Entrar

Plano de aula de Sólidos Geométricos 3D

Matemática

Original Teachy

'EF06MA17'

Sólidos Geométricos 3D

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Sólidos Geométricos 3D

Palavras ChaveSólidos Geométricos 3D, Vértices, Faces, Arestas, Realidade Aumentada, Gamificação, Colaboração, Criatividade, Prismas, Pirâmides, TikTok, Plataformas Digitais, Educação Matemática, Metodologia Ativa, Ferramentas Digitais
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Plataforma de realidade aumentada (indicada pelo professor), Conta em plataforma de postagem colaborativa (e.g., Padlet, Google Docs), Conta na plataforma TikTok para a turma, Plataforma de gamificação educacional (indicada pelo professor), Material para anotações (papel e caneta ou digital), Projetor e computador para apresentação inicial, Acesso à internet estável
Códigos BNCCEF06MA17: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é assegurar que os alunos compreendam claramente quais serão as habilidades e conhecimentos específicos que eles devem adquirir durante a aula, proporcionando um foco direcionado para a interação com sólidos geométricos 3D. Estabelecer esses objetivos contribui para um aprendizado estruturado e intencional, preparando os alunos para as atividades práticas e colaborativas que serão realizadas.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as características principais de sólidos geométricos 3D, como vértices, faces e arestas.

2. Aplicar o conhecimento sobre sólidos geométricos 3D em atividades práticas e colaborativas utilizando ferramentas digitais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos para resolver problemas relacionados a sólidos geométricos.
  2. Desenvolver a habilidade de utilizar ferramentas digitais para explorar e visualizar figuras geométricas tridimensionais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios sobre sólidos geométricos 3D. Através da interação com ferramentas digitais, como a busca de fatos interessantes e o compartilhamento em grupo, os alunos começam a contextualizar e conectar o conteúdo estudado com sua realidade cotidiana e tecnológica.

Aquecendo

Introdução ao Tema: Comece a aula apresentando o tema 'Sólidos Geométricos 3D'. Explique brevemente que os sólidos geométricos são formas tridimensionais que possuem volume, como cubos, pirâmides e prismas. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre sólidos geométricos. Incentive-os a compartilhar seus achados com a turma, criando um ambiente colaborativo e conectado com a realidade digital em que vivem.

Reflexões Iniciais

1.Quais são as principais características que definem um sólido geométrico 3D?

2.Quantos vértices, faces e arestas tem um cubo?

3.Como podemos identificar a diferença entre um prisma e uma pirâmide?

4.Em que situações do dia a dia podemos encontrar sólidos geométricos 3D?

5.Como as ferramentas digitais podem nos ajudar a visualizar e entender melhor os sólidos geométricos?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar atividades práticas e interativas que consolidem o conhecimento dos alunos sobre sólidos geométricos 3D. Com o uso de tecnologias digitais, os alunos são encorajados a colaborar e aplicar os conceitos estudados de maneira criativa e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Detetives dos Sólidos Geométricos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e identificação de sólidos geométricos 3D utilizando tecnologia de realidade aumentada e promover a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Os alunos irão assumir o papel de detetives para resolver um mistério geométrico! Eles vão explorar uma cidade virtual, onde cada edifício é um sólido geométrico 3D. Utilizando uma plataforma de realidade aumentada disponível online, os alunos devem identificar e documentar o número de vértices, faces e arestas de cada edifício, comparando com a realidade que conhecem.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo deverá acessar a plataforma de realidade aumentada indicada pelo professor.

  • Explorem a cidade virtual, identificando os sólidos geométricos presentes em cada edifício.

  • Documente as características de cada sólido (vértices, faces e arestas) e compare com exemplos do mundo real.

  • Compartilhe as descobertas em um post colaborativo utilizando uma plataforma digital (e.g., Padlet ou Google Docs).

  • Os grupos devem verificar e comentar nas postagens de outros grupos, promovendo a troca de conhecimentos.

Atividade 2 -  TikTok dos Sólidos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a criatividade e o engajamento dos alunos ao utilizarem uma plataforma popular para explicar conceitos matemáticos.

- Descrição: Os alunos irão criar vídeos curtos no estilo TikTok explicando as características de diferentes sólidos geométricos 3D. Eles podem usar filtros e efeitos disponíveis na plataforma para tornar os vídeos mais dinâmicos e interessantes. A ideia é que cada grupo escolha um sólido específico e prepare um conteúdo educativo e divertido.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo deverá escolher um sólido geométrico 3D (e.g., cubo, pirâmide, prisma).

  • Planejem e gravem um vídeo curto (entre 30 segundos e 1 minuto) explicando as características do sólido escolhido (vértices, faces e arestas).

  • Utilizem filtros e efeitos disponíveis na plataforma TikTok para tornar o vídeo atrativo.

  • Postem os vídeos em uma conta criada para a turma.

  • Visualizem e comentem nos vídeos de outros grupos.

Atividade 3 -  Gamificação Geométrica

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar a gamificação para promover a aprendizagem de sólidos geométricos de forma interativa e envolvente.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo online onde precisam completar missões relacionadas a sólidos geométricos 3D. Cada missão envolve desafios como identificar os vértices, faces e arestas ou resolver puzzles. A plataforma utilizada será uma ferramenta de gamificação educacional.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma de gamificação indicada pelo professor.

  • Completem as missões propostas, que envolvem identificar e contar vértices, faces e arestas de diferentes sólidos geométricos.

  • Registrem as respostas e verifiquem o desempenho de cada missão.

  • Compartilhem entre os grupos as estratégias utilizadas para superar os desafios.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar um momento de reflexão e consolidação das aprendizagens, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências, esclareçam dúvidas e recebam feedback construtivo dos colegas. Esse momento também colabora para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e autocrítica, essenciais para o aprendizado contínuo e colaborativo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Reúna todos os alunos para uma discussão final sobre as atividades realizadas. Inicie com um breve roteiro:

Introdução: Relembre os alunos sobre as atividades realizadas e o objetivo de cada uma. Compartilhamento de Experiências: Convide cada grupo a compartilhar suas descobertas e conclusões principais. Incentive-os a destacar o que acharam mais interessante ou desafiador. Conexão com a Realidade: Pergunte aos alunos como conseguem relacionar o que aprenderam sobre sólidos geométricos 3D com situações do dia a dia ou em outras disciplinas.

Reflexões

1.Quais foram as principais dificuldades encontradas ao identificar as características dos sólidos geométricos 3D? 2.De que maneira a utilização das ferramentas digitais ajudou na compreensão dos sólidos geométricos? 3.Como vocês acham que esses conhecimentos podem ser úteis em outras áreas da vida ou em outras disciplinas escolares?

Feedback 360°

Feedback 360°: Oriente os alunos para que se organizem em círculos de feedback. Cada aluno deve receber pelo menos um comentário positivo e uma sugestão de melhoria dos colegas do grupo. Explique a importância de manter o feedback construtivo e respeitoso. Dê exemplos de frases que eles podem usar, como 'Gostei da maneira como você explicou as arestas do cubo, acho que poderia ser ainda melhor se tivesse usado outras palavras para definir os vértices'. Incentive todos a ouvirem atentamente e agradecerem pelo feedback recebido.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade da Conclusão: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, conectando o que foi estudado com as suas experiências cotidianas e com o mundo digital. Ao resumir e refletir sobre os conteúdos de forma divertida, a conclusão reforça os conceitos aprendidos e o seu significado prático, garantindo que as informações sejam memorizadas de maneira eficaz e contextualizada.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que os sólidos geométricos 3D são como personagens de um incrível jogo digital! Hoje, viajamos por cidades virtuais e exploramos cubos, pirâmides e prismas. Descobrimos que cada um desses personagens tem suas próprias características especiais, como vértices, faces e arestas. Foi como um grande desafio de detetive, onde cada detalhe importava! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Na era digital em que vivemos, entender sólidos geométricos 3D vai muito além dos livros. Eles estão em todos os lugares: nos jogos que jogamos, nos prédios que vemos nas cidades, até mesmo nos filtros das redes sociais! A aula de hoje nos mostrou como a matemática pode ser divertida e relevante para o nosso dia a dia moderno, utilizando ferramentas tecnológicas que fazem parte da nossa rotina.

Na Prática

Importância no Dia a Dia: Conhecer as características dos sólidos geométricos 3D é fundamental para várias áreas da vida. Desde a construção civil, onde engenheiros precisam entender perfeitamente as formas para construir prédios seguros, até no design de jogos e animações 3D, onde cada detalhe de um personagem ou cenário é pensado com base nessas figuras geométricas. Essa compreensão abre um leque de possibilidades para o futuro!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies