Entrar

Plano de aula de Lutas do Brasil

Educação Física

Original Teachy

'EF67EF14'

Lutas do Brasil

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Lutas do Brasil

Palavras ChaveLutas do Brasil, Capoeira, Huka-huka, Luta Marajoara, Jiu-jitsu Brasileiro, Atividades Interativas, Apresentações, Debate, Cultura e História, Trabalho em Equipe, Patrimônio Cultural, Educação Física, Pesquisa
Materiais NecessáriosAcesso à internet para pesquisa, Computadores ou tablets (opcional), Giz ou fita adesiva para marcar o chão, Material para preparação de apresentações (papéis, canetas, etc.), Espaço amplo para as atividades práticas, Sistema de som (opcional, para música durante as apresentações de capoeira)
Códigos BNCCEF67EF14: Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.; EF67EF15: Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.; EF67EF16: Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.; EF67EF17: Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor, esclarecendo o que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem melhor organizar seu pensamento e esforços durante as atividades práticas, enquanto o professor pode ajustar as abordagens de ensino para garantir que os objetivos sejam atingidos. Esta etapa ajuda a estabelecer um roteiro claro para a exploração das lutas do Brasil, permitindo que tanto alunos quanto professor estejam alinhados e engajados nas discussões e práticas subsequentes.

Objetivos principais:

1. Apresentar e explorar as quatro principais lutas características do Brasil, a saber: capoeira, huka-huka, luta marajoara e jiu-jitsu brasileiro.

2. Desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e comparar as características, origens e influências culturais de cada uma das lutas estudadas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e no compartilhamento de conhecimentos prévios sobre as lutas do Brasil.
  2. Fomentar o respeito pelas diferentes tradições e culturas presentes nas práticas de lutas brasileiras.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram previamente em casa com a prática em sala de aula. As situações problema estimulam os alunos a pensar criticamente e aplicar o conhecimento prévio de maneira prática, preparando-os para as atividades de aplicação. A contextualização, por sua vez, visa mostrar a relevância e a profundidade cultural das lutas brasileiras, aumentando o interesse e a valorização dos alunos pelo tema.

Situações Problema

1. Imagine que você está participando de uma competição intercultural de lutas no Brasil. Como você poderia diferenciar e utilizar as técnicas de capoeira e jiu-jitsu para superar seus oponentes?

2. Se um grupo de estrangeiros visitasse sua escola e pedisse para vocês demonstrarem diferentes lutas brasileiras, como explicariam e mostrariam as características de huka-huka e luta marajoara?

Contextualização

As lutas do Brasil não são apenas formas de defesa pessoal, mas também expressões culturais ricas que refletem a história e diversidade do país. Por exemplo, a capoeira, que originalmente era uma forma de resistência dos escravos, hoje é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Já o jiu-jitsu brasileiro, uma derivação do jiu-jitsu japonês, ganhou popularidade mundial por suas técnicas eficazes em artes marciais mistas. Esta contextualização ajuda a perceber não apenas a técnica, mas também o contexto social e histórico por trás das lutas brasileiras.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento visa colocar os alunos em atividades práticas e interativas que façam uso do conhecimento prévio sobre as lutas brasileiras. Ao trabalhar em grupos, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento, desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e debate, e aplicar de maneira criativa o que aprenderam em casa. Esta abordagem não só reforça o aprendizado, mas também promove a colaboração e a comunicação entre os colegas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mestre das Lutas Brasileiras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e trabalho em equipe, além de aprofundar o conhecimento sobre uma luta específica.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se dividirão em grupos de até cinco participantes e assumirão o papel de 'Mestres das Lutas Brasileiras'. Cada grupo representará uma luta específica (capoeira, huka-huka, luta marajoara ou jiu-jitsu brasileiro) e deverá criar uma pequena apresentação que inclua uma demonstração prática das técnicas, uma explicação de sua origem e características principais, além de um breve relato histórico ou curiosidade sobre a luta escolhida.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Atribua uma luta específica a cada grupo.

  • Oriente os alunos a pesquisarem sobre a luta designada, focando nas técnicas, origem e curiosidades históricas ou culturais.

  • Cada grupo deve preparar uma apresentação que inclua uma demonstração prática das técnicas da luta, uma explicação teórica e um elemento cultural ou histórico.

  • Permita que os grupos pratiquem e refinem suas apresentações durante a aula.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu trabalho para a classe, que poderá fazer perguntas e dar feedback.

Atividade 2 - Caminhos da Luta

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e comparar a evolução das diferentes lutas do Brasil, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e apresentação.

- Descrição: Os grupos de alunos criarão um 'mapa' interativo no chão da sala, usando giz ou fita adesiva para marcar diferentes 'territórios' que representam as lutas do Brasil. Cada grupo, ao escolher uma luta, deverá desenhar um caminho que simbolize a evolução e as influências da luta ao longo do tempo, marcando pontos importantes como a origem, desenvolvimentos históricos e curiosidades relevantes.

- Instruções:

  • Forme grupos de até cinco alunos.

  • Cada grupo escolhe uma das lutas brasileiras para representar em seu 'território' no chão da sala.

  • Os alunos devem pesquisar e discutir as origens, evoluções e influências de sua luta escolhida.

  • Utilizando giz ou fita adesiva, os grupos desenham um caminho no chão da sala, representando cronologicamente os principais eventos e características da luta escolhida.

  • Cada grupo apresenta seu 'mapa' para a classe, explicando o significado de cada parte e como isso contribui para a compreensão da luta.

Atividade 3 - Duelo Cultural

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e pesquisa, além de promover o entendimento das diversas características e importâncias das lutas brasileiras.

- Descrição: Os grupos de alunos participarão de um debate simulado, onde defenderão a superioridade de uma luta brasileira sobre as demais, com base em critérios como eficácia das técnicas, riqueza cultural e influência internacional. Cada grupo receberá uma luta para defender e terá que preparar argumentos e contra-argumentos para o debate.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Atribua uma luta específica a cada grupo.

  • Cada grupo pesquisa e prepara argumentos que defendam a superioridade da luta designada, baseando-se em critérios como técnica, cultura e influência global.

  • Realize um debate estruturado, onde cada grupo tem a oportunidade de apresentar seus argumentos e responder aos dos oponentes.

  • Ao final, permita que a classe vote na luta que considera mais bem defendida.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, permitindo-lhes articular o que aprenderam e valorizar as ricas tradições das lutas brasileiras. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar um ambiente de aprendizado colaborativo onde diferentes perspectivas podem ser compartilhadas e respeitadas.

Discussão em Grupo

Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo com todos os alunos, para que compartilhem o que aprenderam e discutam as diferenças e semelhanças entre as lutas apresentadas. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de explorar e apresentar diferentes lutas brasileiras, vamos refletir juntos. Como cada luta reflete a cultura e história do Brasil? Quais são as principais diferenças e semelhanças que vocês observaram entre elas?' Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e a utilizarem o vocabulário técnico aprendido durante a aula.

Perguntas Chave

1. Quais elementos culturais e históricos foram mais surpreendentes ao pesquisar sobre as lutas do Brasil?

2. Como as características das lutas estudadas podem ser aplicadas em contextos modernos, como esportes ou expressões culturais?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo reforçar o que foi aprendido durante a aula, vinculando teoria e prática de forma coesa. Além disso, visa destacar a relevância das lutas brasileiras e consolidar o entendimento dos alunos sobre a diversidade cultural e histórica do Brasil. Esta reflexão final ajuda os alunos a internalizar o conteúdo aprendido e a reconhecer a importância das lutas como patrimônio cultural e esportivo.

Resumo

Nesta aula, os alunos exploraram quatro lutas características do Brasil: capoeira, huka-huka, luta marajoara e jiu-jitsu brasileiro. Cada luta foi estudada em detalhes, incluindo suas técnicas, origens e influências culturais. As atividades práticas permitiram aos alunos aprofundar seu conhecimento e aplicar o que aprenderam de forma criativa e interativa.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi cuidadosamente projetada para conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula. As atividades, como a criação de apresentações e debates, proporcionaram não apenas oportunidades para aplicar o conhecimento teórico, mas também para desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e trabalho em equipe.

Fechamento

É fundamental reconhecer a importância das lutas brasileiras não apenas como formas de defesa pessoal, mas como expressões culturais profundamente enraizadas na história do Brasil. Compreender e valorizar essas tradições não só enriquece o conhecimento dos alunos sobre sua própria cultura, mas também promove o respeito às diferenças e diversidades culturais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies