Entrar

Plano de aula de Frações: Partes de Números Naturais

Matemática

Original Teachy

'EF06MA09'

Frações: Partes de Números Naturais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Frações: Partes de Números Naturais

Palavras ChaveFrações, Matemática, Ensino Fundamental, Metodologia Digital, Aprendizado Ativo, Redes Sociais, Gamificação, YouTube, Interatividade, Colaboração
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, PowerPoint ou Google Slides, Ferramentas de edição de vídeo como Canva e Animaker, Aplicativo de gamificação como Kahoot! ou Quizizz, Formulário digital para feedback
Códigos BNCCEF06MA09: Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.; EF06MA07: Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer um entendimento claro sobre o que os alunos devem ser capazes de fazer ao final da aula, alinhando o foco do aprendizado com as habilidades propostas. Ao estabelecer objetivos claros, o professor pode orientar as atividades práticas de forma a garantir que os alunos tenham uma experiência de aprendizado engajadora e eficaz.

Objetivos principais:

1. Entender como calcular a fração de uma quantidade específica e obter um resultado que seja um número natural.

2. Comparar diferentes frações de uma mesma quantidade e interpretar os resultados obtidos.

Objetivos secundários:

  1. Aplicar conhecimento de frações em contextos do dia a dia, como divisão de recursos ou alimentos.
  2. Utilizar ferramentas digitais para tornar o aprendizado de frações mais interativo e visual.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema das frações com contextos práticos e interessantes do cotidiano. Isso ajuda a estabelecer relevância e a preparar os alunos para uma participação mais ativa e significativa durante as próximas atividades.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre frações, explique brevemente aos alunos que as frações são uma maneira de representar partes iguais de um todo. Em seguida, instrua os alunos a utilizarem seus celulares para buscar, durante alguns minutos, um fato interessante ou curioso sobre frações no cotidiano. Podem ser exemplos de frações em receitas culinárias, divisões de grupo ou até mesmo frações em música ou arte.

Reflexões Iniciais

1. Quais exemplos de frações vocês encontraram durante a pesquisa?

2. Alguém conseguiu encontrar um uso interessante de frações nas redes sociais ou jogos?

3. Como as frações são usadas em atividades do dia a dia, como cozinhar ou dividir algo igualmente?

4. Por que é importante saber calcular frações de números naturais?

5. Qual a diferença entre frações equivalentes e frações não equivalentes?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos de frações de maneira prática e envolvente, utilizando tecnologias digitais e contextos modernos. As atividades propostas visam tornar a aprendizagem mais significativa e colaborativa, promovendo habilidades de comunicação, criatividade e resolução de problemas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Aventura nas Redes Sociais com Frações

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conceito de frações em um contexto moderno e digital, utilizando redes sociais para promover o aprendizado colaborativo e criativo.

- Descrição: Os alunos criarão postagens para uma rede social fictícia onde são influenciadores digitais. As postagens devem apresentar a resolução de problemas envolvendo frações, utilizando hashtags populares e conteúdos visuais atrativos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um perfil fictício de influenciador digital em uma rede social (pode ser no PowerPoint ou Google Slides).

  • Os alunos devem resolver problemas envolvendo frações e criar postagens explicativas com memes, fotos ou vídeos curtos (TikTok style).

  • Cada postagem deve incluir hashtags relacionadas, como #MatemáticaDivertida, #FraçõesNoDiaADia e #DesafioDasFrações.

  • Os grupos devem compartilhar suas postagens nos perfis criados e comentar nas postagens dos outros grupos, identificando correções ou pontos positivos.

Atividade 2 -  A Jornada do YouTuber Matemático

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e ensino, utilizando tecnologias digitais para explorar e explicar conceitos matemáticos.

- Descrição: Os alunos criarão vídeos para um canal fictício no YouTube explicando problemas de frações. Eles devem usar animações, gráficos e exemplos práticos para tornar seus vídeos educativos e envolventes.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um canal fictício no YouTube dedicado ao ensino de frações.

  • Os alunos devem planejar, gravar e editar um vídeo explicativo sobre um problema específico envolvendo frações, usando ferramentas como o Canva para gráficos e o Animaker para animações.

  • Os vídeos devem ser publicados em uma plataforma para compartilhamento interno, e cada grupo deve assistir e comentar nos vídeos dos outros grupos, dando feedback construtivo.

Atividade 3 -  Frações e Gamificação: O Desafio do Tesouro

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incorporar elementos de gamificação para tornar o aprendizado de frações mais interativo e motivador, incentivando a resolução de problemas em equipe.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro gamificada onde resolverão enigmas e problemas de frações para avançar no jogo. Através de aplicativos de gamificação, os alunos competem para ver quem chega ao final primeiro.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Utilize um aplicativo de gamificação como o Kahoot! ou o Quizizz para criar uma série de desafios e enigmas envolvendo frações.

  • Cada grupo deve resolver os problemas para obter pistas e avançar no jogo.

  • Os problemas podem incluir exemplos práticos do cotidiano e cenários de storytelling.

  • O primeiro grupo a completar todos os desafios ganha um prêmio simbólico.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado por meio da reflexão e do feedback, permitindo que os alunos reconheçam suas próprias conquistas e áreas de melhoria. Isso também promove habilidades de comunicação e colaboração, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilham o que aprenderam durante as atividades. Sugira que cada grupo apresente uma das postagens ou vídeos que criaram, explicando o raciocínio por trás das soluções de frações que utilizaram. Incentive os alunos a explicar como as ferramentas digitais ajudaram no entendimento e na resolução dos problemas.

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios ao aplicar frações em contextos digitais? 2. Como as diferentes abordagens usadas pelos grupos ajudaram a entender melhor as frações? 3. De que forma o uso de redes sociais e ferramentas digitais tornou o aprendizado das frações mais interessante?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo sobre sua participação. Oriente-os a dar feedback construtivo e respeitoso, focando em aspectos como colaboração, criatividade e clareza na explicação das frações. Pode-se utilizar um formulário digital para facilitar o processo, onde os alunos podem avaliar aspectos específicos com notas e comentários.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão  A finalidade desta etapa é encerrar a aula de forma envolvente e significativa, reforçando os principais conceitos aprendidos e destacando sua relevância prática. Ao conectar o conteúdo com o mundo dos alunos e suas experiências digitais, esta seção ajuda a consolidar o conhecimento de maneira mais profunda e duradoura.

Resumo

Resumo da Aula Divertido  Vamos imaginar que estamos em uma super missão matemática: navegamos por redes sociais, criamos memes e vídeos e até participamos de uma caça ao tesouro! Tudo para entender como frações podem ser aplicadas em nosso dia a dia. Descobrimos que 3/4 de 40 é 30 e aprendemos a comparar diferentes frações. As frações deixaram de ser apenas números e se tornaram parte das nossas aventuras digitais!

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual  Nesta aula, as frações foram conectadas ao universo das redes sociais, vídeos online e jogos, trazendo a matemática para o mundo digital que os alunos vivenciam diariamente. Eles perceberam que o aprendizado de frações não é apenas teórico, mas está inserido nas plataformas e ferramentas que utilizam constantemente, como TikTok, YouTube e aplicativos de gamificação.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia  Compreender frações é essencial para uma série de atividades cotidianas, desde cozinhar seguindo uma receita até dividir uma pizza entre amigos ou calcular descontos em uma loja. Esta aula mostrou que as frações estão presentes em muitas situações práticas, tornando o conteúdo relevante e aplicável fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies