Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Triângulos e suas Classificações

Matemática

Original Teachy

'EF06MA19'

Triângulos e suas Classificações

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Triângulos e suas Classificações

Palavras ChaveTriângulos, Classificação, Geometria, Medidas dos Lados, Ângulos, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Respiração Profunda, Trabalho em Grupo, Reflexão, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosFiguras de triângulos, Régua, Transferidor, Papel, Canetas, Cadernos
Códigos BNCCEF06MA19: Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e comum de entendimento sobre os triângulos, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades essenciais em geometria enquanto também se engajam em processos que promovem o desenvolvimento socioemocional, como reconhecimento e compreensão de suas próprias emoções e das emoções dos colegas durante a aprendizagem.

Objetivos Principais

1. Conhecer os diferentes tipos de triângulos e suas classificações.

2. Identificar as características dos triângulos com base nas medidas dos lados e ângulos.

3. Classificar triângulos conforme suas propriedades geométricas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda Guiada

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Respiração Profunda Guiada. Esta atividade ajuda os alunos a se concentrarem, reduzirem a ansiedade e se prepararem mentalmente para a aula. A respiração profunda é uma técnica simples que pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento, promovendo um estado de calma e foco.

1. Preparação: Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando sobre os joelhos.

2. Explicação: Explique aos alunos que a respiração profunda pode ajudá-los a se acalmarem e a se concentrarem melhor. Diga que vão fazer uma atividade rápida de respiração profunda guiada.

3. Inspiração: Peça aos alunos que fechem os olhos e inspirem lenta e profundamente pelo nariz, contando até quatro.

4. Pausa: Peça que segurem a respiração por um momento, contando até dois.

5. Expiração: Instrua os alunos a soltarem o ar lentamente pela boca, contando novamente até quatro.

6. Repetição: Repita o processo pelo menos cinco vezes. Encoraje os alunos a se concentrarem na sensação do ar entrando e saindo de seus corpos.

7. Finalização: Após o exercício, peça aos alunos que abram os olhos lentamente e compartilhem brevemente como se sentem.

Contextualização do Conteúdo

Os triângulos estão presentes em nosso dia a dia de várias formas, desde estruturas arquitetônicas até sinais de trânsito. Entender suas propriedades e classificações não só nos ajuda a resolver problemas matemáticos, mas também a perceber a organização e a simetria no mundo ao nosso redor. A matemática, assim como nossas emoções, pode parecer complexa, mas ao reconhecer e entender cada parte, podemos lidar melhor com os desafios. Quando aprendemos a classificar triângulos, estamos desenvolvendo nossa habilidade de observar e compreender o que está ao nosso redor, assim como fazemos quando reconhecemos e nomeamos nossas emoções.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. ### Componentes Principais do Assunto da Aula

2. #### 1. Definição de Triângulos

3. Um triângulo é uma figura geométrica de três lados, formada por três segmentos de reta que se encontram em três pontos não colineares chamados de vértices.

4. #### 2. Classificação dos Triângulos quanto aos Lados

5. Equilátero: Todos os três lados possuem a mesma medida.

6. Isósceles: Dois lados possuem a mesma medida e o terceiro é diferente.

7. Escaleno: Todos os lados possuem medidas diferentes.

8. #### 3. Classificação dos Triângulos quanto aos Ângulos

9. Acutângulo: Todos os ângulos internos são menores que 90 graus.

10. Retângulo: Possui um ângulo interno reto (90 graus).

11. Obtusângulo: Possui um ângulo interno maior que 90 graus.

12. #### 4. Propriedades e Características

13. Soma dos Ângulos Internos: A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180 graus.

14. Altura: Segmento de reta perpendicular a um lado do triângulo que passa pelo vértice oposto.

15. Mediatriz: Reta que divide um lado do triângulo em duas partes iguais e é perpendicular a esse lado.

16. Bissetriz: Segmento de reta que divide um ângulo do triângulo em duas partes iguais.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Classificação Prática de Triângulos

Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em grupos para classificar diferentes tipos de triângulos com base nas medidas dos lados e dos ângulos. Eles receberão figuras de triângulos e deverão identificar e classificar cada um deles, explicando suas escolhas.

1. Divisão dos Grupos: Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. Distribuição das Figuras: Entregue a cada grupo um conjunto de figuras de triângulos, régua e transferidor.

3. Instrução: Explique que cada grupo deverá medir os lados e os ângulos dos triângulos antes de classificá-los.

4. Classificação: Peça aos grupos que classifiquem cada triângulo quanto aos lados e aos ângulos, anotando suas observações em um papel.

5. Discussão em Grupo: Após a classificação, cada grupo deve discutir internamente as razões para suas classificações, refletindo sobre possíveis divergências e como chegaram ao consenso.

6. Apresentação: Cada grupo deve apresentar suas classificações ao restante da turma, explicando suas escolhas e métodos de medição.

Discussão e Feedback em Grupo

Para guiar a discussão em grupo e o feedback socioemocional, aplique o método RULER:

Recognize (Reconhecer): Peça aos alunos que observem e reconheçam suas próprias emoções e as emoções dos colegas durante a atividade. Pergunte como se sentiram ao medir e classificar os triângulos e ao colaborar em grupo.

Understand (Compreender): Pergunte aos alunos sobre as causas de suas emoções durante a atividade. Por exemplo, eles podem ter se sentido frustrados ao discordar de um colega ou felizes ao chegar a um consenso.

Label (Nomear): Incentive os alunos a nomear suas emoções corretamente. Eles podem usar palavras como 'frustrado', 'animado', 'confuso', 'satisfeito', etc.

Express (Expressar): Proporcione um espaço seguro para que os alunos expressem suas emoções de maneira apropriada. Eles podem compartilhar como foi trabalhar em grupo e como lidaram com os desafios.

Regulate (Regular): Discuta estratégias para regular emoções negativas e promover um ambiente colaborativo. Por exemplo, eles podem usar técnicas de respiração profunda ou pedir ajuda ao professor quando necessário.

Conclusão

Duração: (20 - 25 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo sobre os desafios enfrentados durante a aula. Pergunte como se sentiram em diferentes momentos, como na medição e classificação dos triângulos, na colaboração em grupo e na apresentação dos resultados. Em seguida, conduza uma discussão em grupo onde os alunos podem compartilhar suas reflexões e ouvir as experiências dos colegas. Incentive-os a pensar sobre as emoções que sentiram, como lidaram com elas e o que poderiam fazer de diferente em situações futuras.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar os alunos a praticarem a autoavaliação e a regulação emocional. Ao refletirem sobre suas experiências e emoções, eles podem identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, tanto na matemática quanto em outros contextos. Esta reflexão ajuda a promover o autoconhecimento, a empatia e a habilidade de se comunicar e colaborar de forma mais eficaz.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento da aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir melhorar a compreensão sobre triângulos, praticar mais a medição de ângulos e lados, ou trabalhar melhor em equipe. Encoraje os alunos a serem específicos e realistas em suas metas, anotando-as em seus cadernos. Discuta como essas metas podem ser alcançadas e a importância de revisá-las regularmente.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a compreensão sobre a classificação dos triângulos.

2. Praticar a medição de ângulos e lados com precisão.

3. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.

4. Aplicar técnicas de regulação emocional durante atividades desafiadoras.

5. Revisar e refletir regularmente sobre o progresso pessoal e acadêmico. Objetivo: O objetivo desta seção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, tanto acadêmico quanto emocional. Isso promove uma continuidade no desenvolvimento das habilidades aprendidas na aula e ajuda a preparar os alunos para futuros desafios.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies