Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Surgimento das Cidades

Avatar padrão

Lara da Teachy


Geografia

Original Teachy

'EF06GE06'

Surgimento das Cidades

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Surgimento das Cidades

Palavras ChaveUrbanização, Cidades, Mudanças Sociais, Configuração do Trabalho, Geografia, Metodologia Digital, Redes Sociais, História, Futuro, Instagram, TikTok, Jogo Digital, Aprendizado Ativo, Feedback, Tecnologia Educacional
Materiais NecessáriosSmartphones ou tablets com acesso à internet, Contas no Instagram, Contas no TikTok, Ferramentas de edição de imagem e vídeo (Canva, Adobe Spark, etc), Computadores ou laptops com acesso à internet, Aplicativos ou plataformas para jogos de tabuleiro digitais (Google Slides, Canva, etc), Google Forms (para feedback 360°), Projetor ou tela para apresentações
Códigos BNCCEF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.; EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e estruturada sobre as mudanças sociais e configurações do trabalho trazidas pelo surgimento das cidades. Isso guiará os alunos para um entendimento mais aprofundado e contextualizado do impacto das cidades na sociedade moderna.

Objetivos principais:

1. Identificar as principais mudanças sociais decorrentes do surgimento das cidades.

2. Compreender as transformações na configuração do trabalho com a vida urbana.

Objetivos secundários:

  1. Refletir sobre a relação entre urbanização e as redes sociais atuais.
  2. Analisar exemplos históricos e contemporâneos de cidades que influenciaram mudanças sociais significativas.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e estruturada sobre as mudanças sociais e configurações do trabalho trazidas pelo surgimento das cidades. Isso guiará os alunos para um entendimento mais aprofundado e contextualizado do impacto das cidades na sociedade moderna.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que as cidades surgiram como resultado de várias transformações sociais, econômicas e culturais que ocorreram ao longo da história. Destaque que compreender o surgimento das cidades é essencial para entender a configuração atual da sociedade e as mudanças no trabalho. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o surgimento das cidades e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram algumas das principais mudanças sociais que ocorreram com o surgimento das cidades?

2. Como o trabalho mudou com a transição da vida rural para a urbana?

3. Quais são alguns exemplos de cidades que tiveram grande impacto na história?

4. Como a urbanização influenciou a vida cotidiana das pessoas ao longo do tempo?

5. De que maneira as redes sociais atuais refletem a dinâmica das cidades antigas?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos em atividades práticas e criativas que aprofundem sua compreensão sobre as mudanças sociais e a configuração do trabalho decorrentes do surgimento das cidades, utilizando tecnologias digitais contemporâneas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cidades do Futuro no Instagram

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a criatividade e habilidades digitais dos alunos, além de permitir uma compreensão profunda das mudanças sociais e da configuração do trabalho desde o surgimento das cidades até uma visão futurística.

- Descrição: Os alunos criarão uma campanha digital no Instagram simulando como seria a apresentação de uma nova cidade futurística. Eles usarão suas habilidades para criar postagens, histórias e reels, incorporando elementos históricos do surgimento das cidades e suas mudanças sociais, mas contextualizados em um cenário futurista.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar uma conta no Instagram ou usar uma já existente apenas para a atividade.

  • Os alunos devem pesquisar e reunir informações sobre o surgimento das cidades e suas mudanças sociais até a vida urbana moderna, incorporando essas ideias em um cenário futurista.

  • Providencie um tempo para que cada grupo crie pelo menos 3 postagens, 2 histórias e 1 reel. As postagens devem abordar temas como infraestrutura da cidade, trabalho e vida social, mas adaptados para o futuro.

  • Peça aos alunos que usem ferramentas de edição de imagem e vídeo para tornar suas postagens visualmente atraentes.

  • Cada grupo deve compartilhar sua campanha com a turma e explicar as escolhas feitas.

Atividade 2 - Jornada do Influenciador Urbano

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar plataformas de mídia social populares para engajar os alunos no aprendizado, promovendo a pesquisa histórica e a habilidade de comunicação através de um formato moderno e familiar.

- Descrição: Os alunos criarão uma série de vídeos curtos no TikTok onde assumem o papel de influenciadores digitais que vivem em diferentes períodos históricos de uma cidade. Eles devem explicar como as mudanças sociais e a configuração do trabalho foram evoluindo ao longo do tempo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher três momentos históricos diferentes de uma cidade (ex.: idade antiga, medieval, moderna).

  • Os alunos devem pesquisar sobre a vida urbana e a configuração do trabalho em cada um desses períodos.

  • Utilizando o TikTok, os alunos devem criar um vídeo curto para cada período, onde um dos membros do grupo atua como um influenciador explicando as mudanças sociais e de trabalho.

  • Os vídeos devem ser criativos e informativos, utilizando elementos visuais e sonoros do aplicativo.

  • Peça aos grupos que compartilhem seus vídeos com a turma e discutam as principais conclusões.

Atividade 3 - Jogo da Urbanização

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Simular o processo de urbanização e suas implicações sociais e econômicas de maneira lúdica, promovendo o pensamento crítico e colaborativo.

- Descrição: Os alunos jogarão um jogo de tabuleiro digital, onde cada grupo deve desenvolver uma cidade, enfrentando desafios históricos e modernos que ocorrem no processo de urbanização. O jogo simulará cenários reais de mudanças sociais e configuração do trabalho.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo terá acesso ao jogo de tabuleiro digital, que pode ser criado em plataformas como Google Slides ou Canva.

  • Explique as regras do jogo: os grupos devem passar por diferentes fases de urbanização, tomando decisões que afetam mudanças sociais e configurações de trabalho.

  • Os desafios podem incluir eventos históricos, problemas sociais e avanços tecnológicos.

  • Os grupos devem documentar suas decisões e os resultados dessas decisões ao longo do jogo.

  • Ao final do jogo, cada grupo deve apresentar suas cidades, explicando as decisões tomadas e as consequências para a vida urbana.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é promover uma reflexão coletiva e individual sobre o aprendizado adquirido, além de fortalecer habilidades de comunicação e análise. O feedback 360° promove o crescimento pessoal e a percepção dos pontos fortes e áreas de melhoria de cada aluno.

Discussão em Grupo

🗣️ Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilhará suas experiências e conclusões. Sugira o seguinte roteiro: 1. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua campanha, vídeos ou resultados do jogo. 2. Após cada apresentação, abra para perguntas e comentários dos outros grupos. 3. Pergunte aos alunos o que mais lhes surpreendeu sobre as mudanças sociais e a configuração do trabalho desde o surgimento das cidades. 4. Encoraje os alunos a discutir as similaridades e diferenças entre suas cidades futurísticas, influenciadores históricos e decisões no jogo.

Reflexões

1. 🤔 Como as mudanças sociais observadas em suas pesquisas influenciaram a vida urbana? 2. 📊 O que surpreendeu vocês sobre a evolução do trabalho nas cidades? 3. 🌍 De que maneira suas atividades ajudaram a conectar o passado histórico das cidades com a era digital atual e futura?

Feedback 360°

🔄 Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno receberá feedback dos colegas de seu grupo. Instrua os alunos a serem construtivos e respeitosos. Forneça guidelines como: 1. Comece com um comentário positivo. 2. Dê sugestões específicas sobre como melhorar. 3. Termine com uma observação encorajadora. Utilize uma ferramenta digital como Google Forms para facilitar a coleta e organização do feedback.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

📚 Finalidade: O objetivo desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, conectando-o de forma prática e divertida com a realidade moderna. Além disso, visa reforçar a relevância do conteúdo discutido e estimular uma reflexão crítica sobre o papel das cidades e da urbanização em nossas vidas.

Resumo

🌟 Resumo Divertido: Imagine acordar em uma cidade antiga, sem internet, sem redes sociais, sem nada digital! Ao longo da aula, viajamos no tempo e vimos como essas cidades evoluíram até se tornarem as metrópoles digitais de hoje. Exploramos como as cidades surgiram, transformando a vida social e o trabalho das pessoas. E tudo isso através de Instagram, TikTok e até jogos digitais! 🚀

No Mundo

🌍 No Mundo Atual: Esta aula nos mostrou que a urbanização não é apenas um fenômeno antigo, mas algo que continua a moldar nossas vidas diariamente. Ao entender o passado das cidades, conseguimos enxergar melhor como as dinâmicas sociais e econômicas modernas, como o home office, os espaços de coworking e as redes sociais, tiveram origem e continuam a evoluir.

Na Prática

🔗 Aplicações: Compreender o surgimento das cidades nos ajuda a valorizar a infraestrutura e os serviços que tornam possível a vida moderna. Isso inclui desde políticas públicas até inovações tecnológicas que buscam melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Essa consciência também nos permite ser cidadãos mais informados e participativos no planejamento urbano.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Brasil e Mundo: Xenofobia e os Refugiados: Revisão | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Território
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Migração no Brasil
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Uso dos Recursos Naturais | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies