Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Como Solicitar Esclarecimentos?

Inglês

Original Teachy

'EF06LI03'

Vocabulário: Como Solicitar Esclarecimentos?

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Desenvolver o vocabulário necessário para solicitar esclarecimentos em inglês: O professor deve guiar os alunos na aquisição de uma variedade de palavras, frases e expressões que são usadas para solicitar esclarecimentos em inglês. Isso inclui entender a diferença entre perguntas diretas e indiretas, e como variar a linguagem de acordo com a situação.

  2. Praticar a utilização desse vocabulário em contextos reais: O professor deve criar atividades práticas que permitam aos alunos aplicar o vocabulário aprendido em situações do mundo real. Isso pode ser feito através de dramatizações, discussões em grupo, ou até mesmo a visualização de cenários em vídeo.

  3. Melhorar a habilidade de compreensão auditiva em inglês: Ao trabalhar com o vocabulário de solicitação de esclarecimentos, os alunos também terão a oportunidade de melhorar sua habilidade de compreensão auditiva. O professor deve incentivar os alunos a ouvir atentamente, e a repetir ou reformular o que ouviram para confirmar sua compreensão.

Objetivos Secundários

  1. Promover a confiança na comunicação em inglês: Ao praticar a solicitação de esclarecimentos em inglês, os alunos também estarão fortalecendo sua confiança em suas habilidades de comunicação. Eles se sentirão mais confortáveis em situações onde precisam entender ou serem entendidos em inglês.

  2. Incentivar a autonomia no aprendizado de inglês: Ao fornecer aos alunos as ferramentas para solicitar esclarecimentos em inglês, o professor está capacitando-os para que se tornem aprendizes autônomos. Os alunos poderão aplicar essas habilidades de solicitação de esclarecimentos fora da sala de aula, em suas interações cotidianas em inglês.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor deve começar a aula revisando brevemente os tópicos já abordados em aulas anteriores que são relevantes para o tema da aula atual. Isso pode incluir estruturas gramaticais, vocabulário relacionado a outros tópicos e habilidades de escuta e fala.
    • Além disso, o professor pode fazer perguntas de revisão para garantir que os alunos tenham lembrado adequadamente o material das aulas anteriores. Isso também ajuda a engajar os alunos e a prepará-los para o novo material.
  2. Apresentação da importância do tópico:

    • O professor deve, então, introduzir o tópico da aula e explicar por que é importante aprender a solicitar esclarecimentos em inglês. Isso pode ser feito, por exemplo, falando sobre como essa habilidade é útil em situações cotidianas, como em uma conversa com um falante nativo de inglês ou durante uma viagem para um país de língua inglesa.
    • O professor também pode compartilhar histórias pessoais ou anedotas relevantes para ilustrar a importância do tópico e para captar a atenção e o interesse dos alunos.
  3. Situações-problema:

    • O professor pode, em seguida, apresentar aos alunos algumas situações-problema que ilustram o tipo de desafios que eles podem enfrentar ao tentar solicitar esclarecimentos em inglês. Por exemplo, o professor pode dar um cenário onde os alunos estão tentando entender as instruções de um jogo em inglês, ou onde eles estão tentando descobrir o que uma pessoa está dizendo em um filme ou programa de TV em inglês.
    • O objetivo dessas situações é fazer com que os alunos percebam a relevância do tópico da aula e a necessidade de aprender a solicitar esclarecimentos em inglês.
  4. Introdução do tópico:

    • Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula de uma maneira que chame a atenção dos alunos e desperte seu interesse. Isso pode ser feito, por exemplo, compartilhando algumas curiosidades sobre o vocabulário de solicitação de esclarecimentos em inglês, ou contando uma história relacionada ao tópico.
    • O professor também pode usar recursos visuais, como imagens ou vídeos, para ilustrar o tópico e torná-lo mais interessante e envolvente para os alunos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Vocabulário de Solicitação de Esclarecimentos em Inglês (10 - 15 minutos):

    • Perguntas Diretas: O professor deve começar explicando o conceito de perguntas diretas e como elas são usadas para solicitar esclarecimentos em inglês. Ele deve fornecer vários exemplos de perguntas diretas e discutir a diferença entre perguntas fechadas (que exigem uma resposta sim ou não) e perguntas abertas (que permitem uma resposta mais detalhada). Os alunos devem ser incentivados a formular suas próprias perguntas diretas.
    • Perguntas Indiretas: Em seguida, o professor deve introduzir o conceito de perguntas indiretas e como elas são usadas para solicitar esclarecimentos de maneira mais educada ou formal em inglês. Ele deve fornecer exemplos de perguntas indiretas e discutir como elas diferem das perguntas diretas. Novamente, os alunos devem ser incentivados a criar suas próprias perguntas indiretas.
    • Expressões Comuns: O professor deve, em seguida, apresentar uma série de expressões comuns usadas para solicitar esclarecimentos em inglês. Isso pode incluir frases como "Desculpe, eu não entendi" ou "Você poderia repetir, por favor?". Os alunos devem praticar essas expressões, repetindo-as em voz alta e usando-as em exemplos de situações-problema.
    • Variação de Linguagem: Por fim, o professor deve discutir como o vocabulário de solicitação de esclarecimentos pode variar dependendo do contexto. Por exemplo, as expressões usadas em uma conversa informal podem ser diferentes das usadas em uma situação de negócios. O professor deve fornecer exemplos de como adaptar a linguagem de solicitação de esclarecimentos para diferentes contextos.
  2. Prática: Atividades de Compreensão Auditiva e Expressão Oral (10 - 15 minutos):

    • Dramatizações: O professor deve organizar os alunos em pares ou pequenos grupos e dar a eles cenários de situações onde eles precisam solicitar esclarecimentos em inglês. Por exemplo, um cenário pode ser uma situação em uma loja onde os alunos estão tentando entender as instruções do vendedor. Os alunos devem então dramatizar essas situações, usando o vocabulário de solicitação de esclarecimentos que aprenderam.
    • Discussões em Grupo: O professor pode organizar discussões em grupo onde os alunos têm que solicitar esclarecimentos uns aos outros em inglês. Isso pode ser feito, por exemplo, pedindo aos alunos que falem sobre um tópico específico e depois solicitando que os outros alunos façam perguntas para esclarecer qualquer coisa que não tenham entendido.
    • Compreensão Auditiva: O professor deve também incluir atividades de compreensão auditiva onde os alunos têm que ouvir e entender perguntas de solicitação de esclarecimentos em inglês. Isso pode ser feito através da reprodução de gravações de falantes nativos de inglês fazendo perguntas de solicitação de esclarecimentos, ou através de jogos de adivinhação onde os alunos têm que adivinhar o que a outra pessoa está perguntando.
    • Revisão e Feedback: Após cada atividade, o professor deve revisar o desempenho dos alunos e fornecer feedback sobre como eles podem melhorar. O professor deve também reforçar o vocabulário de solicitação de esclarecimentos, destacando as expressões que os alunos usaram corretamente e corrigindo quaisquer erros.
  3. Integração de Teoria e Prática:

    • Durante a prática, o professor deve fazer referência à teoria apresentada no início da aula, explicando como o vocabulário de solicitação de esclarecimentos está sendo aplicado nas atividades. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a mostrar aos alunos como eles podem usar o vocabulário em situações reais.
    • O professor deve também encorajar os alunos a refletir sobre a experiência de usar o vocabulário de solicitação de esclarecimentos, perguntando-lhes o que eles acharam mais útil, quais desafios enfrentaram e como eles podem aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias.

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Revisão do Conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar o Retorno revisando brevemente o conteúdo da aula. Isso pode ser feito através de uma rápida recapitulação dos principais pontos abordados, incluindo o vocabulário de solicitação de esclarecimentos, a diferença entre perguntas diretas e indiretas, e a variação de linguagem.
    • O professor pode fazer perguntas de revisão para verificar a compreensão dos alunos. Isso também ajuda a consolidar o aprendizado e a lembrar aos alunos os conceitos mais importantes.
  2. Conexão com a Teoria (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve ajudar os alunos a conectar a teoria com a prática. Isso pode ser feito através da discussão de como o vocabulário de solicitação de esclarecimentos foi aplicado nas atividades de dramatização e discussões em grupo.
    • O professor deve destacar os exemplos de boas práticas e corrigir quaisquer erros, reforçando assim a conexão entre a teoria e a prática.
  3. Reflexão sobre a Aprendizagem (2 - 3 minutos):

    • O professor deve então incentivar os alunos a refletir sobre o que aprenderam. Isso pode ser feito através de perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • O professor deve dar tempo suficiente para que os alunos pensem sobre essas perguntas e, se quiserem, compartilhem suas respostas com a classe. Essa reflexão ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer áreas que ainda precisam de mais prática ou estudo.
  4. Feedback e Melhorias Futuras (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve pedir feedback aos alunos sobre a aula. Isso pode incluir perguntas como: "O que você achou mais útil?" e "O que poderia ser melhorado na próxima vez?".
    • O professor deve levar em consideração este feedback ao planejar aulas futuras, a fim de garantir que as necessidades e expectativas dos alunos sejam atendidas. Além disso, o professor pode usar o feedback para fazer ajustes ou melhorias imediatas, se necessário.
    • O professor deve agradecer aos alunos pela participação e pela contribuição para a aula, e encorajá-los a continuar praticando o vocabulário de solicitação de esclarecimentos em suas vidas diárias em inglês.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a diferenciação entre perguntas diretas e indiretas, o vocabulário de solicitação de esclarecimentos em inglês, e a variação de linguagem dependendo do contexto.
    • O professor pode fazer uma revisão rápida, perguntando aos alunos para lembrar e compartilhar um ou dois conceitos que consideram mais importantes. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a verificar a compreensão dos alunos.
  2. Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve, então, explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do vocabulário de solicitação de esclarecimentos em inglês. Por exemplo, o professor pode falar sobre como a teoria foi aplicada nas atividades de dramatização e discussões em grupo, e como essas atividades ajudaram os alunos a entender como usar o vocabulário em situações reais.
    • O professor deve também mencionar algumas das aplicações práticas do vocabulário de solicitação de esclarecimentos, como em conversas cotidianas, em situações de negócios, ou durante viagens para países de língua inglesa.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o vocabulário de solicitação de esclarecimentos em inglês. Isso pode incluir livros de gramática, sites de aprendizado de idiomas, vídeos de instrução, ou aplicativos de aprendizado de idiomas.
    • O professor também pode encorajar os alunos a praticar o vocabulário de solicitação de esclarecimentos em suas vidas diárias, seja através de conversas com falantes nativos de inglês, assistindo a filmes ou programas de TV em inglês, ou participando de atividades online que requerem comunicação em inglês.
  4. Relevância do Tópico (1 - 2 minutos):

    • Finalmente, o professor deve resumir a importância do vocabulário de solicitação de esclarecimentos em inglês, reiterando os benefícios de ser capaz de comunicar-se efetivamente em inglês.
    • O professor pode falar sobre como a habilidade de solicitar esclarecimentos em inglês pode ajudar os alunos em suas vidas diárias, em suas carreiras, e em suas interações com pessoas de diferentes culturas e origens linguísticas.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuar praticando e aperfeiçoando suas habilidades de solicitação de esclarecimentos em inglês, e reforçar a ideia de que a aprendizagem de idiomas é um processo contínuo que requer prática e esforço constantes.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies