Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbos: Futuro Perfeito
Palavras Chave | Verbos, Futuro Perfeito, Inglês, 3º ano do Ensino Médio, Identificação de tempos verbais, Escrita de frases, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, RULER, Mindfulness, Expressão de emoções, Regulação emocional |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Cartões com situações futuras, Folhas de papel, Canetas, Relógio ou cronômetro, Computador ou tablet (opcional para pesquisa) |
Códigos BNCC | EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
Esta etapa visa preparar os alunos para o entendimento e uso correto dos verbos no futuro perfeito, diferenciando-os dos outros tempos verbais. Ao definir claramente os objetivos de aprendizagem, cria-se um foco para a aula, orientando tanto o professor quanto os alunos sobre as metas a serem alcançadas. Além disso, esta etapa introduz a importância do desenvolvimento socioemocional, como o autoconhecimento e a consciência social, ao reconhecer e compreender as emoções envolvidas no processo de aprendizagem.
Objetivos Principais
1. Identificar e diferenciar verbos no futuro perfeito em sentenças escritas.
2. Escrever frases utilizando corretamente o tempo verbal do futuro perfeito.
Introdução
Duração: 20 a 25 minutos
Atividade de Aquecimento Emocional
Respiração Profunda para Foco e Presença
Mindfulness: Respiração Profunda para Foco e Presença
1. Explique aos alunos que a atividade de hoje começará com uma técnica de respiração profunda para ajudar a concentrar a mente e promover a presença no momento.
2. Peça para que todos se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.
3. Instrua os alunos a fecharem os olhos ou a focarem em um ponto fixo à frente deles.
4. Oriente-os a colocarem uma mão no peito e a outra no abdômen, e a sentirem o movimento da respiração.
5. Peça para que inspirem profundamente pelo nariz, sentindo o abdômen expandir, contando mentalmente até quatro.
6. Peça para que segurem a respiração por um momento (contando até dois mentalmente).
7. Instrua-os a expirarem lentamente pela boca, sentindo o abdômen contrair e contando mentalmente até seis.
8. Repita o ciclo de respiração mais quatro vezes, incentivando os alunos a se concentrarem apenas na respiração e no movimento do corpo.
9. Após finalizar a atividade, peça para que abram os olhos lentamente e reflitam por alguns segundos sobre como estão se sentindo.
Contextualização do Conteúdo
O futuro perfeito é um tempo verbal que usamos para falar de ações que estarão concluídas em um momento específico no futuro. Imagine um projeto importante que você está desenvolvendo agora. Como você se sentiria sabendo que, no próximo ano, ele estará finalizado? Sentimentos como ansiedade, alívio ou até orgulho podem surgir. Reconhecer e compreender essas emoções nos ajudam a planejar e a tomar decisões responsáveis sobre o nosso futuro.
Ao aprendermos sobre o futuro perfeito, também estamos exercitando nossa capacidade de visualizar e planejar o futuro, o que é essencial para o desenvolvimento do autoconhecimento e da tomada de decisão responsável. Essa habilidade é valiosa não só para o aprendizado do inglês, mas também para a vida pessoal e profissional de cada um.
Desenvolvimento
Duração: 60 a 75 minutos
Roteiro Teórico
Duração: 20 a 25 minutos
1. Definição do Futuro Perfeito: Explique aos alunos que o futuro perfeito é usado para descrever ações que estarão completadas em um momento específico no futuro. O formato básico é 'will have' seguido pelo particípio passado do verbo principal.
2. Exemplos: Ofereça exemplos como 'By next year, I will have graduated from high school.' e 'By the time you arrive, we will have finished dinner.'.
3. Estrutura do Futuro Perfeito: Detalhe a estrutura gramatical do futuro perfeito: 'sujeito + will have + particípio passado do verbo principal'.
4. Diferenciação de Outros Tempos Verbais: Compare o futuro perfeito com outros tempos verbais, como o presente perfeito e o passado simples, para que os alunos possam identificar claramente as diferenças.
5. Uso em Contextos Específicos: Discuta situações em que o futuro perfeito é tipicamente usado, como em planos, predições e expectativas sobre o futuro.
6. Prática com Analogias: Use analogias para ajudar na compreensão. Por exemplo, diga que 'o futuro perfeito é como olhar para trás de uma perspectiva futura'.
Atividade com Feedback Socioemocional
Duração: 35 a 40 minutos
Criação de Frases no Futuro Perfeito
Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão um conjunto de cartões com diferentes situações futuras. Cada grupo deverá criar frases no futuro perfeito para cada situação, utilizando a estrutura gramatical correta.
1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas.
2. Distribua conjuntos de cartões com situações futuras para cada grupo. Exemplos de situações: 'Completar um projeto', 'Terminar a leitura de um livro', 'Chegar a um destino'.
3. Instrua os alunos a criar frases no futuro perfeito para cada situação usando a estrutura 'sujeito + will have + particípio passado'.
4. Peça para que cada grupo escreva suas frases em uma folha de papel.
5. Dê tempo para que os grupos compartilhem as frases entre si e discutam possíveis correções ou melhorias.
6. Oriente os grupos a refletirem sobre como se sentem ao imaginar essas situações futuras completadas, promovendo o reconhecimento e a compreensão das emoções envolvidas.
Discussão e Feedback em Grupo
Após a conclusão da atividade, organize uma discussão em grupo para aplicar o método RULER. Inicie pedindo aos alunos para reconhecerem (Recognize) as emoções que sentiram ao imaginar as situações futuras completadas. Em seguida, compreenda (Understand) as causas dessas emoções, perguntando por que se sentiram assim e quais expectativas ou experiências anteriores influenciaram essas emoções.
Peça aos alunos para nomearem (Label) essas emoções corretamente, identificando se sentiram ansiedade, alívio, orgulho, etc. Incentive-os a expressarem (Express) essas emoções de forma apropriada, discutindo como essas emoções podem afetar seu comportamento e tomada de decisão. Por fim, discuta maneiras de regular (Regulate) essas emoções de forma eficiente, promovendo estratégias de autocontrole e tomada de decisão responsável, como planejar com antecedência ou buscar apoio quando necessário.
Conclusão
Duração: 15 a 20 minutos
Reflexão e Regulação das Emoções
Sugira aos alunos que realizem uma reflexão escrita ou uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Eles podem escrever um parágrafo detalhando um desafio específico, as emoções que sentiram e as estratégias que usaram para lidar com essas emoções. Alternativamente, organize uma discussão em grupo onde cada aluno compartilhe suas experiências e ouça as dos colegas, promovendo um ambiente de apoio e aprendizado mútuo.
Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a praticarem a autoavaliação e a regulação emocional. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos podem identificar quais estratégias foram eficazes para lidar com situações difíceis. Esse exercício ajuda a fortalecer o autoconhecimento e o autocontrole, habilidades essenciais tanto para o contexto acadêmico quanto para a vida pessoal.
Encerramento e Olhar para o Futuro
Peça aos alunos que estabeleçam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir melhorar a habilidade de usar o futuro perfeito em inglês, aplicar o tempo verbal em redações ou apresentações, ou até mesmo práticas diárias de regulação emocional. Incentive-os a escrever essas metas e a compartilhar com a turma, se sentirem à vontade.
Possíveis Ideias de Metas:
1. Melhorar o uso do futuro perfeito em inglês.
2. Aplicar o futuro perfeito em redações e apresentações.
3. Praticar a regulação emocional em situações de estresse acadêmico.
4. Desenvolver a habilidade de autoavaliação contínua.
5. Estabelecer um plano de estudo semanal para revisar os tempos verbais. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades de forma independente, promovendo um senso de responsabilidade e compromisso com seu próprio progresso. Esta prática também visa a continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal, aplicando as lições aprendidas na aula a contextos futuros.