Entrar

Plano de aula de Pronúncia de Palavras

Inglês

Original Teachy

'EF06LI18'

Pronúncia de Palavras

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pronúncia de Palavras

Palavras ChavePronúncia de Palavras, Inglês, Comunicação Efetiva, Atividades Interativas, Prática em Grupo, Desafio das Palavras, Cine Pronúncia, Caça ao Tesouro da Pronúncia, Feedback em Grupo, Consolidação de Aprendizado, Engajamento Estudantil, Autocrítica e Autocorreção
Materiais NecessáriosLista de palavras mal pronunciadas em inglês, Quadro branco e marcadores, Vídeos ou clipes de filmes/séries em inglês, Mapas da escola com pistas em inglês, Cartões com palavras para o jogo 'Caça ao Tesouro da Pronúncia', Acesso a ferramentas de vídeo e áudio para preparação e apresentação das cenas
Códigos BNCCEF06LI18: Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer as metas de aprendizado da aula e direcionar o foco dos alunos para os aspectos mais importantes da pronúncia em inglês. Ao definir claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor preparar-se e engajar-se nas atividades propostas, sabendo o porquê de cada prática e exercício. Esta clareza inicial ajuda a maximizar o aproveitamento do tempo de aula, garantindo que todos os esforços estejam alinhados com os resultados desejados.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecer e aplicar corretamente os sons do inglês na pronúncia de palavras, destacando a importância deste aspecto para uma comunicação efetiva.

2. Familiarizar os alunos com as regras básicas de pronúncia do inglês, como a sonoridade das vogais, o uso de vogais longas e curtas e a influência de vogais e consoantes mudas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos por meio de exercícios práticos e interativos que promovam o uso da pronúncia correta.
  2. Desenvolver a habilidade de autocrítica e autocorreção nos alunos, para que possam melhorar sua pronúncia de forma independente.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos por meio de situações problema que eles possam já ter enfrentado ou que possam enfrentar em um contexto real, utilizando o conhecimento prévio sobre a pronúncia de palavras em inglês. Além disso, a contextualização do tema com exemplos reais e curiosidades serve para motivar os alunos a entender a relevância da pronúncia correta e como ela impacta a comunicação eficaz em situações cotidianas e profissionais. Essa abordagem inicial visa preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão, aplicando de forma mais consciente o que aprenderam de forma teórica.

Situações Problema

1. Imagine que um amigo seu está tentando pronunciar a palavra 'schedule' e está falhando. Como você ajudaria seu amigo a corrigir a pronúncia?

2. Pense em uma situação em que você precisa pedir 'water' em um restaurante, mas a pronúncia que você está usando não está sendo compreendida. O que você faria para melhorar sua pronúncia e ser entendido?

Contextualização

A pronúncia correta é vital não apenas para a compreensão, mas também para a aceitação cultural e social em um ambiente onde o inglês é utilizado. Por exemplo, erros comuns na pronúncia de palavras como 'beach' e 'bitch' podem levar a mal-entendidos e situações embaraçosas. Além disso, a pronúncia influencia diretamente a percepção do falante e sua credibilidade no uso do idioma. Curiosamente, no inglês britânico, a pronúncia do 'th' muitas vezes é substituída pelo 'f', como em 'fink' para 'think', e isso é parte do sotaque regional que pode ser muito charmoso, mas também desafiador para quem está aprendendo.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento prévio sobre a pronúncia de palavras em inglês. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, eles terão a oportunidade de corrigir e aprimorar sua pronúncia em um ambiente de aprendizado colaborativo, promovendo a confiança e a habilidade de se expressar de forma clara e correta. Escolhendo uma das atividades propostas, o professor poderá adaptar a aula às necessidades e interesses específicos da turma, garantindo uma aprendizagem efetiva e engajadora.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desafio das Palavras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a pronúncia de palavras em inglês e desenvolver habilidades de argumentação e explicação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma lista de palavras em inglês que são frequentemente mal pronunciadas, como 'clothes', 'colonel' e 'Wednesday'. O desafio será, em um tempo determinado, discutir e decidir a pronúncia correta de cada palavra. Após a discussão, um representante de cada grupo irá ao quadro e pronunciar a palavra. O grupo ganhará pontos com base na precisão da pronúncia e na explicação de como chegaram a essa conclusão.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua a lista de palavras para cada grupo.

  • Dê 10 minutos para que discutam e decidam a pronúncia correta de cada palavra.

  • Cada grupo deve escolher um representante para ir ao quadro.

  • O representante pronunciará a palavra e explicará a escolha da pronúncia.

  • Pontue cada pronúncia correta e explicação coerente.

Atividade 2 - Cine Pronúncia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Melhorar a pronúncia através da prática em contextos reais e desenvolver habilidades de escuta e fala.

- Descrição: Os alunos, ainda em grupos, escolherão cenas curtas de filmes, séries ou vídeos em inglês que contenham diálogos importantes. Cada grupo deverá praticar a pronúncia das falas, focando nas palavras que mais desafiam a pronúncia. Após a preparação, cada grupo apresentará a cena, com um membro atuando, e os demais avaliando a pronúncia. Haverá uma discussão após cada apresentação para explicar as dificuldades encontradas e como foram superadas.

- Instruções:

  • Grupos escolhem uma cena de um vídeo em inglês.

  • Praticam a pronúncia das falas, identificando as palavras desafiadoras.

  • Preparam a apresentação da cena, com foco na pronúncia correta.

  • Apresentam a cena para a classe.

  • Discussão sobre as dificuldades e estratégias utilizadas.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro da Pronúncia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Engajar os alunos em um ambiente de aprendizado ativo e divertido, melhorando a pronúncia de forma dinâmica.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os grupos receberão um mapa da escola com pistas em inglês que levam a diferentes pontos onde deverão encontrar cartões com palavras para pronunciar. Cada cartão terá uma palavra e uma pontuação associada à correta pronúncia. Após encontrar todos os cartões, o grupo volta à sala para um desafio final de pronúncia, onde cada palavra corretamente pronunciada vale pontos extras.

- Instruções:

  • Prepare um mapa da escola com pistas em inglês.

  • Divida os alunos em grupos e distribua os mapas.

  • Os grupos seguem as pistas e encontram os cartões com palavras.

  • Retornam à sala para o desafio final de pronúncia.

  • Pontue cada pronúncia correta e a precisão na execução da atividade.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem insights com seus colegas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e aprofundar seu entendimento, ao mesmo tempo em que recebem feedback de diferentes perspectivas. Essa troca ajuda a reforçar o conhecimento e a importância da pronúncia correta, além de desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e descobertas durante as atividades. Sugere-se que cada grupo apresente um resumo dos principais pontos discutidos e aprendidos, focando em como a prática ajudou a melhorar sua pronúncia e compreensão das palavras. O professor deve incentivar a troca de ideias entre os grupos, perguntando sobre as estratégias utilizadas e o que acharam mais desafiador e mais eficaz.

Perguntas Chave

1. Quais foram as palavras mais difíceis de pronunciar e por quê?

2. Como a atividade ajudou a melhorar sua pronúncia em comparação com a prática tradicional?

3. Houve alguma estratégia que você achou particularmente útil para corrigir a pronúncia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam vincular as atividades práticas com os conceitos teóricos discutidos. Além disso, serve para reforçar a importância da pronúncia correta como um componente essencial da comunicação eficaz em inglês. Esta recapitulação ajuda os alunos a internalizarem os aprendizados e a valorizarem a aplicabilidade do conhecimento em situações reais, preparando-os para usá-lo de maneira confiante e consciente.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais tópicos discutidos sobre a pronúncia de palavras em inglês, enfatizando as regras básicas como a sonoridade das vogais, o uso de vogais longas e curtas e a influência de vogais e consoantes mudas. Deve-se recapitular as atividades práticas realizadas, como o 'Desafio das Palavras', 'Cine Pronúncia' e a 'Caça ao Tesouro da Pronúncia', destacando as lições aprendidas e as melhorias observadas na pronúncia dos alunos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi cuidadosamente projetada para conectar a teoria com a prática, utilizando atividades dinâmicas e interativas para aplicar o conhecimento teórico prévio dos alunos. Através de exercícios como o 'Desafio das Palavras', onde os alunos tiveram que discutir e decidir a pronúncia correta em grupo, e o 'Cine Pronúncia', que os colocou em situações de uso real do idioma, a teoria foi vivenciada e internalizada, facilitando a compreensão e a aplicação prática das regras de pronúncia.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a importância da pronúncia correta no inglês, não apenas para a comunicação efetiva, mas também para a integração cultural e social. Os erros de pronúncia podem levar a mal-entendidos e afetar a confiança do falante. Portanto, ao aplicar corretamente as regras de pronúncia, os alunos estão não só melhorando suas habilidades linguísticas, mas também aumentando sua capacidade de se expressar de forma clara e confiante em ambientes de língua inglesa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies