Entrar

Plano de aula de Problemas com Medidas

Matemática

Original Teachy

'EF06MA24'

Problemas com Medidas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Problemas com Medidas

Palavras ChaveMedidas de comprimento, Massa, Tempo, Temperatura, Área, Capacidade, Volume, Conversão de unidades, Atividades práticas, Trabalho em equipe, Resolução de problemas, Aplicação de conhecimentos, Cotidiano, Engajamento estudantil
Materiais NecessáriosBlocos retangulares para cálculo de volume e área, Termômetros para medição de temperatura, Balança para medição de massa, Objetos de diferentes pesos para estimativa de massa, Materiais recicláveis para construção de cidades em miniatura, Planta baixa da cidade para orientação dos alunos, Blocos de anotações para registro de cálculos e informações, Marcadores ou crachás para identificação de grupos
Códigos BNCCEF06MA24: Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos podem direcionar seus esforços de aprendizado para as áreas mais críticas e garantir que as habilidades essenciais sejam adequadamente desenvolvidas. Esta seção também serve para alinhar as expectativas entre professor e aluno, criando um mapa mental compartilhado do processo de aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de resolver problemas que envolvam diferentes unidades de medida, como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume.

2. Habilitar os alunos a aplicar conhecimentos prévios sobre conversão de unidades de medida para resolver situações práticas e cotidianas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e a discussão entre os alunos durante a resolução de problemas em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram em casa, utilizando situações problema que estimulam a aplicação prática dos conceitos. Esse método não só ativa o conhecimento prévio como também prepara os alunos para pensar de forma crítica e criativa. A contextualização do tema com exemplos reais e curiosidades ajuda a reforçar a relevância das medidas no dia a dia e no mundo profissional, aumentando o interesse e a identificação dos alunos com o assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você está planejando um piquenique e precisa converter a temperatura de graus Fahrenheit para graus Celsius, para garantir que os alimentos sejam mantidos em boas condições. Como você faria essa conversão e por que é importante?

2. Você tem que medir a quantidade de água que uma planta precisa diariamente. A medição é dada em litros, mas você só tem uma balança que mede em gramas. Como você usaria a balança para determinar a quantidade de água em litros que a planta precisa?

Contextualização

As medidas estão presentes em praticamente todas as atividades do cotidiano, desde cozinhar até viajar, e são essenciais para garantir precisão e eficiência. Por exemplo, na culinária, uma pequena diferença na medida de ingredientes pode alterar completamente o sabor de um prato. Além disso, entender e saber aplicar medidas corretamente é fundamental em várias profissões, como engenharia, medicina e comércio. A padronização das medidas ao longo da história foi crucial para o desenvolvimento da tecnologia e do comércio global.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é essencial para que os alunos apliquem de forma prática e envolvente os conhecimentos adquiridos em casa sobre medidas. Ao participarem de atividades lúdicas e contextualizadas, eles não apenas reforçam o aprendizado, mas também desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas. Esta abordagem visa tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e memorável, garantindo que os conceitos sejam solidificados através da prática ativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Olimpíadas de Medidas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de conversão de medidas em um ambiente competitivo e divertido, incentivando o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e participarão de uma competição olímpica que envolve resolver uma série de desafios práticos que envolvem medidas. Cada desafio é uma estação diferente na sala de aula, e os grupos devem passar por todas elas, coletando pontos ao acertar as respostas. Os desafios incluem conversões de temperatura, cálculos de área e volume, além de estimativas de massa e comprimento.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada estação terá um desafio diferente relacionado a medidas.

  • Cada grupo terá 5 minutos para resolver o desafio na estação antes de rotacionar para a próxima.

  • Prepare estações com tarefas como: medir a temperatura em diferentes escalas e converter; usar blocos retangulares para estimar volume e área; e adivinhar o peso de objetos com base em sua aparência.

  • Marque os pontos de cada grupo a cada estação completada corretamente.

  • Ao final, reúna a classe e discuta as soluções de cada estação.

Atividade 2 - Mistério das Medidas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe através de um cenário de mistério envolvendo medidas.

- Descrição: Os alunos irão resolver um mistério onde precisam usar suas habilidades em medidas de comprimento, massa, capacidade e volume para descobrir quem é o 'culpado'. Utilizarão pistas que envolvem mensagens codificadas com medidas, como coordenadas que levam a diferentes locais da sala onde estão escondidos objetos que ajudarão a desvendar o mistério.

- Instruções:

  • Organize a sala de aula com 'estações de pistas' pré-definidas que os alunos devem visitar para coletar informações.

  • Cada pista resolvida leva a outra estação, e assim por diante, até que o mistério seja resolvido.

  • As pistas estarão codificadas com problemas que os alunos deverão resolver usando medidas de comprimento, massa, capacidade e volume.

  • Forneça blocos de anotações para que os alunos registrem suas descobertas e cálculos.

  • Monitore o progresso dos grupos e ofereça ajuda se necessário.

  • Ao final, discuta as soluções encontradas e revele o 'culpado' do mistério.

Atividade 3 - Construtores de Medidas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conceitos de medidas de comprimento, área e volume na prática, promovendo a criatividade e o planejamento.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão 'construir' uma cidade em miniatura, onde cada grupo será responsável por diferentes aspectos que envolvem medidas. Eles devem planejar e executar a construção de edifícios, estradas e parques, aplicando corretamente medidas de comprimento, área e volume. O desafio é utilizar materiais recicláveis e calcular as medidas precisas para otimizar o espaço e os recursos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos e atribua a cada um uma parte da cidade para construir.

  • Forneça materiais recicláveis variados e uma 'planta baixa' da cidade que deve ser seguida para garantir que todos os elementos se encaixem.

  • Os alunos devem calcular as medidas de comprimento, área e volume de cada estrutura que planejam construir.

  • Supervisione o uso dos materiais e os cálculos dos alunos.

  • Ao final, os grupos apresentarão suas cidades, discutindo as medidas utilizadas e a eficiência de seu planejamento.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas experiências e estratégias de resolução de problemas. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas e abordagens de seus colegas. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que os conceitos de medidas tenham sido plenamente compreendidos e aplicados.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Vamos agora compartilhar o que aprendemos através das atividades de hoje. Cada grupo terá a oportunidade de explicar um desafio que enfrentou e como conseguiu superá-lo. É importante ouvir as diferentes abordagens usadas por seus colegas, pois isso pode nos ajudar a ver os problemas de medidas sob diferentes perspectivas e entender melhor o assunto.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao aplicar as medidas em cada atividade?

2. Como vocês conseguiram superar esses desafios? Houve alguma estratégia em particular que funcionou bem?

3. Como as atividades de hoje ajudaram a reforçar o seu entendimento sobre conversão e aplicação de medidas no dia a dia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, ressaltando a importância dos conceitos abordados e estabelecendo uma ligação clara entre teoria e prática. Este momento permite aos alunos refletir sobre como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em diversas situações reais e cotidianas, garantindo que a aula tenha sido eficaz na transmissão de habilidades práticas e teóricas.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais conceitos abordados sobre medidas, incluindo conversões de temperatura, cálculos de área e volume, e estimativas de massa e comprimento. É importante reforçar as unidades de medida discutidas e como elas se aplicam em diferentes contextos práticos e cotidianos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos prévios em situações problema e atividades práticas. As atividades de resolução de problemas, como as Olimpíadas de Medidas e o Mistério das Medidas, foram projetadas para solidificar a compreensão teórica através da prática ativa, mostrando a importância das medidas no dia a dia.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a relevância das medidas no cotidiano. Desde a culinária, onde medidas precisas podem alterar o sabor de um prato, até em profissões como engenharia e medicina, onde a precisão é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos eficazes. Compreender e aplicar corretamente as medidas é uma habilidade que transcende o ambiente escolar e é vital para a vida adulta dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies