfulness, Respiração Profunda, Diversidade Artística, Impacto Cultural, Expressão Emocional, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosPapéis, Lápis, Tinta, Pincéis, Tesouras, Revistas para colagem, Folhas de papel para escrita, Canetas
Códigos BNCCEF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.; EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida sobre os processos de criação de arte, destacando a importância da diversidade e do impacto cultural. Além disso, visa desenvolver a inteligência emocional dos alunos, ajudando-os a reconhecer, entender e expressar emoções de maneira apropriada e regulada, tanto no contexto artístico quanto em suas vidas pessoais.

Objetivos Principais

1. Esquematizar os processos de criação artística, compreendendo sua diversidade e impacto cultural.

2. Desenvolver a capacidade de reconhecer e entender emoções relacionadas ao processo criativo.

3. Explorar a expressão de emoções através da arte, promovendo o autocontrole e a regulação emocional.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Encontro com o Agora

Mindfulness e Respiração Profunda

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas eretas e os pés apoiados no chão. (1 - 2 minutos)

2. Solicite que fechem os olhos ou que mantenham um olhar suave, focado em um ponto fixo à frente. (1 - 2 minutos)

3. Peça aos alunos que levem sua atenção à respiração, percebendo o ar entrando e saindo de seus pulmões. Oriente-os a respirarem profundamente pelo nariz, enchendo o abdômen, e a expirarem lentamente pela boca. (2 - 3 minutos)

4. Oriente os alunos a perceberem qualquer tensão no corpo e a soltarem esses músculos, relaxando-os conscientemente. (2 - 3 minutos)

5. Sugira que, ao inspirarem, pensem na palavra 'calma' e, ao expirarem, pensem na palavra 'liberdade', ajudando a criar uma sensação de tranquilidade e presença. (2 - 3 minutos)

6. Após alguns minutos de respiração profunda, peça aos alunos que lentamente voltem sua atenção para a sala, abrindo os olhos devagar e se preparando mentalmente para a aula. (1 - 2 minutos)

Contextualização do Conteúdo

A criação artística é um processo rico e diversificado, que envolve não apenas habilidades técnicas, mas também uma profunda conexão com nossas emoções e com o mundo ao nosso redor. Ao longo da história, a arte tem sido uma forma poderosa de expressão emocional e cultural, proporcionando uma janela para as experiências e sentimentos de diferentes épocas e sociedades. Imagine um artista pintando uma obra-prima; cada pincelada é influenciada por suas emoções, suas experiências de vida e seu contexto cultural. Da mesma forma, ao criar arte, os alunos podem explorar e expressar suas próprias emoções, aprendendo a compreender melhor a si mesmos e aos outros. Isso não só enriquece o processo criativo, mas também promove habilidades socioemocionais essenciais para a vida.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 - 25 minutos

1. Conceito de Arte: Explique que a arte é uma forma de expressão humana que utiliza diversos meios e técnicas para comunicar ideias, emoções e narrativas. Ela pode ser visual, sonora, performática, entre outras formas.

2. Processo Criativo: Detalhe que o processo de criação artística é único para cada artista, mas geralmente envolve etapas como inspiração, planejamento, execução e revisão. Exemplifique com artistas famosos que seguiram processos distintos (por exemplo, Vincent van Gogh e seu uso emotivo da cor em 'Noite Estrelada').

3. Diversidade na Arte: Enfatize a diversidade de estilos e técnicas artísticas. Utilize exemplos de diferentes culturas e épocas, como o Renascimento Europeu, a Arte Africana e o Modernismo Brasileiro.

4. Impacto Cultural da Arte: Discuta como a arte reflete e influencia a cultura. Aponte exemplos históricos onde a arte teve um papel significativo, como o muralismo mexicano ou a arte de protesto durante a ditadura militar no Brasil.

5. Reconhecimento das Emoções na Arte: Explique como a arte pode ser um veículo para expressar emoções profundas. Utilize exemplos de obras que transmitem emoções específicas, como 'Guernica' de Picasso para a dor e o sofrimento, ou as obras de Monet que transmitem tranquilidade e paz.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 - 35 minutos

Criação de uma Obra de Arte Emocional

Os alunos serão convidados a criar uma obra de arte que expresse uma emoção específica. Eles poderão escolher entre desenho, pintura ou colagem. A atividade permitirá que explorem suas emoções e pratiquem o reconhecimento e a expressão das mesmas de forma artística.

1. Divida os alunos em grupos e distribua os materiais necessários para a criação artística (papel, lápis, tintas, pincéis, tesouras, revistas para colagem). (2 - 3 minutos)

2. Peça aos alunos que escolham uma emoção que gostariam de expressar em sua obra de arte. Sugira emoções como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, etc. (2 - 3 minutos)

3. Incentive os alunos a refletirem sobre uma experiência pessoal que evoca essa emoção e como poderiam representá-la visualmente. (5 - 7 minutos)

4. Oriente os alunos a começarem a criar sua obra de arte, utilizando as técnicas e materiais disponibilizados. Lembre-os de que não há respostas certas ou erradas; o importante é a expressão genuína da emoção. (25 - 30 minutos)

5. Durante a criação, circule pela sala, oferecendo suporte e encorajamento. Faça perguntas que ajudem os alunos a refletirem sobre suas escolhas artísticas e emocionais. (5 - 7 minutos)

Discussão e Feedback em Grupo

Após a conclusão da atividade, reúna os alunos em um círculo para compartilhar suas obras e experiências. Inicie a discussão aplicando o método RULER:

Reconhecer: Peça aos alunos que olhem para as obras dos colegas e tentem reconhecer as emoções expressas. Pergunte: 'Que emoção você vê nesta obra?'.

Compreender: Incentive os alunos a falar sobre as causas e consequências das emoções que escolheram expressar. Pergunte: 'Por que você escolheu essa emoção? O que aconteceu para você sentir isso?'.

Nomear: Ajude os alunos a nomear corretamente as emoções que identificaram. Isso pode ser feito através de um breve exercício de vocabulário emocional.

Expressar: Permita que os alunos falem sobre como se sentiram ao criar a obra e se foi difícil ou fácil expressar a emoção escolhida. Pergunte: 'Como foi expressar essa emoção através da arte?'.

Regular: Discuta estratégias que os alunos poderiam usar para regular suas emoções no futuro. Pergunte: 'Como a criação dessa obra ajudou você a lidar com essa emoção?'.

Conclusão

Duração: 20 - 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, sugira aos alunos que escrevam um breve parágrafo sobre os desafios que enfrentaram durante a criação da obra de arte e como geriram suas emoções ao longo do processo. Alternativamente, realize uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar suas experiências e estratégias de regulação emocional. Incentive os alunos a serem honestos e a refletirem profundamente sobre suas emoções.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a praticarem a autoavaliação e a regulação emocional. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos poderão identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro, tanto no contexto artístico quanto em outros aspectos de suas vidas.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Eles podem escrever essas metas em uma folha de papel ou compartilhá-las verbalmente com a turma. As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo definido (SMART).

Possíveis Ideias de Metas:

1. Completar pelo menos uma obra de arte em casa que expresse uma emoção específica.

2. Participar de uma exposição de arte na escola, compartilhando suas obras e emoções com a comunidade escolar.

3. Desenvolver uma rotina de reflexão emocional semanal para melhorar o autoconhecimento e a regulação emocional.

4. Pesquisar e apresentar sobre um artista que utiliza a arte como forma de expressão emocional.

5. Praticar técnicas de mindfulness e respiração profunda antes de iniciar qualquer atividade criativa. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir e perseguir metas pessoais e acadêmicas, os alunos poderão continuar a desenvolver suas habilidades artísticas e socioemocionais. Isso promove uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal, incentivando-os a aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies