Entrar

Plano de aula de Utilização do dicionário e outros recursos

Inglês

Original Teachy

'EF06LI10'

Utilização do dicionário e outros recursos

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Utilização do dicionário e outros recursos

Palavras ChaveDicionário bilíngue, Tradução, Contexto, Autonomia, Habilidade prática, Mercado de trabalho, Ferramenta de estudo, Inglês, Comunicação, Desafios, Trabalho colaborativo, Aplicação prática
Materiais NecessáriosDicionário bilíngue para cada grupo de alunos, Vídeo explicativo sobre o uso de dicionário bilíngue, Lista de frases em inglês com palavras destacadas para tradução, Folha de exercícios com frases em inglês e palavras destacadas, Material para redação (papel e caneta ou computador), Lista de palavras para atividade de 'Caça ao Tesouro' no dicionário
Códigos BNCCEF06LI10: Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.; EF06LI11: Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é desenvolver a independência dos alunos na pesquisa e no aprendizado da língua inglesa, utilizando ferramentas práticas como o dicionário bilíngue. Ao adquirir estas habilidades, os alunos estarão mais preparados para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais que exigem o uso da língua inglesa, promovendo uma conexão direta com o mercado de trabalho e a necessidade de comunicação em um mundo globalizado.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância de um dicionário bilíngue no estudo do inglês.

2. Aprender a utilizar o dicionário bilíngue de forma eficiente para encontrar traduções e significados de palavras.

3. Desenvolver a habilidade de selecionar as definições corretas conforme o contexto das frases.

Objetivos secundários:

  1. Encorajar a autonomia dos alunos ao buscar significados de palavras desconhecidas.
  2. Fomentar o interesse pela leitura e pela pesquisa em inglês.

Introdução

Duração: (15 a 20 minutos)

A finalidade desta etapa é contextualizar a importância do uso do dicionário bilíngue, conectar o tema com situações do cotidiano e o mercado de trabalho, e despertar o interesse dos alunos através de uma atividade inicial envolvente.

Contextualização

Imagine estar em uma viagem a um país de língua inglesa e precisar pedir informações ou entender um cardápio. Sem o conhecimento da língua, isso pode ser um grande desafio. Felizmente, o dicionário bilíngue é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a superar essas barreiras linguísticas, permitindo que você encontre rapidamente a tradução ou o significado de uma palavra desconhecida. Hoje, vamos aprender como utilizar essa ferramenta de forma eficiente, o que pode ser útil não apenas em viagens, mas também em estudos e no mercado de trabalho.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que muitos tradutores profissionais e revisores de textos utilizam dicionários bilíngues e monolíngues todos os dias? No mercado de trabalho, especialmente em áreas como comércio internacional, turismo e tecnologia da informação, a capacidade de compreender e traduzir corretamente termos técnicos é essencial. O uso eficiente de um dicionário pode ser uma habilidade diferencial para conseguir emprego e se destacar em uma carreira global.

Atividade Inicial

Para começar, mostre um vídeo curto (3 a 5 minutos) sobre como usar um dicionário bilíngue. O vídeo deve destacar a importância de escolher a definição correta conforme o contexto. Em seguida, faça uma pergunta provocadora: 'Como você acha que seria a sua vida se você não soubesse nenhuma palavra em inglês?'. Permita que os alunos compartilhem suas respostas brevemente.

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado sobre o uso do dicionário bilíngue através de atividades práticas que promovem a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Ao resolver desafios e exercícios, os alunos reforçam sua habilidade de encontrar e aplicar corretamente as definições das palavras, desenvolvendo maior autonomia e confiança no uso do dicionário como ferramenta de estudo.

Tópicos a Abordar

  1. Importância do dicionário bilíngue
  2. Como utilizar o dicionário bilíngue
  3. Diferença entre dicionário bilíngue e monolíngue
  4. Escolha da definição correta conforme o contexto

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o uso eficiente do dicionário bilíngue pode ajudar em situações cotidianas e profissionais. Pergunte: 'Como você acha que a habilidade de usar um dicionário pode impactar sua vida acadêmica e futura carreira?'. Facilite uma breve discussão para que os alunos compartilhem suas ideias.

Mini Desafio

Desafio de Tradução em Contexto

Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão uma lista de frases em inglês, algumas com palavras destacadas que precisam ser traduzidas. Cada grupo deve usar o dicionário bilíngue para encontrar as traduções corretas das palavras destacadas, considerando o contexto da frase e escolher a definição que melhor se encaixa. Ao final, os grupos apresentarão suas traduções e explicações para a escolha de cada definição.

Instruções

  1. Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
  2. Distribua uma lista de frases em inglês com palavras destacadas para cada grupo.
  3. Certifique-se de que cada grupo tenha acesso a um dicionário bilíngue.
  4. Instrua os alunos a usar o dicionário para encontrar a tradução das palavras destacadas, considerando o contexto da frase.
  5. Cada grupo deve anotar suas traduções e a definição escolhida, com uma breve justificativa.
  6. Depois de 20 minutos, cada grupo apresentará suas traduções e justificativas para a turma.
  7. Facilite uma discussão aberta sobre as diferentes traduções e escolhas de definições.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de usar o dicionário bilíngue de forma eficiente, selecionando as definições corretas conforme o contexto, e promover o trabalho colaborativo e discussão em grupo.

Duração: 30 a 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Distribua uma folha de exercícios com frases em inglês e palavras destacadas. Cada aluno deve usar o dicionário bilíngue para traduzir as palavras destacadas, escrevendo a definição mais apropriada para cada contexto.
  2. Peça aos alunos para escreverem uma pequena redação em inglês (5 a 7 linhas) utilizando pelo menos 5 palavras recém-aprendidas através do uso do dicionário bilíngue.
  3. Realize uma atividade de 'Caça ao Tesouro' no dicionário: forneça uma lista de palavras e peça aos alunos para encontrarem as traduções e o significado em inglês, anotando a página onde cada palavra foi encontrada.

Conclusão

Duração: (10 a 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo abordado, promovendo uma reflexão aprofundada sobre a importância do uso do dicionário bilíngue e suas aplicações práticas. Ao finalizar a aula com uma discussão e resumo, os alunos são incentivados a internalizar os conhecimentos e refletir sobre como podem aplicá-los em suas vidas acadêmicas e futuras carreiras.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre os principais pontos abordados na aula. Pergunte: 'O que vocês acharam mais interessante sobre o uso do dicionário bilíngue?'. Incentive os alunos a compartilharem suas reflexões sobre os mini desafios e exercícios realizados, destacando como essas atividades contribuíram para o entendimento e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Facilite uma troca de ideias sobre como eles podem utilizar essa habilidade em diferentes contextos do dia a dia e no futuro profissional.

Resumo

Resuma os principais conteúdos apresentados, destacando a importância de saber usar um dicionário bilíngue, as diferenças entre dicionário bilíngue e monolíngue, e a importância de escolher a definição correta conforme o contexto. Relembre as atividades práticas realizadas e como elas ajudaram a consolidar o aprendizado.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações no mercado de trabalho. Enfatize a importância do uso eficiente do dicionário bilíngue não só para o aprendizado da língua inglesa, mas também para a comunicação em um mundo globalizado, onde a habilidade de traduzir e compreender corretamente termos técnicos pode ser um diferencial no mercado de trabalho. Finalize destacando a relevância do tema para o dia a dia dos alunos e como essas habilidades podem ser aplicadas em situações reais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies