Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Frações: Partes de Números Naturais

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF06MA09'

Frações: Partes de Números Naturais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Frações: Partes de Números Naturais

Palavras Chavefrações, números naturais, problemas práticos, cálculo de frações, atividades interativas, corrida das frações, mercado das frações, construindo com frações, trabalho em equipe, discussão em grupo, aplicação prática, contextualização, reflexão, consolidação do aprendizado
Materiais Necessárioscartões com frações, pista de corrida (simulada), listas de ingredientes, dinheiro fictício, ingredientes para receitas (para simulação), blocos coloridos representando frações, projetos de construção, espaço ao ar livre para atividades, local coberto para discussão em grupo
Códigos BNCCEF06MA09: Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.; EF06MA07: Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é fundamental para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar com a aula. Definir objetivos específicos permite que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão precisa do que será abordado e a importância de cada aspecto na aplicação prática do conhecimento matemático. Essa clareza ajuda a direcionar as atividades em sala, garantindo que o tempo seja utilizado de maneira eficiente para a consolidação do aprendizado.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a resolver problemas que envolvam o cálculo de frações de quantidades, com foco em obtenção de resultados expressos em números naturais.

2. Desenvolver a habilidade de comparação entre frações e suas quantidades correspondentes, utilizando exemplos práticos e teóricos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o raciocínio lógico e a aplicação de operações matemáticas básicas em contextos variados.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problemas que estimulam o pensamento crítico e a aplicação dos conceitos de frações em contextos práticos. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância das frações no cotidiano e em situações reais, aumentando o interesse e a percepção da utilidade do tema estudado.

Situações Problema

1. Imagine que você tem uma pizza grande e precisa dividir igualmente entre 4 amigos. Cada amigo quer exatamente 3/8 da pizza. Como você pode calcular quantos pedaços da pizza cada amigo receberá se a pizza for dividida em 32 partes iguais?

2. Um fazendeiro tem um terreno retangular de 120 metros de comprimento e 80 metros de largura. Ele decide vender 3/5 do terreno para construção. Como ele pode calcular a área que será vendida em metros quadrados?

Contextualização

As frações são usadas no dia a dia mais do que se imagina, desde dividir uma pizza em partes iguais até a divisão de bens em uma herança. Saber manipular frações não só é útil para situações práticas, como também é fundamental para compreender conceitos matemáticos mais avançados e até mesmo em áreas como ciências e engenharia. Nesta aula, exploraremos como as frações são partes essenciais dos números naturais e como seu entendimento pode facilitar diversas tarefas cotidianas e profissionais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de frações estudados previamente em casa. As atividades propostas visam consolidar o conhecimento teórico por meio de situações problemas que simulam o uso de frações em contextos reais e cotidianos, promovendo o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a criatividade. Cada atividade é planejada para ser dinâmica e envolvente, garantindo a participação ativa de todos os alunos e aprofundando a compreensão do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Corrida das Frações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de frações na divisão de quantidades e reforçar o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma tarefa que envolve calcular frações de quantidades em um contexto de corrida de revezamento. O cenário consiste em uma corrida de revezamento em que cada equipe deve percorrer uma certa distância (ex: 100 metros) dividida em segmentos que representam diferentes frações da totalidade do percurso. Cada segmento deve ser percorrido por um número específico de corredores, determinado pela fração que representa (por exemplo, 3/4 do percurso deve ser percorrido por 3 corredores). O objetivo é que cada grupo calcule as frações necessárias para completar a corrida e, em seguida, simulem o revezamento no pátio da escola.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Apresente o cenário da corrida e explique como os segmentos da pista correspondem a diferentes frações do percurso total.

  • Distribua cartões que representam as frações de 1/4, 1/3, 1/2, etc., e peça para que cada grupo calcule quantos corredores são necessários para cada segmento.

  • Peça para que cada grupo simule a corrida no pátio, utilizando os cartões para representar os corredores.

  • Ao final, discuta com a classe as estratégias utilizadas pelos grupos e os resultados obtidos.

Atividade 2 - O Mercado das Frações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar cálculos de frações em um contexto de compra e orçamento, além de promover habilidades culinárias.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, irão simular um mercado onde devem comprar ingredientes para uma receita que envolve frações de quantidades. Cada grupo receberá uma lista de ingredientes e suas quantidades, expressas em frações, e um 'orçamento' limitado. Os alunos deverão calcular as quantidades necessárias, comprar os ingredientes em um 'mercado' montado na sala de aula, usando uma quantia fictícia, e preparar a receita.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua as listas de ingredientes e orçamentos para cada grupo.

  • Monte uma 'loja' na sala de aula com ingredientes e preços fictícios.

  • Os alunos deverão calcular e comprar os ingredientes, garantindo que as frações utilizadas correspondam às frações da receita.

  • Após a compra, cada grupo prepara a receita na sala de aula e compartilha com a classe.

Atividade 3 - Construindo com Frações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e manipular frações em um contexto tridimensional, reforçando o entendimento das partes que compõem um todo.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos irão construir 'casas' utilizando blocos que representam frações de uma casa completa. Cada grupo receberá um conjunto de blocos coloridos que, juntos, formam uma casa. Cada bloco representa uma fração diferente da casa total. Os alunos deverão, a partir de um projeto, construir a casa usando as frações corretas e discutir as partes que correspondem a cada fração.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Apresente o conjunto de blocos e explique qual fração cada cor corresponde na casa completa.

  • Distribua os projetos que indicam como as frações devem ser montadas para formar a casa.

  • Os alunos devem montar a casa, discutindo as frações representadas por cada bloco.

  • Cada grupo apresenta sua construção e explica as frações utilizadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam e articulem o que aprenderam durante as atividades práticas. Este momento de discussão ajuda a reforçar o aprendizado, a identificar áreas de dificuldade que podem exigir revisão adicional e a valorizar a importância do trabalho em equipe e da aplicação dos conceitos matemáticos em contextos práticos. Além disso, proporciona ao professor uma visão clara do entendimento dos alunos, permitindo ajustes futuros no planejamento de aulas.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Comece a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar aprendizados e insights obtidos durante as atividades. Incentive os alunos a expressarem suas opiniões e a refletirem sobre os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas. Este momento é crucial para que os alunos possam verbalizar e consolidar o que aprenderam, além de aprender com as experiências dos colegas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao calcular e aplicar as frações nas atividades?

2. Como o trabalho em equipe ajudou na resolução dos problemas e na compreensão dos conceitos de frações?

3. Houve alguma situação em que tiveram que adaptar a estratégia inicialmente planejada? Como isso foi feito?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é projetada para consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam sintetizar e retomar os pontos chave da aula. Além disso, serve para reforçar a conexão entre teoria e prática, mostrando aos alunos como os conceitos matemáticos são aplicáveis em suas vidas diárias. Este momento também ajuda a reforçar a importância do estudo das frações, motivando os alunos a valorizar e aplicar o que aprenderam em contextos variados.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais conceitos abordados sobre frações, enfatizando como as frações são partes essenciais dos números naturais e como são aplicadas em situações cotidianas. Deve-se revisar as técnicas de cálculo de frações de quantidades e como essas frações podem ser comparadas e utilizadas em diferentes contextos, como na divisão de uma pizza ou na determinação de áreas de terrenos.

Conexão com a Teoria

O professor deve destacar como a aula de hoje conectou a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula. Explique como as atividades, como a 'Corrida das Frações', 'O Mercado das Frações' e 'Construindo com Frações', permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em contextos práticos e lúdicos, reforçando o entendimento dos alunos sobre a manipulação de frações e sua importância no dia a dia.

Fechamento

Ao final, é essencial que o professor reforce a importância do estudo das frações, não apenas como uma habilidade matemática, mas como uma ferramenta essencial para resolver problemas práticos e cotidianos. Destaque como o entendimento de frações pode facilitar tarefas como cozinhar seguindo receitas, dividir despesas ou calcular medidas em projetos de construção, reforçando a relevância do tema para a vida dos alunos.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Relações Volumétricas
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Determinante: 1x1
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ângulos Inscritos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Rotações: Avançado | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!