Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Elementos da Sala de Aula

Inglês

Original Teachy

'EF06LI16'

Vocabulário: Elementos da Sala de Aula

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Objetivos Principais:

    • Desenvolver a habilidade de compreensão e uso do vocabulário em inglês relacionado aos elementos da sala de aula.
    • Capacitar os alunos a identificarem e nomearem corretamente os objetos e áreas físicas da sala de aula.
    • Proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado imersivo através de atividades práticas e interativas.
  2. Objetivos Secundários:

    • Estimular a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
    • Reforçar a importância do vocabulário específico para a comunicação eficaz em inglês.
    • Desenvolver a confiança dos alunos na utilização da língua inglesa em contextos reais.
  3. Objetivos Terciários:

    • Incentivar a autonomia dos alunos no processo de aprendizado, encorajando-os a buscar novos vocabulários e a praticar fora do ambiente escolar.
    • Fomentar a conscientização dos alunos sobre a importância do inglês como uma ferramenta de comunicação global.
    • Estimular o interesse dos alunos pela língua inglesa através de um método de ensino lúdico e envolvente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão do vocabulário já aprendido, como: cores, números, frutas, objetos do dia a dia, etc. Esta revisão serve como um ponto de partida para a Introdução do novo vocabulário relacionado à sala de aula. (3 - 5 minutos)
  2. Situações Problemas:

    • O professor apresenta duas situações problema:

      1. "Imagine que você está em uma escola de línguas nos Estados Unidos e precisa pedir ao seu professor para ligar o ar condicionado porque está muito quente. Como você diria isso em inglês?"
      2. "Você recebe uma carta de um amigo que está estudando em uma escola no Reino Unido e ele menciona alguns elementos da sala de aula que você não conhece. Como você responderia a carta dele sem entender o que ele está falando?"
    • Estas situações servem para despertar o interesse dos alunos e mostrar a importância do vocabulário específico para a comunicação eficaz em inglês. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização:

    • O professor explica a importância do vocabulário relacionado à sala de aula ao fazer referência a situações cotidianas, como a necessidade de se comunicar em inglês em um ambiente acadêmico ou profissional onde o inglês é a língua principal. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução ao Tópico:

    • O professor apresenta o tópico da aula, "Vocabulário: Elementos da Sala de Aula", e introduz dois termos-chave: "Classroom" (sala de aula) e "School Supplies" (materiais escolares). (1 - 2 minutos)
  5. Curiosidades e Histórias:

    • Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor compartilha algumas curiosidades e histórias relacionadas ao tópico:

      1. "Sabiam que o termo 'Classroom' vem do inglês antigo 'claene rum', que significa 'espaço limpo'? Isso reflete a importância que os antigos ingleses davam à organização e limpeza do ambiente de aprendizado."
      2. "Vocês sabiam que 'School Supplies' é um termo muito utilizado nos Estados Unidos, mas que no Reino Unido eles usam mais o termo 'Stationery' para se referir aos materiais escolares?"
    • Estas curiosidades servem para tornar a aula mais interessante e divertida, além de proporcionar aos alunos um conhecimento mais aprofundado sobre a língua inglesa. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Classroom Scavenger Hunt" (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega a cada grupo uma lista de elementos da sala de aula em inglês.

    • Cada lista é composta por uma combinação de imagens e palavras em inglês. Por exemplo, a imagem de uma lousa e a palavra "blackboard" ao lado.

    • O objetivo da atividade é que os alunos encontrem os objetos correspondentes na sala de aula e os marquem na lista.

    • O grupo que conseguir encontrar e marcar todos os objetos primeiro, ou o maior número de objetos dentro do tempo estabelecido, ganha a atividade.

    • Durante a atividade, o professor circula pela sala, monitorando o progresso dos grupos, esclarecendo dúvidas e corrigindo erros de pronúncia ou uso do vocabulário.

  2. Atividade "Design Your Classroom" (10 - 12 minutos)

    • Após a Conclusão da atividade "Classroom Scavenger Hunt", o professor introduz a próxima atividade.

    • O professor explica que cada grupo terá a oportunidade de "projetar" sua própria sala de aula em inglês.

    • Para isso, o professor fornece a cada grupo uma folha de papel grande e uma variedade de materiais de arte, como lápis de cor, canetas, tesouras, cola, etc.

    • Os alunos devem usar o vocabulário aprendido e sua criatividade para desenhar e rotular os elementos de uma sala de aula em inglês na folha de papel.

    • Após a Conclusão do projeto, cada grupo apresenta sua sala de aula em inglês para a turma, explicando cada elemento e como ele é usado.

  3. Atividade "School Supplies Memory Game" (5 - 8 minutos)

    • Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor introduz uma atividade de jogo de memória.

    • Nesta atividade, o professor distribui um conjunto de cartas de memória para cada grupo.

    • Cada carta contém uma imagem de um elemento escolar e a palavra correspondente em inglês.

    • Os alunos devem jogar o jogo de memória, combinando as cartas com a imagem e a palavra correspondente.

    • O grupo que conseguir combinar o maior número de cartas corretamente no tempo estabelecido ganha o jogo.

    • Esta atividade não só reforça o vocabulário aprendido, mas também melhora a memória e a concentração dos alunos.

Durante todas as atividades, o professor deve estar atento para corrigir erros, fornecer feedback e incentivar a participação de todos os alunos. Além disso, é importante que as atividades sejam conduzidas de forma lúdica e divertida, de modo a manter o interesse e o envolvimento dos alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe nas atividades "Classroom Scavenger Hunt", "Design Your Classroom" e "School Supplies Memory Game".
    • O professor inicia a discussão solicitando que cada grupo compartilhe brevemente a estratégia que usou para completar as atividades e o que aprendeu durante o processo.
    • Durante a discussão, o professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros, a expressarem suas opiniões e a compartilharem suas experiências. Isso promove a interação e a troca de ideias entre os alunos, além de permitir que o professor avalie a compreensão do vocabulário e a capacidade de comunicação em inglês dos alunos.
    • O professor deve fazer conexões entre as soluções discutidas e os conceitos ou habilidades que foram ensinados. Por exemplo, se houve dificuldades em identificar certos objetos na atividade "Classroom Scavenger Hunt", o professor pode revisar o vocabulário correspondente e fornecer exemplos adicionais.
  2. Verificação de Aprendizado (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor faz uma verificação de aprendizado para avaliar o progresso dos alunos.
    • O professor pode fazer perguntas diretas para os alunos, pedindo-lhes para identificar ou nomear certos objetos ou áreas da sala de aula em inglês. Esta verificação de aprendizado serve para reforçar o vocabulário aprendido e para garantir que os alunos estejam se lembrando dos conceitos e habilidades ensinados.
  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual.
    • O professor faz perguntas aos alunos, como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos são encorajados a pensar sobre as respostas para estas perguntas e a anotar suas reflexões em um caderno ou bloco de notas.
    • Este exercício de reflexão ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam, a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento e a estabelecer metas para o aprendizado futuro.

Durante todo o processo de Retorno, o professor deve estar atento para corrigir erros, fornecer feedback construtivo e incentivar a participação de todos os alunos. Além disso, é importante que o professor crie um ambiente de classe seguro e respeitoso, onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas ideias e dúvidas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor começa a Conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos e as atividades realizadas.
    • Ele reitera o vocabulário aprendido, como "Classroom" (sala de aula), "School Supplies" (materiais escolares), e os nomes dos diferentes elementos da sala de aula.
    • O professor também recapitula as habilidades praticadas, incluindo a capacidade de identificar e nomear corretamente os objetos e áreas físicas da sala de aula em inglês.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor destaca como a aula conectou a teoria (vocabulário) com a prática (atividades interativas).
    • Ele explica que as atividades "Classroom Scavenger Hunt", "Design Your Classroom" e "School Supplies Memory Game" proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicar o vocabulário aprendido de forma lúdica e interativa.
    • Além disso, o professor enfatiza que o vocabulário aprendido tem aplicações práticas no dia a dia, seja em um ambiente acadêmico, profissional ou social onde o inglês é a língua principal.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere materiais extras para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o vocabulário de elementos da sala de aula em inglês.
    • Esses materiais podem incluir vídeos educativos, aplicativos de aprendizado de idiomas, jogos de palavras e livros de exercícios.
    • O professor pode fornecer uma lista desses materiais em uma folha impressa ou enviá-los por e-mail para os alunos.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do vocabulário de elementos da sala de aula em inglês para a vida cotidiana e acadêmica dos alunos.
    • Ele explica que a habilidade de se comunicar efetivamente em inglês, especialmente em contextos acadêmicos ou profissionais, pode abrir muitas oportunidades de estudo e carreira.
    • O professor encoraja os alunos a continuarem praticando o vocabulário aprendido e a explorarem novos termos relacionados, reforçando que a prática constante é a chave para um aprendizado eficaz da língua inglesa.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies