Entrar

Plano de aula de Esportes Técnico-Combinatórios

Educação Física

Original Teachy

'EF67EF03'

Esportes Técnico-Combinatórios

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de esportes técnico-combinatórios: Os alunos devem ser capazes de identificar e explicar o que caracteriza um esporte técnico-combinatório, entendendo que se trata de esportes que envolvem a combinação de habilidades técnicas e táticas. Eles devem ser capazes de diferenciar esses esportes de outros tipos, como esportes individuais, coletivos ou de luta.

  2. Conhecer exemplos de esportes técnico-combinatórios: Os alunos devem ser capazes de listar e descrever alguns exemplos de esportes técnico-combinatórios, como futebol, basquete, vôlei, entre outros. Eles devem ser capazes de identificar as habilidades técnicas e táticas necessárias para a prática desses esportes.

  3. Desenvolver habilidades de análise e observação: Os alunos devem aprender a observar e analisar as práticas esportivas com um olhar mais crítico, identificando as técnicas e táticas que estão sendo utilizadas. Eles devem ser capazes de aplicar esse conhecimento na prática dos esportes, melhorando seu desempenho e compreensão do jogo.

Objetivos secundários:

  • Promover a interação e a colaboração em grupo: Através de atividades em grupo, os alunos devem aprender a trabalhar juntos, compartilhando ideias e experiências para alcançar um objetivo comum.

  • Estimular a prática esportiva: O objetivo final é encorajar os alunos a se envolverem na prática de esportes, entendendo a importância das habilidades técnicas e táticas para o sucesso no jogo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios (3 - 5 minutos): O professor deve iniciar a aula retomando brevemente os conceitos de esportes individuais, coletivos e de luta, discutindo com os alunos as diferenças entre esses tipos de esportes e relembrando as habilidades necessárias para cada um. Esta revisão servirá como base para a Introdução do novo conceito de esportes técnico-combinatórios.

  2. Situação-problema (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor pode propor aos alunos duas situações-problema para despertar o interesse e a curiosidade sobre o tema da aula. A primeira situação pode ser: "Imaginem que vocês estão assistindo a uma partida de futebol. Quais são as habilidades que os jogadores estão usando para marcar gols?". A segunda situação pode ser: "Vocês já repararam nos movimentos e estratégias usadas pelos jogadores de basquete para tentar impedir o time adversário de marcar pontos?".

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve então explicar a importância dos esportes técnico-combinatórios no contexto social e educacional, destacando como esses esportes contribuem para o Desenvolvimento físico, psicológico e social dos indivíduos. Pode-se mencionar, por exemplo, a importância do trabalho em equipe, da disciplina, da estratégia e da coordenação motora, habilidades essenciais não apenas para a prática esportiva, mas também para a vida.

  4. Introdução ao tópico (2 - 3 minutos): Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre os esportes técnico-combinatórios. Por exemplo, pode-se mencionar que o futebol é o esporte mais popular do mundo e que a final da Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais assistidos do planeta. Outra curiosidade é que o basquete foi inventado por um professor de educação física que queria criar um esporte indoor para manter seus alunos ativos durante o inverno.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Jogo Analítico" (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá uma ficha com o nome de um esporte técnico-combinatório (futebol, basquete, vôlei, handebol, etc.). O desafio é que cada grupo deve criar um "Jogo Analítico" para o esporte que lhe foi atribuído. O "Jogo Analítico" é uma simulação de uma situação típica do esporte, onde os alunos devem descrever as ações dos jogadores, as regras envolvidas, as estratégias possíveis, e as habilidades técnicas e táticas necessárias para ter sucesso na situação. Por exemplo, se o esporte for futebol, o grupo pode criar um "Jogo Analítico" de uma situação de contra-ataque, descrevendo como os jogadores devem se posicionar, quais passes devem ser feitos, e como finalizar a jogada com um gol. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.

    • Passo 1: O professor divide a turma em grupos de no máximo 5 alunos e distribui as fichas com os esportes.
    • Passo 2: Cada grupo lê a ficha, pesquisa sobre o esporte e começa a criar o "Jogo Analítico".
    • Passo 3: Após 7 minutos, o professor avisa que faltam 3 minutos para terminar a atividade.
    • Passo 4: Cada grupo apresenta rapidamente o "Jogo Analítico" que criou para a turma.
  2. Atividade "Criação de Novo Esporte" (10 - 12 minutos): Ainda em grupos, os alunos receberão a tarefa de criar um novo esporte que combine características de dois ou mais esportes técnico-combinatórios. Eles devem pensar nas regras, na forma de pontuação, nas habilidades necessárias e nas estratégias que seriam utilizadas nesse novo esporte. Por exemplo, eles podem criar um esporte que combine o uso dos pés do futebol com o uso das mãos do basquete. O professor deve orientar os alunos, estimulando a criatividade e a reflexão sobre as características dos esportes.

    • Passo 1: O professor explica a atividade e os alunos começam a discussão para definir as características do novo esporte.
    • Passo 2: Após 7 minutos, o professor avisa que faltam 3 minutos para terminar a atividade.
    • Passo 3: Cada grupo apresenta o novo esporte que criou, explicando as regras, a forma de pontuação, as habilidades necessárias e as estratégias que seriam utilizadas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir a turma e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar suas observações, ideias ou conclusões. O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas que estimulem a reflexão dos alunos e promovam a troca de ideias entre eles. Por exemplo: "Quais foram as principais habilidades técnicas e táticas que vocês identificaram no esporte que escolheram para o 'Jogo Analítico'?" ou "Como vocês combinaram as características dos esportes técnico-combinatórios para criar o novo esporte?".

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Ele deve destacar como as habilidades técnicas e táticas foram aplicadas durante as atividades e reforçar a definição de esportes técnico-combinatórios. O professor pode também ressaltar a importância do trabalho em equipe e da colaboração na prática dos esportes.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos terão um minuto para pensar e, se quiserem, podem compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve encorajar os alunos a expressar suas opiniões e a fazer perguntas, criando um ambiente de aprendizado aberto e colaborativo.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto): O professor deve agradecer a participação dos alunos, valorizando suas contribuições e esforços durante a aula. Ele deve também aproveitar a oportunidade para fornecer um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e apontando possíveis áreas de melhoria para futuras aulas. Por fim, o professor pode dar um breve vislumbre do que será abordado na próxima aula, para manter o interesse e a curiosidade dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de esportes técnico-combinatórios, a diferença entre eles e outros tipos de esportes, e a importância das habilidades técnicas e táticas nesses esportes. O professor pode fazer isso de maneira interativa, solicitando que os alunos contribuam com o que lembram dos conceitos discutidos.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como as atividades realizadas durante a aula ajudaram a reforçar os conceitos teóricos. Por exemplo, o professor pode mencionar como o "Jogo Analítico" permitiu aos alunos observar e analisar as técnicas e táticas usadas nos esportes, enquanto a atividade de "Criação de Novo Esporte" exigiu que os alunos aplicassem seu conhecimento para combinar diferentes características esportivas.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre esportes técnico-combinatórios. Isso pode incluir vídeos de partidas de esportes variados, artigos sobre as habilidades necessárias em diferentes esportes, ou mesmo livros e documentários sobre a história e a filosofia dos esportes. O professor pode também indicar sites ou aplicativos que os alunos podem usar para praticar as habilidades técnicas e táticas dos esportes.

  4. Importância do assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve reforçar a relevância do assunto para a vida dos alunos. Ele pode destacar como o entendimento das habilidades técnicas e táticas nos esportes não só pode melhorar o desempenho dos alunos nesses esportes, mas também pode ajudá-los a se tornarem observadores mais críticos e analíticos, habilidades que são úteis em muitos outros aspectos da vida. Além disso, o professor pode ressaltar a importância do esporte para a saúde e o bem-estar físico e mental dos indivíduos, incentivando os alunos a continuar se envolvendo na prática esportiva.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies