Entrar

Plano de aula de Interpretação de Texto

Inglês

Original Teachy

'EF06LI04'

Interpretação de Texto

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Interpretação de Texto

Palavras ChaveInterpretação de Texto, Inglês, 6º ano, Habilidades de Comunicação, Pensamento Crítico, Atividades Colaborativas, Aprendizado Prático, Teatro de Leitores, Jornalista Inglês, Detetives Literários, Discussão em Grupo, Feedback, Conclusão Reflexiva
Materiais NecessáriosTextos em inglês variados, Pastas com 'evidências' para atividade de Detetives Literários, Material para escrita (papel, canetas), Acesso a um espaço adequado para realização de peças teatrais, Computadores ou tablets para pesquisa adicional, Projetor para apresentações em grupo
Códigos BNCCEF06LI04: Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.; EF06LI01: Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.; EF06LI09: Localizar informações específicas em texto.; EF06LI07: Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.; EF06LI12: Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos para as competências centrais que serão trabalhadas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e dominem, esta seção serve como uma bússola para orientar tanto o estudo prévio quanto as atividades em sala. Os objetivos delineados ajudam os alunos a entender a importância da interpretação de texto e a aplicar essas habilidades de forma prática e significativa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e interpretar informações em textos em inglês de diversos gêneros, como narrativos, descritivos e argumentativos.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e aplicar respostas adequadas com base na interpretação precisa dos textos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o pensamento crítico e a análise detalhada dos textos estudados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que simulam contextos reais e contextualizando a importância da interpretação de textos em inglês. Esta abordagem visa não apenas despertar o interesse dos alunos, mas também mostrar a relevância prática do que estão aprendendo, aumentando assim o nível de atenção e compreensão durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma visita a Londres e precisa usar um mapa para encontrar a estação de metrô mais próxima do Museu Britânico. O mapa está em inglês e contém diversas informações sobre os horários dos trens e as conexões possíveis. Como você usaria suas habilidades de interpretação de texto para planejar sua rota?

2. Você recebe um e-mail de um novo amigo que conheceu em um intercâmbio virtual. O e-mail está todo em inglês e ele menciona vários lugares que gostaria de visitar em sua cidade. No entanto, ele não usou nomes completos dos lugares, apenas abreviações e descrições. Como você interpretaria essas informações para sugerir um itinerário para ele?

Contextualização

A habilidade de interpretação de textos em inglês não se limita apenas à sala de aula, mas é crucial em situações cotidianas e profissionais, especialmente em um mundo cada vez mais globalizado. Desde a compreensão de manuais de instruções de produtos tecnológicos até a interação em redes sociais internacionais, a interpretação eficaz de textos em inglês pode abrir portas e facilitar a comunicação em diversas situações. Além disso, conhecer a cultura de países de língua inglesa pode enriquecer experiências pessoais e profissionais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa as habilidades de interpretação de texto que estudaram previamente. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em grupo, discutir, debater e finalmente apresentar suas interpretações, o que ajuda a consolidar o aprendizado e aprimorar suas habilidades de comunicação em inglês. Esta etapa também visa reforçar a importância da colaboração e do pensamento crítico na interpretação de textos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Literários

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de interpretação de texto e pensamento crítico através de uma atividade lúdica e colaborativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se transformam em detetives que precisam desvendar pistas escondidas em textos curtos em inglês. Cada grupo recebe uma pasta com 'evidências' que são trechos de textos que contêm informações cruciais para resolver um mistério. As pistas incluem descrições de personagens, locais e eventos, e os alunos devem usar suas habilidades de interpretação para reconstruir a história e identificar o 'culpado'.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as pastas com as pistas para cada grupo.

  • Peça que cada grupo leia atentamente as pistas e discuta o significado de cada uma.

  • Os grupos devem escrever um resumo da história, identificando quem é o 'culpado' e por quê, baseando-se nas evidências apresentadas.

  • Cada grupo apresenta sua conclusão e o processo de interpretação utilizado para chegar lá.

Atividade 2 - O Jornalista Inglês

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade de sintetizar informações de múltiplas fontes e escrever de forma clara e objetiva.

- Descrição: Os alunos assumem o papel de jornalistas em um jornal local fictício e devem escrever um artigo sobre um evento importante, usando informações de vários textos em inglês. Os textos contêm relatos de testemunhas, dados estatísticos e opiniões de especialistas. Os alunos precisam sintetizar essas informações e escrever um artigo coerente, que responda a quem, o quê, onde, quando, por que e como do evento.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os textos que contêm informações variadas sobre um mesmo evento.

  • Instrua os alunos a lerem atentamente os textos, sublinhando as informações chave.

  • Os grupos devem discutir e decidir o enfoque do artigo que vão escrever.

  • Cada grupo escreve o artigo, focando nos aspectos essenciais do evento e nas respostas às perguntas essenciais do jornalismo.

Atividade 3 - Teatro de Leitores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão e interpretação de textos narrativos, além de desenvolver habilidades de expressão e trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão transformar um trecho de um texto narrativo em uma pequena peça de teatro. Eles devem interpretar os personagens, o cenário e as ações com base na interpretação do texto. Cada grupo trabalha em um trecho diferente e depois apresenta a peça para a classe, que tenta adivinhar o contexto do trecho baseado na performance.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua um trecho de texto narrativo em inglês para cada grupo.

  • Os grupos devem ler o texto, discutir o contexto e planejar a performance teatral.

  • Pratiquem a peça, incluindo a fala, gestos e movimentos.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe, seguida de uma breve discussão sobre o texto original e as escolhas de interpretação.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado e permitir que os alunos articulem o que aprenderam. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar um espaço para reflexão e feedback entre os colegas. Ao responder e discutir as perguntas chave, os alunos são capazes de avaliar seu próprio entendimento e o de seus pares, o que é crucial para aprofundar o conhecimento e melhorar as habilidades de interpretação de texto.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância da interpretação de textos e como as habilidades desenvolvidas são aplicáveis em situações reais. Encoraje cada grupo a compartilhar suas experiências, desafios enfrentados e aprendizados. Utilize as seguintes questões para guiar a discussão: 'Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram ao interpretar os textos?' e 'Como a colaboração em grupo ajudou a superar esses desafios?'

Perguntas Chave

1. Quais estratégias vocês utilizaram para interpretar as pistas nos textos e chegar às conclusões?

2. Como a interpretação de um texto pode variar dependendo do contexto ou das informações disponíveis?

3. De que forma as habilidades de interpretação de texto podem ser aplicadas em outras disciplinas ou situações do cotidiano?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles tenham compreendido os conceitos principais e como aplicá-los. Além disso, reforça a importância da matéria no cotidiano e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida. Esta recapitulação final ajuda a fechar o ciclo de aprendizado, permitindo que os alunos vejam a progressão do conhecimento teórico para a prática e sua relevância no mundo real.

Resumo

Nesta etapa final, o professor resumirá os pontos chave discutidos durante a aula, reiterando os principais conceitos de interpretação de texto em inglês. Será enfatizado como os alunos aplicaram suas habilidades de interpretação para resolver os cenários propostos e para criar respostas coerentes com base nas informações dos textos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao permitir que os alunos aplicassem diretamente as técnicas de interpretação de texto em contextos variados, desde a resolução de um mistério até a escrita jornalística e a atuação teatral. Essas atividades práticas ajudaram a solidificar a compreensão dos conceitos teóricos através de aplicações reais e contextualizadas.

Fechamento

Por fim, o professor deverá enfatizar a importância da interpretação de texto no dia a dia, destacando como as habilidades desenvolvidas são cruciais não apenas no ambiente acadêmico, mas em situações cotidianas e profissionais. Reconhecer a aplicabilidade dessas habilidades pode motivar os alunos a continuar aprimorando seu inglês e sua capacidade de compreensão e comunicação.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies