Entrar

Plano de aula de Terra: Movimentos

Geografia

Original Teachy

'EF06GE03'

Terra: Movimentos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Terra: Movimentos

Palavras ChaveMovimentos da Terra, Rotação e Translação, Percepção do Tempo, Dias e Noites, Estações do Ano, Atividades Práticas, Modelos Experimentais, Aprendizagem Interativa, Engajamento Estudantil, Aplicação do Conhecimento
Materiais NecessáriosRelógio Solar DIY, Materiais básicos para construção de relógios solares, Bolas, Lanternas, Inclinômetros, Folhas de rota para atividades, Espaço ao ar livre ou local com luz solar direta
Códigos BNCCEF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.; EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é fundamental para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o que será abordado e quais competências devem ser desenvolvidas ao longo da aula. Esta seção serve para estabelecer um foco claro, garantindo que as atividades práticas e discussões em sala estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem essenciais. Ao esclarecer os objetivos, os alunos podem direcionar melhor sua atenção e esforços durante as atividades práticas, maximizando o aproveitamento do tempo em sala.

Objetivos principais:

1. Descrever e analisar os movimentos da Terra (rotação e translação) e como estes influenciam o conceito de tempo e a percepção de dias, noites e estações do ano.

2. Relacionar os movimentos da Terra com fenômenos práticos observáveis no dia a dia, como a alternância entre dia e noite e as variações climáticas ao longo do ano.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica dos alunos ao explorar como os movimentos da Terra afetam suas vidas cotidianas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução da aula serve para engajar os alunos e revisitar o conhecimento prévio adquirido, utilizando situações-problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conteúdo. Além disso, a contextualização da importância dos movimentos da Terra ajuda a estabelecer conexões entre o conteúdo teórico e a realidade vivenciada pelos alunos, aumentando o interesse e a relevância percebida do tema.

Situações Problema

1. Por que, apesar de a Terra estar constantemente em movimento, não sentimos esse movimento no nosso dia a dia?

2. Como a rotação e a translação da Terra influenciam a duração dos dias e das noites ao longo das diferentes estações do ano?

Contextualização

Para entender melhor como os movimentos da Terra são essenciais para a vida cotidiana, pode-se considerar a importância da rotação terrestre que define os ciclos de dia e noite, fundamentais para a regulação de várias atividades humanas, animais e plantas. Além disso, a translação da Terra em torno do Sol é responsável pelas quatro estações do ano, influenciando desde a agricultura até atividades econômicas em diferentes regiões do mundo. Essa contextualização ajuda a perceber o impacto direto desses movimentos no clima, economia e cultura.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para engajar os alunos em atividades práticas que solidificam a compreensão dos movimentos da Terra e suas consequências. Cada atividade é estruturada para ser interativa, envolvente e educativa, garantindo que os alunos não apenas compreendam o conteúdo teórico, mas também possam visualizar e experimentar conceitos abstratos de maneira concreta. Esta etapa permite que os alunos apliquem o conhecimento prévio em situações práticas, facilitando uma aprendizagem mais profunda e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viajantes do Tempo: Uma Aventura Rotacional

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a rotação da Terra e sua influência no tempo, usando uma abordagem prática e interativa.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, cada um representando uma equipe de exploradores do tempo. As equipes receberão um 'Relógio Solar DIY' e materiais básicos para construí-lo. O objetivo será montar e utilizar o relógio para medir o tempo durante o período da aula, observando as mudanças nas sombras projetadas pelo Sol, relacionando-as com a rotação da Terra.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os kits de 'Relógio Solar DIY' para cada grupo.

  • Explique como montar o relógio solar utilizando os materiais fornecidos.

  • Posicione os grupos no pátio da escola ou em um local que receba luz solar direta.

  • Instrua os alunos a observarem e registrarem as mudanças na sombra a cada 10 minutos.

  • Peça que relacionem as observações com o movimento de rotação da Terra.

  • Conclua com uma discussão em grupo sobre como a rotação da Terra influencia nosso conceito de tempo.

Atividade 2 - Estações do Ano: O Grande Baile Celestial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender o impacto da translação e da inclinação do eixo da Terra nas estações do ano.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar modelos simples que demonstram como a inclinação do eixo da Terra e seu movimento de translação em torno do Sol causam as estações do ano. Eles usarão bolas, lanternas e inclinômetros para simular e visualizar como a Terra se comporta no espaço ao longo do ano.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e distribua os materiais (bola, lanterna, inclinômetro).

  • Explique o eixo de inclinação da Terra e sua órbita ao redor do Sol.

  • Peça aos alunos para montarem seus modelos, usando a lanterna para representar o Sol.

  • Instrua os alunos a simular o movimento de translação da Terra e observar as mudanças de estação.

  • Registre as observações e discuta como a posição da Terra em relação ao Sol afeta as estações do ano.

Atividade 3 - Corrida contra o Tempo: O Desafio da Rotação Terrestre

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma divertida e competitiva como a rotação da Terra influencia nossa percepção de tempo e atividades diárias.

- Descrição: Nesta atividade competitiva, os alunos competirão em grupos para completar um circuito de atividades que simula a rotação da Terra. Cada estação do circuito representará uma hora diferente do dia, com desafios e enigmas relacionados ao impacto da rotação terrestre em atividades diárias.

- Instruções:

  • Organize a sala em várias estações, cada uma representando uma hora do dia.

  • Divida os alunos em grupos e dê a cada grupo uma folha de rota com desafios para cada estação.

  • Explique que cada estação tem um desafio que deve ser resolvido antes de avançar.

  • Inicie a corrida, e monitore o progresso de cada grupo.

  • Ao final, discuta com os alunos como a percepção de tempo é afetada pelo movimento de rotação da Terra.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e compartilhem o conhecimento adquirido através das atividades práticas. Esta discussão ajuda a reforçar os conceitos estudados, promove a habilidade de articulação e debate entre os alunos, e permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre como os movimentos da Terra impactam a nossa percepção de tempo e as mudanças ambientais observáveis.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, reúna todos os alunos e peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e conclusões das atividades realizadas. Inicie com uma breve introdução, destacando a importância de observar como os conceitos teóricos dos movimentos da Terra se aplicam na prática e como isso afeta as nossas vidas diariamente. Encoraje os alunos a expressarem suas ideias e percepções, e a fazerem conexões com o conteúdo estudado previamente.

Perguntas Chave

1. Como a rotação da Terra influencia a variação do tempo observado no relógio solar?

2. De que maneiras a translação da Terra e sua inclinação afetam as estações do ano que experimentamos?

3. Podem dar exemplos de como esses movimentos terrestres impactam atividades diárias ou fenômenos naturais que observamos?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta seção de Conclusão é garantir que todos os conceitos chave da aula sejam devidamente consolidados e compreendidos pelos alunos. Ao resumir e fazer a ponte entre teoria e prática, a aula reforça a relevância do conteúdo e sua aplicabilidade, preparando os alunos não apenas para exames futuros, mas também para uma compreensão mais profunda da natureza e de suas interações diárias com o ambiente.

Resumo

Para encerrar, vamos recapitular os principais pontos abordados: os movimentos da Terra – rotação e translação – e como eles influenciam o nosso dia a dia, como a percepção do tempo, a alternância entre dia e noite e as estações do ano. Estas compreensões foram reforçadas através das atividades práticas que permitiram aos alunos observar e experimentar diretamente os efeitos destes movimentos celestes.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi projetada para conectar teoria e prática, permitindo aos alunos não apenas aprender sobre os movimentos da Terra, mas também visualizá-los e aplicá-los através de modelos e experimentos. Esta abordagem prática ajuda a solidificar o entendimento teórico ao proporcionar experiências concretas que ilustram os conceitos discutidos.

Fechamento

Compreender os movimentos da Terra é essencial, pois afeta diversos aspectos de nossas vidas, desde a simples contagem do tempo até o entendimento das mudanças climáticas sazonais que influenciam a agricultura, a economia e o nosso bem-estar. Espera-se que, com esta aula, os alunos possam levar esses conhecimentos para além da sala de aula, aplicando-os em suas observações e interações com o mundo ao redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies