Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Elementos da Sala de Aula

Inglês

Original Teachy

'EF06LI16'

Vocabulário: Elementos da Sala de Aula

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Objetivos Principais:

    • Desenvolver a habilidade de compreensão e uso do vocabulário em inglês relacionado aos elementos da sala de aula.
    • Capacitar os alunos a identificarem e nomearem corretamente os objetos e áreas físicas da sala de aula.
    • Proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado imersivo através de atividades práticas e interativas.
  2. Objetivos Secundários:

    • Estimular a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
    • Reforçar a importância do vocabulário específico para a comunicação eficaz em inglês.
    • Desenvolver a confiança dos alunos na utilização da língua inglesa em contextos reais.
  3. Objetivos Terciários:

    • Incentivar a autonomia dos alunos no processo de aprendizado, encorajando-os a buscar novos vocabulários e a praticar fora do ambiente escolar.
    • Fomentar a conscientização dos alunos sobre a importância do inglês como uma ferramenta de comunicação global.
    • Estimular o interesse dos alunos pela língua inglesa através de um método de ensino lúdico e envolvente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão do vocabulário já aprendido, como: cores, números, frutas, objetos do dia a dia, etc. Esta revisão serve como um ponto de partida para a Introdução do novo vocabulário relacionado à sala de aula. (3 - 5 minutos)
  2. Situações Problemas:

    • O professor apresenta duas situações problema:

      1. "Imagine que você está em uma escola de línguas nos Estados Unidos e precisa pedir ao seu professor para ligar o ar condicionado porque está muito quente. Como você diria isso em inglês?"
      2. "Você recebe uma carta de um amigo que está estudando em uma escola no Reino Unido e ele menciona alguns elementos da sala de aula que você não conhece. Como você responderia a carta dele sem entender o que ele está falando?"
    • Estas situações servem para despertar o interesse dos alunos e mostrar a importância do vocabulário específico para a comunicação eficaz em inglês. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização:

    • O professor explica a importância do vocabulário relacionado à sala de aula ao fazer referência a situações cotidianas, como a necessidade de se comunicar em inglês em um ambiente acadêmico ou profissional onde o inglês é a língua principal. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução ao Tópico:

    • O professor apresenta o tópico da aula, "Vocabulário: Elementos da Sala de Aula", e introduz dois termos-chave: "Classroom" (sala de aula) e "School Supplies" (materiais escolares). (1 - 2 minutos)
  5. Curiosidades e Histórias:

    • Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor compartilha algumas curiosidades e histórias relacionadas ao tópico:

      1. "Sabiam que o termo 'Classroom' vem do inglês antigo 'claene rum', que significa 'espaço limpo'? Isso reflete a importância que os antigos ingleses davam à organização e limpeza do ambiente de aprendizado."
      2. "Vocês sabiam que 'School Supplies' é um termo muito utilizado nos Estados Unidos, mas que no Reino Unido eles usam mais o termo 'Stationery' para se referir aos materiais escolares?"
    • Estas curiosidades servem para tornar a aula mais interessante e divertida, além de proporcionar aos alunos um conhecimento mais aprofundado sobre a língua inglesa. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Classroom Scavenger Hunt" (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega a cada grupo uma lista de elementos da sala de aula em inglês.

    • Cada lista é composta por uma combinação de imagens e palavras em inglês. Por exemplo, a imagem de uma lousa e a palavra "blackboard" ao lado.

    • O objetivo da atividade é que os alunos encontrem os objetos correspondentes na sala de aula e os marquem na lista.

    • O grupo que conseguir encontrar e marcar todos os objetos primeiro, ou o maior número de objetos dentro do tempo estabelecido, ganha a atividade.

    • Durante a atividade, o professor circula pela sala, monitorando o progresso dos grupos, esclarecendo dúvidas e corrigindo erros de pronúncia ou uso do vocabulário.

  2. Atividade "Design Your Classroom" (10 - 12 minutos)

    • Após a Conclusão da atividade "Classroom Scavenger Hunt", o professor introduz a próxima atividade.

    • O professor explica que cada grupo terá a oportunidade de "projetar" sua própria sala de aula em inglês.

    • Para isso, o professor fornece a cada grupo uma folha de papel grande e uma variedade de materiais de arte, como lápis de cor, canetas, tesouras, cola, etc.

    • Os alunos devem usar o vocabulário aprendido e sua criatividade para desenhar e rotular os elementos de uma sala de aula em inglês na folha de papel.

    • Após a Conclusão do projeto, cada grupo apresenta sua sala de aula em inglês para a turma, explicando cada elemento e como ele é usado.

  3. Atividade "School Supplies Memory Game" (5 - 8 minutos)

    • Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor introduz uma atividade de jogo de memória.

    • Nesta atividade, o professor distribui um conjunto de cartas de memória para cada grupo.

    • Cada carta contém uma imagem de um elemento escolar e a palavra correspondente em inglês.

    • Os alunos devem jogar o jogo de memória, combinando as cartas com a imagem e a palavra correspondente.

    • O grupo que conseguir combinar o maior número de cartas corretamente no tempo estabelecido ganha o jogo.

    • Esta atividade não só reforça o vocabulário aprendido, mas também melhora a memória e a concentração dos alunos.

Durante todas as atividades, o professor deve estar atento para corrigir erros, fornecer feedback e incentivar a participação de todos os alunos. Além disso, é importante que as atividades sejam conduzidas de forma lúdica e divertida, de modo a manter o interesse e o envolvimento dos alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe nas atividades "Classroom Scavenger Hunt", "Design Your Classroom" e "School Supplies Memory Game".
    • O professor inicia a discussão solicitando que cada grupo compartilhe brevemente a estratégia que usou para completar as atividades e o que aprendeu durante o processo.
    • Durante a discussão, o professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros, a expressarem suas opiniões e a compartilharem suas experiências. Isso promove a interação e a troca de ideias entre os alunos, além de permitir que o professor avalie a compreensão do vocabulário e a capacidade de comunicação em inglês dos alunos.
    • O professor deve fazer conexões entre as soluções discutidas e os conceitos ou habilidades que foram ensinados. Por exemplo, se houve dificuldades em identificar certos objetos na atividade "Classroom Scavenger Hunt", o professor pode revisar o vocabulário correspondente e fornecer exemplos adicionais.
  2. Verificação de Aprendizado (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor faz uma verificação de aprendizado para avaliar o progresso dos alunos.
    • O professor pode fazer perguntas diretas para os alunos, pedindo-lhes para identificar ou nomear certos objetos ou áreas da sala de aula em inglês. Esta verificação de aprendizado serve para reforçar o vocabulário aprendido e para garantir que os alunos estejam se lembrando dos conceitos e habilidades ensinados.
  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual.
    • O professor faz perguntas aos alunos, como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos são encorajados a pensar sobre as respostas para estas perguntas e a anotar suas reflexões em um caderno ou bloco de notas.
    • Este exercício de reflexão ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam, a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento e a estabelecer metas para o aprendizado futuro.

Durante todo o processo de Retorno, o professor deve estar atento para corrigir erros, fornecer feedback construtivo e incentivar a participação de todos os alunos. Além disso, é importante que o professor crie um ambiente de classe seguro e respeitoso, onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas ideias e dúvidas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor começa a Conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos e as atividades realizadas.
    • Ele reitera o vocabulário aprendido, como "Classroom" (sala de aula), "School Supplies" (materiais escolares), e os nomes dos diferentes elementos da sala de aula.
    • O professor também recapitula as habilidades praticadas, incluindo a capacidade de identificar e nomear corretamente os objetos e áreas físicas da sala de aula em inglês.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor destaca como a aula conectou a teoria (vocabulário) com a prática (atividades interativas).
    • Ele explica que as atividades "Classroom Scavenger Hunt", "Design Your Classroom" e "School Supplies Memory Game" proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicar o vocabulário aprendido de forma lúdica e interativa.
    • Além disso, o professor enfatiza que o vocabulário aprendido tem aplicações práticas no dia a dia, seja em um ambiente acadêmico, profissional ou social onde o inglês é a língua principal.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere materiais extras para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o vocabulário de elementos da sala de aula em inglês.
    • Esses materiais podem incluir vídeos educativos, aplicativos de aprendizado de idiomas, jogos de palavras e livros de exercícios.
    • O professor pode fornecer uma lista desses materiais em uma folha impressa ou enviá-los por e-mail para os alunos.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do vocabulário de elementos da sala de aula em inglês para a vida cotidiana e acadêmica dos alunos.
    • Ele explica que a habilidade de se comunicar efetivamente em inglês, especialmente em contextos acadêmicos ou profissionais, pode abrir muitas oportunidades de estudo e carreira.
    • O professor encoraja os alunos a continuarem praticando o vocabulário aprendido e a explorarem novos termos relacionados, reforçando que a prática constante é a chave para um aprendizado eficaz da língua inglesa.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies