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Plano de aula de Critérios de Divisibilidade

Matemática

Original Teachy

'EF06MA04'

Critérios de Divisibilidade

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Critérios de Divisibilidade

Palavras ChaveCritérios de Divisibilidade, Divisibilidade por 2, Divisibilidade por 3, Divisibilidade por 4, Divisibilidade por 5, Divisibilidade por 6, Divisibilidade por 9, Divisibilidade por 10, Resolução de Problemas, Matemática, Ensino Fundamental, Exemplos Práticos, Engajamento dos Alunos
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor (opcional), Slides ou material impresso com exemplos, Caderno e lápis para anotação, Lista de exercícios para prática
Códigos BNCCEF06MA04: Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada do que os alunos devem alcançar ao final da aula. Definir objetivos específicos ajuda a orientar o planejamento da aula e garantir que o conteúdo seja abordado de maneira eficiente e eficaz, facilitando a compreensão e aplicação prática dos critérios de divisibilidade.

Objetivos principais:

1. Identificar e compreender os principais critérios de divisibilidade, incluindo 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10.

2. Aplicar os critérios de divisibilidade para resolver problemas matemáticos, determinando se um número é divisível por outro ou identificando o resto da divisão.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema e fornecer um contexto inicial que os ajude a compreender a importância e a aplicabilidade dos critérios de divisibilidade. Ao apresentar curiosidades e exemplos práticos, os alunos se sentirão mais motivados e engajados para aprender o conteúdo.

Contexto

Para iniciar a aula sobre critérios de divisibilidade, comece explicando aos alunos que a divisibilidade é uma ferramenta fundamental na matemática, que nos ajuda a saber se um número pode ser dividido por outro sem deixar resto. Isso é muito útil em diversas situações do dia a dia, como ao dividir uma conta entre amigos ou ao organizar objetos em grupos iguais.

Curiosidades

Sabiam que o critério de divisibilidade por 2 é amplamente utilizado na computação? Os computadores trabalham com números binários, que são baseados no sistema de numeração de base 2. Isso significa que a capacidade de verificar se um número é divisível por 2 é crucial para o funcionamento dos computadores e da programação.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos compreendam e apliquem os critérios de divisibilidade. Ao explicar detalhadamente cada critério e fornecer exemplos, os alunos terão um entendimento claro e poderão resolver problemas. As questões práticas no final ajudam a consolidar o aprendizado e verificar a compreensão individual.

Tópicos Abordados

1. Critério de Divisibilidade por 2: Explique que um número é divisível por 2 se ele é par, ou seja, se termina em 0, 2, 4, 6 ou 8. Dê exemplos como 14, 22 e 30. 2. Critério de Divisibilidade por 3: Descreva que um número é divisível por 3 se a soma de seus dígitos é divisível por 3. Por exemplo, o número 123 é divisível por 3 porque 1 + 2 + 3 = 6, que é divisível por 3. 3. Critério de Divisibilidade por 4: Explique que um número é divisível por 4 se os seus dois últimos dígitos formam um número divisível por 4. Exemplos incluem 316 (16 é divisível por 4) e 432 (32 é divisível por 4). 4. Critério de Divisibilidade por 5: Afirme que um número é divisível por 5 se termina em 0 ou 5. Dê exemplos como 25, 50 e 75. 5. Critério de Divisibilidade por 6: Detalhe que um número é divisível por 6 se for divisível por 2 e por 3 simultaneamente. Exemplifique com 18 (divisível por 2 e 3) e 24 (divisível por 2 e 3). 6. Critério de Divisibilidade por 9: Explique que um número é divisível por 9 se a soma de seus dígitos é divisível por 9. Por exemplo, o número 729 é divisível por 9 porque 7 + 2 + 9 = 18, que é divisível por 9. 7. Critério de Divisibilidade por 10: Descreva que um número é divisível por 10 se termina em 0. Exemplos incluem 40, 70 e 100.

Questões para Sala de Aula

1. Verifique se o número 144 é divisível por 4. 2. Determine se o número 315 é divisível por 3 e por 5. 3. Um número termina em 8 e a soma dos seus dígitos é 12. Ele é divisível por quais números?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles verifiquem e discutam as respostas das questões apresentadas, reforçando a compreensão dos critérios de divisibilidade. A discussão e o engajamento ativo dos alunos promovem uma aprendizagem mais profunda e significativa, além de esclarecer possíveis dúvidas.

Discussão

  • Verifique se o número 144 é divisível por 4:

  • Para verificar se 144 é divisível por 4, olhe para os dois últimos dígitos, que são 44. Como 44 é divisível por 4 (44 ÷ 4 = 11), podemos concluir que 144 também é divisível por 4.

  • Determine se o número 315 é divisível por 3 e por 5:

  • Primeiro, verifique a divisibilidade por 3 somando os dígitos de 315: 3 + 1 + 5 = 9. Como 9 é divisível por 3, 315 também é divisível por 3. Para verificar a divisibilidade por 5, observe o último dígito. Como 315 termina em 5, ele é divisível por 5. Portanto, 315 é divisível tanto por 3 quanto por 5.

  • Um número termina em 8 e a soma dos seus dígitos é 12. Ele é divisível por quais números?

  • Primeiro, verifique a divisibilidade por 2. Como o número termina em 8 (um número par), ele é divisível por 2. Agora, verifique a divisibilidade por 3 somando os dígitos: se a soma é 12, que é divisível por 3, então o número também é divisível por 3. Como o número é divisível tanto por 2 quanto por 3, ele também será divisível por 6. Portanto, o número é divisível por 2, 3 e 6.

Engajamento dos Alunos

1. Por que é importante saber os critérios de divisibilidade? 2. Vocês conseguem pensar em alguma situação do dia a dia onde os critérios de divisibilidade seriam úteis? 3. Qual critério de divisibilidade vocês acharam mais fácil e por quê? 4. Alguém pode dar um exemplo de um número que seja divisível por 9 e explicar por quê? 5. Como vocês verificariam se um número grande é divisível por 10 sem fazer a divisão completa?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando os principais pontos abordados durante a aula. Isso ajuda os alunos a fixarem o conteúdo e a compreenderem a importância prática dos critérios de divisibilidade. Além disso, promove uma reflexão sobre como esses conceitos matemáticos são aplicados no dia a dia.

Resumo

  • Critério de Divisibilidade por 2: Um número é divisível por 2 se termina em 0, 2, 4, 6 ou 8.
  • Critério de Divisibilidade por 3: Um número é divisível por 3 se a soma de seus dígitos é divisível por 3.
  • Critério de Divisibilidade por 4: Um número é divisível por 4 se os seus dois últimos dígitos formam um número divisível por 4.
  • Critério de Divisibilidade por 5: Um número é divisível por 5 se termina em 0 ou 5.
  • Critério de Divisibilidade por 6: Um número é divisível por 6 se for divisível por 2 e por 3 simultaneamente.
  • Critério de Divisibilidade por 9: Um número é divisível por 9 se a soma de seus dígitos é divisível por 9.
  • Critério de Divisibilidade por 10: Um número é divisível por 10 se termina em 0.

A aula conectou a teoria dos critérios de divisibilidade com a prática ao fornecer exemplos concretos e problemas para os alunos resolverem. Isso permitiu que os alunos vissem como aplicar os critérios de divisibilidade em situações reais e entenderam melhor a importância desses conceitos na resolução de problemas matemáticos do dia a dia.

Entender os critérios de divisibilidade é importante para diversas situações do cotidiano, como ao dividir contas, organizar objetos ou até mesmo na programação de computadores. Saber rapidamente se um número é divisível por outro facilita muitas tarefas e pode otimizar processos, economizando tempo e esforço.

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