Entrar

Plano de aula de Inglês, Brasil e o Mundo

Inglês

Original Teachy

'EF06LI24'

Inglês, Brasil e o Mundo

Objetivos (5 - 7 minutos)

Objetivos Principais:

  1. Compreender a importância do idioma inglês no contexto global, especialmente no Brasil, e como isso afeta vários aspectos da vida cotidiana, como negócios, turismo, entretenimento e tecnologia.

  2. Analisar como o inglês é apresentado e utilizado na mídia brasileira e mundial, através de exemplos de músicas, filmes, séries, notícias, entre outros.

  3. Desenvolver habilidades de compreensão auditiva e leitura em inglês, ao analisar e interpretar textos e conteúdos midiáticos.

Objetivos Secundários:

  1. Estimular o interesse e a motivação dos alunos para o aprendizado do inglês, mostrando a sua relevância e aplicabilidade no mundo atual.

  2. Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, através de discussões e análises de situações reais que envolvem o uso do inglês.

  3. Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural, ao explorar como o inglês é influenciado e influencia outras línguas e culturas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão sobre tópicos previamente estudados, como a importância do inglês como língua franca, a sua presença na internet e na tecnologia, e a influência do inglês na cultura pop mundial. Esta revisão é feita de forma a relembrar os alunos e prepará-los para os novos conteúdos que serão abordados.
  2. Situações-problema:

    • O professor propõe duas situações-problema:
      1. "Imagine que você está visitando um país onde o inglês é a língua oficial, e precisa se comunicar em inglês para conseguir informações, comprar algo, ou pedir ajuda. Como o domínio do inglês pode facilitar essa experiência?"
      2. "Pense em como o inglês é utilizado em suas músicas, filmes e séries favoritas. Como a compreensão desses conteúdos seria diferente se você não entendesse inglês?"
  3. Contextualização:

    • O professor contextualiza a importância do inglês no cenário global, ressaltando que, além de ser a língua oficial de vários países, o inglês é a língua mais utilizada na internet, na ciência, na aviação, e nos negócios internacionais. O professor também destaca que, no Brasil, o inglês é um requisito fundamental em muitas vagas de emprego, e que a falta de fluência nesse idioma pode limitar as oportunidades profissionais.
  4. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • O professor compartilha duas curiosidades para chamar a atenção dos alunos:

      1. "Você sabia que o inglês possui mais palavras do que qualquer outro idioma? Estima-se que existam mais de 1 milhão de palavras em inglês, embora a maioria das pessoas só use cerca de 20.000 a 30.000 delas."
      2. "Você sabia que o inglês é a língua oficial dos Jogos Olímpicos, mesmo que os Jogos sejam realizados em países onde o inglês não seja a língua nativa?"
    • O professor finaliza a Introdução afirmando que, ao final da aula, os alunos serão capazes de entender melhor o papel do inglês no mundo, e como isso afeta suas vidas e suas carreiras.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Análise de Letra de Música (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega a cada grupo a letra de uma música em inglês. As músicas devem ser escolhidas de diferentes gêneros musicais, como pop, rock, hip-hop, etc.
    • O professor explica que a tarefa dos alunos é analisar a letra da música, identificar as palavras e expressões que já conhecem, e tentar entender o significado das palavras e expressões que não conhecem.
    • O professor orienta os alunos a utilizarem um dicionário de inglês, se necessário, e a discutirem em grupo para tentar chegar a um consenso sobre o significado das palavras e expressões desconhecidas.
    • Após a análise da letra de música, cada grupo apresenta para a turma a música que analisou, compartilhando as palavras e expressões que identificou e o significado que atribuiu a elas. O professor faz correções, esclarece dúvidas e fornece feedback.
  2. Atividade de Discussão sobre Filmes e Séries (10 - 15 minutos)

    • O professor propõe uma discussão em classe sobre como o inglês é utilizado e percebido em filmes e séries de diferentes origens. Para isso, o professor pode selecionar cenas de filmes e episódios de séries que apresentem diferentes sotaques, formas de expressão, e níveis de dificuldade na compreensão do inglês.
    • O professor inicia a discussão perguntando aos alunos sobre suas experiências ao assistir filmes e séries em inglês, e se sentem dificuldades em entender o que os personagens estão dizendo. O professor também pergunta aos alunos sobre suas percepções do inglês falado por personagens de diferentes nacionalidades.
    • O professor, então, mostra as cenas selecionadas e pede para os alunos ouvirem atentamente e tentarem entender o que os personagens estão dizendo. Após a exibição de cada cena, o professor conduz a discussão, perguntando aos alunos sobre o que entenderam, se tiveram dificuldades, e o que acharam do inglês falado pelos personagens.
    • O professor encerra a atividade ressaltando a importância de assistir filmes e séries em inglês para aprimorar a compreensão auditiva e a fluência no idioma. O professor também pode sugerir alguns filmes e séries em inglês para os alunos assistirem em casa como parte do estudo do idioma.
  3. Atividade de Role-Playing (5 - 10 minutos)

    • O professor propõe uma atividade de role-playing, onde os alunos vão simular situações de comunicação em inglês que podem ocorrer em diferentes contextos, como em uma viagem, em uma reunião de negócios, ou em uma conversa informal.
    • O professor divide a turma em pares e fornece a cada par uma situação de role-playing, juntamente com um conjunto de palavras e expressões úteis em inglês para aquela situação.
    • Os alunos têm alguns minutos para preparar a simulação, lendo e memorizando as palavras e expressões, e pensando em possíveis respostas para a situação proposta. Após a preparação, cada par realiza a simulação, com um aluno assumindo o papel de um falante nativo de inglês e o outro aluno assumindo o papel de alguém que está tentando se comunicar em inglês.
    • O professor observa as simulações, oferece feedback e sugestões de melhorias, e esclarece quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as conclusões de cada atividade.
    • O professor pergunta a cada grupo sobre quais palavras e expressões eles conseguiram entender na análise de letra de música, quais dificuldades encontraram, e como resolveram essas dificuldades.
    • O professor também pergunta aos alunos sobre as cenas de filmes e séries que foram discutidas, e se a discussão ajudou a esclarecer dúvidas e melhorar a compreensão do inglês falado.
    • O professor encoraja os alunos a compartilharem suas experiências e percepções, promovendo um ambiente de respeito e valorização da diversidade de conhecimentos e opiniões.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • O professor faz a conexão entre as atividades práticas realizadas e os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula. Por exemplo, o professor pode destacar como a análise de letra de música ajuda a entender o uso de expressões idiomáticas e coloquiais em inglês, e como a discussão sobre filmes e séries ajuda a perceber a diversidade de sotaques e formas de expressão em inglês.
    • O professor também reforça a importância do inglês no mundo atual, e como as habilidades desenvolvidas na aula, como a compreensão auditiva e a leitura em inglês, podem ser úteis em diversas situações da vida cotidiana e profissional.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor faz as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
      3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana e em seus estudos de inglês?"
    • O professor dá um minuto para os alunos pensarem em suas respostas, e depois pede para alguns alunos compartilharem suas reflexões com a turma. O professor valoriza todas as respostas, e aproveita a oportunidade para esclarecer dúvidas e reforçar os pontos mais importantes da aula.
  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • O professor finaliza a aula dando um feedback geral sobre o desempenho da turma, destacando as habilidades que foram bem desenvolvidas e as que precisam ser aprimoradas. O professor também encoraja os alunos a continuarem praticando o inglês fora da sala de aula, e se colocando à disposição para qualquer dúvida ou dificuldade que possam surgir.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor faz um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a importância do inglês no cenário global, a sua presença na mídia brasileira e mundial, e as estratégias para aprimorar a compreensão auditiva e a leitura em inglês.
    • O professor lembra aos alunos sobre as atividades realizadas, como a análise de letra de música, a discussão sobre filmes e séries, e o role-playing, e como essas atividades contribuíram para a compreensão dos conteúdos teóricos.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor enfatiza como a aula conseguiu conectar a teoria e a prática, através da análise de situações reais de uso do inglês, e da reflexão sobre a presença do inglês na mídia e na cultura pop.
    • O professor também destaca como as atividades realizadas permitiram aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos de forma prática e interativa, promovendo o Desenvolvimento de habilidades linguísticas e comunicativas.
  3. Materiais Complementares (1 minuto)

    • O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos aprofundarem seus estudos sobre o tema da aula. Esses materiais podem incluir músicas em inglês com letras para análise, filmes e séries em inglês para assistir com legendas em inglês, e sites e aplicativos de aprendizado de inglês.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • O professor encerra a aula ressaltando a importância do inglês no dia a dia dos alunos, seja para comunicação em viagens, para acesso a informações e conteúdos na internet, ou para melhoria das oportunidades de carreira.
    • O professor também enfatiza que o inglês não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas também uma porta de entrada para a compreensão de diferentes culturas e perspectivas, e para a participação ativa na sociedade globalizada.
  5. Encerramento (1 minuto)

    • O professor agradece a participação e o empenho de todos, e encerra a aula. O professor lembra aos alunos sobre a importância de praticar o inglês regularmente, seja através de leituras, músicas, filmes, séries, ou conversas, e se coloca à disposição para qualquer dúvida ou dificuldade que possam surgir.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies