Entrar

Plano de aula de Atletismo: Introdução

Educação Física

Original Teachy

Atletismo: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Atletismo: Introdução

Palavras ChaveAtletismo, Modalidades, Corridas, Marchas, Lançamentos, Saltos, Regras, Impactos físicos, Corpo humano, Competições, Teoria e prática, Atividades práticas, Desafios, Reflexão, Aprendizado interativo, Trabalho em equipe, Comunicação, Pensamento crítico, Criatividade
Materiais NecessáriosVídeos curtos de competições de atletismo, Fichas técnicas das regras das modalidades, Materiais recicláveis e artísticos (papelão, tintas, pincéis), Bolas de borracha para simular lançamento de peso, Espaço adequado para simular corridas, saltos e lançamentos, Cronômetro para medição de tempo em desafios de corrida e revezamento
Códigos BNCC-
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do processo de ensino-aprendizagem. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor se preparar e engajar com o conteúdo que já estudaram previamente. Essa seção também serve para alinhar as expectativas e garantir que tanto os estudantes quanto o professor estejam na mesma página, prontos para explorar e aplicar o conhecimento em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as principais modalidades de atletismo, como corridas, marchas, lançamentos e saltos, destacando suas regras e características específicas.

2. Analisar os impactos físicos e fisiológicos que as atividades do atletismo podem ter no corpo humano, relacionando-os com benefícios e possíveis lesões.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante as atividades práticas em sala.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o tema através de situações problema que os fazem pensar criticamente sobre o conhecimento prévio. Além disso, contextualiza a importância do atletismo com relatos reais e históricos, aumentando o interesse e a conexão emocional dos alunos com o assunto. Essa abordagem visa tornar o aprendizado mais significativo e aplicável, preparando o terreno para a aplicação prática do conhecimento.

Situações Problema

1. Imagine que uma competição de atletismo está prestes a começar, mas os organizadores esqueceram de definir as regras para uma nova modalidade de salto que mistura técnicas de salto em altura e salto em distância. Como vocês resolveriam esse impasse, considerando que cada técnica tem suas próprias regras e medidas de segurança?

2. Pensem em uma situação onde um atleta de corrida de obstáculos, ao treinar sozinho, teve uma lesão no joelho. Discutam como o conhecimento sobre os diversos tipos de lesões no atletismo pode ajudar no diagnóstico inicial e na decisão de qual profissional de saúde procurar.

Contextualização

O atletismo não é apenas sobre competições e recordes mundiais; ele tem uma rica história que remonta aos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Por exemplo, a maratona, uma das corridas mais emblemáticas do atletismo, tem suas origens na lenda de um soldado grego que correu de Maratona a Atenas para anunciar a vitória grega sobre os persas. Esse evento é tão significativo que inspirou a criação da maratona moderna nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896. Além disso, o atletismo é uma das bases do esporte moderno, influenciando a criação de muitas outras modalidades esportivas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento prévio de atletismo de forma prática e interativa. Ao participar de atividades que simulam competições e desafios reais, os estudantes podem explorar as nuances das regras e técnicas das modalidades esportivas, além de desenvolver habilidades de cooperação, análise crítica e criatividade. Através desta abordagem lúdica, o aprendizado se torna mais significativo e memorável, preparando os alunos para enfrentar situações reais no esporte com mais confiança e entendimento.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Grande Decatlo: Uma Jornada Multiesportiva

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos teóricos de diversas modalidades do atletismo em um ambiente prático e divertido, promovendo a cooperação e competição saudável entre os alunos.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para participar de um 'Decatlo' adaptado, que incluirá 10 estações representando diferentes modalidades do atletismo. Cada estação terá um desafio que simulará uma competição real, como corrida de revezamento, salto em altura (com obstáculos simulados), lançamento de peso (com bolas de borracha), entre outros. Cada estação terá regras claras e os alunos terão que cumprir as tarefas o mais rápido ou longe possível, dependendo do desafio.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique brevemente as regras e o objetivo de cada estação do Decatlo.

  • Cada grupo deve designar um 'atleta' para cada estação.

  • Os grupos irão rotacionar entre as estações, cada uma com um tempo limite para completar o desafio.

  • Ao final, cada grupo somará seus pontos, com base no desempenho de cada 'atleta' em cada estação.

  • Realize uma premiação simbólica para o grupo com mais pontos, incentivando a participação e o esforço.

Atividade 2 - Investigadores do Atletismo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades analíticas nos alunos ao aplicar regras de atletismo em cenários práticos, promovendo o pensamento crítico e aprofundando o entendimento das normas esportivas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives do atletismo. Cada grupo receberá um 'caso' que envolve uma possível infração nas regras de uma competição de atletismo. Eles terão que analisar vídeos curtos de competições e identificar possíveis violações das regras. Cada 'crime' corresponderá a uma modalidade (corrida, salto, lançamento) e os alunos usarão fichas técnicas e vídeos para fundamentar suas conclusões.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os 'casos' para cada grupo, cada um contendo um vídeo e fichas técnicas das regras da modalidade.

  • Os alunos devem assistir ao vídeo e preencher um formulário indicando quais regras foram possivelmente violadas.

  • Cada grupo apresentará suas descobertas e justificativas para a classe.

  • Realize uma discussão em grupo sobre as regras do atletismo e a importância do cumprimento delas para a segurança e justiça nas competições.

Atividade 3 - Maratona de Design de Medalhas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, ao mesmo tempo que reforça o conhecimento sobre as modalidades do atletismo.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão projetar e fabricar suas próprias medalhas de atletismo, usando materiais recicláveis e artísticos. Cada grupo deverá considerar as principais modalidades do atletismo ao desenhar suas medalhas e justificar suas escolhas. Após a conclusão, cada grupo apresentará sua medalha, explicando o design e o significado das escolhas estéticas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça materiais como papelão, tintas, pincéis e outros materiais recicláveis para a construção das medalhas.

  • Explique que cada grupo deve considerar as diferentes modalidades do atletismo ao criar o design de sua medalha.

  • Os grupos terão um tempo para desenhar e pintar suas medalhas.

  • Cada grupo apresentará sua medalha, explicando as escolhas de design e como cada elemento representa uma modalidade específica do atletismo.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado prático através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, identifiquem áreas que ainda não estão claras e reconheçam a aplicabilidade do conteúdo em situações reais. Além disso, esta etapa promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Comece a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de refletir sobre o que foi aprendido e como as experiências práticas ajudaram a compreender melhor as modalidades do atletismo. Em seguida, convide cada grupo a compartilhar suas principais descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a discutir como a teoria aplicada na prática se traduziu e a importância de cada modalidade no contexto esportivo e diário.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao aplicar o conhecimento teórico nas atividades práticas?

2. Como as regras do atletismo ajudaram ou limitaram o desempenho nas atividades?

3. Que novas perspectivas sobre o atletismo você ganhou através das atividades de hoje?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para solidificar o aprendizado, garantindo que os alunos possam relacionar claramente a teoria com a prática e compreender a importância do atletismo em suas vidas. Além disso, oferece uma oportunidade para o professor avaliar a eficácia das atividades e o entendimento dos alunos, fechando a aula com uma reflexão coletiva sobre os pontos chave e as lições aprendidas.

Resumo

Nesta fase final da aula, o professor deve resumir e recapitular as principais modalidades do atletismo, como corridas, marchas, lançamentos e saltos, destacando as regras, técnicas e impactos no corpo humano. É essencial revisitar os conceitos chave abordados nas atividades práticas para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada.

Conexão com a Teoria

A conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades dinâmicas que simularam competições reais, permitindo que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em cenários práticos. Este método não só reforçou o entendimento das regras e técnicas do atletismo, mas também demonstrou a importância de tal aprendizado em situações do cotidiano e competitivas.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância do atletismo não apenas como um esporte, mas como uma base para o desenvolvimento de habilidades físicas, mentais e sociais. Compreender e praticar as modalidades do atletismo não só promove a saúde e o bem-estar, mas também ensina disciplina, respeito às regras e trabalho em equipe, valores essenciais para a vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies