Entrar

Plano de aula de Jiu-Jitsu

Educação Física

Original Teachy

Jiu-Jitsu

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introdução ao Jiu-Jitsu:

    • Os alunos devem ser capazes de descrever o que é o Jiu-Jitsu, sua origem e suas principais características.
    • Devem ser capazes de compreender a importância do Jiu-Jitsu como arte marcial e esporte.
  2. Aprender golpes básicos do Jiu-Jitsu:

    • Os alunos deverão ser capazes de identificar e descrever os principais golpes do Jiu-Jitsu na posição de luta em pé.
    • Devem compreender a aplicação destes golpes e a importância do domínio destes para a prática do Jiu-Jitsu.
  3. Conhecer as regras do Jiu-Jitsu:

    • Os alunos devem ser capazes de listar as regras básicas do Jiu-Jitsu.
    • Devem compreender a importância de seguir as regras no Jiu-Jitsu e como elas são aplicadas durante uma luta.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades motoras:

    • Os alunos devem ter a oportunidade de praticar alguns dos golpes básicos do Jiu-Jitsu para desenvolver suas habilidades motoras.
    • Devem ser incentivados a aplicar os conceitos de força e equilíbrio durante a prática.
  • Promover o respeito e a disciplina:

    • Os alunos devem ser incentivados a respeitar tanto os colegas quanto o professor durante a aula.
    • Devem ser reforçados os conceitos de disciplina e respeito que são fundamentais no Jiu-Jitsu.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos relacionados:

    • O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a importância da prática de esportes e atividades físicas para a saúde, bem-estar e Desenvolvimento pessoal.
    • Deve reforçar a importância do respeito e da disciplina em qualquer modalidade esportiva. (3 - 5 minutos)
  2. Situações-problema:

    • O professor deve apresentar aos alunos duas situações que envolvam o Jiu-Jitsu, como por exemplo, um atleta que usa um golpe de Jiu-Jitsu para se defender em uma situação de perigo ou uma luta de Jiu-Jitsu em um campeonato.
    • O professor deve perguntar aos alunos o que eles acham que é necessário para ser bem-sucedido em cada uma dessas situações. (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização do assunto:

    • O professor deve explicar que o Jiu-Jitsu é uma arte marcial que se originou no Japão e é conhecida por suas técnicas de domínio e imobilização do oponente.
    • Deve-se mencionar que o Jiu-Jitsu é um esporte popular e que muitos lutadores de MMA (Mixed Martial Arts) usam técnicas de Jiu-Jitsu em suas lutas.
    • O professor pode citar exemplos de atletas famosos de Jiu-Jitsu ou de MMA que são conhecidos por suas habilidades em Jiu-Jitsu, como Royce Gracie e Demian Maia. (3 - 5 minutos)
  4. Introdução do tópico:

    • Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Jiu-Jitsu, como por exemplo, que a palavra "Jiu-Jitsu" significa "arte suave" em japonês, para enfatizar a ideia de que esta arte marcial permite que um lutador mais fraco vença um oponente mais forte através de técnicas e estratégias.
    • Outra curiosidade que pode ser mencionada é que o Jiu-Jitsu foi introduzido no Brasil por Mitsuyo Maeda, um mestre de Jiu-Jitsu japonês, que ensinou a arte marcial para os irmãos Gracie, que a desenvolveram e a popularizaram no Brasil e no mundo.
    • O professor pode então anunciar que, ao longo da aula, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre o Jiu-Jitsu, incluindo alguns dos golpes básicos e as regras do esporte. (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Jiu-Jitsu Quiz":

    • O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo cinco alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel e caneta.
    • O professor deve então fazer uma série de perguntas sobre o Jiu-Jitsu, como: "Quem é considerado o 'pai do Jiu-Jitsu brasileiro'?", "Quantas faixas existem no Jiu-Jitsu e quais são suas cores e significados?", "Quais são as regras básicas do Jiu-Jitsu?".
    • Os grupos devem discutir as respostas e escrevê-las na folha de papel. O grupo que acertar mais perguntas será o vencedor. Esta atividade tem como objetivo reforçar o conhecimento dos alunos sobre o Jiu-Jitsu e promover a cooperação entre eles. (10 - 12 minutos)
  2. Atividade "Desenhe um Golpe":

    • Cada grupo receberá uma cartolina e marcadores coloridos. O professor irá anunciar um golpe básico do Jiu-Jitsu, como "armlock" ou "rear naked choke".
    • O desafio para os grupos será desenhar o golpe na cartolina, incluindo os passos principais e a posição do corpo durante a execução do golpe.
    • Após a Conclusão do desenho, um representante de cada grupo irá apresentar o golpe para a classe, explicando cada passo. Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a visualizar e compreender os golpes do Jiu-Jitsu. (10 - 12 minutos)
  3. Atividade "Simulação de Luta":

    • O professor irá designar um espaço aberto na sala de aula para esta atividade. Cada grupo de alunos irá se revezar para simular uma luta de Jiu-Jitsu.
    • O professor deve lembrar aos alunos que esta é uma atividade de simulação e que a segurança é a prioridade. Os alunos devem se movimentar lentamente e com cuidado, evitando lesões.
    • Durante a simulação, o professor irá circular pela sala, observando e corrigindo a postura dos alunos, o posicionamento dos braços e pernas, e a execução dos golpes. Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos pratiquem os golpes que aprenderam na aula e recebam feedback imediato do professor. (5 - 7 minutos)
  4. Discussão de Resultados:

    • Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão com a turma, revisando os principais pontos aprendidos e esclarecendo quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.
    • O professor deve destacar a importância do respeito, da disciplina e da segurança na prática do Jiu-Jitsu. (3 - 5 minutos)

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada um dos grupos durante as atividades.
    • Esta discussão deve ser orientada para que os alunos compartilhem o que aprenderam e como aplicariam esse conhecimento em situações do dia a dia ou em outras atividades esportivas.
    • O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e expressar suas opiniões. (5 - 7 minutos)
  2. Conexão com a Teoria:

    • O professor deve fazer a ligação entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula.
    • Por exemplo, ao discutir as regras do Jiu-Jitsu, o professor pode destacar como elas foram aplicadas durante a simulação de luta.
    • O professor também pode relembrar os golpes básicos e explicar como eles se relacionam com a estratégia de um lutador de Jiu-Jitsu.
    • Esta etapa é crucial para consolidar o conhecimento dos alunos e para que eles entendam a importância de aprender tanto a teoria quanto a prática. (2 - 3 minutos)
  3. Reflexão Individual:

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas orientadoras, como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Esta reflexão individual irá ajudar os alunos a internalizarem o conhecimento adquirido e a identificarem quaisquer áreas que ainda possam não estar claras para eles. (1 - 2 minutos)
  4. Feedback e Encerramento:

    • O professor deve então pedir aos alunos que compartilhem suas reflexões, perguntas ou dúvidas com a turma.
    • O professor deve responder a quaisquer perguntas que os alunos possam ter e fornecer feedback sobre o desempenho deles durante as atividades práticas.
    • Para encerrar a aula, o professor deve resumir os pontos principais que foram abordados e reforçar a importância do respeito, da disciplina e da segurança na prática do Jiu-Jitsu. (2 - 3 minutos)

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo:

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula, relembrando a origem e significado do Jiu-Jitsu, os golpes básicos e as regras do esporte.
    • Deve também recapitular as principais habilidades desenvolvidas pelos alunos durante as atividades práticas, como o respeito, a disciplina e a cooperação.
    • Este resumo irá ajudar a consolidar o conhecimento dos alunos e a reforçar os conceitos mais importantes da aula. (2 - 3 minutos)
  2. Conexão Teoria-Prática:

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria - através da discussão sobre a origem e regras do Jiu-Jitsu - com a prática - através das atividades de simulação de luta e desenho dos golpes.
    • Deve também destacar como a compreensão das regras e a prática dos golpes podem influenciar a estratégia de um lutador de Jiu-Jitsu.
    • Esta conexão irá ajudar os alunos a entender a importância de aprender tanto a teoria quanto a prática, e como essas duas dimensões se complementam. (1 - 2 minutos)
  3. Materiais Complementares:

    • O professor deve sugerir alguns materiais de leitura ou vídeos para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Jiu-Jitsu.
    • Estes materiais podem incluir livros sobre a história e técnicas do Jiu-Jitsu, documentários sobre lutadores famosos, ou vídeos de treinamentos e lutas de Jiu-Jitsu.
    • O professor pode também recomendar academias ou clubes locais onde os alunos possam aprender e praticar o Jiu-Jitsu. (1 - 2 minutos)
  4. Aplicação do Conteúdo no Dia a Dia:

    • Para encerrar a aula, o professor deve explicar como o conhecimento adquirido sobre o Jiu-Jitsu pode ser aplicado no dia a dia dos alunos.
    • Por exemplo, a disciplina e o respeito aprendidos no Jiu-Jitsu podem ser aplicados em outras áreas da vida, como na escola, em casa ou com os amigos.
    • Além disso, as habilidades físicas desenvolvidas no Jiu-Jitsu, como a força, a flexibilidade e o equilíbrio, podem contribuir para a saúde e bem-estar dos alunos.
    • Esta aplicação do conteúdo irá ajudar os alunos a perceber a relevância e utilidade do que aprenderam na aula. (1 - 2 minutos)
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies