Entrar

Plano de aula de Que é história?

História

Original Teachy

'EF06HI03'

Que é história?

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Que é história?

Palavras ChaveHistória, Ciência, Ações humanas, Acontecimentos, Memória, Cultura, Reflexão crítica, Linha do tempo, Habilidades práticas, Mercado de trabalho
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre evento histórico, Projetor ou TV para exibir o vídeo, Cartolina, Canetas, Impressões de imagens históricas, Post-its, Folhas de papel, Computador com acesso à internet (para pesquisa)
Códigos BNCCEF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.; EF06HI01: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida para os alunos entenderem o que é a história e seus objetos de estudo. Compreender esses conceitos é fundamental para o desenvolvimento de habilidades práticas, como análise crítica e reflexão, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Esta etapa prepara os alunos para atividades práticas subsequentes, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira interativa e significativa.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de história como uma ciência que estuda as ações humanas no tempo.

2. Identificar os principais objetos de estudo da história, como acontecimentos, memória e cultura.

Objetivos secundários:

  1. Estabelecer a relevância da história para a compreensão do presente e do futuro.
  2. Desenvolver habilidades de análise crítica através da reflexão sobre eventos históricos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade:

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema, mostrando a relevância da história em contextos práticos e no mercado de trabalho. Além disso, a atividade inicial serve para engajar os alunos e incentivá-los a pensar de forma crítica sobre como o conhecimento histórico é adquirido e utilizado.

Contextualização

Contextualização:

A história é como uma grande jornada através do tempo, onde exploramos as ações, pensamentos e culturas de diferentes povos ao longo dos séculos. Entender a história nos permite compreender como chegamos ao presente e nos prepara para o futuro. Por exemplo, ao estudar a Revolução Industrial, podemos entender melhor as bases do mundo tecnológico e industrial que conhecemos hoje.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado:

Sabia que muitos historiadores trabalham como consultores em filmes e séries? Eles ajudam a garantir que as produções sejam historicamente precisas. Empresas de turismo histórico contratam especialistas para criar roteiros que contam histórias de lugares históricos, atraindo turistas e educando o público. Profissionais de história também são essenciais em museus, onde ajudam a preservar a memória cultural e educar o público sobre diferentes épocas.

Atividade Inicial

Atividade Inicial:

Mostre um vídeo curto (3-5 minutos) sobre um evento histórico intrigante, como a construção das pirâmides do Egito ou a queda do Império Romano. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: "Como vocês acham que os historiadores descobriram tantos detalhes sobre esse evento?". Incentive os alunos a refletirem e compartilharem suas ideias.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e interativa dos conceitos estudados, incentivando a aplicação dos conhecimentos adquiridos de maneira criativa e significativa. As atividades propostas visam desenvolver habilidades de pesquisa, organização e pensamento crítico, fundamentais tanto para o estudo da história quanto para diversas áreas do mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. O que é História?
  2. Objetos de estudo da História: ações humanas, acontecimentos, memória e cultura
  3. A importância da História para a compreensão do presente e do futuro
  4. Historiadores e suas fontes: documentos, artefatos, relatos orais

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a história influencia a vida cotidiana e as decisões que tomamos. Pergunte: 'Como o estudo da história pode nos ajudar a entender melhor o mundo em que vivemos hoje?'. Incentive-os a pensar sobre exemplos concretos de como eventos históricos moldaram a sociedade atual.

Mini Desafio

Construindo uma Linha do Tempo Interativa

Os alunos irão criar uma linha do tempo interativa destacando eventos históricos importantes, considerando diferentes fontes de informação.

Instruções

  1. Divida a turma em pequenos grupos (4-5 alunos por grupo).
  2. Distribua materiais como cartolina, canetas, impressões de imagens históricas e post-its.
  3. Cada grupo deve selecionar um período histórico (ex.: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea).
  4. Os alunos devem pesquisar e selecionar pelo menos 5 eventos significativos desse período.
  5. Cada grupo deve criar uma linha do tempo em uma cartolina, colocando os eventos em ordem cronológica e adicionando informações relevantes (data, descrição do evento, importância).
  6. Incentive os alunos a usar post-its para adicionar reflexões sobre como cada evento pode ter influenciado outros períodos históricos ou o presente.
  7. Após a construção, cada grupo deve apresentar sua linha do tempo para a turma, explicando os eventos escolhidos e suas reflexões.

Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, organização da informação e apresentação. Incentivar o pensamento crítico sobre a interconexão de eventos históricos.

Duração: 40 - 50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Escolha um evento histórico recente (ex.: queda do Muro de Berlim). Escreva um breve parágrafo explicando como esse evento pode ser estudado por historiadores (que fontes eles usariam, que perguntas fariam, etc.).
  2. Faça uma lista de três formas como a história pode influenciar nossa vida cotidiana (ex.: decisões políticas, cultura popular, sistemas econômicos).
  3. Em uma folha separada, escreva uma carta imaginária para um historiador do futuro descrevendo um evento atual significativo e explicando por que ele deve ser lembrado.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que compreendam a relevância do estudo da história e como ele se aplica em contextos práticos e no mercado de trabalho. A discussão e a recapitulação promovem a reflexão crítica e ajudam a fixar os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que aprenderam durante a aula. Pergunte: 'Qual foi a parte mais interessante da atividade de construção da linha do tempo? Por quê?' e 'Como vocês acham que os eventos históricos que estudamos influenciam a nossa vida hoje?'. Incentive os alunos a refletirem sobre os desafios que encontraram durante a pesquisa e como superaram esses obstáculos. Discuta também as diferentes fontes usadas e a importância de cada uma na construção do conhecimento histórico.

Resumo

Resuma os principais pontos abordados durante a aula: o conceito de história como ciência, os objetos de estudo da história (ações humanas, acontecimentos, memória e cultura) e a importância da história para a compreensão do presente e do futuro. Reforce como a atividade prática de construção da linha do tempo ajudou os alunos a entenderem melhor esses conceitos.

Fechamento

Explique aos alunos como a aula conectou teoria e prática ao permitir que eles aplicassem conhecimentos teóricos na construção de uma linha do tempo interativa. Ressalte a importância de habilidades como pesquisa, organização da informação e pensamento crítico, que são valiosas não apenas para o estudo da história, mas também para diversas áreas do mercado de trabalho. Finalize descrevendo como o conhecimento histórico pode ser aplicado no dia a dia, desde a compreensão de eventos atuais até a tomada de decisões informadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies