Entrar

Plano de aula de Ampliação e redução de figuras

Matemática

Original Teachy

'EF06MA21'

Ampliação e redução de figuras

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ampliação e redução de figuras

Palavras ChaveAmpliação, Redução, Figuras Geométricas, Perímetro, Área, Proporcionalidade, Metodologia Ativa, Design Gráfico, Mapas, Arquitetura, Resolução de Problemas, Tecnologias Digitais, Redes Sociais, Aprendizado Colaborativo, Feedback 360°
Materiais NecessáriosComputadores ou tablets com acesso à internet, Ferramentas online de design (MarvelApp, Figma), Celulares dos alunos, Aplicativos de redes sociais (Canva, TikTok, Instagram, YouTube), Calculadoras, Papel e lápis para esboços, Projetor ou TV para apresentações
Códigos BNCCEF06MA21: Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.; EF06MA29: Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.; EF06MA21: Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara dos objetivos da aula, garantindo que tanto o professor quanto os alunos saibam exatamente o que será abordado e o que se espera alcançar. Isso ajuda a orientar as atividades práticas e a manter o foco nos temas centrais, promovendo uma aula mais organizada e eficiente.

Objetivos principais:

1. Descrever o conceito de ampliação e redução de figuras geométricas.

2. Calcular os valores de áreas e perímetros de figuras que tiveram seus lados aumentados ou diminuídos proporcionalmente.

Objetivos secundários:

  1. Reconhecer a importância da proporcionalidade em figuras geométricas no cotidiano.
  2. Aplicar os conhecimentos de ampliação e redução de figuras na resolução de problemas práticos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é estimular a curiosidade e o engajamento dos alunos desde o início da aula. Através da pesquisa e das perguntas chave, os alunos começam a ativar seus conhecimentos prévios, o que facilita a transição para as atividades práticas e promove um ambiente colaborativo de aprendizado.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente o conceito de ampliação e redução de figuras geométricas, destacando sua relevância tanto na matemática quanto em situações cotidianas, como na criação de mapas, design gráfico e arquitetura. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema. Por exemplo, podem pesquisar como a ampliação e redução de imagens são utilizadas na impressão de cartazes ou na criação de gráficos em jogos de vídeo.

Reflexões Iniciais

1. O que é ampliação e redução de figuras geométricas?

2. Como a proporcionalidade é mantida quando ampliamos ou reduzimos uma figura?

3. Quais são alguns exemplos do uso de ampliação e redução de figuras no nosso cotidiano?

4. Como o perímetro e a área de uma figura mudam quando seus lados são ampliados ou reduzidos proporcionalmente?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar um aprendizado ativo e engajador através de atividades práticas que conectam os conceitos matemáticos à realidade e aos interesses dos alunos. Ao trabalhar em grupo e utilizar tecnologias modernas, os alunos se tornam protagonistas do seu próprio aprendizado, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma criativa e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Designer de Moda Virtual ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar conceitos de ampliação e redução de figuras geométricas em um contexto prático e atual, promovendo a compreensão do impacto dessas transformações nas medidas de área e perímetro.

- Descrição: Os alunos irão usar uma ferramenta online de design para criar roupas que sejam ampliadas ou reduzidas proporcionalmente. Eles deverão considerar medidas reais e usar conceitos de área e perímetro para ajustar os tamanhos das peças ao corpo dos avatares do programa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar uma ferramenta online de design, como o MarvelApp ou o Figma.

  • Peça aos alunos que escolham uma peça de roupa, como uma camiseta ou um vestido, e criem uma versão ampliada e uma reduzida da peça, mantendo a proporcionalidade dos lados.

  • Os alunos devem calcular a área e o perímetro das versões original, ampliada e reduzida da peça.

  • Solicite aos grupos que apresentem suas criações para a turma, explicando como calcularam as áreas e perímetros e como garantiram a proporcionalidade.

Atividade 2 - Influenciadores Digitais da Matemática ✨

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar o uso das redes sociais como ferramenta de aprendizado e comunicação, incentivando os alunos a aplicar e compartilhar conhecimentos matemáticos de forma criativa e engajante.

- Descrição: Os alunos irão criar conteúdos em formato de vídeo ou post para redes sociais explicando processos de ampliação e redução de figuras geométricas de maneira criativa, como se fossem influenciadores digitais de matemática.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um formato de conteúdo (vídeo, post no Instagram, stories, etc.).

  • Os alunos devem criar um conteúdo que explique como ampliar e reduzir uma figura geométrica, destacando a importância de manter a proporcionalidade dos lados e discutindo como a área e o perímetro são afetados.

  • Os grupos devem usar aplicativos como Canva, TikTok, Instagram ou YouTube para criar e editar seus conteúdos.

  • Solicite aos grupos que compartilhem seus conteúdos e apresentem para a turma, explicando as escolhas feitas e os conceitos matemáticos envolvidos.

Atividade 3 - Game Designers por um Dia 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos matemáticos através do processo criativo de desenvolvimento de um jogo.

- Descrição: Os alunos trabalharão como game designers, desenvolvendo a lógica por trás de um jogo baseado na ampliação e redução de figuras geométricas. Eles criarão esboços e cálculos para diferentes níveis de dificuldade, aplicando os conceitos estudados.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de jogo (quiz, puzzle, plataforma, etc.) que envolva ampliação e redução de figuras geométricas.

  • Os alunos devem esboçar o design do jogo e criar níveis que incluam desafios baseados em ampliar e reduzir figuras mantendo a proporcionalidade.

  • Cada grupo deve calcular as áreas e perímetros das figuras em diferentes níveis do jogo e garantir que os conceitos matemáticos estejam corretamente aplicados.

  • Solicite aos grupos que apresentem o conceito do jogo para a turma, explicando os cálculos e a lógica utilizada.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover uma reflexão coletiva sobre as experiências e aprendizados das atividades práticas, consolidando o conhecimento adquirido. A discussão em grupo e o feedback 360° ajudam a fortalecer habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico, além de incentivar um ambiente de respeito e apoio mútuo entre os alunos.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Siga este roteiro sugerido para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Inicie destacando a importância do aprendizado colaborativo e como as diferentes atividades ajudaram a explorar o tema de ampliação e redução de figuras.

  2. Compartilhamento de Experiências: Pergunte aos alunos sobre suas principais descobertas e desafios durante as atividades. Incentive cada grupo a compartilhar suas criações (como designs de moda, conteúdos para redes sociais ou conceitos de jogos) e a explicar os cálculos de área e perímetro.

  3. Conclusões: Solicite aos alunos que reflitam sobre como a proporcionalidade foi mantida e a relação entre ampliação/redução e as medidas de área e perímetro.

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios ao manter a proporcionalidade das figuras durante a ampliação ou redução? 2. Como a aplicação prática dos conceitos de área e perímetro ajudou a entender melhor o tema? 3. De que forma as ferramentas digitais e as atividades propostas contribuíram para o seu aprendizado?

Feedback 360°

Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou. Oriente os alunos a utilizarem o método 'Elogio, Crítica Construtiva, Elogio' para garantir que o feedback seja respeitoso e construtivo. Sugira que os alunos destaquem aspectos positivos do trabalho em grupo, mencionem áreas que poderiam ser melhoradas e reforcem pontos fortes observados durante a colaboração.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido de forma leve e divertida, reforçando a relevância prática dos conceitos estudados. Esta conclusão ajuda os alunos a refletirem sobre como podem aplicar o que aprenderam fora da sala de aula, incentivando-os a ver a matemática como algo vivo e presente em suas vidas diárias. 易

Resumo

Fim de jogo! Hoje, mergulhamos no mundo da ampliação e redução de figuras geométricas, explorando como estas transformações afetam a área e o perímetro. Desde criar roupas no design de moda virtual até desenvolver jogos e conteúdos para redes sociais, aplicamos conceitos matemáticos de forma prática e divertida! 里️

No Mundo

 A aula de hoje mostrou a incrível conexão entre os conceitos matemáticos e a vida moderna. A ampliação e redução de figuras não são apenas teorias abstratas; elas estão presentes em tudo, desde a criação de imagens em redes sociais até o design de games e materiais gráficos. Considere como os designers trabalham com diferentes resoluções de imagem ou como os arquitetos ajustam os planos para diferentes espaços. ️️

Na Prática

 Compreender como ampliar e reduzir figuras mantendo a proporcionalidade é crucial em muitas áreas do nosso cotidiano. Desde a confecção de roupas sob medida até a criação de gráficos para jogos e aplicativos, essas habilidades matemáticas são fundamentais para garantir precisão e estética em diversos produtos e serviços. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies