Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vocabulário: Pessoas da Família e Amigos
Palavras Chave | Vocabulário de Família, Inglês Interativo, Atividades Práticas, Aplicação Contextual, Discussão em Grupo, Construção de Árvore Genealógica, Simulações de Entrevista, Aprendizado Colaborativo, Compreensão Contextual, Consolidação de Aprendizado |
Materiais Necessários | Fotos de famílias de diferentes culturas, Cartões com nomes de parentes em inglês, Grandes folhas de papel ou cartolinas, Acesso a computadores ou dispositivos móveis para pesquisa (opcional), Material de escrita (canetas, lápis), Quadro branco ou flip-chart, Marcadores para quadro branco |
Códigos BNCC | EF06LI02: Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade..; EF06LI04: Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.; EF06LI06: Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.; EF06LI17: Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros). |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | Interpretação de Texto |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 7 minutos)
A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizado específicas da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, tanto os alunos quanto o professor podem orientar suas atividades e discussões para atingir esses objetivos de maneira eficaz. Isso garante que o tempo em sala seja utilizado de forma produtiva e direcionada, maximizando a absorção e a aplicação do conteúdo estudado previamente em casa.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a reconhecer e identificar de maneira precisa e concisa o vocabulário relacionado a familiares e amigos em inglês, incluindo pai, mãe, filho e demais parentes.
2. Fomentar a aplicação prática do vocabulário em situações de diálogo e escrita, reforçando o aprendizado autônomo e colaborativo.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de leitura e escuta ativa para compreensão de textos simples em inglês que contenham referências a familiares e amigos.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução tem como propósito engajar os alunos e conectar os conhecimentos prévios adquiridos em casa com a aplicação prática em sala de aula. As situações problema propostas incentivam os alunos a pensar criticamente e a aplicar o vocabulário de forma contextualizada, preparando-os para interações futuras em inglês. A contextualização, por sua vez, mostra a relevância do tema além do ambiente escolar, aumentando o interesse dos alunos e motivando-os a aprender o vocabulário de forma mais aprofundada.
Situações Problema
1. Imagine que você está em uma festa de família e precisa apresentar seus parentes a um amigo americano. Como você descreveria cada membro da sua família em inglês?
2. Pretenda que você encontrou uma família nova que não fala português, apenas inglês. Como você perguntaria aos filhos quem são seus pais e irmãos em inglês?
Contextualização
O vocabulário relacionado à família e amigos é crucial não apenas em situações de viagem ou eventos sociais, mas também em contextos profissionais e acadêmicos onde a língua inglesa é comumente utilizada. Por exemplo, em entrevistas de emprego, é comum perguntar sobre a família para entender mais sobre o candidato. Além disso, muitas expressões cotidianas e gírias incluem referências a membros da família e amigos, tornando o entendimento desse vocabulário vital para a fluência no inglês.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o vocabulário de família e amigos estudado previamente. Através das atividades propostas, os alunos podem explorar o vocabulário em contextos variados, incluindo escrita, leitura, fala e escuta, promovendo um aprendizado holístico e significativo. As atividades são estruturadas para encorajar a colaboração entre os alunos, a criatividade na aplicação do vocabulário e a fluência na comunicação em inglês.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Família em Foco
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Praticar o vocabulário de parentes em inglês de forma lúdica e contextualizada, desenvolvendo habilidades de escrita e apresentação.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, e cada grupo receberá fotos de famílias de diferentes países e culturas. A tarefa é identificar e rotular os membros das famílias nas fotos usando o vocabulário estudado sobre parentes em inglês. Cada grupo também deve criar uma breve história sobre a família na foto, introduzindo cada membro e descrevendo sua relação.
- Instruções:
-
Forme grupos de até 5 alunos.
-
Distribua uma foto de família para cada grupo.
-
Peça para que identifiquem e rotulem cada membro da família usando o vocabulário em inglês.
-
Cada grupo deve criar uma história breve que introduza cada membro da família e descreva sua relação com os outros.
-
Preparem uma apresentação para compartilhar suas descobertas e histórias com a classe.
Atividade 2 - Construtores de Árvore Genealógica
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fortalecer o aprendizado do vocabulário de parentes e amigos em inglês, além de promover habilidades de colaboração e apresentação.
- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartões com nomes de parentes (como 'John' - pai, 'Mary' - mãe, etc.) e devem usar esses cartões para construir uma árvore genealógica em uma grande folha de papel. Cada grupo também deve escrever pequenas frases sobre cada membro da família, descrevendo características ou interesses, tudo em inglês. Ao final, cada grupo apresentará sua árvore genealógica e as descrições.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.
-
Distribua os cartões de nomes de parentes para cada grupo.
-
Forneça grandes folhas de papel ou cartolinas para a construção das árvores genealógicas.
-
Os grupos devem usar os cartões para montar a árvore genealógica e escrever frases sobre cada membro.
-
Preparem uma apresentação para compartilhar suas árvores genealógicas e descrições com a classe.
Atividade 3 - Entrevista com os Estrangeiros
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Praticar o uso de vocabulário de parentes e amigos em situações de conversação realista, promovendo a confiança e fluência em inglês.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos simularão uma situação de entrevista, onde cada grupo representará uma família de um país estrangeiro e os outros grupos deverão entrevistá-los em inglês para descobrir detalhes sobre sua família (nomes, idades, relacionamentos). Cada grupo deve preparar respostas e perguntas adequadas para a entrevista.
- Instruções:
-
Organize a sala em círculos de estações. Cada estação representa a 'casa' de uma família diferente.
-
Cada grupo escolhe um país e recebe informações básicas sobre sua família (nomes, idades, relacionamentos).
-
Os outros grupos visitam cada 'casa' para entrevistar a família estrangeira, usando o vocabulário de parentes e amigos.
-
Cada grupo deve preparar respostas e perguntas adequadas para a entrevista.
-
Ao final, discuta as entrevistas em classe, destacando o uso correto do vocabulário e a fluência na comunicação.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir e articular o que aprenderam e como aplicaram o vocabulário de família e amigos em inglês. A discussão em grupo ajuda a consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos compartilhem insights, esclareçam dúvidas e ouçam diferentes perspectivas e abordagens de uso do vocabulário. Este retorno coletivo também serve para o professor avaliar o entendimento e a retenção dos alunos e ajustar futuras atividades de acordo com as necessidades identificadas.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de explorar e aplicar o vocabulário de família e amigos em inglês de diversas formas, vamos compartilhar nossas experiências e o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar um breve resumo do que discutiram e descobriram durante as atividades.'
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao utilizar o vocabulário de parentes e amigos em inglês durante as atividades?
2. Como a atividade de 'Família em Foco' ajudou a melhorar sua compreensão e aplicação do vocabulário?
3. Houve alguma palavra ou expressão nova que você aprendeu hoje e que gostaria de compartilhar com a classe?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido e internalizado o vocabulário sobre familiares e amigos em inglês e suas aplicações práticas. Além disso, visa reforçar a relevância do tema, incentivando os alunos a continuarem praticando e aplicando o vocabulário aprendido em diferentes contextos, dentro e fora da sala de aula. Esta conclusão também serve para reforçar a ligação entre teoria e prática, preparando os alunos para futuras aplicações do inglês em suas vidas.
Resumo
Nesta etapa final, o professor irá resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando o vocabulário aprendido sobre familiares e amigos em inglês, como pai, mãe, irmão, entre outros. Serão relembradas as atividades práticas, como 'Família em Foco', 'Construtores de Árvore Genealógica' e 'Entrevista com os Estrangeiros', destacando como cada uma contribuiu para a consolidação do vocabulário de forma contextualizada e interativa.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar o vocabulário em situações simuladas e reais, através de atividades que simulavam contextos de uso do vocabulário em inglês. Isso não só facilitou a aprendizagem do vocabulário como também promoveu uma compreensão mais profunda de como e quando utilizar essas palavras na prática.
Fechamento
Por fim, o professor deve destacar a importância do vocabulário de familiares e amigos em inglês no dia a dia, tanto em situações formais, como em entrevistas ou ambiente acadêmico, quanto em situações informais, como em viagens ou interações sociais. Saber se comunicar efetivamente sobre pessoas próximas é crucial para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais em um contexto globalizado.