Entrar

Plano de aula de Extrativismo: Características

Geografia

Original Teachy

'EF06GE05'

Extrativismo: Características

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de extrativismo: O professor deve garantir que os alunos entendam o que é o extrativismo e quais são suas principais características. Isso inclui a exploração de recursos naturais como minerais, madeira, ouro, petróleo, entre outros.

  2. Diferenciar os tipos de extrativismo: Os alunos devem ser capazes de distinguir entre o extrativismo mineral, vegetal e animal. Isso envolve a compreensão de como cada um desses tipos de extrativismo funciona, quais recursos são extraídos e quais são as implicações ambientais.

  3. Entender a importância do extrativismo: O professor deve enfatizar a importância do extrativismo para a economia e o Desenvolvimento humano, ao mesmo tempo em que destaca os desafios e impactos negativos associados a essa prática.

Objetivos secundários

  • Estimular o pensamento crítico: O professor deve incentivar os alunos a analisarem o extrativismo de uma perspectiva crítica, considerando não apenas os benefícios econômicos, mas também os impactos ambientais e sociais.

  • Promover o debate e a discussão: O professor deve criar um ambiente propício para que os alunos possam expressar suas opiniões, fazer perguntas e debater sobre o tema do extrativismo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrar conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de recursos naturais e a importância deles para a sociedade. Isso pode incluir uma revisão de diferentes tipos de recursos naturais (renováveis e não renováveis) e como eles são utilizados.

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações hipotéticas para despertar o interesse dos alunos e introduzir o tópico. Por exemplo:

    • "Imagine que você vive em uma comunidade que depende da pesca para sustento. De repente, uma grande empresa de mineração começa a operar na região, poluindo os rios e afetando a vida marinha. Como você acha que isso impactaria a sua comunidade?"
    • "Você já parou para pensar de onde vem o petróleo que é usado para fazer a gasolina que abastece os carros? Ou a madeira que é usada para construir casas e móveis? Esses são exemplos de recursos que são extraídos da natureza através do extrativismo."
  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do extrativismo para a economia, mostrando exemplos de países que dependem fortemente dele, como o Brasil (com o extrativismo mineral - minério de ferro, ouro, etc - e vegetal - madeira, soja, etc).

  4. Ganhar atenção dos alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades e fatos interessantes sobre o extrativismo. Por exemplo:

    • "Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro do mundo? Esse é um recurso muito importante para a indústria, pois é usado na produção de aço."
    • "Você já ouviu falar sobre o extrativismo sustentável? É uma prática que busca conciliar a exploração dos recursos naturais com a preservação do meio ambiente e a melhoria das condições de vida das comunidades locais. Vamos falar mais sobre isso durante a aula."

Ao final da Introdução, os alunos devem ter uma compreensão básica do que é o extrativismo, por que é importante e quais são os diferentes tipos. Eles também devem estar motivados e curiosos para aprender mais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da teoria (10 - 12 minutos):

    • Definição de Extrativismo (3 - 4 minutos): O professor deve começar explicando que o extrativismo é a atividade que consiste na exploração de recursos naturais (minerais, vegetais e animais) do ambiente. Neste momento, é importante ressaltar que o extrativismo pode ser uma prática positiva, quando realizada de forma sustentável e respeitando o meio ambiente, ou negativa, quando é feita de forma predatória e sem preocupação com a preservação.

    • Extrativismo Mineral (3 - 4 minutos): Em seguida, o professor deve definir o extrativismo mineral, explicando que se trata da exploração de minérios, como ferro, ouro, cobre, etc. O professor deve destacar a importância do minério de ferro para a indústria e para a economia brasileira. Além disso, deve ressaltar os impactos ambientais desse tipo de extrativismo, como a degradação do solo e a contaminação de rios.

    • Extrativismo Vegetal (3 - 4 minutos): Depois, o professor deve abordar o extrativismo vegetal, que consiste na exploração de recursos vegetais, como madeira, frutas, sementes, etc. Neste momento, deve-se falar sobre a importância da Amazônia para o extrativismo vegetal e os impactos desse tipo de atividade para a floresta e para as comunidades locais.

    • Extrativismo Animal (3 - 4 minutos): Por fim, o professor deve explicar o extrativismo animal, que envolve a exploração de recursos animais, como peixes, crustáceos, aves, etc. Aqui, deve-se falar sobre a pesca e a caça, ressaltando a importância da pesca sustentável e os impactos da pesca predatória e da caça ilegal.

  2. Atividades Práticas (10 - 13 minutos):

    • Estudo de Caso (5 - 7 minutos): O professor pode apresentar um estudo de caso real ou fictício, que envolva um conflito socioambiental relacionado ao extrativismo. Por exemplo, pode-se falar sobre a disputa entre indígenas e garimpeiros na região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Os alunos devem analisar o caso, identificar os atores envolvidos, os argumentos de cada lado, os impactos do conflito e possíveis soluções.

    • Debate (5 - 6 minutos): Após a apresentação do estudo de caso, o professor deve promover um debate entre os alunos. Cada grupo deve defender uma posição (indígenas ou garimpeiros) e apresentar argumentos, levando em consideração os aspectos econômicos, sociais e ambientais. O objetivo é que os alunos consigam entender a complexidade dos conflitos socioambientais e a importância do diálogo e do respeito às diferentes visões.

  3. Conclusão do Desenvolvimento (2 - 3 minutos): O professor deve encerrar o Desenvolvimento da aula resumindo os principais pontos abordados e reforçando a importância do extrativismo para a economia e para o Desenvolvimento humano, ao mesmo tempo em que destaca os desafios e impactos negativos associados a essa prática. Ele deve também reforçar a importância do debate e da reflexão crítica sobre o tema.

Retorno (5 - 7 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar esta etapa fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados na aula. Isso pode incluir a definição de extrativismo, os diferentes tipos (mineral, vegetal, animal), exemplos de cada um, suas implicações ambientais e sociais, e a importância do debate e da reflexão crítica sobre o tema.

  2. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor deve conectar a teoria apresentada com a prática. Pode fazer isso através de perguntas que levem os alunos a pensar sobre como o que aprenderam se aplica ao mundo real. Por exemplo:

    • "Como o extrativismo afeta a vida das pessoas que vivem em regiões de exploração?"
    • "Vocês conseguem pensar em exemplos de notícias recentes que envolvam o extrativismo?"
    • "Como o extrativismo pode contribuir para a economia de um país? E quais são os riscos e desafios associados a essa atividade?"
  3. Reflexão Final (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
  4. Feedback (1 - 2 minutos): Depois da reflexão, o professor pode solicitar que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso não só ajuda a reforçar o que foi aprendido, como também dá ao professor a oportunidade de identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos. O professor deve encorajar os alunos a serem honestos em suas respostas e a não terem medo de fazer perguntas ou expressar dúvidas.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida do que é o extrativismo, quais são seus diferentes tipos e suas implicações. Eles também devem ser capazes de aplicar esses conhecimentos à análise de situações reais e ao debate sobre o tema. Além disso, o professor deve ter uma ideia clara do que os alunos aprenderam e quais são as áreas que podem precisar de mais atenção em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui a definição do extrativismo, a distinção entre os tipos de extrativismo (mineral, vegetal e animal), suas implicações ambientais e sociais e a importância do debate e da reflexão crítica sobre o tema. O professor deve enfatizar que o extrativismo é uma prática complexa, com impactos significativos na economia, no meio ambiente e na sociedade.

  2. Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode incluir a discussão de como o estudo de casos permitiu aos alunos aplicar os conceitos teóricos a situações reais e como o debate promoveu a reflexão crítica sobre o tema. O professor pode também mencionar exemplos de como o extrativismo é aplicado na vida cotidiana, como na produção de bens de consumo e na geração de energia.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir materiais de leitura e visualização para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o extrativismo. Isso pode incluir artigos, documentários, sites de organizações ambientais, entre outros. O professor pode, por exemplo, sugerir o documentário "Garimpeiros do Século XXI" para os alunos que querem entender melhor os impactos do garimpo na Amazônia.

  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do extrativismo para a vida cotidiana dos alunos. O professor pode explicar como o extrativismo contribui para o Desenvolvimento econômico, mas também pode levar a conflitos socioambientais e à degradação do meio ambiente. Além disso, o professor pode discutir a importância de que os recursos naturais sejam explorados de forma sustentável, garantindo que eles estejam disponíveis para as gerações futuras.

Ao final da Conclusão, os alunos devem ter uma compreensão clara do que foi aprendido durante a aula e como podem continuar a explorar o tema por conta própria. Eles devem também estar cientes da importância do extrativismo para a sua vida cotidiana e para o futuro do planeta.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies