Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Verbos: Introdução ao Imperativo

Lara da Teachy


Inglês

Original Teachy

'EF06LI21'

Verbos: Introdução ao Imperativo

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Verbos: Introdução ao Imperativo

Palavras ChaveImperativo, Inglês, Ordens, Instruções, Pedidos, Conselhos, Comunicação Eficaz, Atividades Práticas, Colaboração, Mercado de Trabalho
Materiais NecessáriosVídeo curto (1-2 minutos) sobre uso do imperativo, Computador e projetor para exibição do vídeo, Materiais de construção (LEGO, papel, canetas, fita adesiva), Folhas de papel para escrita de instruções, Canetas ou lápis, Quiz de múltipla escolha impresso, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF06LI21: Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida sobre o uso do imperativo na língua inglesa, essencial para a comunicação prática e direta. A compreensão e a aplicação do modo imperativo são habilidades importantes tanto para o ambiente escolar quanto para o mercado de trabalho, onde a clareza e a eficácia na comunicação são valorizadas. Esta etapa busca conectar o aprendizado acadêmico com situações reais e práticas, incentivando os alunos a utilizarem o imperativo de forma confiante e precisa.

Objetivos principais:

1. Reconhecer o uso do imperativo na língua inglesa para dar ordens, instruções, fazer pedidos e aconselhar.

2. Aplicar o uso do imperativo em situações práticas e cotidianas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de comunicação eficaz em inglês.
  2. Fomentar a criatividade na elaboração de comandos e instruções.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida sobre o uso do imperativo na língua inglesa, essencial para a comunicação prática e direta. A compreensão e a aplicação do modo imperativo são habilidades importantes tanto para o ambiente escolar quanto para o mercado de trabalho, onde a clareza e a eficácia na comunicação são valorizadas. Esta etapa busca conectar o aprendizado acadêmico com situações reais e práticas, incentivando os alunos a utilizarem o imperativo de forma confiante e precisa.

Contextualização

Os verbos no modo imperativo são essenciais para a comunicação direta e eficaz em inglês. Eles são utilizados para dar ordens, instruções, fazer pedidos ou até mesmo aconselhar alguém. Imagine que você está em uma cozinha preparando uma receita e precisa seguir as instruções do chef. Ou, pense em um time de futebol onde o treinador precisa dar comandos rápidos e claros. O uso do imperativo torna essas interações mais eficientes e compreensíveis.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Sabia que o modo imperativo é um dos primeiros tempos verbais que aprendemos, mesmo na nossa língua materna? Desde cedo, ouvimos comandos como 'Venha!', 'Pare!' e 'Escute!'. Conexão com o Mercado: No ambiente de trabalho, o uso do imperativo é muito comum. Por exemplo, em áreas como a engenharia, onde é necessário dar instruções claras para a equipe, ou no setor de atendimento ao cliente, onde comandos simples e diretos podem melhorar a experiência do cliente. Profissionais de marketing também usam o imperativo para criar chamadas para ação (CTAs) atraentes, como 'Compre agora!' ou 'Inscreva-se!'.

Atividade Inicial

Pergunta Provocadora: "Vocês conseguem pensar em situações do dia a dia em que usamos comandos?" Vídeo Curto: Exibir um vídeo de 1-2 minutos mostrando diferentes cenários onde o imperativo é usado, como um chefe de cozinha dando instruções, um treinador de esportes, e um profissional de TI orientando a equipe.

Desenvolvimento

Duração: 45 - 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre o uso do modo imperativo na língua inglesa através de atividades práticas e interativas. Esta seção visa a aplicação dos conhecimentos adquiridos em contextos reais e a promoção de habilidades de comunicação eficazes.

Tópicos a Abordar

  1. Uso do imperativo para dar ordens
  2. Uso do imperativo para fazer pedidos
  3. Uso do imperativo para dar instruções
  4. Uso do imperativo para aconselhar

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o uso do modo imperativo pode facilitar a comunicação em diferentes contextos do dia a dia. Pergunte: 'Como o uso de comandos claros pode ajudar em situações como cozinhar, jogar em um time de esportes ou trabalhar em um projeto em grupo?' Encoraje os alunos a pensarem em exemplos específicos e a compartilharem suas ideias.

Mini Desafio

Construindo um Protótipo com Instruções Imperativas

Os alunos serão divididos em grupos e deverão construir um protótipo utilizando materiais simples (como LEGO, papel e caneta, etc.). Cada grupo receberá um conjunto de instruções imperativas para seguir, ou eles mesmos criarão suas próprias instruções para que outro grupo execute.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas.
  2. Distribua materiais de construção (LEGO, papel, canetas, fita adesiva, etc.) para cada grupo.
  3. Forneça a cada grupo um conjunto de instruções imperativas para construir um protótipo simples (por exemplo, uma torre, uma ponte). Alternativamente, peça a cada grupo que escreva suas próprias instruções para outro grupo seguir.
  4. Dê aos grupos 20 minutos para construir seus protótipos seguindo as instruções fornecidas ou criadas.
  5. Após a construção, cada grupo deve apresentar seu protótipo e explicar como seguiram as instruções imperativas durante o processo.

Objetivo: Aplicar o uso de verbos no modo imperativo em uma atividade prática, promovendo a colaboração e a comunicação clara entre os alunos.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que escrevam 5 frases imperativas diferentes para situações do dia a dia (por exemplo, 'Feche a porta.', 'Por favor, passe o sal.').
  2. Divida os alunos em duplas e peça para que um aluno leia uma frase imperativa em voz alta enquanto o outro responde com uma ação correspondente.
  3. Crie um pequeno quiz com 5 perguntas de múltipla escolha sobre o uso do modo imperativo e distribua para os alunos responderem.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando os conceitos abordados e conectando-os com aplicações práticas do dia a dia. Além disso, a conclusão oferece uma oportunidade para reflexão e discussão, incentivando os alunos a internalizarem a importância do uso do modo imperativo na comunicação eficaz.

Discussão

Promova uma discussão entre os alunos sobre como o uso do modo imperativo foi aplicado durante a aula. Pergunte: 'Como vocês acharam que as instruções imperativas facilitaram a construção dos protótipos?'. Incentive os alunos a compartilharem suas experiências, reflexões e desafios enfrentados durante as atividades. Discuta como essas habilidades podem ser úteis em situações reais, como em um ambiente de trabalho ou em casa.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados na aula: o que é o modo imperativo, suas diferentes aplicações (ordens, pedidos, instruções, conselhos) e a importância da clareza na comunicação. Destaque exemplos práticos utilizados durante a aula, como as instruções para construir os protótipos e os exercícios de fixação.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática ao usar atividades maker e situações do cotidiano para ensinar o modo imperativo. Ressalte que a habilidade de dar instruções claras e diretas é essencial tanto na vida pessoal quanto profissional. Conclua destacando a importância de continuar praticando o uso do imperativo para aprimorar a comunicação em inglês.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Adjetivos e Advérbios
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Pronomes: Pessoais
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Vocabulário: Núcleo Familiar | Plano de aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies