Entrar

Plano de aula de Clima: Ações Humanas e a Mudança Climática

Geografia

Original Teachy

'EF06GE03'

Clima: Ações Humanas e a Mudança Climática

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de mudança climática, identificando suas causas e consequências. Os alunos devem ser capazes de descrever o que é a mudança climática e de que maneira as ações humanas contribuem para esse fenômeno. Eles devem ser capazes de reconhecer as principais atividades humanas que causam a mudança climática e explicar por que essas atividades são problemáticas.

  2. Analisar a influência das atividades humanas no clima local e global. Os alunos devem ser capazes de entender como as ações humanas afetam o clima em diferentes escalas, desde o nível local até o global. Eles devem ser capazes de identificar exemplos de como as atividades humanas podem alterar as condições climáticas em um determinado local e como essas alterações podem ter impactos mais amplos no clima global.

  3. Propor soluções para mitigar os efeitos da mudança climática. Os alunos devem ser capazes de sugerir ações que os indivíduos, as comunidades e os governos podem tomar para reduzir a mudança climática e seus efeitos. Eles devem ser capazes de explicar por que essas ações são importantes e como elas podem contribuir para a mitigação da mudança climática.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados relacionados ao clima e à mudança climática.
    • Estimular o pensamento crítico sobre as questões ambientais e o papel das ações humanas na mudança climática.
    • Promover a consciência ambiental e a responsabilidade pessoal em relação à mudança climática.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos de Geografia e Ciências Naturais que são fundamentais para o entendimento da mudança climática, como o conceito de clima, fatores que o influenciam (latitude, altitude, proximidade de oceanos, correntes marítimas, vegetação, entre outros) e a diferença entre clima e tempo. Esta revisão pode ser feita por meio de perguntas direcionadas aos alunos para ativar o conhecimento prévio e estimular a participação ativa.

  2. Apresentação de situações-problema: O professor, então, apresenta duas situações-problema para os alunos:

    a. "Por que temos cada vez mais eventos climáticos extremos, como furacões mais intensos, secas prolongadas e ondas de calor? Seria apenas uma 'coincidência' ou há algo mais acontecendo?"

    b. "Por que, apesar de todas as advertências e esforços para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, a Terra continua a aquecer e o clima a mudar de maneiras que podem ser irreversíveis e extremamente prejudiciais para a vida no planeta?"

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor contextualiza a importância do estudo da mudança climática, mencionando a crescente preocupação global com o clima e os impactos que as mudanças climáticas podem ter na vida humana, na biodiversidade e nos ecossistemas. Ele pode citar exemplos recentes de eventos extremos relacionados ao clima e suas consequências, como incêndios florestais, tempestades devastadoras e o derretimento acelerado das calotas polares.

  4. Ganho de atenção: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades ou fatos interessantes sobre a mudança climática:

    a. "Você sabia que o ano de 2020 foi o segundo mais quente já registrado, apesar da redução temporária das emissões de gases do efeito estufa devido à pandemia de COVID-19? Isso mostra o quão influente as atividades humanas são na mudança climática."

    b. "E que tal o fato de que, de acordo com a NASA, se não tomarmos medidas sérias para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, a temperatura média global pode subir até 4,8°C até o final deste século, o que causaria danos irreversíveis ao planeta?"

O professor, ao final da Introdução, deve garantir que os alunos estão engajados e prontos para explorar o tema da aula com mais profundidade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Clima na minha cidade" (10 - 15 minutos)

    • Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma lista de atividades humanas (como desmatamento, queimadas, uso de combustíveis fósseis, entre outros) e um mapa da sua cidade ou região. O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem no mapa locais onde essas atividades acontecem e discutam sobre como elas podem afetar o clima local. Os alunos serão incentivados a pesquisar sobre as atividades listadas e sobre os possíveis efeitos delas no clima.

    • Passo a passo:

      1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
      2. Entregue para cada grupo a lista de atividades humanas e o mapa da cidade.
      3. Peça para os alunos identificarem no mapa os locais onde essas atividades ocorrem.
      4. Incentive os alunos a discutirem sobre como essas atividades podem afetar o clima local.
      5. Após a discussão, peça para cada grupo compartilhar suas descobertas com a turma.
  2. Atividade "Mudança climática: O que eu posso fazer?" (10 - 15 minutos)

    • Descrição: Ainda em grupos, os alunos serão desafiados a pensar em ações que eles, como indivíduos, podem realizar para ajudar a mitigar a mudança climática. Cada grupo receberá um cartaz em branco e materiais de desenho. Eles deverão desenhar uma árvore no centro do cartaz, representando a Terra, e ao redor dela, desenhar ações que eles podem fazer para ajudar a "refrescar" o planeta. Por exemplo, ao lado da árvore, eles podem desenhar um grupo de pessoas plantando árvores (representando a ação de reflorestamento), ao outro lado, um grupo economizando energia (representando a redução de emissões de gases do efeito estufa), e assim por diante.

    • Passo a passo:

      1. Distribua os materiais para cada grupo.
      2. Explique a atividade e dê um exemplo de como eles podem representar as ações no cartaz.
      3. Deixe os alunos trabalharem em seus cartazes, circulando pela sala para auxiliar e monitorar o progresso.
      4. Após o tempo determinado, peça para cada grupo apresentar seu cartaz para a turma, explicando as ações que eles representaram.
  3. Atividade "Debates sobre soluções para a mudança climática" (5 - 10 minutos)

    • Descrição: Ainda em grupos, os alunos irão participar de um debate simulado sobre soluções para a mudança climática. Cada grupo receberá um tema específico para pesquisar e defender um argumento. Os temas podem incluir: o papel das energias renováveis na redução das emissões de gases do efeito estufa, a importância da preservação das florestas na regulação do clima, a necessidade de mudança de hábitos de consumo para reduzir o impacto no clima, entre outros.

    • Passo a passo:

      1. Distribua os temas para cada grupo.
      2. Dê um tempo para que os grupos possam pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos.
      3. Realize o debate, dando a cada grupo um tempo para apresentar seu argumento e para responder aos argumentos dos outros grupos.
      4. Após o debate, promova uma discussão em sala de aula sobre os diferentes argumentos apresentados.

Estas atividades permitirão aos alunos explorar o tema de forma prática e contextualizada, além de promover o trabalho em grupo, a pesquisa, o pensamento crítico e a argumentação.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • Descrição: O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que encontraram durante as atividades. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros, trocarem ideias e perspectivas, e desenvolverem suas habilidades de comunicação e argumentação.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve chamar cada grupo para apresentar brevemente suas descobertas ou conclusões.
      2. Os outros alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e comentários construtivos após cada apresentação.
      3. O professor deve moderar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a conversa permaneça focada e respeitosa.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Após a apresentação dos grupos, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Ele deve reforçar os conceitos de mudança climática, a influência das atividades humanas no clima e as possíveis soluções para a mitigação da mudança climática. O professor também pode destacar exemplos concretos das atividades dos alunos e como elas estão relacionadas com a teoria.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve revisar brevemente os conceitos teóricos mais importantes.
      2. Em seguida, ele deve relacionar esses conceitos com as atividades realizadas pelos alunos, destacando as conexões entre a teoria e a prática.
      3. O professor deve reforçar a importância do tema e a relevância das ações individuais e coletivas para a mitigação da mudança climática.
  3. Reflexão final (3 - 4 minutos)

    • Descrição: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"; "Quais questões ainda não foram respondidas?"; "O que você pode fazer, como indivíduo, para contribuir para a redução da mudança climática?". Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve propor as perguntas de reflexão e explicar que os alunos terão um minuto para pensar sobre elas.
      2. Após um minuto, o professor deve pedir que os alunos compartilhem suas respostas, um de cada vez.
      3. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, elogiando as ideias pertinentes e esclarecendo quaisquer mal-entendidos.

Este Retorno final permitirá ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema, identificar quaisquer áreas de confusão e promover a reflexão sobre a importância do assunto. Além disso, ele proporcionará aos alunos a oportunidade de consolidar o que aprenderam e de pensar sobre como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, revisando os conceitos de mudança climática, as influências das ações humanas no clima e as possíveis soluções para a mitigação da mudança climática. Ele deve destacar as descobertas feitas pelos alunos durante as atividades e debates, reforçando a importância do seu envolvimento ativo no processo de aprendizagem.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve revisitar os Objetivos da aula e verificar se foram alcançados.
      2. Em seguida, ele deve fazer um resumo dos principais pontos abordados, garantindo que os conceitos mais importantes foram compreendidos pelos alunos.
      3. O professor deve destacar as conexões entre a teoria e a prática, reforçando como as atividades ajudaram a aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema.
      4. Por fim, o professor deve elogiar os esforços e a participação dos alunos, ressaltando a importância do envolvimento ativo no aprendizado.
  2. Conexão com o Mundo Real (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como o que foi aprendido na aula se conecta com o mundo real. Ele pode citar exemplos de como as atividades humanas afetam o clima em diferentes partes do mundo, e como as ações individuais e coletivas podem contribuir para a mitigação da mudança climática. O professor deve enfatizar que a mudança climática é um problema global que requer ação de todos.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve apresentar exemplos concretos de como as atividades humanas afetam o clima, utilizando os exemplos das atividades realizadas pelos alunos durante a aula, se possível.
      2. Em seguida, ele deve ressaltar a importância das ações individuais e coletivas para a mitigação da mudança climática, e como os alunos podem contribuir para esse esforço.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Estes materiais podem incluir documentários, livros, sites e jogos educativos sobre a mudança climática. O professor deve lembrar aos alunos que o aprendizado é um processo contínuo, e que eles são responsáveis por sua própria educação.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve compartilhar uma lista de materiais extras com os alunos, explicando brevemente o que cada um deles aborda e por que são relevantes para o tema da aula.
      2. Ele deve incentivar os alunos a explorarem esses materiais em seu próprio tempo, e a trazerem quaisquer perguntas ou comentários que possam surgir durante essa exploração para as aulas futuras.
  4. Encerramento (1 minuto)

    • Descrição: O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do tema da aula e do estudo contínuo da mudança climática. Ele deve lembrar aos alunos que eles têm um papel importante a desempenhar na proteção do planeta, e que cada ação, por menor que pareça, faz a diferença. O professor deve agradecer aos alunos pela participação e pelo esforço, e encorajá-los a trazerem suas perguntas e ideias para as próximas aulas.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, reforçando a importância do tema.
      2. Ele deve agradecer aos alunos pela participação e pelo esforço, e incentivá-los a continuarem se envolvendo ativamente no processo de aprendizagem.
      3. Por fim, o professor deve despedir-se da turma, lembrando-os do horário e do local da próxima aula, e encorajando-os a trazerem suas perguntas e ideias para essa aula.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies