Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Digestivo

Ciências

Original Teachy

'EF06CI06'

Corpo Humano: Sistema Digestivo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Corpo Humano: Sistema Digestivo

Palavras ChaveSistema Digestório, Boca, Estômago, Intestinos, Digestão, Hábitos Alimentares Saudáveis, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Cenários de Crise Digestiva, Storytelling Digital, Influenciadores Digitais, Trabalho em Grupo, Pesquisa Online, Apresentação Digital, Feedback 360°, Interatividade, Engajamento
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Ferramentas de apresentação digital (PowerPoint, Google Slides, ou similar), Plataforma de storytelling digital (ex: Twine), Aplicativos de edição de vídeo, Ferramentas para criação de infográficos, Cenários pré-elaborados de crise digestiva, Papéis e canetas para anotações, Projetor ou tela para apresentações
Códigos BNCCEF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara e detalhada dos principais componentes do sistema digestório e suas funções. Isso servirá como base para atividades práticas e interativas que serão realizadas durante a aula, aprofundando e contextualizando o conhecimento adquirido anteriormente de forma dinâmica e engajadora.

Objetivos principais:

1. Identificar e nomear os principais componentes do sistema digestório: boca, estômago e intestinos.

2. Explicar as funções de cada componente do sistema digestório no processo de digestão dos alimentos.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o funcionamento do sistema digestório com hábitos alimentares saudáveis.
  2. Utilizar recursos digitais para complementar o entendimento sobre a digestão.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar um aquecimento inicial que envolve os alunos de maneira ativa e engajante, despertando sua curiosidade e incentivando a pesquisa sobre o tema. Dessa forma, os alunos se sentirão mais participativos e preparados para as atividades práticas que seguirão durante a aula.

Aquecendo

Aquecimento: No início da aula, explique aos alunos que hoje irão aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema digestivo humano, focando especialmente nos principais componentes: boca, estômago e intestinos. Proponha um breve desafio digital: peça para que utilizem seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante ou curioso sobre o sistema digestório. Isso pode incluí-los em um contexto mais amplo e relacionável, gerando um ambiente dinâmico e divertido desde o começo.

Reflexões Iniciais

1.Qual é a função principal da boca no sistema digestório?

2.O que acontece com os alimentos no estômago?

3.Você sabe qual a função dos intestinos no processo de digestão?

4.Como uma alimentação saudável pode influenciar o funcionamento do sistema digestório?

5.Encontrou algum fato interessante sobre a digestão que gostaria de compartilhar com a turma?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o sistema digestório de maneira prática e engajante, utilizando recursos digitais que estão integrados ao cotidiano deles. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolverão habilidades de colaboração, pesquisa e comunicação, além de aplicarem o conhecimento teórico em contextos reais e criativos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Digitais do Sistema Digestório

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Identificar problemas comuns no sistema digestório e propor soluções baseadas no conhecimento adquirido, utilizando recursos digitais.

- Descrição: Os alunos serão 'Detetives Digitais', investigando um caso de crise digestiva. Cada grupo receberá um cenário diferente, que descreve sintomas de um problema digestivo específico. Utilizando recursos digitais, eles precisarão identificar qual componente do sistema digestivo está envolvido e propor soluções.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo um cenário de crise digestiva (pré-elaborado). Os cenários podem incluir casos como: dor de estômago após uma refeição pesada, azia constante, intestino preso, entre outros.

  • Cada grupo deve usar celulares e computadores com acesso à internet para pesquisar sobre os sintomas e o funcionamento do sistema digestivo.

  • Os grupos devem criar uma apresentação digital (usando PowerPoint, Google Slides ou outra ferramenta similar) explicando o problema, identificando a parte do sistema digestivo envolvida e propondo possíveis soluções baseadas em alimentação saudável e hábitos de vida.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas e soluções para a turma.

Atividade 2 - Jornada do Alimento pelo Sistema Digestivo – Um Storytelling Interativo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Contextualizar o funcionamento do sistema digestivo de forma criativa e engajadora, utilizando ferramentas de storytelling digital.

- Descrição: Os alunos criarão uma história interativa sobre a jornada de um alimento pelo sistema digestivo utilizando uma plataforma de storytelling digital, como o 'Twine'. Cada grupo terá a missão de narrar a passagem do alimento por cada componente do sistema digestivo e detalhar suas funções.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo criará uma história interativa sobre a jornada de um alimento (escolhido por eles) pelo sistema digestivo.

  • Cada grupo será responsável por narrar a passagem do alimento pela boca, estômago e intestinos, detalhando as funções de cada componente.

  • Incentive os alunos a usar a plataforma Twine (ou outra plataforma de storytelling digital) para criar uma narrativa interativa e visualmente atraente.

  • Os grupos podem adicionar hiperlinks, imagens e outras mídias digitais para enriquecer a experiência.

  • Após a criação, cada grupo apresentará sua história interativa à turma, explicando o processo digestivo conforme o alimento avança pelo sistema digestivo.

Atividade 3 - Influenciadores da Digestão Saudável

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a conscientização sobre hábitos alimentares saudáveis e suas influências no sistema digestivo, utilizando estratégias de comunicação digital.

- Descrição: Os alunos se tornarão influenciadores digitais e criarão uma campanha de conscientização sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis para o sistema digestivo. Utilizando redes sociais fictícias, os grupos desenvolverão postagens, vídeos curtos e infográficos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo criará uma campanha de conscientização sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis para o sistema digestivo.

  • Os alunos devem utilizar aplicativos de edição de vídeo, criação de infográficos e plataformas de rede social (fictícias) para desenvolver seu conteúdo.

  • Cada grupo deve produzir ao menos: um vídeo curto (de até 1 minuto), uma postagem explicativa sobre um tema específico (como a função do estômago ou intestinos), e um infográfico que resuma as boas práticas alimentares para uma digestão saudável.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua campanha para a turma, explicando o conteúdo criado e a importância dos hábitos alimentares para o sistema digestivo.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos por meio de uma discussão coletiva e reflexiva, promovendo a troca de conhecimentos entre os grupos. O feedback 360° adiciona uma camada de autocrítica e avaliação construtiva, permitindo um desenvolvimento mais completo das habilidades de comunicação, colaboração e compreensão dos conceitos estudados.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize este roteiro para introduzir a discussão:

Convide cada grupo a apresentar um breve resumo das atividades realizadas, abordando os pontos principais da investigação e as soluções propostas. Incentive outros grupos a fazer perguntas ou comentários sobre as apresentações, promovendo um ambiente de troca de ideias. Discuta com os alunos como as diferentes atividades ajudaram a aprofundar o entendimento do sistema digestório e a importância de hábitos alimentares saudáveis.

Reflexões

1.Como as atividades realizadas ajudaram a compreender melhor o funcionamento do sistema digestório? 2.De que maneira a utilização de recursos digitais contribuiu para o seu aprendizado? 3.O que você aprendeu sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis para o sistema digestivo e como isso pode ser aplicado no seu dia a dia?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugerindo áreas de melhoria. Utilize frases como: 'Achei que você explicou muito bem a função do estômago...' ou 'Talvez pudéssemos ter detalhado mais a parte dos intestinos, o que acha?'.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade da Conclusão

Esta etapa visa consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, conectando-o à realidade dos alunos e destacando sua importância prática. Ao revisar os conteúdos de uma forma divertida e interativa, os alunos reforçam o aprendizado e compreendem como aplicá-lo em seu dia a dia, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora. ✨

Resumo

Resumo Divertidíssimo!

 Vamos revisar a fantástica jornada que fizemos pelo sistema digestório! Exploramos seus principais componentes: boca, estômago e intestinos, entendendo suas funções essenciais na digestão dos alimentos.  Usamos a criatividade para resolver crises digestivas, tornamo-nos detetives digitais e criadores de histórias interativas, e até influenciadores da saúde digestiva! Que aventura incrível! 

No Mundo

No Mundo Atual

Na era das redes sociais e da informação digital, compreender o funcionamento do nosso sistema digestório é essencial. Por meio do uso de tecnologias digitais, trouxemos o aprendizado para um contexto moderno, onde os alunos podem ver a relevância do conhecimento científico aplicado no cotidiano, como na escolha de uma alimentação saudável e no impacto que ela tem sobre a saúde digestiva. 

Na Prática

️ Aplicações no Dia a Dia ️

Entender como nosso sistema digestório funciona é crucial para adotarmos hábitos alimentares saudáveis. Com esse conhecimento, podemos fazer escolhas mais conscientes sobre nossa dieta, prevenir problemas digestivos e melhorar nossa qualidade de vida. Saber cuidar do nosso corpo nos torna mais saudáveis e aptos para as atividades diárias. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies