Objetivos (5 minutos)
-
Compreender a estrutura do corpo humano e a organização de seus sistemas: Os alunos devem entender que o corpo humano é composto por diversos sistemas interligados, cada um com suas funções específicas. Eles devem ser capazes de identificar e descrever os principais sistemas, como o sistema circulatório, respiratório, digestivo, etc.
-
Relacionar a estrutura e função dos sistemas corporais: Uma vez que os alunos tenham uma compreensão básica da estrutura dos sistemas do corpo humano, eles devem ser capazes de relacionar essa estrutura com a função de cada sistema. Este objetivo se concentra em desenvolver a habilidade de pensamento crítico dos alunos.
-
Entender a importância da interação entre os sistemas: Além de compreender a estrutura e função de cada sistema individualmente, os alunos devem ser capazes de entender como esses sistemas interagem entre si para manter o corpo humano em equilíbrio. Isso ajudará a fortalecer a compreensão dos alunos sobre a complexidade do corpo humano.
Objetivos secundários:
-
Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas: Ao longo da aula, os alunos serão incentivados a pensar criticamente sobre as questões relacionadas à estrutura e função dos sistemas do corpo humano. Eles também serão desafiados a aplicar seu conhecimento para resolver problemas e situações hipotéticas.
-
Promover a discussão em grupo e a colaboração: A metodologia da aula invertida incentiva a colaboração e a discussão em grupo. Os alunos serão estimulados a compartilhar suas ideias, dúvidas e descobertas, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos prévios: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o conteúdo de aulas anteriores que são fundamentais para o entendimento do tema da aula atual. Isso pode incluir uma breve revisão sobre o que são células, tecidos e órgãos, e como essas estruturas se organizam para formar os sistemas do corpo humano. Esta revisão pode ser feita através de perguntas e respostas, ou por meio de um pequeno questionário de revisão.
-
Situação-problema: O professor deve então apresentar duas situações que despertem o interesse dos alunos e os incentivem a pensar sobre o tema da aula. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como nosso corpo consegue levar o oxigênio do ar que respiramos para todas as nossas células?" ou "Como o nosso corpo consegue transformar o alimento que comemos em energia?". Estas perguntas devem ser deixadas sem resposta neste momento, servindo apenas para introduzir o tópico e gerar curiosidade nos alunos.
-
Contextualização: O professor deve explicar a importância do estudo da organização dos sistemas do corpo humano, destacando como este conhecimento é aplicado em diversas áreas, como a medicina, a nutrição, a educação física, entre outras. O professor pode também mencionar exemplos de doenças ou condições que afetam o funcionamento dos sistemas do corpo humano, e como o conhecimento sobre a estrutura e função desses sistemas é fundamental para o diagnóstico e tratamento dessas condições.
-
Introdução do tópico: Para captar a atenção dos alunos e despertar o interesse pelo tema, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre o corpo humano. Por exemplo, o professor pode mencionar que o sistema circulatório do corpo humano é responsável por bombear o sangue a uma velocidade de 8 a 10 metros por segundo, ou que o sistema nervoso do corpo humano é composto por cerca de 100 bilhões de células nervosas, chamadas neurônios. O professor pode ainda mostrar imagens ou vídeos que ilustrem a complexidade e a beleza da organização dos sistemas do corpo humano.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade "Construindo o Corpo Humano": (10 - 15 minutos)
- Preparação: O professor deve dividir os alunos em grupos de no máximo cinco pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de materiais, que inclui papel cartão, tesouras, cola, lápis de cor e imagens impressas dos órgãos e sistemas do corpo humano.
- Desenvolvimento: Cada grupo terá a tarefa de construir uma réplica do corpo humano, organizando os órgãos e sistemas no local correto. Eles devem desenhar os contornos do corpo em papel cartão, e então recortar e colar as imagens dos órgãos e sistemas nos locais corretos. Enquanto os alunos trabalham, o professor deve circular pela sala, auxiliando e orientando quando necessário.
- Discussão: Depois que todos os grupos concluírem suas construções, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre a importância da organização dos sistemas do corpo humano e como essa organização permite que o corpo funcione de maneira eficiente. O professor deve também reforçar a ideia de que a estrutura de um sistema determina sua função.
-
Atividade "Jogo da Memória dos Sistemas do Corpo Humano": (10 - 15 minutos)
- Preparação: O professor deve preparar com antecedência um conjunto de cartas de jogo da memória. Cada carta deve ter uma imagem de um órgão ou sistema do corpo humano de um lado, e o nome do órgão ou sistema do outro lado. O número de pares de cartas deve ser igual ao número de alunos na sala.
- Desenvolvimento: Os alunos devem ser divididos em pares. Cada par receberá um conjunto de cartas. Eles devem embaralhar as cartas e colocá-las de cabeça para baixo na mesa. Em seguida, eles devem alternar turnos, virando duas cartas por vez. Se as cartas formarem um par (imagem e nome do mesmo órgão ou sistema), o aluno pode ficar com o par e jogar novamente. Se as cartas não formarem um par, elas devem ser viradas novamente, e é a vez do próximo aluno jogar. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido emparelhadas.
- Discussão: Após o jogo, o professor deve promover uma discussão sobre o que os alunos aprenderam. O professor deve perguntar aos alunos quais foram as estratégias que eles usaram para lembrar a localização das cartas, e como o jogo ajudou a reforçar o que eles aprenderam sobre a estrutura e função dos sistemas do corpo humano.
Estas atividades são projetadas para serem interativas e envolventes, permitindo que os alunos explorem e compreendam a organização dos sistemas do corpo humano de forma lúdica e divertida. Ao final das atividades, os alunos devem ser capazes de identificar os principais sistemas do corpo humano, descrever a função de cada um e entender como eles interagem entre si.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):
- Preparação: O professor deve reunir todos os alunos em um círculo, mantendo os grupos de atividades anteriores. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas soluções, conclusões e descobertas com o restante da classe.
- Desenvolvimento: O professor deve iniciar a discussão pedindo a cada grupo para compartilhar brevemente como eles organizaram os órgãos e sistemas na atividade "Construindo o Corpo Humano" e quais estratégias eles usaram para memorizar os pares de cartas no "Jogo da Memória dos Sistemas do Corpo Humano". O professor deve então fazer perguntas para cada grupo, incentivando-os a explicar o raciocínio por trás de suas escolhas e a relacionar suas conclusões com o conteúdo teórico discutido na aula. O professor deve facilitar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar, e ajudando a fazer conexões entre as ideias e conclusões dos diferentes grupos.
-
Verificação de Aprendizado (3 - 5 minutos):
- Preparação: Após a discussão em grupo, o professor deve fazer uma breve recapitulação dos principais pontos discutidos, enfatizando as conexões entre a estrutura e função dos sistemas do corpo humano e a importância da interação entre esses sistemas.
- Desenvolvimento: Ainda em círculo, o professor deve então fazer uma série de perguntas rápidas para a classe, para verificar o nível de compreensão dos alunos sobre o tópico da aula. As perguntas podem incluir: "O que é um sistema do corpo humano?" "Quais são os principais sistemas do corpo humano?" "Por que é importante entender a estrutura e função dos sistemas do corpo humano?" "Como os diferentes sistemas do corpo humano interagem entre si?". O professor deve encorajar todos os alunos a participar, e deve fornecer feedback imediato sobre as respostas dos alunos.
-
Reflexão Individual (2 - 3 minutos):
- Preparação: Finalmente, o professor deve pedir aos alunos que reflitam silenciosamente sobre o que aprenderam na aula.
- Desenvolvimento: O professor deve propor que os alunos respondam a duas perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem anotar suas respostas em um pedaço de papel, que será coletado pelo professor no final da aula. Esta reflexão ajudará os alunos a consolidar seu aprendizado e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais estudo ou esclarecimento.
Este Retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tópico da aula, forneça feedback imediato e ajude a esclarecer quaisquer conceitos que possam não ter sido entendidos. Além disso, ao promover a discussão em grupo e a reflexão individual, o Retorno incentiva os alunos a se tornarem conscientes de seu próprio processo de aprendizado e a assumirem a responsabilidade por sua própria compreensão do tópico.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando a estrutura e função dos sistemas do corpo humano, a importância de sua interação e a aplicação prática desses conhecimentos. O professor pode, por exemplo, relembrar as principais descobertas ou conclusões dos grupos durante as atividades práticas. Esta é uma oportunidade para revisar qualquer conceito que possa não ter sido compreendido completamente.
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações no estudo da organização dos sistemas do corpo humano. Por exemplo, o professor pode mencionar como a atividade "Construindo o Corpo Humano" permitiu aos alunos aplicar seu conhecimento teórico de uma maneira prática e lúdica. O professor também pode destacar como o "Jogo da Memória dos Sistemas do Corpo Humano" ajudou a reforçar a conexão entre a estrutura e a função dos sistemas do corpo humano. Finalmente, o professor pode reiterar a importância desses conhecimentos para a compreensão de doenças e condições do corpo humano e para a prática de profissões relacionadas à saúde.
-
Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a organização dos sistemas do corpo humano. Estes podem incluir livros de ciências, sites educativos, vídeos e documentários, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar o site do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, que tem uma seção dedicada à educação sobre o corpo humano, com imagens, vídeos e explicações detalhadas sobre os diferentes sistemas do corpo humano.
-
Importância do Tópico (1 minuto): Por fim, o professor deve destacar a relevância do tópico da aula para o dia a dia dos alunos. O professor pode, por exemplo, mencionar como o conhecimento sobre a organização dos sistemas do corpo humano é útil para entender como nosso corpo funciona e para tomar decisões saudáveis em relação à alimentação, exercícios físicos, sono, entre outros. O professor pode também reforçar como este conhecimento é valioso para carreiras futuras, especialmente na área da saúde e biologia.