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Plano de aula de Terra: Formação do Planeta

Geografia

Original Teachy

'EF06GE05'

Terra: Formação do Planeta

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Terra: Formação do Planeta

Palavras ChaveTerra, Crosta Terrestre, Manto, Núcleo, Geografia, Metodologia Digital, Interatividade, Ferramentas Digitais, Redes Sociais, Escape Room, Apresentação Interativa, Pesquisa, Fenômenos Naturais
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Google Slides ou Prezi, Aplicativos de Edição de Vídeo (InShot, Canva), Google Forms ou Plataforma de Jogos Educacionais, Conta Coletiva em Redes Sociais (Instagram, TikTok)
Códigos BNCCEF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e detalhada dos principais componentes da Terra. Ao entenderem as camadas que compõem o planeta, os alunos poderão relacionar esses conhecimentos com fenômenos naturais e refletir sobre a importância das estruturas terrestres no contexto atual, aproximando o aprendizado da sua realidade cotidiana.

Objetivos principais:

1. Descrever os componentes principais que formam o planeta Terra: crosta terrestre, manto e núcleo (externo e interno).

2. Explicar as características e a importância de cada uma das camadas da Terra.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o conteúdo estudado com fenômenos naturais e suas implicações no cotidiano dos alunos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e detalhada dos principais componentes da Terra. Ao entenderem as camadas que compõem o planeta, os alunos poderão relacionar esses conhecimentos com fenômenos naturais e refletir sobre a importância das estruturas terrestres no contexto atual, aproximando o aprendizado da sua realidade cotidiana.

Aquecendo

Introdução ao Tema: Inicie a aula relembrando aos alunos que o planeta Terra é composto por diferentes camadas, cada uma com suas características únicas e importância. Explique brevemente que hoje eles irão aprofundar o entendimento sobre a crosta terrestre, o manto e o núcleo do planeta. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre qualquer uma das camadas da Terra e compartilhem com a turma. Esta atividade serve para despertar a curiosidade e engajar os alunos desde o início da aula.

Reflexões Iniciais

1. ❓ Qual é a camada mais externa do planeta Terra?

2. ❓ Quais são as principais características do manto terrestre?

3. ❓ O que diferencia o núcleo externo do núcleo interno?

4. ❓ Como o estudo das camadas da Terra pode nos ajudar a entender melhor os terremotos e vulcões?

5. ❓ De que forma a crosta terrestre afeta a vida humana?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos por meio de atividades práticas e interativas que utilizam ferramentas digitais. Essas atividades visam aprofundar o conhecimento sobre as camadas da Terra, estimulando a colaboração, a criatividade e as habilidades de pesquisa e apresentação, além de contextualizar o aprendizado de acordo com a realidade digital dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cientistas Digitais: Explorando as Camadas da Terra

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, além de aprofundar o conhecimento sobre as camadas da Terra de forma interativa e colaborativa.

- Descrição: Os alunos irão assumir o papel de cientistas digitais e criar uma apresentação interativa utilizando ferramentas como Google Slides ou Prezi para descrever e explicar as camadas da Terra. Cada grupo será responsável por uma camada específica (crosta, manto ou núcleo) e deverá incluir imagens, vídeos e descrições detalhadas para tornar a apresentação envolvente e educativa.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo uma camada da Terra para estudar: crosta, manto ou núcleo.

  • Peça aos alunos que utilizem seus celulares e computadores para pesquisar informações detalhadas sobre a camada designada.

  • Oriente os alunos a coletarem imagens, vídeos e dados para incluir em sua apresentação.

  • Utilize ferramentas digitais como Google Slides ou Prezi para que os alunos criem uma apresentação interativa.

  • Cada grupo deve criar slides que expliquem as características, a importância e os fenômenos naturais associados à sua camada.

  • Os alunos devem incluir pelo menos um vídeo explicativo e três imagens relevantes.

  • No final da aula, cada grupo terá 5-7 minutos para apresentar seu trabalho para a turma.

  • Reserve tempo para perguntas e discussões após cada apresentação.

Atividade 2 - Influenciadores Geológicos: Criando Conteúdo para Redes Sociais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a habilidade de comunicação digital e criatividade, além de aprofundar o conhecimento científico de maneira que ressoe com a atual cultura das redes sociais.

- Descrição: Os alunos se transformarão em influenciadores digitais e criarão conteúdos para redes sociais (Instagram, TikTok) explicando as camadas da Terra. O objetivo é produzir vídeos curtos, stories ou posts que sejam informativos e engajem o público jovem.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo uma camada da Terra: crosta, manto ou núcleo.

  • Oriente os alunos a pesquisarem e coletarem informações relevantes sobre a camada designada usando seus celulares.

  • Peça aos alunos que criem um plano de conteúdo para redes sociais, incluindo vídeos curtos, stories e posts explicativos.

  • Oriente os alunos a utilizarem aplicativos de edição de vídeo e imagem, como InShot ou Canva, para criar conteúdos atraentes.

  • Os vídeos devem incluir explicações claras, usando linguagem acessível e visualmente atraentes.

  • Os alunos devem postar os conteúdos em uma conta coletiva criada para a turma (supervisionada pelo professor) e compartilhar o link com os colegas.

  • Reserve tempo para que cada grupo mostre seus conteúdos e explique suas escolhas de design e abordagem.

  • Incentive a turma a dar feedback construtivo sobre os conteúdos postados.

Atividade 3 - Escape Room Geológico: Desvendando os Mistérios da Terra

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a resolução de problemas, ao mesmo tempo que reforça o conhecimento sobre as camadas da Terra de maneira divertida e interativa.

- Descrição: Crie um jogo de escape room digital onde os alunos precisarão resolver enigmas e desafios relacionados às camadas da Terra para 'escapar'. As pistas levarão os alunos a um maior entendimento sobre a crosta, o manto e o núcleo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos e forneça a cada grupo um link para um escape room digital criado com ferramentas como Google Forms ou plataformas de jogos educacionais.

  • Cada desafio ou enigma estará relacionado a informações sobre uma das camadas da Terra e exigirá pesquisa e colaboração entre os membros do grupo.

  • Oriente os alunos a utilizarem seus celulares para pesquisar respostas e seguir as pistas fornecidas.

  • Os enigmas podem incluir perguntas de múltipla escolha, puzzles de arrastar e soltar, e vídeos com perguntas.

  • Os grupos devem trabalhar juntos para completar todos os desafios no menor tempo possível.

  • Monitore o progresso dos grupos e forneça dicas caso necessário.

  • Após a conclusão, discuta com a turma as estratégias utilizadas para resolver os enigmas e reveja as informações aprendidas.

  • Premie o grupo que terminar primeiro com um pequeno reconhecimento para incentivar a participação.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões, promovendo a autocrítica e a apreciação das contribuições dos colegas. Isso reforça a compreensão do conteúdo e desenvolve habilidades de comunicação e colaboração entre os alunos.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências e conclusões ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Hoje exploramos as camadas da Terra de maneiras diferentes e interativas. Vamos compartilhar o que aprendemos e discutir os principais pontos. Cada grupo pode começar explicando como abordou sua tarefa e as descobertas mais interessantes que fizeram. Depois, podemos abrir para perguntas e comentários dos outros grupos.'

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: Para guiar a discussão, utilize as seguintes perguntas:

  1. Como os diferentes métodos de pesquisa e apresentação ajudaram a entender melhor as camadas da Terra?
  2. Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas durante as atividades e como foram superadas?
  3. Como vocês acham que o conhecimento sobre a estrutura da Terra pode ser aplicado no dia a dia ou em situações reais?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a participarem de uma etapa de feedback 360°, onde cada membro do grupo deve fornecer um feedback aos outros membros. Oriente os alunos a serem construtivos e respeitosos, destacando pontos fortes e sugerindo melhorias. Você pode dizer algo como: 'Agora, cada um de vocês terá a oportunidade de dar e receber feedback dentro do grupo. Pensem no que cada colega fez de melhor e onde ele pode melhorar. Lembrem-se de ser construtivos e respeitosos.'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o conhecimento adquirido, destacando a relevância prática do que foi aprendido e conectando-o com a realidade moderna dos alunos. Isso reforça a importância do tema e motiva os estudantes a continuar explorando a geografia e outros campos científicos com o auxílio das tecnologias digitais.

Resumo

Encerramento de Viagem ao Centro da Terra ✨: Durante nossa jornada pela Terra, desvendamos a crosta, exploramos as profundezas do manto e fundimos nossas mentes com os segredos do núcleo (interno e externo). Assim como verdadeiros cientistas digitais, mergulhamos em apresentações interativas, criamos conteúdos para redes sociais e solucionamos enigmas geológicos em um escape room! Quem diria que nosso planeta poderia ser tão fascinante e cheio de mistérios?

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: No mundo moderno, onde a tecnologia e a informação digital dominam, compreender a Terra é essencial para lidar com desafios globais como mudanças climáticas, desastres naturais e exploração de recursos. Nosso conhecimento das camadas terrestres nos ajuda a prever terremotos, entender a formação de vulcões e até mesmo descobrir novos recursos minerais, tudo isso usando as mesmas ferramentas digitais que estamos explorando em sala de aula.

Na Prática

Importância no Dia a Dia: Saber como nosso planeta é estruturado nos permite tomar decisões mais conscientes sobre o uso de seus recursos, planejar infraestruturas mais seguras e proteger-nos contra desastres naturais. Além disso, esse conhecimento fortalece nossa curiosidade científica e nos prepara para um futuro onde a ciência e a tecnologia estarão ainda mais entrelaçadas.

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