Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Danças Urbanas

Avatar padrão

Lara da Teachy


Educação Física

Original Teachy

'EF67EF11'

Danças Urbanas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Danças Urbanas

Palavras ChaveDanças Urbanas, Educação Física, Liberdade, Criatividade, Expressividade, Movimento, Redes Sociais, Influenciador Digital, Desafio TikTok, Storytelling, Cultura Urbana, Tecnologias Digitais, Protagonismo Estudantil, Engajamento, Aprendizado Ativo, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares com câmera, Acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo, Plataforma digital para compartilhamento de vídeos (Google Classroom, Microsoft Teams, etc.), Ferramentas de apresentação digital (Prezi, PowerPoint, Google Slides), Caixa de som ou fones de ouvido, Espaço amplo para ensaios e gravações
Códigos BNCCEF67EF11: Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).; EF67EF12: Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.; EF67EF13: Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e contextualizada dos principais elementos que compõem as danças urbanas. Essa base teórica é fundamental para que possam se engajar de maneira mais significativa nas atividades práticas que virão posteriormente. Além disso, ao conectar as danças urbanas com a realidade moderna e as redes sociais, pretende-se aumentar o interesse e a relevância do tema para os alunos.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as principais danças urbanas.

2. Reconhecer as características fundamentais das danças urbanas, incluindo conceitos de liberdade, criatividade, expressividade e movimento.

Objetivos secundários:

  1. Explorar a influência das redes sociais na divulgação e prática das danças urbanas.
  2. Estimular o debate sobre a importância da expressão cultural e artística no contexto urbano.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e contextualizada dos principais elementos que compõem as danças urbanas. Essa base teórica é fundamental para que possam se engajar de maneira mais significativa nas atividades práticas que virão posteriormente. Além disso, ao conectar as danças urbanas com a realidade moderna e as redes sociais, pretende-se aumentar o interesse e a relevância do tema para os alunos.

Aquecendo

Para introduzir o tema das Danças Urbanas, o professor deve começar explicando brevemente que essas danças surgiram nas ruas e são uma forma vibrante e expressiva de arte e cultura. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre as danças urbanas. Eles devem compartilhar o fato encontrado com a turma, enriquecendo a introdução com diversas perspectivas e informações novas.

Reflexões Iniciais

1. Quais tipos de danças urbanas vocês já conheciam antes de estudar o tema?

2. Como as redes sociais influenciam a popularidade das danças urbanas?

3. Por que vocês acham que as danças urbanas são uma forma importante de expressão cultural?

4. Quais características das danças urbanas mais chamam a atenção de vocês?

5. Como a criatividade e a liberdade se manifestam nas danças urbanas?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos em atividades práticas que permitam a aplicação dos conceitos estudados de maneira criativa e colaborativa. Utilizando tecnologias digitais, os alunos poderão explorar e expressar as características das danças urbanas, desenvolvendo habilidades de pesquisa, produção de conteúdo e apresentação. Isso também promoverá a interação e o engajamento entre os estudantes, ao mesmo tempo que reforça a relevância e a conexão do tema com a realidade moderna.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciador Urbano 🚀

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar aos alunos uma experiência prática de produção de conteúdo digital enquanto exploram e expressam características das danças urbanas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão criar um conteúdo digital como se fossem influenciadores de danças urbanas. Utilizando redes sociais simuladas, eles deverão produzir um vídeo curto (de até 2 minutos) apresentando uma dança urbana que escolherem, incorporando os conceitos de liberdade, criatividade, expressividade e movimento. O vídeo deve ser editado, incluindo efeitos visuais e trilha sonora, e será compartilhado em um ambiente de turma onde todos poderão comentar e interagir.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma dança urbana para apresentar.

  • Os alunos devem pesquisar movimentos específicos dessa dança e praticá-los.

  • Utilizando seus celulares, os grupos irão gravar um vídeo curto (de até 2 minutos) apresentando a dança escolhida.

  • Incentive os alunos a utilizar um aplicativo de edição de vídeo para adicionar efeitos visuais e trilha sonora.

  • Os vídeos devem ser enviados para uma plataforma digital (Google Classroom, Microsoft Teams, etc.) onde todos os alunos terão acesso.

  • Após assistir aos vídeos, cada grupo deve comentar em pelo menos dois vídeos dos colegas, destacando criatividade, expressividade e qualquer outro aspecto positivo observado.

Atividade 2 - Desafio TikTok 💃🕺

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos através da criação de conteúdos curtos e virais, como nos desafios de dança populares nas redes sociais.

- Descrição: Os alunos irão criar e participar de um desafio de dança no estilo TikTok. Cada grupo deve escolher uma música popular e criar uma coreografia curta, incluindo movimentos característicos das danças urbanas. Depois, eles devem gravar e editar o vídeo da coreografia, adicionar hashtags relevantes e publicá-lo em uma plataforma simulada para a turma. Os vídeos serão avaliados pelo engajamento e pela criatividade.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve selecionar uma música popular que combine com danças urbanas.

  • Crie uma coreografia curta (30 segundos a 1 minuto) incorporando movimentos urbanos.

  • Grave a coreografia utilizando os celulares dos alunos.

  • Edite o vídeo, adicionando efeitos e elementos criativos.

  • Publiquem os vídeos na plataforma digital simulada para a turma, utilizando hashtags criativas e relevantes.

  • Os vídeos serão visualizados pela turma, que poderá curtir e comentar.

  • Ao final, o professor irá discutir com a turma as coreografias criadas, destacando aspectos de criatividade e liberdade expressiva.

Atividade 3 - Storytelling do Movimento 🌟

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação digital enquanto exploram a história e a evolução das danças urbanas.

- Descrição: Os alunos irão criar uma narrativa digital (storytelling) sobre a história e evolução de uma dança urbana específica. Cada grupo deverá utilizar ferramentas de apresentação digital (como Prezi, PowerPoint, Google Slides) para montar uma apresentação interativa que inclua textos, imagens, vídeos e links. A apresentação será compartilhada com a turma e cada grupo terá um tempo para explicar e discutir sua pesquisa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma dança urbana para pesquisar (como Hip Hop, Breakdance, Popping, Locking, etc.).

  • Os alunos devem pesquisar a história, evolução e características da dança escolhida.

  • Utilizando ferramentas de apresentação digital (Prezi, PowerPoint, Google Slides), cada grupo deve criar uma apresentação interativa.

  • A apresentação deve incluir textos explicativos, imagens, vídeos e links para fontes adicionais.

  • Os grupos terão 5 minutos para apresentar seu trabalho para a turma, seguido por uma breve sessão de perguntas e respostas.

  • Ao final, o professor fará uma síntese dos pontos abordados, destacando a riqueza cultural e histórica das danças urbanas.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão sobre as experiências vivenciadas nas atividades práticas, permitindo que os alunos consolidem seus aprendizados e identifiquem áreas de melhoria. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem uma cultura de colaboração e respeito, além de estimular a autocrítica e o desenvolvimento contínuo de habilidades sociais e de expressão.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo engajante, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar o que aprenderam durante as atividades práticas e suas principais conclusões. Para iniciar a discussão, o professor pode utilizar o seguinte roteiro: 'Hoje, exploramos várias danças urbanas e produzimos conteúdos digitais incríveis. Vamos compartilhar nossas experiências e refletir sobre o que aprendemos. Gostaria de começar perguntando: Quais foram as partes mais interessantes para vocês? Alguém encontrou algum desafio ao longo do processo?'. Incentive os alunos a falar sobre suas descobertas, dificuldades e como superaram os desafios. Destaque também a importância da colaboração em equipe e como cada um contribuiu para o sucesso das atividades.

Reflexões

1. Quais novas habilidades ou conhecimentos vocês adquiriram ao longo das atividades? 2. Como a prática das danças urbanas pode influenciar a forma como vocês se expressam no dia a dia? 3. De que maneira as tecnologias digitais ajudaram a enriquecer suas apresentações e vídeos de dança?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback construtivo de seus colegas de grupo. Instrua os alunos a se focarem nos seguintes pontos: 1) Aspectos positivos do trabalho em equipe, 2) Contribuições individuais que se destacaram, 3) Sugestões para melhorias futuras. Lembre aos alunos sobre a importância de serem respeitosos e construtivos em seu feedback, destacando sempre o que foi feito de maneira eficaz e oferecendo conselhos práticos para aprimoramento.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar um fechamento reflexivo e inspirador para a aula, consolidando os aprendizados e destacando a relevância do conteúdo no mundo atual. É um momento para os alunos internalizarem a importância das danças urbanas em suas vidas diárias, reconhecendo o valor da liberdade, criatividade e expressividade que elas trazem.

Resumo

Resumo Divertido: 🌟 Imagina um mundo onde a liberdade, a criatividade e a expressão se encontram em cada movimento! Hoje, exploramos as danças urbanas, onde cada passo conta uma história. Nós nos tornamos influenciadores digitais, desafiamos o TikTok e mergulhamos na história de danças como o Hip Hop e o Breakdance. Foi uma verdadeira aventura no universo das danças urbanas! 🚀💃🕺

No Mundo

As danças urbanas estão por toda parte — nos videoclipes que assistimos, nos desafios de dança nas redes sociais e nas competições de dança de rua. Elas refletem a dinâmica moderna de liberdade e criatividade, esperadas e celebradas na juventude de hoje. Assim como as redes sociais conectam o mundo, as danças urbanas unem culturas e indivíduos através de uma linguagem universal: o movimento.

Na Prática

Entender e praticar danças urbanas não só enriquece a nossa expressão cultural, mas também melhora a nossa coordenação física, nos mantém ativos e nos conecta com uma comunidade global. É uma forma divertida e criativa de explorar nossa identidade e de comunicar quem somos sem usar palavras.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Esportes de invasão | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Futebol: Introdução | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Introdução da Aula: Skate no 6º Ano
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Lutas do Brasil | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!