Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Arredondamento

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF06MA12'

Arredondamento

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Arredondamento

Palavras ChaveArredondamento, Potências de 10, Dezenas mais próximas, Centenas mais próximas, Unidades mais próximas, Problemas práticos, Aplicação de conceitos, Trabalho em equipe, Raciocínio matemático, Contextualização, Atividades lúdicas
Materiais NecessáriosCartões com valores de moedas de ouro, Mapas do sistema solar com distâncias e pesos, Listas de alimentos, preços e requisitos de espaço, Calculadoras, Papel e canetas para anotações, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF06MA12: Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que os alunos devem atingir ao final da aula. Ao especificar os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seu foco e esforços para as competências que precisam desenvolver. Esta seção também serve para alinhar as expectativas do professor e dos alunos, garantindo que todos estejam cientes do que é esperado e do que será avaliado.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a arredondar números para as potências de 10 mais próximas, as dezenas mais próximas, as centenas mais próximas e as unidades mais próximas.

2. Desenvolver habilidades para lidar com problemas mais complexos que envolvam arredondamento para potências de outros números.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o raciocínio matemático e a capacidade de aplicar conceitos de arredondamento em contextos variados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que eles possam encontrar em seu cotidiano. Isso ajuda a contextualizar a importância do arredondamento e prepara o terreno para a aplicação prática desses conceitos em situações reais. Além disso, ao revisitar o conteúdo que os alunos estudaram em casa, esta etapa reforça a aprendizagem prévia e estimula a curiosidade e a aplicação dos conceitos de arredondamento em contextos novos e variados.

Situações Problema

1. Imagine que você está organizando uma festa de aniversário e precisa calcular quantos convidados cabem na sala de acordo com o espaço disponível. Você recebe a informação de que a sala tem aproximadamente 150 metros quadrados e que cada pessoa necessita, em média, de 2 metros quadrados de espaço. Como você arredondaria o número de convidados para garantir que todos estejam confortáveis?

2. Você está em uma viagem de carro e o combustível do veículo está próximo de acabar. O próximo posto de gasolina está a 86 quilômetros de distância. O painel do carro indica que ainda há 92 km de autonomia. Como você arredondaria essa informação para decidir se é seguro continuar ou se deve abastecer no posto mais próximo?

Contextualização

O arredondamento é uma ferramenta matemática essencial no dia a dia, utilizada em diversas situações práticas como compras, medições, horários, entre outros. Por exemplo, ao calcular a quantidade de tinta necessária para pintar uma sala, ou ao determinar quantas embalagens de um produto são necessárias para atender a uma demanda, o arredondamento se faz presente para simplificar e tornar os cálculos mais adequados à realidade prática. Além disso, entender o arredondamento para outras potências de base, como 5, pode ser útil em momentos onde a precisão é crucial, como em ajustes de doses de medicamentos ou em cálculos financeiros.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem os conceitos de arredondamento aprendidos em casa de forma prática e contextualizada. Ao realizar atividades lúdicas e colaborativas, como as propostas, os alunos têm a oportunidade de explorar o arredondamento em situações do cotidiano e cenários fictícios, reforçando o aprendizado e desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, raciocínio matemático e comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Grande Arredondamento do Tesouro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o arredondamento para a dezena mais próxima e desenvolver habilidades de divisão equitativa.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e participarão de uma aventura matemática onde terão que ajudar um pirata a dividir seu tesouro de maneira justa entre sua tripulação. O pirata possui 8 sacos de moedas, cada um contendo um número diferente de moedas de ouro. O objetivo é arredondar a quantidade de moedas em cada saco para a dezena mais próxima, para que a divisão entre os piratas seja o mais equitativa possível.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões que representam os 8 sacos de moedas com valores diferentes em moedas de ouro.

  • Cada grupo deve arredondar o número de moedas de cada saco para a dezena mais próxima.

  • Após o arredondamento, os grupos devem somar o total de moedas arredondadas e decidir como dividir entre os piratas.

  • Cada grupo apresentará sua solução e explicará o raciocínio utilizado para arredondar e dividir.

Atividade 2 - Missão Arredondamento no Espaço

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar o arredondamento para potências de 10 em medidas espaciais e desenvolver habilidades de planejamento.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular uma missão espacial onde devem arredondar medidas de distâncias e pesos para poderem navegar corretamente entre planetas. Cada grupo receberá um mapa do sistema solar com rotas e locais de pouso. Eles precisarão calcular as distâncias e os pesos considerando o arredondamento para as potências de 10 mais próximas, a fim de planejar uma rota segura e eficiente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um mapa do sistema solar com diferentes distâncias e pesos.

  • Os alunos deverão arredondar as distâncias para as potências de 10 mais próximas e os pesos para as centenas mais próximas.

  • Com as medidas arredondadas, cada grupo planejará a rota entre os planetas, considerando as paradas e o combustível necessário.

  • Ao final, cada grupo apresentará a sua rota e explicará como o arredondamento foi crucial para o sucesso da missão.

Atividade 3 - Festa Matemática: O Grande Banquete

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o arredondamento para a dezena mais próxima em situações práticas de planejamento de eventos.

- Descrição: Os alunos irão planejar um banquete para 100 convidados onde precisarão arredondar quantidades de alimentos e custos para a dezena mais próxima. Cada grupo receberá uma lista de alimentos, preços, e requisitos de espaço, e deverá calcular e arredondar as quantidades para garantir que todos os convidados sejam adequadamente atendidos e o custo não ultrapasse o orçamento disponível.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua a cada grupo a lista de alimentos, preços, e requisitos de espaço.

  • Os alunos devem arredondar as quantidades de alimentos para a dezena mais próxima e os custos para o número inteiro mais próximo.

  • Cada grupo planejará a disposição dos alimentos e calculará o custo total para garantir que esteja dentro do orçamento.

  • Apresente a solução de cada grupo, discutindo os diferentes métodos de arredondamento utilizados e as razões para suas escolhas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e como aplicaram o arredondamento em situações práticas. A discussão em grupo promove a troca de ideias e a reflexão crítica, ajudando os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda do conceito de arredondamento e suas aplicações. Além disso, esta etapa serve para avaliar o entendimento dos alunos e identificar quaisquer áreas que possam necessitar de revisão ou reforço.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos em um grande círculo e inicie uma discussão em grupo. Comece perguntando a cada grupo o que descobriram sobre o arredondamento e como aplicaram esse conhecimento nas atividades. Encoraje os alunos a compartilhar os desafios que enfrentaram e as estratégias que utilizaram para superá-los. Esta é uma oportunidade para que cada grupo aprenda com as experiências dos outros e reflita sobre a importância do arredondamento em diferentes contextos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram ao arredondar números nas atividades e como os superaram?

2. Como o arredondamento ajudou a resolver os problemas propostos nas atividades?

3. Vocês perceberam alguma diferença no arredondamento ao lidar com medidas de diferentes grandezas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos de arredondamento aprendidos durante a aula. Este momento é crucial para reforçar o aprendizado, facilitar a transferência do conhecimento para situações práticas e para que os alunos percebam a aplicabilidade da matemática em seu cotidiano. Além disso, a Conclusão serve para avaliar o entendimento global dos alunos e prepará-los para futuras aplicações dos conceitos abordados.

Resumo

Neste encerramento, o professor deve resumir os principais conceitos abordados sobre arredondamento, destacando as técnicas para arredondar para as potências de 10 mais próximas, dezenas, centenas e unidades mais próximas, bem como exemplos práticos das atividades realizadas. É imprescindível reforçar a importância do arredondamento na vida cotidiana, como em situações de planejamento de eventos, medições e cálculos financeiros.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como a aula de hoje conectou teoria e prática. Esclareça como os exemplos dados em casa prepararam os alunos para as atividades práticas em sala, permitindo a aplicação dos conceitos de arredondamento em cenários variados e desafiadores. Destaque a importância da compreensão teórica para enfrentar os problemas práticos com confiança.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do arredondamento no dia a dia, destacando como esta habilidade matemática é essencial para tomar decisões rápidas e precisas em muitas situações reais. Esta conscientização ajuda os alunos a valorizar o que aprendem em sala de aula e a reconhecer a matemática como uma ferramenta prática e poderosa.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Potenciação: Propriedades
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Logaritmo: Propriedades | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Quadriláteros: Trapézio
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Retas: Paralelas e Transversais | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies