Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreensão do conceito de Gênero Textual:
- Definir o que é um gênero textual, ressaltando suas características específicas e a importância de conhecer e reconhecer os diferentes gêneros textuais em contextos variados.
- Explicar que os gêneros textuais são formas de estruturação do texto que têm características próprias e que variam de acordo com a finalidade comunicativa.
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Identificação e compreensão das características das Fábulas, Mitos e Lendas:
- Apresentar a definição de Fábulas, Mitos e Lendas, destacando suas origens, características e finalidades.
- Destacar as diferenças entre os três gêneros textuais, ressaltando que, embora sejam narrativas, possuem particularidades que os distinguem.
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Análise e interpretação de Fábulas, Mitos e Lendas:
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação dos alunos em relação aos textos apresentados, incentivando-os a identificar os elementos característicos de cada gênero textual.
- Incentivar a discussão em sala de aula sobre as mensagens transmitidas por cada gênero e como elas se relacionam com a sociedade e a cultura.
Objetivos secundários:
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade:
- Propor questões e atividades que incentivem os alunos a refletir sobre os textos apresentados e a criar suas próprias versões, respeitando as características de cada gênero textual.
- Incentivar a produção de textos, sejam eles fábulas, mitos ou lendas, de acordo com as características de cada gênero textual.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdos Relacionados:
- O professor deve começar relembrando os conceitos de "texto" e "gênero textual", que foram previamente estudados. Esta revisão pode ser feita de maneira interativa, solicitando aos alunos que compartilhem exemplos de diferentes gêneros textuais que eles conhecem. (3 - 5 minutos)
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Situações-Problema:
- O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:
- Primeira situação: "Imagine que você está lendo uma história que começa com 'Era uma vez, em um reino distante...'. Que tipo de história você acha que vai ser? Por quê?"
- Segunda situação: "Você recebeu uma tarefa para escrever uma história curta. Mas há uma regra: a história deve ter um animal que fala e ensina uma lição. Que tipo de história você vai escrever? Por quê?" (3 - 5 minutos)
- O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:
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Contextualização:
- O professor deve explicar a importância de conhecer e reconhecer diferentes gêneros textuais, destacando que essa habilidade é crucial para a compreensão de textos em diversos contextos, como na leitura de livros, jornais, artigos acadêmicos, entre outros. Além disso, pode-se mencionar que a habilidade de identificar e produzir diferentes gêneros textuais é fundamental para o sucesso em atividades de escrita, como redações e relatórios. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a Atenção dos Alunos:
- O professor pode compartilhar curiosidades e histórias interessantes sobre as fábulas, mitos e lendas, como por exemplo, a origem do termo "fábula" que vem do latim "fabula" que significa "história, conto". Outra curiosidade é que muitos mitos e lendas foram criados para explicar fenômenos da natureza ou para ensinar lições morais. (2 - 3 minutos)
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Introdução ao Tópico:
- O professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que os alunos irão aprofundar seu conhecimento sobre fábulas, mitos e lendas, gêneros textuais muito presentes na literatura e na cultura de diversos povos. Além disso, pode-se mencionar que os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias fábulas, mitos e lendas, estimulando assim sua criatividade e habilidades de escrita. (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "O Jogo dos Gêneros" (10 - 12 minutos):
- Descrição da Atividade: O professor deve dividir a classe em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá uma caixa com cartas, cada uma contendo uma pequena narrativa. O desafio é classificar cada narrativa como fábula, mito ou lenda, baseando-se no conteúdo da narrativa e nos elementos característicos de cada gênero textual.
- Preparação da Atividade: O professor deve preparar as cartas com antecedência, garantindo que haja uma quantidade equilibrada de fábulas, mitos e lendas. Além disso, é importante que as narrativas sejam adequadas ao nível de compreensão dos alunos.
- Execução da Atividade: Cada grupo deve abrir a caixa e começar a classificar as narrativas. Eles devem discutir entre si e chegar a um consenso antes de classificar uma narrativa. O professor deve circular pela sala, observando as discussões e esclarecendo dúvidas. Após o tempo determinado, cada grupo deve apresentar suas classificações e justificar suas escolhas.
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Atividade "A Criação do Novo Mundo" (10 - 12 minutos):
- Descrição da Atividade: Após a atividade de classificação, cada grupo receberá uma nova tarefa: criar um novo mundo, utilizando os elementos das fábulas, mitos e lendas. Eles devem pensar em um cenário, personagens, conflitos e uma moral da história, que será representada em um pequeno texto.
- Preparação da Atividade: O professor deve fornecer papel, lápis de cor e outros materiais de desenho para que os alunos possam visualizar o novo mundo que estão criando. Além disso, deve-se lembrar os alunos das características dos gêneros textuais e da importância de respeitá-las na criação do novo mundo.
- Execução da Atividade: Cada grupo deve começar a criar seu novo mundo. Eles podem usar as cartas das atividades anteriores como inspiração, mas não podem copiar as narrativas. O professor deve ficar disponível para esclarecer dúvidas e orientar os grupos, se necessário. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seu novo mundo para a classe, explicando os elementos que utilizaram e a moral da história.
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Atividade "De Volta ao Mundo Real" (5 - 10 minutos):
- Descrição da Atividade: Após a atividade de criação, o professor deve conduzir uma discussão em classe sobre a importância dos gêneros textuais e como eles são usados na sociedade. Os alunos devem refletir sobre como as fábulas, mitos e lendas podem ser usados para transmitir valores e conhecimentos, e como eles podem aplicar essa compreensão em suas vidas.
- Preparação da Atividade: O professor deve preparar algumas questões para guiar a discussão, como por exemplo: "Como as fábulas, mitos e lendas podem nos ajudar a entender a cultura de um povo?" ou "Como podemos aplicar os ensinamentos das fábulas, mitos e lendas em nossas vidas?". Além disso, deve-se lembrar os alunos de respeitar as opiniões dos colegas e de participar ativamente da discussão.
- Execução da Atividade: O professor deve iniciar a discussão, fazendo as perguntas preparadas e incentivando os alunos a participar. Ele deve garantir que a discussão seja respeitosa e produtiva, e que todos os alunos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões. Ao final da discussão, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos e reforçar a importância dos gêneros textuais na nossa sociedade.
Retorno (10 - 12 minutos)
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Discussão em Grupo (5 - 6 minutos):
- Descrição da Atividade: O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá um máximo de 2 minutos para apresentar suas soluções ou conclusões das atividades "O Jogo dos Gêneros" e "A Criação do Novo Mundo". Esta é uma oportunidade para os alunos compartilharem suas ideias, perspectivas e processos de pensamento com o resto da classe.
- Preparação da Atividade: O professor deve preparar a sala de aula para a apresentação dos grupos, garantindo que todos os alunos possam ver e ouvir as apresentações. Além disso, deve-se lembrar os grupos de que o tempo de apresentação é limitado e que eles devem se preparar para apresentar as partes mais importantes de suas soluções ou conclusões.
- Execução da Atividade: O professor deve chamar cada grupo para apresentar. Após cada apresentação, o professor deve abrir para perguntas e comentários dos outros alunos. É importante que o professor incentive a participação de todos os alunos, mesmo aqueles que não estão apresentando.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):
- Descrição da Atividade: Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma revisão das principais características das fábulas, mitos e lendas, e como elas foram aplicadas nas atividades. O objetivo é reforçar a conexão entre a teoria e a prática, e garantir que os alunos entendam como aplicar o conhecimento adquirido.
- Preparação da Atividade: O professor deve preparar uma lista das principais características das fábulas, mitos e lendas, e como elas foram aplicadas nas atividades. Além disso, deve-se lembrar os alunos de que a conexão entre a teoria e a prática é fundamental para o aprendizado efetivo.
- Execução da Atividade: O professor deve revisar as características das fábulas, mitos e lendas, e como elas foram aplicadas nas atividades. Ele deve perguntar aos alunos se eles conseguem identificar essas características nas soluções ou conclusões dos grupos, e se eles conseguem explicar como aplicaram essas características.
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Reflexão Final (3 - 4 minutos):
- Descrição da Atividade: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. O professor deve fazer perguntas que incentivem os alunos a pensar criticamente sobre o conteúdo da aula e a conexão entre a teoria e a prática.
- Preparação da Atividade: O professor deve preparar uma lista de perguntas para a reflexão final, como por exemplo: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida diária?". Além disso, deve-se lembrar os alunos de que a reflexão é uma parte importante do processo de aprendizado.
- Execução da Atividade: O professor deve fazer as perguntas da reflexão final e dar um tempo para os alunos pensarem. Em seguida, ele deve pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas. É importante que o professor elogie as respostas dos alunos e reforce a importância do que eles aprenderam.
Ao final da aula, o professor deve lembrar os alunos de que eles podem continuar a explorar o tema em casa, lendo mais fábulas, mitos e lendas, e tentando criar suas próprias histórias. Além disso, o professor deve encorajar os alunos a aplicar o que aprenderam em suas atividades de escrita, como redações e relatórios.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):
- O professor deve recapitular os pontos principais da aula, reforçando os conceitos de gênero textual, fábulas, mitos e lendas. Isso inclui a definição de cada gênero, suas características distintas e a importância de reconhecer e interpretar corretamente esses textos.
- Além disso, o professor deve relembrar as atividades interativas, como "O Jogo dos Gêneros" e "A Criação do Novo Mundo", e como elas ajudaram os alunos a aplicar e aprofundar seu conhecimento sobre os gêneros textuais.
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Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):
- O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações dos gêneros textuais. Isso pode ser demonstrado através da discussão das características dos textos e como elas foram aplicadas nas atividades de classificação e criação.
- Além disso, o professor deve ressaltar a importância prática de reconhecer e interpretar corretamente os diferentes gêneros textuais, e como essa habilidade pode ser aplicada em diversas situações do dia a dia, como na leitura de livros, jornais, artigos acadêmicos, entre outros.
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Materiais Complementares (1 - 2 minutos):
- O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre os gêneros textuais. Isso pode incluir leituras complementares de fábulas, mitos e lendas de diferentes culturas, sites educativos, vídeos explicativos, entre outros.
- Além disso, o professor pode sugerir atividades para casa, como a leitura de um livro de fábulas ou a criação de uma fábula, mito ou lenda original.
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Importância do Assunto (1 - 2 minutos):
- Para encerrar, o professor deve resumir a importância do assunto apresentado. Isso pode incluir a relevância dos gêneros textuais na comunicação cotidiana, na compreensão de diferentes culturas e na formação de uma visão crítica do mundo.
- O professor pode enfatizar como a habilidade de reconhecer e interpretar corretamente os gêneros textuais pode ser uma ferramenta poderosa para os alunos em suas futuras carreiras e na vida em geral.