Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Desenvolver a habilidade de identificar e classificar substantivos em textos de diversos gêneros, sejam eles narrativos, descritivos, argumentativos, entre outros. Isso inclui a compreensão de que o substantivo é uma classe de palavras que designa seres, coisas, lugares, sentimentos, entre outros.
-
Compreender o papel dos substantivos na construção de sentido dos textos. Os alunos precisam ser capazes de perceber como a escolha e a organização dos substantivos podem influenciar a interpretação e a intenção do autor.
-
Desenvolver a capacidade de criar textos próprios, valorizando o uso correto e adequado de substantivos. Os alunos devem aprender a selecionar e utilizar substantivos de maneira eficaz para expressar suas ideias de forma clara e coerente.
Objetivos secundários:
- Estimular a leitura e a interpretação de textos variados, considerando o ponto de vista dos substantivos.
- Incentivar a produção de textos criativos e reflexivos, com foco no uso consciente de substantivos.
- Promover a participação ativa dos alunos por meio de atividades práticas e lúdicas, favorecendo a construção do conhecimento de forma colaborativa.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando brevemente os conceitos de classes de palavras já estudados, com foco nos substantivos. É importante que os alunos tenham em mente o que são substantivos, quais os tipos existentes (comuns, próprios, concretos, abstratos, entre outros) e como são classificados.
-
Situações problema: O professor deve propor duas situações problema que servirão de base para o Desenvolvimento teórico da aula e para a realização das atividades práticas.
- A primeira situação problema pode ser a análise de um texto em que os substantivos foram substituídos por pronomes, causando dificuldade na compreensão do sentido do texto.
- A segunda situação problema pode ser a leitura de um texto em que os substantivos foram usados de maneira repetitiva, tornando o texto monótono e pouco expressivo.
-
Contextualização: O professor deve explicar a importância do estudo dos substantivos, destacando que eles são fundamentais para a construção de sentido dos textos. Além disso, o professor pode citar exemplos do uso de substantivos em situações cotidianas, como na produção de mensagens de texto, redações escolares, e-mails, entre outros.
-
Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode:
- Contar uma curiosidade sobre os substantivos, como por exemplo, que o substantivo mais longo da língua portuguesa é "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico", com 46 letras.
- Propor um desafio, como por exemplo, pedir aos alunos que pensem em uma frase que contenha o maior número de substantivos possível.
- Apresentar uma história em quadrinhos ou um trecho de um livro que ilustre de maneira divertida a importância dos substantivos na construção de sentido dos textos.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade "O Mistério dos Substantivos Desaparecidos": (10 - 15 minutos)
-
Descrição: O professor apresenta aos alunos um pequeno texto em que os substantivos foram substituídos por pronomes. Os alunos, em grupos de até 5 pessoas, devem reescrever o texto, substituindo os pronomes pelos substantivos apropriados.
-
Passo a passo:
- O professor distribui o texto para cada grupo.
- Os alunos leem o texto e discutem em grupo as possíveis substituições de pronomes por substantivos.
- Cada grupo escreve sua versão do texto, utilizando os substantivos corretamente.
- Os grupos trocam suas produções e fazem a leitura em voz alta para a turma. Durante as leituras, o professor pode orientar a correção de possíveis erros.
-
Objetivo: Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos percebam a importância dos substantivos na construção de sentido dos textos, além de desenvolver a habilidade de identificar e utilizar substantivos de maneira correta e adequada.
-
-
Atividade "O Substantivo Mágico": (10 - 15 minutos)
-
Descrição: O professor apresenta aos alunos uma lista de substantivos. Os alunos, em grupos de até 5 pessoas, devem criar um pequeno texto (mínimo de 5 linhas) que conte uma história ou descrição, utilizando todos os substantivos da lista. Os textos serão compartilhados com a turma.
-
Passo a passo:
- O professor distribui a lista de substantivos para cada grupo.
- Os alunos, em grupo, discutem e planejam a estrutura e o conteúdo do texto que irão produzir.
- Cada grupo escreve seu texto, garantindo que todos os substantivos da lista sejam utilizados.
- Os textos são compartilhados com a turma. Durante a leitura, o professor pode destacar como os substantivos foram utilizados para construir o sentido do texto.
-
Objetivo: Esta atividade tem como objetivo estimular a produção de textos criativos e reflexivos, com foco no uso consciente de substantivos. Além disso, a atividade possibilita a prática da leitura e interpretação de textos, considerando o ponto de vista dos substantivos.
-
-
Discussão e Feedback: (5 - 10 minutos)
-
Descrição: Após a realização das atividades, o professor promove uma discussão em classe para que os alunos possam compartilhar suas dificuldades, dúvidas e descobertas. O professor deve fornecer feedback, destacando os pontos positivos e apontando os aspectos que precisam ser melhorados.
-
Passo a passo:
- O professor inicia a discussão, pedindo que os alunos compartilhem suas experiências durante a realização das atividades.
- O professor dá espaço para que os alunos expressem suas dúvidas e dificuldades.
- O professor fornece feedback, destacando os pontos positivos e apontando os aspectos que precisam ser melhorados.
-
Objetivo: Esta etapa tem como objetivo consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre as atividades realizadas e recebam orientações para aprimorar suas habilidades.
-
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo: (3 - 5 minutos)
- Descrição: O professor deve promover uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas soluções e conclusões sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para apresentar suas produções e comentar sobre o processo de criação, destacando a importância dos substantivos na construção de sentido dos textos.
- Passo a passo:
- O professor divide a turma em grupos e define um representante de cada grupo para apresentar.
- Cada grupo tem um tempo máximo de 3 minutos para apresentar suas produções e comentar sobre o processo de criação.
- Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e promovendo a discussão.
- Objetivo: Esta etapa tem como objetivo promover a reflexão e a discussão sobre as atividades realizadas, permitindo que os alunos compartilhem suas ideias, dúvidas e descobertas.
-
Conexão com a Teoria: (2 - 3 minutos)
- Descrição: O professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria estudada. Neste momento, o professor pode retomar as definições de substantivo, sua classificação e seu papel na construção de sentido dos textos, destacando como esses conceitos foram aplicados durante as atividades.
- Passo a passo:
- O professor retoma os conceitos teóricos de substantivo, sua classificação e seu papel na construção de sentido dos textos.
- O professor faz a conexão entre a teoria e as atividades realizadas, destacando como os substantivos foram identificados, classificados e utilizados para construir o sentido dos textos.
- Objetivo: Esta etapa tem como objetivo reforçar os conceitos teóricos, mostrando aos alunos como eles são aplicados na prática.
-
Reflexão Individual: (3 - 5 minutos)
- Descrição: O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula. O professor sugere algumas perguntas para orientar a reflexão, como por exemplo: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
- Passo a passo:
- O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula.
- O professor sugere algumas perguntas para orientar a reflexão.
- Os alunos têm um tempo para pensar e anotar suas respostas.
- Objetivo: Esta etapa tem como objetivo estimular a autorreflexão e a consolidação do aprendizado, permitindo que os alunos identifiquem o que aprenderam e quais questões ainda não foram respondidas.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo do Conteúdo: (2 - 3 minutos)
- Descrição: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos de substantivo, sua classificação e seu papel na construção de sentido dos textos. O professor pode utilizar exemplos das atividades realizadas para ilustrar os conceitos de forma clara e didática.
- Objetivo: Esta etapa tem como objetivo consolidar o conteúdo da aula, garantindo que os alunos compreendam os conceitos fundamentais e se sintam preparados para aplicá-los em situações diversas.
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: (1 - 2 minutos)
- Descrição: O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. O professor pode mencionar, por exemplo, como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de forma concreta e como a discussão em grupo e a reflexão individual contribuíram para a compreensão e a internalização do conteúdo.
- Objetivo: Esta etapa tem como objetivo reforçar a importância da conexão entre teoria, prática e aplicações, estimulando os alunos a perceberem a relevância e a utilidade do que estão aprendendo.
-
Materiais Extras: (1 - 2 minutos)
- Descrição: O professor deve sugerir materiais extras para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula. Os materiais podem incluir livros, sites, vídeos, jogos educativos, entre outros. O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de um livro que explore o tema dos substantivos de forma lúdica e criativa, ou a visita a um site que ofereça atividades interativas de classificação de substantivos.
- Objetivo: Esta etapa tem como objetivo estimular o estudo autônomo dos alunos, incentivando a busca por conhecimento além da sala de aula e desenvolvendo a habilidade de aprender a aprender.
-
Relevância do Assunto: (1 minuto)
- Descrição: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo dos substantivos para o dia a dia dos alunos. O professor pode, por exemplo, mencionar como a habilidade de identificar e utilizar substantivos de maneira adequada pode contribuir para a clareza e a efetividade da comunicação oral e escrita, influenciando não só o desempenho escolar, mas também as relações sociais e profissionais.
- Objetivo: Esta etapa tem como objetivo motivar os alunos a valorizarem o que estão aprendendo, reconhecendo a relevância e as aplicações práticas do conteúdo.
Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Desenvolver a habilidade de identificar e classificar substantivos em textos de diversos gêneros, sejam eles narrativos, descritivos, argumentativos, entre outros. Isso inclui a compreensão de que o substantivo é uma classe de palavras que designa seres, coisas, lugares, sentimentos, entre outros.
-
Compreender o papel dos substantivos na construção de sentido dos textos. Os alunos precisam ser capazes de perceber como a escolha e a organização dos substantivos podem influenciar a interpretação e a intenção do autor.
-
Desenvolver a capacidade de criar textos próprios, valorizando o uso correto e adequado de substantivos. Os alunos devem aprender a selecionar e utilizar substantivos de maneira eficaz para expressar suas ideias de forma clara e coerente.
Objetivos secundários:
- Estimular a leitura e a interpretação de textos variados, considerando o ponto de vista dos substantivos.
- Incentivar a produção de textos criativos e reflexivos, com foco no uso consciente de substantivos.
- Promover a participação ativa dos alunos por meio de atividades práticas e lúdicas, favorecendo a construção do conhecimento de forma colaborativa.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando brevemente os conceitos de classes de palavras já estudados, com foco nos substantivos. É importante que os alunos tenham em mente o que são substantivos, quais os tipos existentes (comuns, próprios, concretos, abstratos, entre outros) e como são classificados.
-
Situações problema: O professor deve propor duas situações problema que servirão de base para o Desenvolvimento teórico da aula e para a realização das atividades práticas.
- A primeira situação problema pode ser a análise de um texto em que os substantivos foram substituídos por pronomes, causando dificuldade na compreensão do sentido do texto.
- A segunda situação problema pode ser a leitura de um texto em que os substantivos foram usados de maneira repetitiva, tornando o texto monótono e pouco expressivo.
-
Contextualização: O professor deve explicar a importância do estudo dos substantivos, destacando que eles são fundamentais para a construção de sentido dos textos. Além disso, o professor pode citar exemplos do uso de substantivos em situações cotidianas, como na produção de mensagens de texto, redações escolares, e-mails, entre outros.
-
Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode:
- Contar uma curiosidade sobre os substantivos, como por exemplo, que o substantivo mais longo da língua portuguesa é "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico", com 46 letras.
- Propor um desafio, como por exemplo, pedir aos alunos que pensem em uma frase que contenha o maior número de substantivos possível.
- Apresentar uma história em quadrinhos ou um trecho de um livro que ilustre de maneira divertida a importância dos substantivos na construção de sentido dos textos.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade "O Mistério dos Substantivos Desaparecidos": (10 - 15 minutos)
-
Descrição: O professor apresenta aos alunos um pequeno texto em que os substantivos foram substituídos por pronomes. Os alunos, em grupos de até 5 pessoas, devem reescrever o texto, substituindo os pronomes pelos substantivos apropriados.
-
Passo a passo:
- O professor distribui o texto para cada grupo.
- Os alunos leem o texto e discutem em grupo as possíveis substituições de pronomes por substantivos.
- Cada grupo escreve sua versão do texto, utilizando os substantivos corretamente.
- Os grupos troca
-