Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Palavras Cognatas e False Friends

Avatar padrão

Lara da Teachy


Inglês

Original Teachy

'EF06LI08'

Palavras Cognatas e False Friends

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Palavras Cognatas e False Friends

Palavras ChaveMetodologia Digital, Palavras Cognatas, False Friends, Inglês, Ensino Fundamental, Atividades Práticas, Redes Sociais, Engajamento, Aprendizado Colaborativo, Mídias Digitais, Vídeos, Pesquisa Online, Gamificação, Escape Room Digital
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Aplicativos de edição de vídeo, Plataforma para publicação de vídeos (Facebook, Google Classroom, etc.), Google Slides ou PowerPoint, Lista de sites com textos em inglês, Google Forms ou Kahoot, Ferramentas de quiz/gamificação, Projetor ou tela para exibição de vídeos
Códigos BNCCEF06LI08: Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.; EF06LI04: Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a distinção fundamental entre palavras cognatas e 'false friends', preparando-os para aplicar esse conhecimento de maneira prática e contextualizada durante as atividades da aula.

Objetivos principais:

1. Identificar palavras cognatas em inglês que têm significados semelhantes no português.

2. Reconhecer e diferenciar 'false friends' entre o inglês e o português.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas ao analisar palavras e seus contextos em inglês e português.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a distinção fundamental entre palavras cognatas e 'false friends', preparando-os para aplicar esse conhecimento de maneira prática e contextualizada durante as atividades da aula.

Aquecendo

Inicie a aula explicando que palavras cognatas são aquelas que possuem semelhança tanto no português quanto em inglês, muitas vezes destacando raízes comuns. No entanto, os 'false friends' são palavras que, apesar de parecerem semelhantes, têm significados completamente diferentes. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre palavras cognatas ou 'false friends'. Isso pode incluir exemplos engraçados, comuns ou até mesmo histórias de erros comuns devido a 'false friends'. 💡

Reflexões Iniciais

1. Quais são alguns exemplos de palavras cognatas que vocês já conheciam?

2. Vocês já cometeram algum erro engraçado por conta de 'false friends'? Qual foi?

3. Como podemos evitar confusões com 'false friends' em uma conversa em inglês?

4. Por que vocês acham que existem palavras tão parecidas entre diferentes idiomas?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma aplicação prática e engajadora dos conceitos de palavras cognatas e 'false friends' em um ambiente colaborativo. Utilizando tecnologias digitais, as atividades promovem o aprendizado ativo e contextualizado, tornando o processo de ensino dinâmico e alinhado com a realidade dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciador Digital por um Dia

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Capacitar os alunos a identificar e diferenciar palavras cognatas e 'false friends' ao aplicar o conhecimento em um contexto moderno e engajador, utilizando habilidades relacionadas às mídias digitais.

- Descrição: Os alunos irão se imaginar como influenciadores digitais que precisam criar conteúdo para suas redes sociais sobre palavras cognatas e 'false friends'.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema específico relacionado a palavras cognatas e 'false friends' (como exemplos comuns, erros engraçados, dicas de como evitar confusões, etc.).

  • Usando celulares e acesso à internet, os grupos devem pesquisar mais informações e criar um roteiro para um vídeo curto (de 1 a 2 minutos).

  • Os alunos devem gravar, editar e adicionar legendas ou efeitos ao vídeo usando aplicativos de edição disponíveis em seus celulares.

  • Após a criação, cada grupo deve publicar o vídeo em uma plataforma privada (pode ser um grupo fechado no Facebook, Google Classroom ou outra ferramenta escolhida pelo professor) e compartilhar com os colegas.

  • Realize uma sessão de exibição dos vídeos na sala de aula, onde cada grupo apresenta seu trabalho e responde perguntas dos colegas sobre o conteúdo criado.

Atividade 2 - Detetive Linguístico: Caça aos Falsos Amigos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica ao diferenciar palavras cognatas e 'false friends' por meio da exploração de textos autênticos e conteúdos multimídia online.

- Descrição: Os alunos se tornam detetives linguísticos em uma missão para encontrar e categorizar palavras cognatas e 'false friends' em textos e conteúdos multimídia online.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Forneça aos alunos uma lista de sites e recursos online onde eles podem encontrar textos em inglês (e.g., notícias, blogs, redes sociais).

  • Cada grupo deve identificar e listar palavras cognatas e 'false friends' encontrados nestes textos.

  • Os grupos devem criar uma apresentação digital (usando Google Slides, PowerPoint ou outra ferramenta) com os exemplos encontrados, explicando por que cada palavra é uma cognata ou um 'false friend'.

  • Os grupos devem incluir imagens, vídeos curtos ou memes que ilustrem os 'false friends' de maneira divertida e esclarecedora.

  • Ao fim, cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, discutindo os erros mais comuns e dando dicas de como evitá-los.

Atividade 3 - Escape Room Digital: Desvendando os Falsos Amigos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o aprendizado colaborativo e a aplicação prática do conhecimento sobre palavras cognatas e 'false friends' de uma maneira lúdica e desafiadora.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de escape room digital, onde terão que resolver enigmas e desafios envolvendo palavras cognatas e 'false friends' para 'escapar' de uma sala virtual.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Crie uma série de enigmas e desafios utilizando plataformas como Google Forms, Kahoot ou outras ferramentas de quiz/gamificação.

  • Cada enigma ou desafio deve envolver a identificação de palavras cognatas ou 'false friends' em frases ou situações apresentadas.

  • Os alunos devem trabalhar em conjunto para resolver cada enigma e, ao solucionar todos, conseguirão 'escapar' da sala virtual.

  • Incentive os alunos a usar seus celulares e a internet para pesquisar e confirmar suas respostas.

  • Monitore o progresso dos grupos e forneça dicas conforme necessário para manter o engajamento e motivação.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão crítica e o aprendizado colaborativo entre os alunos, permitindo que compartilhem suas experiências, revisem o que aprenderam e forneçam feedback construtivo uns aos outros. Isso ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e a desenvolver habilidades sociais e comunicativas essenciais.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira aos alunos que reflitam sobre os aspectos mais desafiadores e interessantes das atividades. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Agora que todos os grupos completaram suas atividades, vamos compartilhar nossas experiências e aprendizados. Vamos começar falando sobre as descobertas mais interessantes que fizemos e os desafios que enfrentamos. Alguém gostaria de começar?'

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios encontrados ao trabalhar com palavras cognatas e 'false friends'? 2. Como as atividades ajudaram vocês a entenderem melhor as diferenças e semelhanças entre palavras cognatas e 'false friends'? 3. De que maneira vocês acham que essa compreensão pode ajudar no uso do inglês no dia a dia?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos outros membros do grupo. Oriente a turma a focar em comentários que ajudem a melhorar as habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação. Sugira que cada aluno mencione algo positivo sobre a contribuição dos colegas e também uma sugestão de melhoria. Por exemplo: 'Gostei muito da sua dedicação em encontrar exemplos de 'false friends'. Talvez pudéssemos trabalhar na clareza das explicações na próxima vez.'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

🔍 A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado ao recapitular de forma divertida e envolvente os principais pontos da aula, conectando os conceitos apresentados com a realidade cotidiana dos alunos. Desta maneira, reforçamos a importância do conhecimento adquirido e preparamos os alunos para aplicar essas habilidades em diferentes contextos do seu dia a dia.

Resumo

📚 Imaginemos que as palavras cognatas são superamigos que se vestem de maneira parecida tanto em inglês quanto em português (como super-heróis com uniformes semelhantes), prontos para ajudá-los na comunicação entre os dois idiomas. Já os 'false friends' são como vilões disfarçados que, apesar de parecerem simpáticos e familiares, podem nos levar a mal-entendidos épicos (como confundir 'pretend' com 'pretender'!).

No Mundo

🌐 Hoje vivemos em um mundo hiperconectado onde a comunicação global é crucial. Redes sociais, videogames, filmes e até notícias internacionais nos desafiam a entender e diferenciar palavras cognatas e 'false friends' para evitar situações embaraçosas e usufruir de uma comunicação efetiva. Essa aula nos preparou para navegar com mais confiança nesse mar de palavras que, às vezes, pode ser traiçoeiro.

Na Prática

💡 Compreender palavras cognatas e 'false friends' é essencial para o aprendizado de idiomas, especialmente em contextos como redações, conversas online, e-mails profissionais e até mesmo em viagens internacionais. Esse conhecimento nos ajuda a evitar mal-entendidos e a construir uma comunicação mais clara e eficaz.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Vocabulário: Núcleo Familiar | Plano de aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Verbos: Exercícios de Tempos Verbais
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Vocabulário: Nome e Saudação
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!