Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Movimentação

Ciências

Original Teachy

'EF06CI09'

Corpo Humano: Movimentação

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Corpo Humano: Movimentação

Palavras ChaveSistema Muscular, Sistema Ósseo, Movimentação, Músculos Esqueléticos, Músculos Cardíacos, Músculos Lisos, Tendões, Juntas, Articulações, Função dos Ossos, Interação Muscular e Óssea, Prevenção de Lesões
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor multimídia, Slides de apresentação, Modelos anatômicos do sistema muscular e ósseo, Folhas de papel e canetas para anotações, Vídeos ilustrativos sobre movimentação corporal, Livro didático de Ciências, Imagens ou diagramas impressos dos sistemas muscular e ósseo
Códigos BNCCEF06CI09: Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e objetiva sobre os sistemas muscular e ósseo, destacando sua importância na movimentação do corpo humano. Esta introdução prepara os alunos para entender a base teórica necessária antes de aprofundar no conteúdo específico da aula, garantindo que eles saibam o que esperar e quais habilidades serão desenvolvidas ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as principais estruturas do sistema musculoesquelético.

2. Compreender a função dos ossos e músculos na movimentação do corpo humano.

3. Explicar a interação entre os sistemas muscular e ósseo para possibilitar a movimentação.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e objetiva sobre os sistemas muscular e ósseo, destacando sua importância na movimentação do corpo humano. Esta introdução prepara os alunos para entenderem a base teórica necessária antes de aprofundar no conteúdo específico da aula, garantindo que eles saibam o que esperar e quais habilidades serão desenvolvidas ao longo da aula.

Contexto

Inicie a aula explicando que a movimentação é uma característica essencial dos seres humanos e que ela nos permite realizar diversas atividades cotidianas, desde as mais simples, como caminhar e pegar objetos, até as mais complexas, como praticar esportes e dançar. Destaque que essa movimentação é possível graças à interação entre dois sistemas principais: o sistema muscular e o sistema esquelético. Explique que, ao longo da aula, os alunos irão descobrir como esses sistemas funcionam e colaboram para permitir que possamos nos mover.

Curiosidades

Você sabia que o corpo humano possui mais de 600 músculos? E que o maior osso do corpo humano é o fêmur, localizado na coxa? Esses músculos e ossos trabalham juntos para nos permitir realizar movimentos precisos e coordenados. Por exemplo, para dar um simples passo, mais de 200 músculos diferentes podem estar envolvidos!

Desenvolvimento

Duração: (30 - 40 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre como os sistemas ósseo e muscular colaboram para possibilitar a movimentação do corpo humano. Ao abordar tópicos específicos e detalhados, os alunos podem compreender melhor a estrutura e função desses sistemas e sua interação. As questões ao final permitem que os alunos apliquem o conhecimento adquirido, reforçando a aprendizagem.

Tópicos Abordados

1. Sistema Ósseo: Estrutura e Função 2. Explique que o sistema ósseo é composto por todos os ossos do corpo humano. Detalhe que os ossos fornecem suporte estrutural, proteção para órgãos vitais e atuam como alavancas para facilitar o movimento. Cite exemplos como o crânio, que protege o cérebro, e as costelas, que protegem o coração e os pulmões. 3. Sistema Muscular: Tipos e Função 4. Explique que o sistema muscular é responsável pela movimentação do corpo. Detalhe os três tipos de músculos: esqueléticos (responsáveis pelos movimentos voluntários), cardíacos (encontrados no coração) e lisos (presentes em órgãos internos). Enfatize que os músculos esqueléticos trabalham em pares antagônicos para mover os ossos. 5. Interação entre os Sistemas Ósseo e Muscular 6. Detalhe como os ossos e músculos trabalham juntos para possibilitar a movimentação. Explique que os músculos estão conectados aos ossos por meio de tendões e que, quando um músculo se contrai, ele puxa o osso, causando movimento. Use o exemplo do bíceps e tríceps para ilustrar como um músculo se contrai enquanto o outro relaxa para mover o braço. 7. Juntas e Movimentos 8. Explique que as juntas (articulações) são pontos de encontro entre os ossos que permitem movimentos variados. Descreva os tipos de articulações, como a articulação esférica (ombro), articulação de dobradiça (joelho) e articulação pivotante (pescoço), destacando os tipos de movimentos que cada uma permite.

Questões para Sala de Aula

1. 1. Quais são as funções principais do sistema ósseo? 2. 2. Explique a diferença entre músculos esqueléticos, lisos e cardíacos. 3. 3. Como os músculos e os ossos trabalham juntos para permitir a movimentação?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, permitindo que os alunos apliquem o que aprenderam em um contexto de discussão. Essa etapa também oferece uma oportunidade para esclarecer dúvidas, promover o pensamento crítico e engajar os alunos em uma reflexão mais profunda sobre os tópicos abordados, garantindo uma compreensão mais completa do conteúdo.

Discussão

    1. Quais são as funções principais do sistema ósseo? O sistema ósseo possui várias funções essenciais, incluindo: Suporte estrutural: Os ossos fornecem uma estrutura rígida que suporta o corpo e dá forma. Proteção de órgãos vitais: Ossos como o crânio e as costelas protegem órgãos importantes como o cérebro, coração e pulmões. Movimento: Os ossos atuam como alavancas, facilitando o movimento quando os músculos se contraem. Armazenamento de minerais: Os ossos armazenam minerais essenciais como cálcio e fósforo. Produção de células sanguíneas: A medula óssea, encontrada em alguns ossos, é responsável pela produção de células sanguíneas.
    1. Explique a diferença entre músculos esqueléticos, lisos e cardíacos. Músculos esqueléticos: São responsáveis pelos movimentos voluntários e estão conectados aos ossos. Trabalham em pares antagônicos, como o bíceps e tríceps, para permitir o movimento. Músculos lisos: Encontram-se nas paredes dos órgãos internos, como estômago e intestinos, e são responsáveis por movimentos involuntários, como a digestão. Músculos cardíacos: Localizados no coração, são responsáveis por bombear o sangue por todo o corpo e também são involuntários.
    1. Como os músculos e os ossos trabalham juntos para permitir a movimentação? Os músculos e ossos trabalham em conjunto através de um sistema de alavancas. Os músculos estão conectados aos ossos por meio de tendões. Quando um músculo se contrai, ele puxa o osso ao qual está ligado, causando movimento. Por exemplo, para flexionar o braço, o bíceps se contrai enquanto o tríceps relaxa, puxando o osso do antebraço. Este trabalho coordenado entre músculos e ossos permite a realização de movimentos precisos.

Engajamento dos Alunos

1. 1. Como você acha que a estrutura do sistema esquelético ajuda na proteção de órgãos vitais? 2. 2. Quais atividades do dia a dia utilizam os músculos esqueléticos? 3. 3. Pense em um movimento específico, como chutar uma bola. Quais músculos e ossos estão envolvidos nesse movimento? 4. 4. Por que é importante que os músculos lisos funcionem de maneira involuntária? 5. 5. Como a interação entre músculos e ossos pode ser afetada por lesões?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é resumir e consolidar os principais pontos abordados na aula, reforçando o entendimento dos alunos. Também visa mostrar a relevância dos conceitos aprendidos para a vida cotidiana, promovendo o reconhecimento da importância do estudo do corpo humano.

Resumo

  • O sistema ósseo é composto por todos os ossos do corpo humano, fornecendo suporte estrutural, proteção para órgãos vitais e atuando como alavancas para o movimento.
  • O sistema muscular é responsável pela movimentação do corpo e é composto por músculos esqueléticos, cardíacos e lisos.
  • Os músculos esqueléticos trabalham em pares antagônicos para mover os ossos, que estão conectados aos músculos por meio de tendões.
  • As juntas (articulações) são pontos de encontro entre os ossos que permitem diferentes tipos de movimentos.

A aula conectou a teoria com a prática ao ilustrar como os ossos e músculos interagem para permitir a movimentação do corpo humano. Exemplos concretos, como o funcionamento dos músculos bíceps e tríceps para mover o braço, ajudaram os alunos a visualizar a aplicação dos conceitos teóricos em ações cotidianas.

Compreender como os sistemas ósseo e muscular trabalham juntos é fundamental para reconhecer a importância da saúde física e o impacto de atividades físicas na manutenção do corpo. Conhecimentos sobre essas estruturas e sua interação ajudam a entender como prevenir lesões e melhorar o desempenho em atividades esportivas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies