Entrar

Plano de aula de Planta Baixa e Vistas Aéreas

Matemática

Original Teachy

'EF06MA28'

Planta Baixa e Vistas Aéreas

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de Planta Baixa: Os alunos deverão ser capazes de entender o que é uma planta baixa, identificar seus elementos básicos (paredes, portas, janelas, etc.) e como eles são representados em um desenho.

  2. Entender o conceito de Vistas Aéreas: Os alunos deverão ser capazes de distinguir as vistas aéreas (superior, frontal e lateral) e como elas são utilizadas para representar a disposição dos elementos em um espaço tridimensional.

  3. Aplicar o conhecimento em exercícios práticos: Após a compreensão teórica, os alunos deverão conseguir aplicar o que aprenderam em exercícios práticos, desenhando plantas baixas e vistas aéreas de diferentes espaços simples, como quartos, salas e cozinhas.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de raciocínio espacial: Durante o processo de aprendizado, os alunos devem aprimorar suas habilidades de visualização e interpretação de espaços tridimensionais em um plano bidimensional.

  • Estimular a criatividade e a habilidade de desenho: Embora a aula seja focada em matemática, a atividade prática de desenhar plantas baixas e vistas aéreas pode ser uma oportunidade para os alunos exercitarem sua criatividade e habilidades de desenho.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando conceitos e habilidades que são pré-requisitos para o tópico da aula atual. Isso pode incluir a revisão de noções básicas de geometria, como formas geométricas planas e espaciais, e conceitos de dimensão. Além disso, é importante reforçar a importância da matemática na representação e interpretação de espaços tridimensionais.

  2. Situações-problema: Para despertar o interesse dos alunos no tópico, o professor pode apresentar duas situações-problema:

    • Situação 1: Imagine que você é um arquiteto e precisa projetar a reforma de uma casa. Como você representaria o layout atual da casa e o novo layout proposto para o cliente?

    • Situação 2: Suponha que você seja um jogador de videogame e precise criar um novo nível para o jogo. Como você desenharia o layout do nível para que os jogadores possam navegar facilmente pelo espaço?

  3. Contextualização: O professor deve então explicar como a planta baixa e as vistas aéreas são ferramentas essenciais para arquitetos, engenheiros, designers de interiores, desenvolvedores de jogos e muitos outros profissionais. Eles são usados para planejar e comunicar ideias de design, avaliar a funcionalidade dos espaços e até mesmo para a construção de estruturas físicas.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes sobre o uso de plantas baixas e vistas aéreas:

    • Curiosidade 1: As plantas baixas existem há milhares de anos e foram usadas pela primeira vez pelos antigos egípcios para projetar e construir suas pirâmides!

    • Curiosidade 2: As vistas aéreas, embora sejam comuns hoje em dia, só se tornaram amplamente disponíveis e usadas após o advento da fotografia aérea no século XX.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Construção de Planta Baixa (10 - 12 minutos):

    • Divisão de Grupos: O professor deve dividir a classe em grupos de até cinco alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel, uma régua, um lápis e uma borracha.

    • Descrição da Atividade: O professor deve explicar que cada grupo receberá uma descrição de um espaço simples, como um quarto ou uma sala, e será responsável por desenhar a planta baixa desse espaço. A descrição deve incluir as dimensões do espaço e a localização de elementos como portas, janelas e móveis.

    • Execução da Atividade: Os alunos devem trabalhar em seus grupos para desenhar a planta baixa do espaço descrito. Eles devem usar a régua para garantir que as linhas sejam retas e que as proporções sejam corretas. O professor deve circular pela sala, ajudando os grupos conforme necessário e fornecendo feedback construtivo.

    • Apresentação e Discussão: Depois que os grupos terminarem seus desenhos, cada um deve apresentar sua planta baixa para a classe. O professor deve usar essa oportunidade para destacar as diferenças e semelhanças entre os desenhos, enfatizando a importância de seguir as instruções com precisão na criação de uma planta baixa.

  2. Atividade de Desenho de Vistas Aéreas (10 - 12 minutos):

    • Divisão de Grupos: Os grupos formados na atividade anterior continuarão juntos para esta atividade.

    • Descrição da Atividade: O professor deve informar que, agora, os alunos devem desenhar as vistas aéreas dos espaços que desenharam as plantas baixas. O professor deve explicar o que é uma vista aérea (uma representação do espaço vista de cima) e como ela pode ser usada para visualizar a localização e a disposição dos elementos em um espaço tridimensional.

    • Execução da Atividade: Os alunos devem trabalhar em seus grupos para desenhar as vistas aéreas dos espaços que desenharam as plantas baixas. Novamente, o professor deve circular pela sala, dando suporte e feedback conforme necessário.

    • Apresentação e Discussão: Depois que os grupos terminarem seus desenhos, cada um deve apresentar suas vistas aéreas para a classe. O professor deve usar essa oportunidade para discutir como a vista aérea se relaciona com a planta baixa e como ela pode ser usada para entender a disposição dos elementos em um espaço tridimensional.

  3. Atividade de Resolução de Problemas (5 - 8 minutos):

    • Descrição da Atividade: Para consolidar o aprendizado, o professor deve propor um problema que envolva a criação de uma planta baixa e uma vista aérea. Por exemplo, o professor pode pedir aos alunos para desenhar a planta baixa e a vista aérea de um espaço que ainda não foi construído, como um prédio ou um parque. Os alunos devem trabalhar individualmente ou em seus grupos para resolver o problema.

    • Execução da Atividade: Os alunos devem usar o que aprenderam na aula para resolver o problema proposto. O professor deve estar disponível para ajudar os alunos que encontrarem dificuldades.

    • Apresentação e Discussão: Depois que os alunos terminarem a atividade, o professor deve discutir as soluções com a classe, destacando as estratégias usadas e os desafios encontrados.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Compartilhamento de Soluções: O professor deve pedir que cada grupo compartilhe com a classe a planta baixa e a vista aérea que desenhou, explicando o raciocínio por trás de suas escolhas. O professor deve incentivar todos os alunos a participarem da discussão, fazendo perguntas e dando feedback construtivo.

    • Conexão com a Teoria: Durante as apresentações, o professor deve conectar as soluções dos alunos com a teoria discutida na primeira parte da aula. Por exemplo, pode-se perguntar como os alunos usaram as vistas aéreas para entender a disposição dos elementos em um espaço tridimensional, ou como eles aplicaram as noções de geometria e dimensionamento para desenhar as plantas baixas e as vistas aéreas.

  2. Verificação de Aprendizado (3 - 5 minutos):

    • Reflexão Individual: O professor deve propor um momento de reflexão individual. Os alunos devem pensar sobre o que aprenderam na aula e identificar quaisquer conceitos ou habilidades que ainda não estejam claros para eles. O professor pode fornecer algumas perguntas orientadoras, como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões você ainda tem sobre plantas baixas e vistas aéreas?".

    • Feedback Coletivo: Após a reflexão individual, o professor pode solicitar que alguns alunos compartilhem suas respostas com a classe. Isso pode ajudar a identificar áreas de confusão ou mal-entendido que podem precisar ser abordadas em aulas futuras.

  3. Revisão e Encerramento (2 - 3 minutos):

    • Revisão dos Objetivos: O professor deve revisar os Objetivos da aula e perguntar aos alunos se eles acham que conseguiram alcançá-los. Isso pode ajudar a reforçar o que foi aprendido e a identificar áreas que podem precisar de mais prática ou revisão.

    • Encerramento da Aula: Para encerrar a aula, o professor pode fornecer uma visão geral do que será abordado na próxima aula e reforçar a importância do tópico da aula atual para a compreensão de conceitos futuros. O professor deve encorajar os alunos a continuarem a explorar o tema e a praticar as habilidades aprendidas em casa.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, relembrando aos alunos o que é uma planta baixa, como ela é desenhada e para que serve. Além disso, deve reforçar o conceito de vistas aéreas e como elas complementam a planta baixa na representação de espaços tridimensionais.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (2 - 3 minutos): O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação. Ele pode, por exemplo, mencionar como a atividade de desenho de plantas baixas e vistas aéreas permitiu aos alunos aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e significativa. Além disso, deve reforçar a importância de tais habilidades no mundo real, como na arquitetura, engenharia, design de interiores, entre outros.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir alguns materiais extras, como vídeos, jogos ou sites interativos que permitam aos alunos explorar mais sobre plantas baixas e vistas aéreas. Além disso, pode indicar exercícios adicionais para que os alunos possam praticar mais em casa.

  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar situações cotidianas em que o conhecimento sobre plantas baixas e vistas aéreas pode ser útil, como ao planejar a disposição de móveis em um quarto, ao acompanhar um jogo de tabuleiro ou até mesmo ao jogar um videogame. Dessa forma, os alunos conseguirão perceber a aplicabilidade do que aprenderam e a relevância da matemática em suas vidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies