Plano de Aula | Metodologia Ativa | Gênero Textual: Notícia
Palavras Chave | Gênero textual, Notícia, Estrutura textual, Informação, Redação, Atividades práticas, Leitura crítica, Jornalismo escolar, Edição de texto, Trabalho em equipe, Pensamento crítico |
Materiais Necessários | Textos impressos com partes de notícias, Imagens diversas, Papel, Tesouras, Cola, Computador (opcional para a apresentação do jornal), Projetor (para apresentações), Acesso à internet (opcional para pesquisa) |
Códigos BNCC | EF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.; EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.; EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.; EF67LP01: Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.; EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.; EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade. |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para orientar e focar o aprendizado dos alunos. Aqui, os objetivos são delineados para que os estudantes tenham clareza do que se espera deles ao final da aula. Esta seção serve também para alinhar as expectativas do professor e dos alunos, assegurando que todos estejam cientes das metas de aprendizado e do conteúdo que será explorado e aplicado durante a aula.
Objetivos principais:
1. Garantir que os alunos compreendam o propósito fundamental de uma notícia: informar sobre eventos recentes de importância social.
2. Assegurar que os alunos identifiquem e compreendam a estrutura básica de uma notícia, incluindo os elementos como título, lead, corpo e conclusão.
Objetivos secundários:
- Estimular a capacidade de síntese e organização de informações nos alunos, habilidades essenciais para a compreensão e produção de textos noticiosos.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que os façam pensar nas aplicações práticas do conhecimento sobre notícias. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo com o mundo real, demonstrando a importância e a aplicabilidade do estudo das notícias. Essa abordagem ajuda a estabelecer um vínculo mais significativo com o tema e prepara o terreno para a aplicação prática do conhecimento durante a aula.
Situações Problema
1. Imagine que vocês são repórteres e acabaram de descobrir uma notícia inesperada: o diretor da escola decidiu instalar um novo sistema de segurança. Quais seriam as principais informações que vocês precisariam para escrever uma notícia sobre isso?
2. Vocês estão em um acampamento e veem um OVNI pousar no campo ao lado. Como vocês relatariam essa informação para que a notícia seja clara, objetiva e informativa para os leitores?
Contextualização
A notícia é um dos gêneros textuais mais presentes no dia a dia das pessoas. Desde o noticiário da TV até as redes sociais, estamos constantemente expostos a diferentes tipos de notícias. Por exemplo, notícias de novas descobertas científicas, mudanças na política ou até curiosidades do cotidiano. Compreender como as notícias são estruturadas e como escolher as informações mais relevantes pode ajudar não só na escrita, mas também na leitura crítica e na formação de opinião dos alunos.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A seção de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos estudados sobre gêneros textuais, em particular, sobre notícias. As atividades propostas visam solidificar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura e função das notícias, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de pensamento crítico, trabalho em equipe e comunicação eficaz. Esta etapa é crucial para transformar o conhecimento teórico em habilidades práticas, preparando os alunos para situações reais de escrita e análise de notícias.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Notícias do Futuro
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de prever e relatar eventos futuros com base em conhecimentos prévios, além de praticar a estruturação e escrita de notícias.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá a tarefa de criar uma notícia fictícia que poderia ocorrer no futuro, utilizando como base eventos atuais ou tendências sociais/políticas/econômicas. Eles deverão imaginar um cenário no qual a notícia se desenvolve, criando um título, um lead e um corpo de texto que siga a estrutura de uma notícia tradicional.
- Instruções:
-
Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo escolhe um evento atual ou tendência para basear sua notícia futurística.
-
Os grupos devem criar um título impactante e um lead, resumindo os principais pontos da notícia.
-
Elaborar o corpo da notícia, desenvolvendo os detalhes do evento imaginado.
-
Preparar uma apresentação rápida para o restante da classe, explicando o contexto da notícia e por que ela é relevante.
Atividade 2 - Caça aos Elementos da Notícia
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aprimorar a compreensão dos elementos que compõem uma notícia e a habilidade de distinguir entre informações relevantes e irrelevantes.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, participarão de uma 'caça ao tesouro' na qual precisarão identificar e coletar elementos que compõem uma notícia. Serão distribuídos textos que contêm componentes de notícias (título, lead, corpo) misturados com elementos que não pertencem a uma notícia. O desafio será recortar e colar os elementos corretos em um novo documento, recriando a notícia.
- Instruções:
-
Formar grupos de até 5 alunos.
-
Distribuir os textos mistos que contêm partes de notícias e informações irrelevantes.
-
Os alunos devem identificar e recortar os elementos que compõem uma notícia tradicional.
-
Reorganizar os elementos recortados em um novo documento, mantendo a estrutura correta de uma notícia.
-
Apresentar a notícia recriada e discutir com a classe os critérios utilizados para selecionar os elementos.
Atividade 3 - Editor por um Dia
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar habilidades de edição, seleção de conteúdo e organização de informações, além de promover o trabalho em equipe.
- Descrição: Os alunos assumirão o papel de editores de um jornal escolar. Cada grupo receberá diversos textos e imagens que podem ser usados para criar diferentes seções de um jornal. Eles deverão selecionar, organizar e editar os conteúdos para formar uma edição do jornal, que incluirá notícias, crônicas, reportagens, entrevistas e fotos.
- Instruções:
-
Dividir a classe em grupos de no máximo 5 alunos.
-
Distribuir os textos e imagens que servirão de base para a edição do jornal.
-
Os grupos devem selecionar os conteúdos mais relevantes e organizá-los nas diferentes seções do jornal.
-
Editar os textos, garantindo clareza, objetividade e correção.
-
Apresentar a edição final para a classe, justificando as escolhas de conteúdo e a estrutura do jornal.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam e articulem o que aprenderam, compartilhando insights e desafios. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento adquirido, permitindo que os alunos vejam diferentes abordagens e perspectivas sobre o mesmo tema. Além disso, as perguntas chave são projetadas para avaliar o entendimento dos alunos sobre a estrutura e a função das notícias, bem como para promover uma reflexão crítica sobre a importância das notícias em nosso cotidiano.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente o que eles criaram durante as atividades e discutam o processo de seleção de informações, edição e como eles aplicaram o conhecimento sobre a estrutura das notícias. Pode-se também pedir que cada grupo destaque um desafio que enfrentaram e como o superaram.
Perguntas Chave
1. Quais foram os critérios utilizados por vocês para selecionar as informações mais relevantes em suas notícias?
2. Como a estrutura de uma notícia (título, lead, corpo) ajudou na organização das informações que vocês tinham?
3. Houve algum aspecto da atividade que mudou a forma como vocês veem as notícias que leem ou assistem no dia a dia?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, vinculando os conceitos teóricos com as práticas realizadas em sala. Resumir os conteúdos ajuda a reforçar o entendimento dos alunos e garantir que os principais pontos foram compreendidos. Além disso, destacar a aplicabilidade dos conhecimentos no dia a dia dos alunos reforça a importância do estudo das notícias e a capacidade de aplicar esses conhecimentos de maneira crítica e consciente.
Resumo
Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reiterando a estrutura da notícia, os elementos chave (título, lead, corpo) e a importância de selecionar informações relevantes para a redação de uma notícia clara e objetiva.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, os alunos puderam aplicar na prática os conceitos teóricos estudados sobre notícias, através de atividades como a criação de notícias futurísticas, a 'caça aos elementos da notícia' e a simulação de um jornal escolar. Isso proporcionou uma conexão direta entre a teoria e a prática, mostrando como o conhecimento sobre a estrutura das notícias é fundamental para a sua produção e compreensão.
Fechamento
Por fim, é essencial destacar a relevância do estudo das notícias no cotidiano dos alunos. Compreender como as informações são estruturadas e selecionadas em diferentes contextos ajuda a desenvolver uma leitura crítica e a habilidade de discernir entre notícias verdadeiras e falsas, habilidades essenciais na era da informação digital.